domingo, 15 de março de 2009

Após saída de Gilmore, Festival de Sundance tem novo diretor


A organização do Festival de Sundance decidiu quem vai ocupar o posto de diretor do evento após a saída de Geoffrey Gilmore. O escolhido é John Cooper, antes responsável pela programação do festival .

Segundo o presidente do Sundance Institute, o ator e diretor Robert Redford, "foi uma escolha natural". O antigo diretor, Gilmore, estava no cargo desde 1990 e oficializou sua saída em 28 de fevereiro. Já o novo diretor, Cooper, trabalha com Sudance há 18 anos.

Gilmore vai assumir o posto de Diretor Criativo da Tribeca Enterprises, empresa de Nova York responsável pelo Tribeca Film Festival. A chegada dele não vai tirar Peter Scarlet da função de Diretor Artístico de Tribeca. Gilmore vai coordenar um escritório focado em criar canais de distribuição para os filmes independentes exibidos em festivais.

A Tribeca Enterprises foi criada em 2003 pela produtora Jane Rosenthal, seu marido Craig Hatkoff e Robert De Niro. Além do Tribeca Film Festival, a empresa é responsável pela redeTribeca Cinemas e Tribeca Film Festival Doha, programado para começar em novembro deste ano no Catar.

A novidade desde ano do Tribeca Film Festival é a noite de abertura, que terá o novo longa de Woody Allen, Whatever Works. "É uma ideia apaixonante mostrar meu filme em um festival que acontece na minha própria cidade [Nova York]", afirmou o cineasta, segundo o site do evento.


fonte: cineclik

Ennio Morricone recebe o prêmio de Cavaleiro da Legião de Honra


O maestro italiano Ennio Morricone, conhecido por suas composições de trilhas sonoras, recebeu o prêmio de Cavaleiro da Legião de Honra, a mais alta condecoração francesa. O prêmio foi entregue pelo embaixador da França em Roma, Jean-Marc de La Sabliére.

Morricone disse sentir "infinita alegria" pela premiação. Em 45 anos de carreira, seu nome está nos créditos de mais de 500 filmes. Mesmo assim, nunca ganhou uma estatueta por um trabalho específico. Em 2007, a Academia deu a ele um Oscar pelo conjunto da obra.

Entre os trabalhos mais conhecidos do italiano de 80 anos estão as trilhas dos filmes Cinema Paradiso e Por um Punhado de Dólares. O compositor já veio ao Brasil para uma apresentação há dois anos e foi muito criticado - negativamente.


fonte: cineclik