domingo, 12 de abril de 2009
Mostra em São Paulo comemora 100 anos de cinema polonês
A mostra 100 Anos da Cinematografia Polonesa comemora o aniversário de criação da indústria cinematográfica da Polônia, cujo maior nome na atualidade é Andrzej Wajda (Katyn).
Serão exibidos 14 longas "que retratam o panorama de um século de história e cultura do país", segundo o texto de divulgação do CCBB-SP, responsável pela mostra. Entre os cineastas, estão Zanussi (Mimetismo), Kawalerowicz (O Faraó), além do próprio Wajda (Terra Prometida).
A mostra se estenderá até o dia 19 de abril. Confira a programação completa:
Dia 8 (Quarta-feira)
15h - O Homem obstinado, de Henryk Szaro
16h45 - Tchau, até amanhã, de Janusz Morgenstern
18h30 - Sexmissão, de Juliusz Machulski
Dia 9 (Quinta-feira)
15h30 - Hotel Pacífico, de Janusz Majewski
17h15 - Mimetismo, de Krzysztof Zanussi
19h - O Interrogatório, de Ryszard Bugajski
Dia 10 (Sexta-feira)
15h30 - A Dívida, de Krzysztof Krauze
17h15 - Truques, de Andrzej Jakimowski
19h - Terra Prometida, de Andrzej Wajda
Dia 11 (Sábado)
13h30 - Sexmissão, de Juliusz Machulski
15h45 - O Meirinho, de Feliks Falk
17h30 - Ladies, de Tomasz Konecki
Dia 12 (Domingo)
13h30 - Praça do Salvador, de Joanna Kos-Krauze e Krzysztof Krauze
15h30 - O Homem obstinado, de Henryk Szaro
17h15 - O Faraó, de Jerzy Kawalerowicz
Dias 13 e 14 (Segunda e terça-feira) não haverá programação
Dia 15 (Quarta-feira)
15h30 - Jasminum, de Jan Jakub Kolski, com Janusz Gajos
17h30 - Praça do Salvador, de Joanna Kos-Krauze e Krzysztof Krauze
19h30 - Hotel Pacífico, de Janusz Majewski
Dia 16 (Quinta-feira)
15h - Ladies, de Tomasz Konecki
17h30 - Mimetismo, de Krzysztof Zanussi
19h15 - A Dívida, de Krzysztof Krauze
Dia 17 (Sexta-feira)
15h - O Faraó, de Jerzy Kawalerowicz
18h15 - O Homem obstinado, de Henryk Szaro
19h45 - Tchau, até amanhã, de Janusz Morgenstern
Dia 18 (Sábado)
13h30 - O Interrogatório, de Ryszard Bugajski
15h45 - A Dívida, de Krzysztof Krauze
17h15 - Terra Prometida, de Andrzej Wajda
Dia 19 (Domingo)
13h30 - Hotel Pacífico, de Janusz Majewski
15h30 - Mimetismo, de Krzysztof Zanussi
17h30 - Praça do Salvador, de Joanna Kos-Krauze e Krzysztof Krauze
fonte: cineclik
"Sundance cubano" procura sobreviver à morte de Humberto Solás
O Festival de Cinema Pobre de Gibara, um espaço dinâmico para o cinema independente apelidado de "Sundance cubano", vai tentar este mês superar a morte de seu fundador, Humberto Solás, e a devastação de sua pitoresca sede por um furacão.
Seu diretor, Sergio Benvenuto, diz que o Festival de Cinema Pobre, que terá lugar este ano entre 13 e 19 de abril, vai manter seu dinamismo, com projeções de filmes e debates nas praças, cinemas e teatros de Gibara, uma vila de pescadores situada 800 quilômetros a leste de Havana.
O festival (www.festivalcinepobre.org) foi criado em 2003 por Solás, uma lenda do cinema cubano, inspirado no Festival Sundance de Cinema, criado por Robert Redford.
A mostra, dedicada ao cinema feito com pequenos orçamentos, foi crescendo até conquistar espaço no circuito internacional.
O festival ficou órfão em setembro passado com a morte de Solás, uma semana apenas depois de o forte furacão Ike ter devastado partes de Gibara.
"Estamos acostumados com obstáculos", disse Benvenuto, co-fundador do festival e sobrinho de Solás, em entrevista à Reuters. "Este ano o festival será forte, importante e sólido em todos os aspectos", acrescentou.
A partir da próxima semana, serão exibidos em Gibara mais de 260 trabalhos de cineastas independentes da América Latina, Alemanha, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Rússia e Suécia.
O espírito de Solás, diretor de clássicos do cinema cubano como "Lucía" (1968), "Un hombre de Exito" (1986) e "El siglo de las luces" (1991), estará presente nas ruas de paralelepípedos dessa cidade do início do século 19, com telhados vermelhos e frondosa vegetação tropical.
"Humberto já tinha coisas planejadas para muitos anos", disse Benvenuto em sua sala no Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográficas, entre catálogos recém-impressos e cercado de um grupo de jovens colaboradores.
O festival continuará avesso às estrelas e tapetes vermelhos, das quais Solás, explicou Benvenuto, estava "farto."
A sétima edição do festival inclui filmes de ficção, roteiros inéditos, projetos em desenvolvimento e documentários. O Festival distribui prêmios entre 1.000 e 20 mil dólares.
Benvenuto disse que, depois da morte de Solás e da passagem do furacão Ike, o festival de Gibara recebeu "apoio incrível" do mundo intelectual.
O ator cubano Jorge Perugorría, por exemplo, protagonista de "Morangos e Chocolate", organizou um leilão de arte que arrecadou mais de 21 mil dólares que foram doados para as obras de recuperação de Gibara.
De acordo com Benvenuto, várias ONGs e as autoridades locais ajudaram a reconstruir a vila de pescadores e apagar as imagens de destruição que entristeceram os cubanos em setembro.
Como artífice do cinema feito com baixo orçamento, Solás voltou seu olhar a temas polêmicos da realidade social cubana em filmes como "Miel para Oshún" (2001), em que trata do dilema da emigração.
A pedido de Solás, a mostra vai homenagear este ano o falecido ícone do cinema cubano Tomás "Titón" Gutiérrez Alea, diretor de clássicos como "Memorias del Subdesarrollo", "Morangos e Chocolate" e "A Última Ceia".
Entre os longas de ficção que serão vistos este ano estão o thriller austríaco "Facetten", de Erik Etschel, o filme chileno "Descendents", de Jorge Olguin, e os trabalhos cubanos "Los dioses rotos", de Ernesto Daranas, e "La anunciación", de Enrique Pineda Barnet.
O festival será aberto com uma obra de Solás.
fonte: Reuters, uol cinema
Seu diretor, Sergio Benvenuto, diz que o Festival de Cinema Pobre, que terá lugar este ano entre 13 e 19 de abril, vai manter seu dinamismo, com projeções de filmes e debates nas praças, cinemas e teatros de Gibara, uma vila de pescadores situada 800 quilômetros a leste de Havana.
O festival (www.festivalcinepobre.org) foi criado em 2003 por Solás, uma lenda do cinema cubano, inspirado no Festival Sundance de Cinema, criado por Robert Redford.
A mostra, dedicada ao cinema feito com pequenos orçamentos, foi crescendo até conquistar espaço no circuito internacional.
O festival ficou órfão em setembro passado com a morte de Solás, uma semana apenas depois de o forte furacão Ike ter devastado partes de Gibara.
"Estamos acostumados com obstáculos", disse Benvenuto, co-fundador do festival e sobrinho de Solás, em entrevista à Reuters. "Este ano o festival será forte, importante e sólido em todos os aspectos", acrescentou.
A partir da próxima semana, serão exibidos em Gibara mais de 260 trabalhos de cineastas independentes da América Latina, Alemanha, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Rússia e Suécia.
O espírito de Solás, diretor de clássicos do cinema cubano como "Lucía" (1968), "Un hombre de Exito" (1986) e "El siglo de las luces" (1991), estará presente nas ruas de paralelepípedos dessa cidade do início do século 19, com telhados vermelhos e frondosa vegetação tropical.
"Humberto já tinha coisas planejadas para muitos anos", disse Benvenuto em sua sala no Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográficas, entre catálogos recém-impressos e cercado de um grupo de jovens colaboradores.
