quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Festival de Brasília – “FilmeFobia” é o grande vencedor


O Festival de Brasília anunciou na noite de ontem os vencedores de sua 41ª edição, que aconteceu entre os dias 18 e 25 de novembro. A cerimônia de encerramento e a entrega dos prêmios aconteceu desta vez no Cine Brasília, após a exibição do filme “Lance Maior”, de Sylvio Black, rodado em 1968. O grande vencedor do festival foi o longa “FilmeFobia”, de Kiko Goifman, que levou o troféu Candango em cinco categorias, incluindo o de Melhor Filme e Prêmio da Crítica.


Outro filme que saiu vitorioso foi o documentário “À Margem do Lixo”, de Evaldo Morcazel, que levou três prêmios, incluindo a categoria especial do Júri, por sua “contribuição ao desenvolvimento da linguagem cinematográfica no documentário”. O longa ainda foi eleito o Melhor Filme segundo o Júri Popular, o que inclui o Prêmio Aquisição TV Brasil, que oferece R$ 30 mil ao ganhador, além da integração do título à programação da emissora.


Entre os curta-metragens, o Melhor Filme segundo o Júri foi “Superbarroco”, de Renata Pinheiro, que ganhou também o Prêmio Aquisição TV Brasil em sua categoria. O filme “A Menina Espantalho”, de Cássio Pereira dos Santos”, recebeu menção honrosa do Júri “por retratar o universo infantil com sensibilidade, defendendo o direito de toda criança à educação”, e venceu ainda na categoria de Melhor Roteiro.


Confira abaixo a lista completa de vencedores da 41ª edição do Festival de Brasília:


- Melhor Filme em Longa-metragem (Júri Oficial) – “FilmeFobia”, de Kiko Goifman

- Prêmio especial do Júri – “À Margem do Lixo”, de Evaldo Mocarzel

- Melhor Filme (Júri Popular e Prêmio Aquisição TV Brasil) – “À Margem do Lixo”, de Evaldo Mocarzel

- Melhor Direção – Geraldo Sarno, por “Tudo Isso Me Parece Um Sonho

- Melhor Ator – Jean-Claude Bernadet, por “FilmeFobia

- Melhor Ator Coadjuvante – Everaldo Pontes, por “Siri-Ará

- Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante – elenco feminino de “Siri-Ará

- Melhor Roteiro (mais Prêmio IESB de Cinema) – Geraldo Sarno e Werner Salles, por “Tudo Isso Me Parece um Sonho

- Melhor Fotografia – Gustavo Hadba e André Lavenère, por “À margem do Lixo

- Melhor Direção de Arte – Cris Bierrenbach, por “FilmeFobia

- Melhor Trilha Sonora – “O Milagre de Santa Luzia

- Melhor Som – Fernando Cavalcante, por “Ñande Guarani

- Melhor Montagem – Vânia Debs, por “FilmeFobia


- Melhor Filme em Curta ou Média-metragem em 35mm (Júri Oficial) – “Superbarroco”, de Renata Pinheiro

- Melhor Filme (Júri Popular e Prêmio Megacolor/Estúdios Mega) Prêmio Júri Popular –“Brasília” (título provisório), de J. Procópio

- Melhor Direção – Thiago Mendonça, por “Minami em Close-up

- Melhor Ator – Hilton Cobra, por “Cães

- Melhor Atriz – Ana Lúcia Torre, por “Na Madrugada

- Melhor Roteiro (mais Prêmio IESB de Cinema) – Clarissa Cardoso, por “Ana Beatriz

- Melhor Fotografia – Pedro Semanovischi, por “Cães

- Melhor Montagem – Ivan Morales Jr, por “Arquitetura do Corpo


- Melhor Filme em Curta-metragem em 16mm (Júri Oficial) – “Cidade do Tesouro”, de Célio Franceschet

- Prêmio Especial do Júri – “Depois das Nove”, de Allan Ribeiro

- Melhor Direção – Ângelo Defanti, por “Maridos, Amantes e Pisantes

- Melhor Ator – Nildo Parente, por “Depois de Tudo

- Melhor Atriz – Malu Valle, por “Alice

- Melhor Roteiro (mais Prêmio IESB de Cinema) - Cássio Pereira dos Santos, por “A Menina Espantalho

