
O Costume Designers Guild (CDG), que é o sindicato dos figurinistas americanos, divulgou seus vencedores de 2010, conforme abaixo.
Filme de Época
The Young Victoria (Sandy Powell)
Filme de Fantasia
O Imaginário do Dr. Parnassus (Monique Prudhomme)
Filme Contemporâneo
Coração Louco (Doug Hall)
Embora o Oscar para The Young Victoria seja quase certo, O Imaginário do Dr. Parnassus também está indicado e poderá surpreender. Os demais concorrentes ao Oscar são Brilho de Uma Paixão, Nine e Coco Antes de Chanel.
Dentre os já premiados, o austríaco Christian Berger, diretor de fotografia de A Fita Branca, desbancou foi os favoritos Mauro Fiore, por Avatar, e Barry Ayckoyd, por Guerra ao Terror, este último o surpreendente vencedor do BAFTA. Berger foi o vencedor do prêmio do sindicato dos diretores de fotografia americanos, o ASC (American Society of Cinematographers).
Com esse prêmio, Christian Berger se torna o favorito para ganhar também o Oscar de Fotografia.
Outro sindicato que escolheu seu preferido foi o Cinema Audio Society (CAS), o sindicatos dos profissionais em mixagem de som. Em vez de premiar a equipe de Avatar (Tony Johnson, Christopher Boyes, Gary Summers e Andy Nelson), o CAS preferiu os profissionais responsáveis por Guerra ao Terror (Ray Beckett e Paul J. Ottosson), o qual, com essa vitória se torna o favorito ao Oscar de Mixagem de Som.
Agora só falta o Oscar. O VES (Visual Effects Society) e o IFMCA (International Film Music Critics Association) elegeram seus favoritos.
Como era de se esperar Avatar ganhou seis prêmios no VES (Visual Effects Society), de nove nomeações a que concorria, e Michael Giacchino ganhou quatro prêmios no IFMCA (International Film Music Critics Association), incluindo Compositor do Ano e Melhor Trilha Sonora por Up -Altas Aventuras.
Com essas premiações, tanto Avatar, em efeitos visuais, quanto Michael Giacchino, em trilha sonora, se tornam os favoritos também ao Prêmio da Academia.
fonter: cineplayers