O festival continuará avesso às estrelas e tapetes vermelhos, das quais Solás, explicou Benvenuto, estava "farto."
A sétima edição do festival inclui filmes de ficção, roteiros inéditos, projetos em desenvolvimento e documentários. O Festival distribui prêmios entre 1.000 e 20 mil dólares.
Benvenuto disse que, depois da morte de Solás e da passagem do furacão Ike, o festival de Gibara recebeu "apoio incrível" do mundo intelectual.
O ator cubano Jorge Perugorría, por exemplo, protagonista de "Morangos e Chocolate", organizou um leilão de arte que arrecadou mais de 21 mil dólares que foram doados para as obras de recuperação de Gibara.
De acordo com Benvenuto, várias ONGs e as autoridades locais ajudaram a reconstruir a vila de pescadores e apagar as imagens de destruição que entristeceram os cubanos em setembro.
Como artífice do cinema feito com baixo orçamento, Solás voltou seu olhar a temas polêmicos da realidade social cubana em filmes como "Miel para Oshún" (2001), em que trata do dilema da emigração.
A pedido de Solás, a mostra vai homenagear este ano o falecido ícone do cinema cubano Tomás "Titón" Gutiérrez Alea, diretor de clássicos como "Memorias del Subdesarrollo", "Morangos e Chocolate" e "A Última Ceia".
Entre os longas de ficção que serão vistos este ano estão o thriller austríaco "Facetten", de Erik Etschel, o filme chileno "Descendents", de Jorge Olguin, e os trabalhos cubanos "Los dioses rotos", de Ernesto Daranas, e "La anunciación", de Enrique Pineda Barnet.
O festival será aberto com uma obra de Solás.
fonte: Reuters, uol cinema
Festival premia Zé do Caixão e 'Linha de Passe' em SP
O Festival Melhores do Cinema 2009, promovido pelo SESC em São Paulo, deu dois grandes prêmios para José Mojica Marins, o Zé do Caixão, por seu filme Encarnação do Demônio. Outro grande campeão foi o filme 'Linha de Passe', de Walter Salles.
Mojica foi o vencedor do quesito Melhor Diretor e seu filme ainda levou o prêmio de melhor obra do ano segundo a escolha do público. Os críticos elegeram Linha de Passe, de Walter Saller, como o melhor longa-metragem.
Sandra Corveloni, uma das protagonistas da obra de Salles, foi eleita pelo público a melhor atriz. Leandra Leal também venceu como melhor atriz, mas pela escolha dos críticos por seu trabalho em Nome Próprio.
Além da entrega dos prêmios, a cerimônia contou com a exibição do filme A Festa da Menina Morta, de Matheus Nachtergaele.
Confira a lista de Vencedores:
Público
Melhor Filme Estrangeiro: Vicky, Cristina e Barcelona
Melhor Atriz Estrangeira: Penélope Cruz, por Vicky, Cristina e Barcelona
Melhor Diretor Estrangeiro: Ethan Coen e Joel Coen, por Onde os Fracos Não têm Vez
Melhor Atriz Nacional: Sandra Corveloni, por Linha de Passe
Melhor Ator Nacional: João Miguel, por Estômago
Melhor Fotografia: Mauro Pinheiro Junior, por Linha de Passe
Melhor Diretor Nacional: José Mojica Marins, por Encarnação do Demônio
Melhor Filme Nacional: Encarnação do Demônio
Melhor Roteiro: Última parada 174
Crítica
Melhor Ator Estrangeiro: Mathieu Amalric, por A Questão Humana
Melhor Filme: A Questão Humana
Melhor Diretor: Nicolas Klotz, por A Questão Humana
Melhor Ator Nacional: João Miguel, por Estômago
Melhor Fotografia: Mauro Pinheiro Junior, por Linha de Passe
Melhor Atriz Estrangeira: Cate Blanchett, por Não Estou Lá
Melhor Diretor: Walter Salles, por Linha de Passe
Melhor Filme: Linha de Passe
Melhor Roteiro: Linha de Passe
Melhor Atriz Nacional: Leandra Leal, por Nome Próprio
fonte: terra cinema
CineSESC exibe os melhores filmes de 2008
A partir desta quinta-feira (9/04), até dia 30 de abril, o CineSESC de São Paulo apresentará os melhores filmes exibidos comercialmente nas salas brasileiras em 2008. Trata-se da 35ª edição do Festival Sesc Melhores Filmes – 2009.
Ao todo, 74 longas-metragens brasileiros e 260 estrangeiros concorreram à premiação e os escolhidos constam da programação do festival. Os filmes brasileiros lançados em 2008 concorreram em seis categorias: Melhor Filme, Diretor, Ator, Atriz e, a partir deste ano, Melhor Fotografia e Roteiro. Os estrangeiros concorreram em quatro categorias: melhor filme, diretor, ator e melhor atriz. Serão exibidos 54 títulos dentre os mais votados.
Em celebração à 35ª edição do Festival SESC Melhores Filmes - 2009, o artista visual Mike Mike apresentará a exposição Tela e Plateia - 35 anos de Melhores. O projeto de Mike, intitulado Face of Tomorrow (A Cara do Amanhã), homenageia o público freqüentador do CineSESC, já que seu trabalho está focado na exploração da identidade humana. O artista captou uma centena de imagens de pessoas e fundi-las, com a ajuda de um computador, para criar um novo homem ou uma nova mulher. O artista captou as imagens nos três primeiros dias de abril.
O ingresso para cada sessão do Festival SESC Melhores Filmes - 2009 custa R$ 8 - R$ 4 meia-entrada e R$ 2 para trabalhador do comércio e serviços, matriculado -, mas o cinema disponibiliza a possibilidade do espectador comprar um passaporte que dá direito a 15 sessões por R$ 80 - R$ 40 (meia-entrada) e R$ 20 (trabalhador do comércio e serviços, matriculado) -, sendo que os espectadores que votaram têm direito a 50% de desconto nesse passaporte.
Confira a programação de 9 a 16 de abri (a restante será divulgada na próxima semana):
Dia 9/4 (quinta-feira)
14h30 - Personal Che (Colômbia/ EUA/ Brasil, 2007)
17h - Um Beijo Roubado (My Blueberry Nights, França/ China/ Hong Kong, 2007)
19h - Era Uma Vez... (Brasil, 2008)
21h30 - Vicky Cristina Barcelona (EUA/ Espanha, 2008)
Dia 10/4 (sexta-feira)
14h30 - Quando Estou Amando (Quand j’étais chanteur, França, 2006)
17h - Juno (EUA, 2007)
19h - O Segredo do Grão (La Graine et lê Mulet, França, 2007)
21h30 - Encarnação do Demônio (Brasil, 2007)
Dia 11/4 (sábado)
14h30 - O Garoto Cósmico (Brasil, 2007)
17h - Persépolis (França, 2007)
19h - Batman - O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, EUA, 2008)
21h30 - Linha de Passe (Brasil, 2008)
Dia 12/4 (domingo)
14h30 - Wall-E (EUA, 2008)
17h - Paranoid Park (França/ EUA, 2007)
19h - Nome Próprio (Brasil, 2007)
21h30 - Onde os Fracos Não Tem Vez (No Country for Old Men, EUA, 2007)
Dia 13/4 (segunda-feira)
14h30 - O Caçador de Pipas (The Kite Runner, EUA, 2007)
17h - Senhores do Crime (Eastern Promises, EUA/ Reino Unido, 2007)
19h - Meu Nome Não é Johnny (Brasil, 2008)
21h30 - Não Estou Lá (I’m Not There, Alemanha, 2007)
Dia 14/4 (terça-feira)
14h30 - Falsa Loura (Brasil, 2007)
17h - Vicky Cristina Barcelona (EUA/ Espanha, 2008)
19h - Luz Silenciosa (Silent Light, México/ França/ Holanda, 2007)
21h30 - Um Conto de Natal (Un Conte de Noel, França, 2008)
Dia 15/4 (quarta-feira)
14h30 - Sicko - $.O.$ Saúde (Sicko, EUA, 2007)
17h - Longe Dela (Away From Her, Canadá, 2006)
19h - Meu Nome Não é Johnny (Brasil, 2008)
21h30 - Onde os Fracos Não Têm Vez (No Country for Old Men, EUA, 2007)
Dia 16/4 (quinta-feira)
14h30 - Linha de Passe (Brasil, 2008)
17h - Falsa Loura (Brasil, 2007)
19h - Não Estou Lá (I’m Not There, Alemanha, 2007)
21h30 - Pan-Cinema Permanente (Brasil, 2008)
Serviço:
CineSESC
Rua Augusta, 2075 - São Paulo
Fone: (11) 3087-0500 - Site
fonte: revista de cinema online
Ao todo, 74 longas-metragens brasileiros e 260 estrangeiros concorreram à premiação e os escolhidos constam da programação do festival. Os filmes brasileiros lançados em 2008 concorreram em seis categorias: Melhor Filme, Diretor, Ator, Atriz e, a partir deste ano, Melhor Fotografia e Roteiro. Os estrangeiros concorreram em quatro categorias: melhor filme, diretor, ator e melhor atriz. Serão exibidos 54 títulos dentre os mais votados.