- Melhor Fotografia – Alexandre Taira, por “Cidade do Tesouro

- Melhor Montagem – Alexandra Boechat, por “Landau 66

- Menção Honrosa – “A Menina Espantalho”, de Cássio Pereira dos Santos


Outros Prêmios:


Câmara Legislativa do Distrito Federal (exclusivo para produções locais)


- Melhor Filme em Longa-metragem (mais Prêmio Quanta) – “Se Nada Mais der Certo”, de José Eduardo Belmonte

- Melhor Filme em Média ou Curta-metragem em 35mm – “A Saga das Candangas Invisíveis”, de Denise Caputo

- Melhor Filme em 16mm – “A Menina Espantalho”, de Cássio Pereira dos Santos

- Prêmio ABCV DF (Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo do Distrito Federal) 2008 DE Melhor Curta-metragem em 35mm – “Pequena Fábula Urbana”, de Jimi Figueiredo

- Prêmio Aquisição Canal Brasil de Melhor Curta-metragem em 35mm – “Superbarroco”, de Renata Pinheiro

- Prêmio Saruê (conferido pela equipe de cultura do jornal Correio Braziliense) – “Se Nada Mais der Certo”, de José Eduardo Belmonte

- Prêmio Conterrâneos (oferecido pela Fundação CineMemória) de Melhor Documentário – “Ñande Guarani”, de André Luís da Cunha


Prêmio Vagalume (oferecido por integrantes do projeto Cinema para Cegos)


- Melhor Longa-metragem em 35mm – “O Milagre de Santa Luzia”, de Sergio Roizenblit

- Melhor Curta-metragem em 35 mm – “Na Madrugada”, de Duda Gorter


Troféu Candango


- Prêmio Marco Antônio Guimarães (oferecido pelo Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro) – “Memórias Finais da República de Fardas”, de Gabriel F. Marinho

- Melhor Longa-metragem em 35mm (Prêmio da Crítica) – “FilmeFobia”, de Kiko Goifman

- Melhor Curta-metragem em 35mm (Prêmio da Crítica) – “Cães”, de Adler Paz e Moacyr Gramacho


Acesse o site oficial fo filme vencedor
FILMEFOBIA

fonte: cinema em revista online

YouTube lança segunda edição de concurso para 'novos cineastas'


O YouTube anunciou nesta semana a segunda edição do concurso de curta-metragens "Project:Direct", que no ano passado deu o prêmio ao vídeo brasileiro "Laços".

Segundo o site, o projeto em parceria com o Sundance Film Festival visa revelar talentos e engajar a comunidade do YouTube - os internautas são os responsáveis pela escolha do melhor curta.

Podem participar do concurso cineastas do Brasil, Canadá, França, Itália, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos, que inscreverem seus trabalhos no site oficial até dia 14 de dezembro. Após esse período, um painel escolherá os dez semifinalistas, para que o público vote no curta de sua preferência.

O vencedor do "Project:Direct" será convidado do Sundance Film Festival, e terá seu filme exibido na programação não-oficial do evento. A versão 2009 do festival acontece de 15 a 25 de janeiro em Utah, nos EUA.

O vencedor receberá um prêmio em dinheiro e, assim como o segundo e terceiro colocados, terá seu filme distribuído em DVD durante o festival norte-americano. Se o vencedor for brasileiro, porém, o valor em dinheiro será substituído por prêmio de valor equivalente, segundo o regulamento.

Os filmes inscritos devem ter, no máximo, cinco minutos e ter, obrigatoriamente, dois itens escolhidos de uma lista que comemora os 25 anos do Sundance Film Festival, além de um telefone vermelho. Para ver a lista com esses objetos, clique aqui e vá em "choose props".

fonte: g1

1° Festival de Cinema da União Européia na China


O filme "Dot.com", do português Luís Galvão Teles, abre segunda-feira (1º de dezembro) o 1º Festival de Cinema da União Européia na China, que se estende até 20 de dezembro em Pequim, com 24 obras de outros países.

Trata-se também da única comédia do programa, o que, segundo os organizadores, é "uma maneira bem disposta" de iniciar o evento.

"Dot.com", um filme de cerca de uma hora e meia e que estreou em Portugal em 2007, será exibido no Centro Cultural Francês, um dos quatro palcos do festival, com legendas em inglês e chinês.

