terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Mostra reúne primeiro filme de 18 cineastas


O cinema, como todas as artes, é cercada de lendas, histórias e afirmações absolutas. Uma delas é que o primeiro filme de um diretor invariavelmente é inferior ao restante da obra.

A mostra O Primeiro Filme, que começou nesta terça-feira (17/2) no Centro Cultural São Paulo, vem mostrar não é bem assim. Tanto que o espaço, que selecionou apenas filmes nacionais e vai exibi-los de graça, escolheu produções que marcaram a carreira dos diretores.

Um exemplo é Cláudio Assis e seu Amarelo Manga (2002). Pouquíssimos filmes tiveram a capacidade de se voltar ao seu habitat e investigar, com humor negro e muita ironia, a identidade desse mesmo local. E a Recife que ele apresenta é formada por anti-heróis que passam longe dos cartões postais.

No mesmo pacote "Pernambuco às avessas" está Baile Perfumado (1996), que surpreendeu Brasília com um retrato pouco convencional do sertão e um de seus personagens mais famosos, o cangaceiro Lampião.

Caso um pouco diferente é Maurice Capovilla, que estreou no longa com Bebel, a Garota Propaganda. A carreira do diretor se desenhou interessante não apenas no primeiro filme, mas principalmente na produção A Dama do Lotação, com uma Sônia Braga pulsando em sedução. Outro exemplo de diretor que ficou marcado já no primeiro longa, mas cuja carreira continuou com resultados interessantes, foi Andrea Tonacci e seu Bang Bang, uma influência constante nos cineastas brasileiros.

Não podemos deixar de citar Paulo César Saraceni e Porto das Caixas (1963), além dos ultra-políticos Negação do Brasil (2000), de Joel Zito Araújo, e O Prisioneiro da Grade de Ferro (2003), de Paulo Sacramento - por sinal, montador de Amarelo Manga.

Confira a programação completa:

Dia 17/2 (terça-feira)

16h - Porto das Caixas (1963), de Paulo César Saraceni
18h - Bebel, a Garota Propaganda (1967), de Maurice Capovilla
20h - Metorango Kid, o Herói Intergalático (1969), de André Luís Oliveira

Dia 18/2 (quarta-feira):
16h - Negação do Brasil (2000), de Joel Zito Araújo
18h - Samba Riachão (2001), de Jorge Alfredo
20h - O Prisioneiro da Grade de Ferro (2003), de Paulo Sacramento

Dia 19/2 (quinta-feira)
16h - Bang Bang (1970), de Andréa Tonacci
18h - Sargento Getúlio (1983), de Hermano Penna
20h - A Hora da Estrela (1985), de Suzana Amaral

Dia 20/2 (sexta-feira)
16h - Bete Balanço (1984), de Lael Rodrigues
18h - Durval Discos (2002), de Anna Muylaert
20h - Houve uma Vez Dois Verões (2002), de Jorge Furtado

Dia 21/2 (sábado)
16h - O Cineasta da Selva (1997), de Aurélio Michilles
18h - Por Trás do Pano (1999), de Luiz Villaça
20h - Cafuné (2006), de Bruno Vianna

Dia 22/2 (domingo)
16h - São Paulo S/A (1965), de Luís Sérgio Person
18h - Baile Perfumado (1996), de Paulo Caldas e Lírio Ferreira
20h - Amarelo Manga (2002), de Cláudio Assis


fonte: cineclik

Festival de Margarita na Venezuela abre inscrições

O Festival de Cine Latinoamericano y Caribeño de Margarita, na Venezuela está com as inscrições abertas até o dia 30 de abril. O evento acontece entre os dias 25 e 30 de junho. As obras inscritas devem ter sido finalizadas após dia 1º de janeiro de 2008.

Mais informações, no site:

http://www.cnac.gob.ve/beta/content.php?iditem=122


fonte: revista de cinema online

Quem Quer Ser um Milionário? vence prêmio de fotografia


Depois de ser premiado no Globo de Ouro, acumular diversos prêmios de sindicatos de categoria (diretor, ator, produtor e roteirista) e ser o grande vencedor do BAFTA, o Oscar britânico, Quem Quer Ser um Milionário? ganhou mais um prêmio.

Desta vez, a fotografia do longa, assinada por Anthony Don Mantle, foi premiada pelo ASC Awards, entregue na noite de domingo pela American Society of Cinematographers. O trabalho de Mantle mistura imagens em digital, 16mm e 35 mm.
Quem Quer Ser um Milionário? concorre a 13 categorias no Oscar, incluindo os prêmios mais badalados (Filme, Diretor, Roteiro Adaptado) ou categorias técnicas (Efeitos Sonoros, Montagem). Por já ter conquistado prêmios dos sindicatos de categoria, entre eles o de produtores, o filme surge como grande favorito.


fonte: cineclik

ACE Eddie Awards premia Quem Quer Ser Um Milionário?


A corrida vitoriosa de Quem Quer Ser Um Milionário? continua. O filme, que concorre a 10 estatuetas do Oscar, faturou mais um troféu neste fim de semana. O ACE Eddie Awards é concedido pela American Cinema Editors, sociedade criada em 1950 para homenagear filmes que concorrem ao Oscar e também produções para televisão.

Assim, entre os premiados na 59ª edição do evento, o filme de Danny Boyle conquistou o prêmio de Melhor Edição, na categoria Drama para Chris Dickens (O Filho de Chucky) e, Wall-E, na categoria Comédia ou Musical, para Stephen Schaffer (Os Incríveis).

fonte: adoro cinema

Cinéfilos podem escolher melhores filmes de 2008 para exibição

O Festival Sesc Melhores Filmes abre sua 35ª edição para a escolha dos melhores filmes do ano passado. Todas as obras lançadas no decorrer de 2008 podem ser votadas no site oficial do Sesc SP. Os vencedores serão exibidos em uma mostra na capital paulista que será realizada entre os dias 8 e 23 de abril.

São seis categorias que os usuários podem escolher: melhor filme, diretor, ator, atriz, fotografia e roteiro - as duas últimas começaram na edição deste ano.

Quem votar pela Internet ganha ainda 50% de desconto em qualquer sessão do Cinesesc. Basta imprimir o cupom de desconto depois da votação e apresentá-lo nas bilheterias.

fonte: terra cinema
BlogBlogs.Com.Br