Em celebração à 35ª edição do Festival SESC Melhores Filmes - 2009, o artista visual Mike Mike apresentará a exposição Tela e Plateia - 35 anos de Melhores. O projeto de Mike, intitulado Face of Tomorrow (A Cara do Amanhã), homenageia o público freqüentador do CineSESC, já que seu trabalho está focado na exploração da identidade humana. O artista captou uma centena de imagens de pessoas e fundi-las, com a ajuda de um computador, para criar um novo homem ou uma nova mulher. O artista captou as imagens nos três primeiros dias de abril.
O ingresso para cada sessão do Festival SESC Melhores Filmes - 2009 custa R$ 8 - R$ 4 meia-entrada e R$ 2 para trabalhador do comércio e serviços, matriculado -, mas o cinema disponibiliza a possibilidade do espectador comprar um passaporte que dá direito a 15 sessões por R$ 80 - R$ 40 (meia-entrada) e R$ 20 (trabalhador do comércio e serviços, matriculado) -, sendo que os espectadores que votaram têm direito a 50% de desconto nesse passaporte.
Confira a programação de 9 a 16 de abri (a restante será divulgada na próxima semana):
Dia 9/4 (quinta-feira)
14h30 - Personal Che (Colômbia/ EUA/ Brasil, 2007)
17h - Um Beijo Roubado (My Blueberry Nights, França/ China/ Hong Kong, 2007)
19h - Era Uma Vez... (Brasil, 2008)
21h30 - Vicky Cristina Barcelona (EUA/ Espanha, 2008)
Dia 10/4 (sexta-feira)
14h30 - Quando Estou Amando (Quand j’étais chanteur, França, 2006)
17h - Juno (EUA, 2007)
19h - O Segredo do Grão (La Graine et lê Mulet, França, 2007)
21h30 - Encarnação do Demônio (Brasil, 2007)
Dia 11/4 (sábado)
14h30 - O Garoto Cósmico (Brasil, 2007)
17h - Persépolis (França, 2007)
19h - Batman - O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, EUA, 2008)
21h30 - Linha de Passe (Brasil, 2008)
Dia 12/4 (domingo)
14h30 - Wall-E (EUA, 2008)
17h - Paranoid Park (França/ EUA, 2007)
19h - Nome Próprio (Brasil, 2007)
21h30 - Onde os Fracos Não Tem Vez (No Country for Old Men, EUA, 2007)
Dia 13/4 (segunda-feira)
14h30 - O Caçador de Pipas (The Kite Runner, EUA, 2007)
17h - Senhores do Crime (Eastern Promises, EUA/ Reino Unido, 2007)
19h - Meu Nome Não é Johnny (Brasil, 2008)
21h30 - Não Estou Lá (I’m Not There, Alemanha, 2007)
Dia 14/4 (terça-feira)
14h30 - Falsa Loura (Brasil, 2007)
17h - Vicky Cristina Barcelona (EUA/ Espanha, 2008)
19h - Luz Silenciosa (Silent Light, México/ França/ Holanda, 2007)
21h30 - Um Conto de Natal (Un Conte de Noel, França, 2008)
Dia 15/4 (quarta-feira)
14h30 - Sicko - $.O.$ Saúde (Sicko, EUA, 2007)
17h - Longe Dela (Away From Her, Canadá, 2006)
19h - Meu Nome Não é Johnny (Brasil, 2008)
21h30 - Onde os Fracos Não Têm Vez (No Country for Old Men, EUA, 2007)
Dia 16/4 (quinta-feira)
14h30 - Linha de Passe (Brasil, 2008)
17h - Falsa Loura (Brasil, 2007)
19h - Não Estou Lá (I’m Not There, Alemanha, 2007)
21h30 - Pan-Cinema Permanente (Brasil, 2008)
Serviço:
CineSESC
Rua Augusta, 2075 - São Paulo
Fone: (11) 3087-0500 - Site
fonte: revista de cinema online
Curta brasileiro participa de festival de cinema gay em Miami
O curta-metragem "Brincos de Estrela", de Marcela Bertoletti, representará o Brasil no 1º Festival Anual de Cinema Latino Gay, que será realizado em Miami entre 16 e 19 de abril e que contará com a exibição de filmes de América Latina, Europa e Estados Unidos, informaram hoje os organizadores.
Jim Dobson, diretor-executivo do evento, explicou que a mostra foi criada para preencher "um vazio na comunidade gay latina da Flórida".
"O grande apoio que recebemos de todas as partes do mundo é esmagador", sustentou.
O objetivo do festival é mostrar o "talento criativo enquanto atua como trampolim e catalisador para a promoção dos filmes latinos gay e de seus cineastas".
A abertura da mostra ficará a cargo do longa-metragem mexicano "Quemar las naves", dirigido por Francisco Franco, que estreia nos Estados Unidos.
Também serão exibidos os americanos "The Fugitives" e "Marisol in Tómbola!!", entre outros.
fonte: EFE, tv canal 13
Jim Dobson, diretor-executivo do evento, explicou que a mostra foi criada para preencher "um vazio na comunidade gay latina da Flórida".
"O grande apoio que recebemos de todas as partes do mundo é esmagador", sustentou.
O objetivo do festival é mostrar o "talento criativo enquanto atua como trampolim e catalisador para a promoção dos filmes latinos gay e de seus cineastas".
A abertura da mostra ficará a cargo do longa-metragem mexicano "Quemar las naves", dirigido por Francisco Franco, que estreia nos Estados Unidos.
Também serão exibidos os americanos "The Fugitives" e "Marisol in Tómbola!!", entre outros.
fonte: EFE, tv canal 13
30 filmes brasileiros estrelarão nas telas de Paris
Oficialmente o ano é da França no Brasil, mas para franceses também comemorarem, o Festival do Cinema Brasileiro de Paris programou uma seleção da melhor safra do cinema nacional. O Festival ocorrerá entre os dias 29 de abril e 12 de maio, no Cinéma Nouveau Latina, no bairro de Marais, em Paris.