O festival, organizado pela presidência francesa da União Européia e a delegação da Comissão Européia em Pequim, pretende "proporcionar um melhor conhecimento" da UE, "sublinhar a dimensão cultural da União" e "aumentar o intercâmbio com a China no campo audiovisual".

Apenas Dinamarca, Malta e Romênia não estão representados no evento.

A programação inclui alguns dos filmes europeus recentes com maior sucesso internacional, entre eles "La Môme" ("La Vie en Rose"), do francês Olivier Dahan, e "The Last King of Scotland" ("O Último Rei da Escócia"), do britânico Kevin Macdonald.

A seleção - um filme por cada país - levou em consideração a atualidade e a adesão do público dos respectivos países, salientaram os organizadores. "Não iremos mostrar filmes de vanguarda, só para cinéfilos", disse o embaixador da delegação da Comissão Européia na China, Serge Abou, ao apresentar o festival.

A China importa apenas 40 filmes por ano, a esmagadora maioria norte-americanos.

Na semana passada, a co-produção germano-luxemburguesa "A2 Racer" era o único longa-metragem europeu em exibição em Pequim, contra cinco dos Estados Unidos.

Quanto ao número de salas, o domínio de Hollywood era ainda mais esmagador: o último 007, "Quantum of Solace", por exemplo, passa em trinta salas - 25 a mais do que "A2 Racer" e mais, também, do que qualquer dos 13 filmes chineses em cartaz.

fonte: Lusa

Festival de Búzios 2008


Começou nesta quarta-feira (26/11) a 14ª edição do Búzios Cine Festival, realizado na cidade turística do Rio de Janeiro. O evento acontece até domingo (30/11) no Gran Cine Bardot e em telas montadas ao ar livre, na Praia Rasa e nas praças Santos Dumont e São José.

O festival contará com a exibição de 22 longas, entre eles a pré-estréia de Se Eu Fosse Você 2, continuação do longa Se Eu Fosse Você (2005), protagonizado novamente por Glória Pires (Primo Basílio) e Tony Ramos (Pequeno Dicionário Amoroso).

Na trama, ambientada alguns anos depois do primeiro filme, o casal interpreta novamente Cláudio e Helena, que resolvem se separar e descobrem que a filha Bia (Isabelle Drummond), de 18 anos, está grávida. Em meio a essa crise, trocam novamente de corpos.

Queime Depois de Ler, dos irmãos Joel e Ethan Coen (Onde os Fracos Não Têm Vez), também será exibido. As sessões ao ar livre contam com os filmes Kung Fu Panda (2008) e Mamma Mia! (2008).

Esta edição do festival ainda com a seleção Vitrine Argentina, que exibirá quatro longas: Nunca Estuviste Tan Adorable, de Mausi Martinez; La Velocidad Funda el Olvido, de Marcelo Schapces; Motivos Para No Enamorarse, de Mariano Mucci, e Amorosa Soledad, de Victoria Galardi e Martin Carranza.

Confira a programação completa:

Gran Cine Bardot

Dia 26/11 (quarta-feira)
21h - Queime Depois de Ler, de Joel Coen e Ethan Coen. (EUA)

Dia 27/11 (quinta-feira)
19h30 - Motivos Para No Enamorarse, de Mariano Mucci. (Argentina)
21h30 - Se Eu Fosse Você 2, de Daniel Filho. (Brasil)
23h30 - Rede de Mentiras, de Ridley Scott. (EUA)

Dia 28/11 (sexta-feira)
19h - Amorosa Soledad, de Victoria Galardi e Martin Carranza. (Argentina)
21h - Verônica, de Maurício Farias. (Brasil)
23h - Força Policial, de Gavin O'Connor. (EUA)

Dia 29/11 (sábado)
18h - A Lista - Você Está Livre Hoje?, de Marcel Langenegger. (EUA)
20h - Nunca Estuviste Tan Adorable, de Mausi Martinez. (Argentina)
22h - TITÃS - A VIDA ATÉ PARECE UMA FESTA, de Branco Mello e Oscar Rodrigues
Alves (Brasil)
0h - Desejo e Perigo, de Ang Lee (EUA/ China/ Taiwan/ Hong Kong)