A 11ª edição do festival vai levar para Paris 30 filmes, entre eles, sucessos de bilheteria como “Meu Nome Não é Johnny”, de Mauro Lima, “Chega de Saudade”, de Laís Bodanzky, O “Mistério do Samba”, de Carolina Jabor e Lula Buarque de Holanda, “Vinícius”, de Miguel Faria, premiados e inéditos ainda não exibidos comercialmente por aqui: “Se Nada Mais Der Certo”, de José Eduardo Belmonte, “O Homem que Engarrafava Nuvens”, de Lírio Ferreira, “Apenas o Fim”, de Matheus Souza, “Entre a Luz e a Sombra”, de Luciana Burlamaqui e outros. Os filmes:
Documentários:
- Entre a Luz e a Sombra, de Luciana Burlamaqui
- Pra Ficar de Boa, de Nubia Santana
- O homem que engarrafava nuvens, de Lirio Ferreira
- Contratempo, de Malu Mader, Mini Kerti
- Domingos, de Maria Ribeiro
- Jards Macalé: Um Morcego na Porta Principal, de Marco Abujamra, João Pimentel
- Só 10% é mentira, de Pedro Cezar
- O Tempo e o Lugar, de Eduardo Escorel
- O Mistério do Samba, de Carolina Jabor, Lula Buarque de Holanda
- Jardim Angela, de Evaldo Mocarzel
- Sentidos à Flor da Pele, de Evaldo Mocarzel
- Bananas is my business, de Helena Solberg
- Trópico da Saudade, de Marcelo Fortaleza Flores
- Coisa Mais linda, de Paulo Thiago (homenagem bossa nova)
- Vinicius, de Miguel Faria (homenagem bossa nova)
- A Casa de Tom, de Ana Jobim (homenagem bossa nova)
- Palavra (En) cantada, de Helena Solberg e Marcio Debellian
Filmes:
- Romance, de Guel Arraes (abertura)
- Os Desafinados, de Walter Lima Jr. (competição)
- Meu Nome Não é Johnny, de Mauro Lima (competição)
- Um Romance de Geração, de David França Mendes (competição)
- Chega de Saudade, de Lais Bodanzky (competição)
- Feliz Natal, de Selton Melo (competição)
- Verônica, de Maurício Farias (competição)
- Todo mundo tem problemas sexuais, de Domingos de Oliveira (competição)
- Se nada mais der certo, de Jose Eduardo Belmonte (competição)
- Orquestra dos Meninos, de Paulo Thiago (fora de competição)
- Cazuza, de Sandra Werneck e Walter Carvalho (fora de competição)
- Apenas o Fim, de Matheus Souza (fora de competição)
- Ultima parada 174, de Bruno Barreto (encerramento)
Os filmes estão divididos por mostras: competitiva - (com votação para melhor filme, melhor ator, melhor atriz); fora de competição e sessões especiais: uma homenagem à bossa nova, e sessões à meia-noite. Além dos filmes, o Festival oferece ao público a oportunidade de encontrar diretores, atores e produtores nacionais, convidados especialmente para apresentar seus filmes e trocar idéias nos debates. Este ano o festival conta com a presença de diretores e produtores brasileiros: Walter Lima jr, Mariza Leão, Paula Lavigne, José Eduardo Belmonte, Pedro Cezar Guimarães, Evaldo Mocarzel, Denise Dummont, Luciana Burlamaqui, Eduardo Escorel e outros.
fonte: revista de cinema online
A 11ª edição do festival vai levar para Paris 30 filmes, entre eles, sucessos de bilheteria como “Meu Nome Não é Johnny”, de Mauro Lima, “Chega de Saudade”, de Laís Bodanzky, O “Mistério do Samba”, de Carolina Jabor e Lula Buarque de Holanda, “Vinícius”, de Miguel Faria, premiados e inéditos ainda não exibidos comercialmente por aqui: “Se Nada Mais Der Certo”, de José Eduardo Belmonte, “O Homem que Engarrafava Nuvens”, de Lírio Ferreira, “Apenas o Fim”, de Matheus Souza, “Entre a Luz e a Sombra”, de Luciana Burlamaqui e outros. Os filmes:
Documentários:
- Entre a Luz e a Sombra, de Luciana Burlamaqui
- Pra Ficar de Boa, de Nubia Santana
- O homem que engarrafava nuvens, de Lirio Ferreira
- Contratempo, de Malu Mader, Mini Kerti
- Domingos, de Maria Ribeiro
- Jards Macalé: Um Morcego na Porta Principal, de Marco Abujamra, João Pimentel
- Só 10% é mentira, de Pedro Cezar
- O Tempo e o Lugar, de Eduardo Escorel
- O Mistério do Samba, de Carolina Jabor, Lula Buarque de Holanda
- Jardim Angela, de Evaldo Mocarzel
- Sentidos à Flor da Pele, de Evaldo Mocarzel
- Bananas is my business, de Helena Solberg
- Trópico da Saudade, de Marcelo Fortaleza Flores
- Coisa Mais linda, de Paulo Thiago (homenagem bossa nova)
- Vinicius, de Miguel Faria (homenagem bossa nova)
- A Casa de Tom, de Ana Jobim (homenagem bossa nova)
- Palavra (En) cantada, de Helena Solberg e Marcio Debellian
Filmes:
- Romance, de Guel Arraes (abertura)
- Os Desafinados, de Walter Lima Jr. (competição)
- Meu Nome Não é Johnny, de Mauro Lima (competição)
- Um Romance de Geração, de David França Mendes (competição)
- Chega de Saudade, de Lais Bodanzky (competição)
- Feliz Natal, de Selton Melo (competição)
- Verônica, de Maurício Farias (competição)
- Todo mundo tem problemas sexuais, de Domingos de Oliveira (competição)
- Se nada mais der certo, de Jose Eduardo Belmonte (competição)
- Orquestra dos Meninos, de Paulo Thiago (fora de competição)
- Cazuza, de Sandra Werneck e Walter Carvalho (fora de competição)
- Apenas o Fim, de Matheus Souza (fora de competição)
- Ultima parada 174, de Bruno Barreto (encerramento)
Os filmes estão divididos por mostras: competitiva - (com votação para melhor filme, melhor ator, melhor atriz); fora de competição e sessões especiais: uma homenagem à bossa nova, e sessões à meia-noite. Além dos filmes, o Festival oferece ao público a oportunidade de encontrar diretores, atores e produtores nacionais, convidados especialmente para apresentar seus filmes e trocar idéias nos debates. Este ano o festival conta com a presença de diretores e produtores brasileiros: Walter Lima jr, Mariza Leão, Paula Lavigne, José Eduardo Belmonte, Pedro Cezar Guimarães, Evaldo Mocarzel, Denise Dummont, Luciana Burlamaqui, Eduardo Escorel e outros.
fonte: revista de cinema online
Chega de Saudade ganha mais prêmios na França
Depois de receber prêmios em festivais na França e na Colômbia, no mês passado, o longa Chega de Saudade, de Laís Bodanzky, levou para casa mais três trófeus na 11ª edição dos Encontros de Cinema Sul-Americano, em Marselha, França.
O filme ganhou nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atuação Masculina e Melhor Atuação Feminina.
A trama, roteirizada por Luiz Bolognesi, conta a história de um grupo de "coroas" que frequenta um salão de danças para tentar encontrar uma alma gêmea ou reencontrar amigos.
Tudo se passa em uma única noite, quando o casal formado por Maria Flor (Proibido Proibir) e Paulo Vilhena (O Magnata) vai ao baile porque ele foi escalado para a sonorização.
Ao flertar discretamente com um homem mais velho interpretado por Stepan Nercessian (O Maior Amor do Mundo), ela desperta o ciúme do namorado, que não vê com bons olhos o galanteador que sussurra poemas no ouvido da bela jovem.
Chega de Saudade acumulou mais de R$ 1,3 milhão nos cinemas brasileiros e já está disponível em DVD.
fonte: cineclik
Mostra 'O Cinema de Maya Deren' estreia em SP
De 08 a 12 de abril, a Caixa Cultural de São Paulo - localizada na Praça da Sé, 111 - receberá os impressionantes curtas-metragens produzidos entre as décadas de 40 e 50 pela cineasta Maya Deren, considerada uma das precursoras do cinema independente americano. As sessões ocorrerão em três horários: 15h, 17h e 19h.
O trabalho de Deren, praticamente desconhecido do público brasileiro, serviu de referência para o olhar de toda uma geração de cineastas, como Kenneth Anger, Jonas Mekas, Stan Brakhage e Michael Snow. Com uma produção marcada pela temática do sonho, reflexão, ritmo, visão, ritual e identidade, Deren fez filmes que conversam com campos como a dança e a psicanálise, e foi ao mesmo tempo diretora, roteirista, editora e atriz em vários deles.
A mostra reúne os curtas-metragens Meshes of The Afternoon (seu primeiro filme), At Land, A Study in Choreography for Camera, Ritual in Transfigured Time, Meditation on Violence e The Very Eye Of The Night.
O projeto, totalmente gratuito, promoverá também um debate com Daniela Castro, historiadora de arte e estudos da cultura visual, e os jornalistas Marcelo Rezende e Vitor Ângelo. O encontro será realizado sábado, dia 11/04, às 17h, no Auditório do 6° andar. São 60 vagas e as inscrições devem ser feitas através do telefone (11) 3321-4400.
fonte: cineplayers
O trabalho de Deren, praticamente desconhecido do público brasileiro, serviu de referência para o olhar de toda uma geração de cineastas, como Kenneth Anger, Jonas Mekas, Stan Brakhage e Michael Snow. Com uma produção marcada pela temática do sonho, reflexão, ritmo, visão, ritual e identidade, Deren fez filmes que conversam com campos como a dança e a psicanálise, e foi ao mesmo tempo diretora, roteirista, editora e atriz em vários deles.
A mostra reúne os curtas-metragens Meshes of The Afternoon (seu primeiro filme), At Land, A Study in Choreography for Camera, Ritual in Transfigured Time, Meditation on Violence e The Very Eye Of The Night.
O projeto, totalmente gratuito, promoverá também um debate com Daniela Castro, historiadora de arte e estudos da cultura visual, e os jornalistas Marcelo Rezende e Vitor Ângelo. O encontro será realizado sábado, dia 11/04, às 17h, no Auditório do 6° andar. São 60 vagas e as inscrições devem ser feitas através do telefone (11) 3321-4400.
fonte: cineplayers
Centro Cultural São Paulo traça perfil do cinema japonês atual
O Centro Cultural São Paulo (CCSP), localizado na região central da capital paulista, exibe a partir desta terça-feira (7), a mostra gratuita Um Perfil do Cinema Japonês Contemporâneo.
Com corealização do Consulado Geral do Japão em São Paulo, o ciclo apresenta 18 filmes da produção japonesa dos últimos 11 anos.
Todas as produções serão exibidas com legendas em português e em suporte 16mm, exceto o filme "A Floresta É Minha Escola", que será apresentado em DVD. As entradas devem ser retiradas uma hora antes de cada sessão.
Veja a programação dos primeiros dias do evento:
7/4 - Terça-feira
16h - "Água" ("Mizu No Naka No Hachigatsu", Japão, 1995, 117min)
18h - "Muita Adrenalina" ("Adorenarin Doraibu", Japão, 1999, 112min)
20h - "Primeiro Amor" ("Hatsukoi", 1999, 115min)
8/4 - Quarta-feira
16h - "Verão Negro - Falsa Acusação" ("Nihon no Kuroi Natsu-Enzai", Japão, 2000, 119min)
18h - "Waterboys" ("Water Boys", 2001, 91min)
20h - "Um Menino no Verão de 1945" ("Utsukushii Natsu Kirishima", Japão, 2002, 118min)
9/4 - Quinta-feira
16h - "A Floresta É Minha Escola" ("Mori-no-gakkou", Japão, 2002, 108min)
18h - "Robocon" ("Robokon", Japão, 2003, 118min)
20h - "Asura, a Deusa das Intrigas" ("Ashura no Gotoku", 2003, 135min)
10/4 - Sexta-feira
16h - "A Espada Oculta" ("Kakushi Ken - Oni No Tsume", 2004, 132min)
18h30 - "Swing Girls" (Idem, 2004, 105min)
20h30 - "A Face de Jizo" ("Titi to Kuraseba", Japão, 2004, 99min)
11/4 - Sábado
16h - "O Álbum da Vila" ('Mura no Shashinshu", Japão, 2004, 111min)
18h - "Nós Superaremos um Dia" ("Pacchigi - Kazuyuki Izutsu", Japão, 2004, 119min)
20h - "Hinokio" ("Hinokio", 2005, Japão, 111min)
A programação completa do evento pode ser consultada no site www.centrocultural.sp.gov.br.
fonte: folha online
Com corealização do Consulado Geral do Japão em São Paulo, o ciclo apresenta 18 filmes da produção japonesa dos últimos 11 anos.
Todas as produções serão exibidas com legendas em português e em suporte 16mm, exceto o filme "A Floresta É Minha Escola", que será apresentado em DVD. As entradas devem ser retiradas uma hora antes de cada sessão.
Veja a programação dos primeiros dias do evento:
7/4 - Terça-feira
16h - "Água" ("Mizu No Naka No Hachigatsu", Japão, 1995, 117min)
18h - "Muita Adrenalina" ("Adorenarin Doraibu", Japão, 1999, 112min)
20h - "Primeiro Amor" ("Hatsukoi", 1999, 115min)
8/4 - Quarta-feira
16h - "Verão Negro - Falsa Acusação" ("Nihon no Kuroi Natsu-Enzai", Japão, 2000, 119min)
18h - "Waterboys" ("Water Boys", 2001, 91min)
20h - "Um Menino no Verão de 1945" ("Utsukushii Natsu Kirishima", Japão, 2002, 118min)
9/4 - Quinta-feira
16h - "A Floresta É Minha Escola" ("Mori-no-gakkou", Japão, 2002, 108min)
18h - "Robocon" ("Robokon", Japão, 2003, 118min)
20h - "Asura, a Deusa das Intrigas" ("Ashura no Gotoku", 2003, 135min)
10/4 - Sexta-feira
16h - "A Espada Oculta" ("Kakushi Ken - Oni No Tsume", 2004, 132min)
18h30 - "Swing Girls" (Idem, 2004, 105min)
20h30 - "A Face de Jizo" ("Titi to Kuraseba", Japão, 2004, 99min)
11/4 - Sábado
16h - "O Álbum da Vila" ('Mura no Shashinshu", Japão, 2004, 111min)
18h - "Nós Superaremos um Dia" ("Pacchigi - Kazuyuki Izutsu", Japão, 2004, 119min)
20h - "Hinokio" ("Hinokio", 2005, Japão, 111min)
A programação completa do evento pode ser consultada no site www.centrocultural.sp.gov.br.
fonte: folha online
RioFilme quer atrair cineastas para filmagens no Estado
"A ideia é fazer com que a RioFilme volte a ser relevante, mas com perfil distinto, pois o mercado hoje é diferente", diz o diretor-presidente, o jornalista Sérgio Sá Leitão. "Quando ela surgiu em 1992, não havia distribuidoras, senão as majors (gigantes estrangeiras). Hoje, não é preciso que a RioFilme atue diretamente na distribuição. Queremos fazer isso com outras empresas."
Ex-diretor da Ancine, ele lembra que, ao assumir o cargo, no início do ano, constatou que, do jeito que estava, era melhor fechar. "Mas dá para fazer outra coisa...", pensou. Sua meta é tornar o Rio mais atraente para os cineastas. "A gente estava perdendo filmes para Paulínia. O Sérgio Rezende, carioca, foi filmar Salve Geral lá, porque a cidade entrou com R$ 500 mil."
Os próximos lançamentos: Praça Saens Pena, de Vinicius Reis, Diário de Sintra, de Paula Gaitán, e Tempos de Paz, de Daniel Filho, Elza, de Izabel Jaguaribe, Simonal, Ninguém Sabe o Duro Que Dei, de Claudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal, entre outros. Esses são casos em que a empresa age na distribuição, na produção ou em ambas. A grande expectativa é em relação à produção carioca Divã, que será distribuído em parceria com a Downtown e cuja estreia, dia 17, estava sendo adiada por falta de recursos, apesar de seu grande apelo popular. Os R$ 500 mil da RioFilme garantiram a chegada do filme de José Alvarenga Jr às salas. "Por circunstâncias históricas, a empresa se tornou nacional. Isso não faz sentido hoje", diz Leitão.
Os investimentos serão distribuídos da seguinte forma: a cada cinco filmes, dois têm de apresentar grande potencial de público - atores globais como Lilia Cabral e Reynaldo Gianecchini -, dois têm de combinar este potencial e prestígio e um será uma "aposta". O ano de 2009 deverá ser fechado com dez filmes lançados. Em 2008 foram sete. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
fonte: yahoo cinema
Ex-diretor da Ancine, ele lembra que, ao assumir o cargo, no início do ano, constatou que, do jeito que estava, era melhor fechar. "Mas dá para fazer outra coisa...", pensou. Sua meta é tornar o Rio mais atraente para os cineastas. "A gente estava perdendo filmes para Paulínia. O Sérgio Rezende, carioca, foi filmar Salve Geral lá, porque a cidade entrou com R$ 500 mil."
Os próximos lançamentos: Praça Saens Pena, de Vinicius Reis, Diário de Sintra, de Paula Gaitán, e Tempos de Paz, de Daniel Filho, Elza, de Izabel Jaguaribe, Simonal, Ninguém Sabe o Duro Que Dei, de Claudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal, entre outros. Esses são casos em que a empresa age na distribuição, na produção ou em ambas. A grande expectativa é em relação à produção carioca Divã, que será distribuído em parceria com a Downtown e cuja estreia, dia 17, estava sendo adiada por falta de recursos, apesar de seu grande apelo popular. Os R$ 500 mil da RioFilme garantiram a chegada do filme de José Alvarenga Jr às salas. "Por circunstâncias históricas, a empresa se tornou nacional. Isso não faz sentido hoje", diz Leitão.