Dia 30/11 (domingo)
19h - La Velocidade Funda El Olvido, de Marcelo Schapces. (Argentina/ Espanha)
21h - O Casamento de Rachel, de Jonathan Demme. (EUA)

Praça São José - Projeto Cine Tela Brasil

Dia 28/11 (sexta-feira)
14h - Turma Da Mônica Em Uma Aventura No Tempo, de Maurício de Sousa (Brasil)
15h30 - Turma Da Mônica Em Uma Aventura No Tempo, de Maurício de Sousa (Brasil)
18h30 - Fica Comigo Esta Noite, de João Falcão. (Brasil)
20h30 - Meu Nome Não é Johnny, de Mauro Lima. (Brasil)

Dia 29/11 (sábado)
14h - Turma Da Mônica Em Uma Aventura No Tempo, de Maurício de Sousa (Brasil)
15h30 - Xuxa Em Sonho de Menina, de Rudi Lagemann. (Brasil)
18h30 - Star Wars: The Clone Wars, de Dave Filoni. (EUA/ Cingapura)
20h30 - Meu Nome é Johnny, de Mauro Lima (Brasil)

Dia 30/11 (domingo)
14h - Turma da Mônica Em Uma Aventura No Tempo, de Maurício de Sousa (Brasil)
15h30 - Turma da Mônica Em Uma Aventura No Tempo, de Maurício de Sousa (Brasil)
18h30 - Hairspray - Em Busca Da Fama, de Adam Shankman. (EUA)
20h30 - Fica Comigo Essa Noite, de João Falcão (Brasil)

Praia Rasa

Dia 28/11 (sexta-feira)
20h - Xuxa Em Sonho de Menina, de Rudi Lagemann (Brasil)
22h - Star Wars: The Clone Wars, de Dave Filoni (EUA/ Cingapura)

Dia 29/11 (sábado)
20h - Os Porralokinhas, de Lui Farias. (Brasil)
22h - Hairspray - Em Busca Da Fama, de Adam Shankman (EUA)

Praça Santos Dumont

Dia 28/11 (sexta-feira)
20h - Os Mosconautas No Mundo da Lua, de Ben Stassen. (EUA)
22h - Os Porralokinhas, de Lui Farias (Brasil)

Dia 29/11 (sábado)
20h - Kung Fu Panda, de John Stevenson e Mark Osborne. (EUA)
22h - Mamma Mia!, de Phyllida Lloyd. (EUA/ Alemanha/ Inglaterra)

Dia 30/11 (domingo)
20h - Xuxa Em Sonho De Menina, de Rudi Lagemann (Brasil)
22h - Star Wars: The Clone Wars, de Dave Filoni (EUA)

Serviço:
Búzio Cine Festival
Gran Cine Bardot
Travessa dos Pescadores, nº 88 - Centro
Telefone: (22) 2623-1466.
Entrada Franca (os ingressos deverão ser retirados com 30 minutos de antecedência)

Acesse o site oficial
Búzios Cine Festival

fonte: cineclik

Cultura Inglesa Festival abre inscrições


A Cultura Inglesa disponibilizará R$ 487 mil para patrocinar a produção dos projetos selecionados e premiar as melhores atrações por área. A edição deste ano traz algumas novidades, como a ampliação das possibilidades de escolha de texto para montagens teatrais, antes privilégio da dramaturgia, que agora ganhou a companhia de textos inspirados na literatura e na poesia.

"Haverá também um aumento no número de locais de exibição dos curtas-metragens selecionados. Um 'cine-caminhão' equipado com moderna tecnologia vai levar sessões gratuitas a oito novos endereços", explica Laerte Mello, coordenador do festival.

O resultado da seleção será anunciado em 23 de janeiro de 2009. Da verba de R$ 487 mil disponibilizada para o festival, R$ 25 mil serão destinados para premiar as melhores produções. A título de patrocínio para cada um dos três projetos escolhidos por área a verba será assim distribuída: R$ 36 mil (Teatro Adulto), R$ 31 mil (Teatro Infantil, Dança e Cinema Digital de ficção e animação) e R$ 25 mil para Artes Visuais.

Clique para ver o regulamento e pegar cópia da ficha de inscrição. Inscrições abertas para o 13º Cultura Inglesa Festival

fonte: cineclik