Os investimentos serão distribuídos da seguinte forma: a cada cinco filmes, dois têm de apresentar grande potencial de público - atores globais como Lilia Cabral e Reynaldo Gianecchini -, dois têm de combinar este potencial e prestígio e um será uma "aposta". O ano de 2009 deverá ser fechado com dez filmes lançados. Em 2008 foram sete. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
fonte: yahoo cinema
Cinema canadense celebra hoje os melhores de 2008
Terminada a premiação do cinema canadense de língua francesa no domingo 29/03, no sábado 04/04 foi a vez do cinema canadense como um todo (o país e suas duas línguas, suas duas culturas): o Genie Awards.
O favorito é justamente C’est qu’il Faut pour Vivre, o vencedor da parte francesa, que foi mais bem recebido na parte inglesa (onde recebeu o título The Necessities of Life) que na parte francesa – normal, em se tratando do Canadá, essas diferenças – e saiu na frente com oito indicações (filme, diretor, roteiro, ator, figurinos, montagem, música e atriz coadjuvante).
Logo atrás vem a superprodução Passchendaele, que reconstrói a participação dos soldados canadenses na Segunda Guerra Mundial em meio a um choroso e melodramático caso de amor que a crítica apedrejou com toda força. Passchendaele ficou com seis indicações: filme, direção de arte, figurinos, ator, som e montage de som. A patriotada foi a maior bilheteria canadense do ano passado.
A maior curiosidade da lista dos melhores filmes é Amal, de Richie Mehta, drama bem recebido em festivais internacionais. Passado na Índia, foi completamente ofuscado por Slumdog Millionaire, para muitos uma tremenda injustiça, pois a história do milionário disfarçado de mendigo seria, jura os críticos canadenses, melhor que o filme de Danny Boyle.
Os alternativos preferem Normal, sobre a morte de um jovem autista num acidente de trânsito e as conseqüências do fato para três pessoas : a mãe, o irmão e a jovem que o ajudou a roubar o carro do acidente.
O queridinho da crítica é Tout Est Parfait, praticamente uma unanimidade entre os jornais canadenses nas duas línguas como o melhor filme do ano – coisa raríssima e bastante esquisita. Com o maior número de indicações, oito, (filme, diretor, fotografia, ator, atriz, canção e roteiro), concorre também na única categoria que venceu na parte francesa, ator coadjuvante.
Tout Est Parfait conta a história de Josh, o único sobrevivente de um grupo de adolescentes da periferia industrial de Montréal que fizeram um pacto de morte que terminou com o suicídio de três deles. Mentalmente frágil e totalmente recluso com a atitude de seus colegas, Josh é ajudado pelo pai alcóolatra de uma das vítimas, uma namorada de um dos suicidas e outros seres estranhos, excessivos, mórbidos e frágeis nessa fábula sombria que não tem nenhuma chance de sair ganhando, pois o assunto, o suicídio, é tabu aqui no Canadá.
Ano passado, Longe Dela, de Sarah Poley, sagrou-se o grande vencedor, com seis prêmios, batendo L’Âge des Ténèbres, de Denys Arcand (no Brasil com um abominável título de A Era da Inocência), e Juno, de Jason Reitman, filme indicado ao Oscar, num ano particularmente feliz para o cinema canadense. Esse ano, no entando, parece ser a vez do cinema em língua francesa de triunfar.
fonte: cineplayers
O favorito é justamente C’est qu’il Faut pour Vivre, o vencedor da parte francesa, que foi mais bem recebido na parte inglesa (onde recebeu o título The Necessities of Life) que na parte francesa – normal, em se tratando do Canadá, essas diferenças – e saiu na frente com oito indicações (filme, diretor, roteiro, ator, figurinos, montagem, música e atriz coadjuvante).
Logo atrás vem a superprodução Passchendaele, que reconstrói a participação dos soldados canadenses na Segunda Guerra Mundial em meio a um choroso e melodramático caso de amor que a crítica apedrejou com toda força. Passchendaele ficou com seis indicações: filme, direção de arte, figurinos, ator, som e montage de som. A patriotada foi a maior bilheteria canadense do ano passado.
A maior curiosidade da lista dos melhores filmes é Amal, de Richie Mehta, drama bem recebido em festivais internacionais. Passado na Índia, foi completamente ofuscado por Slumdog Millionaire, para muitos uma tremenda injustiça, pois a história do milionário disfarçado de mendigo seria, jura os críticos canadenses, melhor que o filme de Danny Boyle.
Os alternativos preferem Normal, sobre a morte de um jovem autista num acidente de trânsito e as conseqüências do fato para três pessoas : a mãe, o irmão e a jovem que o ajudou a roubar o carro do acidente.
O queridinho da crítica é Tout Est Parfait, praticamente uma unanimidade entre os jornais canadenses nas duas línguas como o melhor filme do ano – coisa raríssima e bastante esquisita. Com o maior número de indicações, oito, (filme, diretor, fotografia, ator, atriz, canção e roteiro), concorre também na única categoria que venceu na parte francesa, ator coadjuvante.
Tout Est Parfait conta a história de Josh, o único sobrevivente de um grupo de adolescentes da periferia industrial de Montréal que fizeram um pacto de morte que terminou com o suicídio de três deles. Mentalmente frágil e totalmente recluso com a atitude de seus colegas, Josh é ajudado pelo pai alcóolatra de uma das vítimas, uma namorada de um dos suicidas e outros seres estranhos, excessivos, mórbidos e frágeis nessa fábula sombria que não tem nenhuma chance de sair ganhando, pois o assunto, o suicídio, é tabu aqui no Canadá.
Ano passado, Longe Dela, de Sarah Poley, sagrou-se o grande vencedor, com seis prêmios, batendo L’Âge des Ténèbres, de Denys Arcand (no Brasil com um abominável título de A Era da Inocência), e Juno, de Jason Reitman, filme indicado ao Oscar, num ano particularmente feliz para o cinema canadense. Esse ano, no entando, parece ser a vez do cinema em língua francesa de triunfar.
fonte: cineplayers
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Premiações 2009
Participe do Cel.U.Cine Festival de Micrometragens
Até o dia 17 de abril, estão abertas as inscrições do Cel.U.Cine Festival de Micrometragens, que promove a produção, difusão e segmentação de conteúdos audiovisuais para mídia celular, através da descoberta de novos realizadores. Poderão concorrer quaisquer filmes de até três minutos.
O tema é "De Cabeça Pra Baixo": O mundo está de cabeça pra baixo? A vida pode ser de cabeça pra baixo? Você deve exercitar seu olhar criativo explorando esse tema com total libredade. Lembrando que o trabalho pode ser um registro da realidade, uma pequena história criada com personagens ou animação. Ou tudo isso junto.
Os semi-finalistas já estão concorrendo à grande final. Os vercedores receberão prêmios de 10 mil, 7 mil e 5mil reais. Ótimos, não?
Portanto, acesse o site www.celucine.com.br e envie seu filme. Participe!
fonte: cineplayers
O tema é "De Cabeça Pra Baixo": O mundo está de cabeça pra baixo? A vida pode ser de cabeça pra baixo? Você deve exercitar seu olhar criativo explorando esse tema com total libredade. Lembrando que o trabalho pode ser um registro da realidade, uma pequena história criada com personagens ou animação. Ou tudo isso junto.
Os semi-finalistas já estão concorrendo à grande final. Os vercedores receberão prêmios de 10 mil, 7 mil e 5mil reais. Ótimos, não?
Portanto, acesse o site www.celucine.com.br e envie seu filme. Participe!
fonte: cineplayers
É TUDO VERDADE: Retrato sobre a ditadura vence festival
Uma decisão corajosa e justa. Não seria exagero definir assim a escolha de Cidadão Boilesen como o Melhor Filme do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários. "Estou surpreso e muito feliz", confessou o diretor Chaim Litewski na cerimônia de premiação na noite deste sábado (4/4).
O documentário, cuja confecção levou longos 15 anos, é um mergulho em uma faceta pouco retratada da ditadura militar no Brasil (1964-84): o apoio dos empresários ao golpe e à repressão. Litewski constrói um retrato de Henning Albert Boilesen, dinamarquês que se mudou para o Brasil em 1942. Foi assassinado em 15 de abril de 1971 pela guerrilha urbana por ser um dos principais financiadores da ditadura. Um de seus "hobbies" era assistir a sessões de tortura. "Ele é um ser quase ficcional, parece que viveu uma dicotomia tipo Jekyll e Hyde, noite e dia", afirmou o diretor ao Cineclick.
Outros temas políticos também permearam o restante da premiação do É Tudo Verdade, principal vitrine do documentário no Brasil. Se o Cidadão Boilesen penetrou a ditadura, o atualíssimo Corumbiara, que recebeu Menção Honrosa, trata nada menos do que o direito do índio em terem reservas demarcadas pelo Estado. Discussão que borbulha com a definição, ou não, da Reserva Serra Raposa do Sol. "Queria pendurar esse prêmio e mostrar para o ministro do STF que disse que reserva é balela", protestou o diretor Vincent Carelli ao subir ao palco do Cinesesc.
Entre os internacionais, outra escolha política. O audacioso retrato das manifestações em Mianmar, país do sudeste asiático, cuja ditadura esmagou os protestos pacíficos liderados pelos monjes budistas, foi reconhecido pelo júri. VJs de Mianmar - Notícias de Um País Fechado, do dinamarquês Anders Østergaard, venceu o prêmio de Melhor Filme na competição internacional. "O prêmio é a melhor abertura possível para alcançar o público sul-americano", saldou o diretor em mensagem enviada ao festival.
Confira a lista completa dos vencedores da 14ª edição do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários
Nacionais
Melhor Filme
Cidadão Boilesen, de Chaim Litewski
Menção Honrosa (longa-metragem)
Corumbiara, de Vincent Carelli
Melhor Curta-metragem
No Tempo de Miltinho, de André Weller
Menção Honrosa (curta-metragem)
Leituras Cariocas, de Consuelo Lins
Internacionais
Melhor Filme
VJs de Mianmar - Notícias de um País Fechado, Anders Østergaard
Menção Honrosa (longa-metragem)
Segundas Sangrentas e Tortas de Morango, de Coco Schrijber
René, de Helena Trestikova
Melhor Curta-metragem
Arrancando a Alma, de Bárbara Klutinis
Menção Honrosa (curta-metragem)
Escravos, de Hanna Heilborn e David Aronowitsch
La Chirola, de Diego Mondaca
fonte: cineclik
O documentário, cuja confecção levou longos 15 anos, é um mergulho em uma faceta pouco retratada da ditadura militar no Brasil (1964-84): o apoio dos empresários ao golpe e à repressão. Litewski constrói um retrato de Henning Albert Boilesen, dinamarquês que se mudou para o Brasil em 1942. Foi assassinado em 15 de abril de 1971 pela guerrilha urbana por ser um dos principais financiadores da ditadura. Um de seus "hobbies" era assistir a sessões de tortura. "Ele é um ser quase ficcional, parece que viveu uma dicotomia tipo Jekyll e Hyde, noite e dia", afirmou o diretor ao Cineclick.
Outros temas políticos também permearam o restante da premiação do É Tudo Verdade, principal vitrine do documentário no Brasil. Se o Cidadão Boilesen penetrou a ditadura, o atualíssimo Corumbiara, que recebeu Menção Honrosa, trata nada menos do que o direito do índio em terem reservas demarcadas pelo Estado. Discussão que borbulha com a definição, ou não, da Reserva Serra Raposa do Sol. "Queria pendurar esse prêmio e mostrar para o ministro do STF que disse que reserva é balela", protestou o diretor Vincent Carelli ao subir ao palco do Cinesesc.
Entre os internacionais, outra escolha política. O audacioso retrato das manifestações em Mianmar, país do sudeste asiático, cuja ditadura esmagou os protestos pacíficos liderados pelos monjes budistas, foi reconhecido pelo júri. VJs de Mianmar - Notícias de Um País Fechado, do dinamarquês Anders Østergaard, venceu o prêmio de Melhor Filme na competição internacional. "O prêmio é a melhor abertura possível para alcançar o público sul-americano", saldou o diretor em mensagem enviada ao festival.
Confira a lista completa dos vencedores da 14ª edição do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários
Nacionais
Melhor Filme
Cidadão Boilesen, de Chaim Litewski
Menção Honrosa (longa-metragem)
Corumbiara, de Vincent Carelli
Melhor Curta-metragem
No Tempo de Miltinho, de André Weller
Menção Honrosa (curta-metragem)
Leituras Cariocas, de Consuelo Lins
Internacionais
Melhor Filme
VJs de Mianmar - Notícias de um País Fechado, Anders Østergaard
Menção Honrosa (longa-metragem)
Segundas Sangrentas e Tortas de Morango, de Coco Schrijber
René, de Helena Trestikova
Melhor Curta-metragem
Arrancando a Alma, de Bárbara Klutinis
Menção Honrosa (curta-metragem)
Escravos, de Hanna Heilborn e David Aronowitsch
La Chirola, de Diego Mondaca
fonte: cineclik
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Festivais,
Premiações 2009
Zac Efron e Sienna Miller ganham prêmio em Los Angeles
Zac Efron (High School Musical 3 - Ano da Formatura) e Sienna Miller (Alfie - O Sedutor) levaram o prêmio na ShoWest, convenção anual de donos de salas de cinema, em Las Vegas, Estados Unidos.
Sienna foi eleita Melhor Atriz de 2009 e Efron ganhou o prêmio de Melhor Intérprete do Ano pelos seus perosnagens em Hairspray - Em Busca da Fama e High School Musical 3- Ano da Formatura.
Rumer Willis (A Casa das Coelhinhas), Audrina Patridge (Mergulho Radical 2), Zack Snyder (Pagendo bem, que Mal Tem?), Michael Caine (Batman - O Cavaleiro das Trevas), Chris Pine (Star Trek), Briana Evigan (Step Up 2 the Streets), Leah Pipes, Jamie Chung (Dragonball: Evolution), Margo Harshman, Dennis Quaid (Traffic), Rachel McAdams (Tudo em Família), Bradley Cooper (Separados pelo Casamento) e Michael Bay (Transformers: A Vingança dos Derrotados) também foram homenageados.
fonte: cineclik
Sienna foi eleita Melhor Atriz de 2009 e Efron ganhou o prêmio de Melhor Intérprete do Ano pelos seus perosnagens em Hairspray - Em Busca da Fama e High School Musical 3- Ano da Formatura.
Rumer Willis (A Casa das Coelhinhas), Audrina Patridge (Mergulho Radical 2), Zack Snyder (Pagendo bem, que Mal Tem?), Michael Caine (Batman - O Cavaleiro das Trevas), Chris Pine (Star Trek), Briana Evigan (Step Up 2 the Streets), Leah Pipes, Jamie Chung (Dragonball: Evolution), Margo Harshman, Dennis Quaid (Traffic), Rachel McAdams (Tudo em Família), Bradley Cooper (Separados pelo Casamento) e Michael Bay (Transformers: A Vingança dos Derrotados) também foram homenageados.
fonte: cineclik
I Festival Cinema do Coração divulga curtas selecionados
O I Festival Cinema do Coração, evento realizado pela Sociedade Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, divulgou a listagem das produções que estarão na Mostra competitiva do evento. Foram analisadas 54 curtas-metragens, vindos de 11 estados brasileiros mais o Distrito Federal.
A ideia do festival é exibir produções áudio-visuais brasileiras em curta-metragem, com o objetivo de chamar a atenção da população para temas relativos ao Coração, seja sob sua conotação simbólico/romântica, seja em relação a riscos, cuidados e prevenções de doenças cardíacas.
O Festival ocorrerá entre os dias 13 e 16 de abril no Cine Reserva Cultural. Para mais informações, entre no site : http://www.planetatela.com.br/festival/index.html
Os curtas-metragens escolhidos foram:
* Fim de Linha, de Thiago Storch
* Hotel do Coração Partido, de Raoni Assis
* De Peito Aberto, de Nair Farias
* Suspenso, de Felipe Sabugosa
* Cardiopatia, de Martinho Hoffman
* 1468973512: O Espelho de um Momento, de João Felipe Freitas
* Quando o Universo Conspira, de Caio Bortolotti
* Subsolo, de Jaime Lerner
* COR, de Adriana Barata
* O Poeta e a Bailarina, de Cristina Pinheiro
* Breve Passeio, de Rafael Jardim
* X-Coração, de Lisandro Santos
* Pelo Ouvido, de Joaquim Haickel
* Amanhã à Noite, de Milton Filho
fonte: revista de cinema online
A ideia do festival é exibir produções áudio-visuais brasileiras em curta-metragem, com o objetivo de chamar a atenção da população para temas relativos ao Coração, seja sob sua conotação simbólico/romântica, seja em relação a riscos, cuidados e prevenções de doenças cardíacas.
O Festival ocorrerá entre os dias 13 e 16 de abril no Cine Reserva Cultural. Para mais informações, entre no site : http://www.planetatela.com.br/festival/index.html
Os curtas-metragens escolhidos foram:
* Fim de Linha, de Thiago Storch
* Hotel do Coração Partido, de Raoni Assis
* De Peito Aberto, de Nair Farias
* Suspenso, de Felipe Sabugosa
* Cardiopatia, de Martinho Hoffman
* 1468973512: O Espelho de um Momento, de João Felipe Freitas
* Quando o Universo Conspira, de Caio Bortolotti
* Subsolo, de Jaime Lerner
* COR, de Adriana Barata
* O Poeta e a Bailarina, de Cristina Pinheiro
* Breve Passeio, de Rafael Jardim
* X-Coração, de Lisandro Santos
* Pelo Ouvido, de Joaquim Haickel
* Amanhã à Noite, de Milton Filho
fonte: revista de cinema online
Sistema SalicNet está disponível para consulta
O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura, o SalicNet (http://sistemas.cultura.gov.br/salicnet/Salicnet/Salicnet.php.), foi disponibilizado, esta semana, pela Secretaria de Incentivo e Fomento à Cultura do Ministério da Cultura (Sefic/MinC). O sistema permite o acesso à base de dados do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). As pesquisas podem ser realizadas em relação a projetos, proponentes e incentivadores, com informações consolidadas e quadros comparativos.
Segundo o secretário da Sefic/MinC, Roberto Nascimento, essa é uma demanda do setor cultural que só agora foi possível atender. “Conseguimos vencer nossas limitações tecnológicas e nesse momento disponibilizamos nossa base de dados, com isso o acesso será mais veloz e mais transparente. É importante ressaltar que o novo sistema é muito além do que a divulgação de planilhas fixas que o público baixa, o acesso será ao sistema que gera dados, dando com isso uma maior possibilidade de pesquisa.”
As consultas no SalicNet revelam números e informações interessantes, que remontam a 1993, sobre os recursos disponibilizados para a área cultural por meio dos mecanismos do Mecenato e do Fundo Nacional de Cultura.
Observando os dados do sistema é possível saber quais foram os maiores projetos culturais já realizados no país com o apoio da Lei Rouanet, por região, estado e ano de realização. Comparando os números também pode ser traçado um histórico da evolução da captação de recursos e do apoio financeiro a projetos.
Está demonstrado que há 16 anos a quantidade de projetos apresentados foram apenas 19, sendo que desses somente dez foram aprovados. Em 2008, o número saltou para mais de dez mil projetos apresentados e sete mil aprovados, e, em apenas três meses deste ano, foram aprovados mais de 1.200 projetos para receber apoio financeiro, que já ultrapassa o valor de R$ 80 mil.
Dos quinze maiores projetos aprovados pelo Mecenato durante esse período, quartoze foram realizados nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e um no Rio Grande do Sul. O proponente com maior captação foi o Instituto Itaú Cultural para o Plano Anual de Atividades 2008, que conseguiu o apoio financeiro de R$ 29,5 milhões.
Já com relação às empresas que apoiam os projetos, na última década a Petrobrás S.A. tem sido a maior incentivadora de cultura no país. No ano passado, por exemplo, a estatal investiu mais de R$ 141 milhões. O valor aplicado representa um aumento vertiginoso comparado ao de 1994, quando a empresa aportou R$ 170 mil em projetos culturais.
As informações consolidadas de 2002 apontam que o total de investimentos naquele ano foi de menos de R$ 345 milhões e que o número de incentivadores não chegou a cinco mil. Após sete anos, os dados mostram que houve um crescimento significativo: mais de R$ 800 milhões em recursos foram aportados na área cultural por cerca de 14.400 apoiadores, em 2008.
fonte: revista de cinema online
Segundo o secretário da Sefic/MinC, Roberto Nascimento, essa é uma demanda do setor cultural que só agora foi possível atender. “Conseguimos vencer nossas limitações tecnológicas e nesse momento disponibilizamos nossa base de dados, com isso o acesso será mais veloz e mais transparente. É importante ressaltar que o novo sistema é muito além do que a divulgação de planilhas fixas que o público baixa, o acesso será ao sistema que gera dados, dando com isso uma maior possibilidade de pesquisa.”
As consultas no SalicNet revelam números e informações interessantes, que remontam a 1993, sobre os recursos disponibilizados para a área cultural por meio dos mecanismos do Mecenato e do Fundo Nacional de Cultura.
Observando os dados do sistema é possível saber quais foram os maiores projetos culturais já realizados no país com o apoio da Lei Rouanet, por região, estado e ano de realização. Comparando os números também pode ser traçado um histórico da evolução da captação de recursos e do apoio financeiro a projetos.
Está demonstrado que há 16 anos a quantidade de projetos apresentados foram apenas 19, sendo que desses somente dez foram aprovados. Em 2008, o número saltou para mais de dez mil projetos apresentados e sete mil aprovados, e, em apenas três meses deste ano, foram aprovados mais de 1.200 projetos para receber apoio financeiro, que já ultrapassa o valor de R$ 80 mil.
Dos quinze maiores projetos aprovados pelo Mecenato durante esse período, quartoze foram realizados nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e um no Rio Grande do Sul. O proponente com maior captação foi o Instituto Itaú Cultural para o Plano Anual de Atividades 2008, que conseguiu o apoio financeiro de R$ 29,5 milhões.
Já com relação às empresas que apoiam os projetos, na última década a Petrobrás S.A. tem sido a maior incentivadora de cultura no país. No ano passado, por exemplo, a estatal investiu mais de R$ 141 milhões. O valor aplicado representa um aumento vertiginoso comparado ao de 1994, quando a empresa aportou R$ 170 mil em projetos culturais.
As informações consolidadas de 2002 apontam que o total de investimentos naquele ano foi de menos de R$ 345 milhões e que o número de incentivadores não chegou a cinco mil. Após sete anos, os dados mostram que houve um crescimento significativo: mais de R$ 800 milhões em recursos foram aportados na área cultural por cerca de 14.400 apoiadores, em 2008.
fonte: revista de cinema online
Paulinia anuncia edital de R$ 8 milhões e festival
O temor de que as eleições municipais de 2008 mudassem os rumos do Pólo Magia do Cinema, de Paulínia (cidade situada na região da Grande Campinas, interior paulista) e de seus dois principais projetos cinematográficos -- os editais de produção e o festival de cinema brasileiro -- não se confirmou.
Na manhã de quinta 02/04, em coletiva de imprensa, Emerson Alves, secretário de Cultura do município (de 70 mil habitantes e cenário de importante refinaria de petróleo) anunciou – na companhia de Rubens Ewald Filho e Ivan Melo – que o Pólo Magia do Cinema, editais e festival terão seqüência. E que a Secretaria de Cultura pretende realizar, em data a ser definida, um Festival de dedicado, por inteiro, à produção televisiva.
Emerson Alves anunciou, também, as novidades para a segunda edição do Festival Paulínia de Cinema: ele se fará acompanhar de Feira do Audiovisual (que ajude a abrir novos mercados para a produção nacional) e que será premiado um (único) roteiro, com R$ 45 mil, em vez de três roteiros com R$ 15 mil cada, como aconteceu ano passado.
O secretário Emerson Alves informou que a verba reservada para projetos de cinema e TV -- pela Prefeitura Municipal de Paulínia, para o ano de 2009 – é de R$ 8 milhões. Deste total, R$ 6 milhões serão destinados a projetos de cinema e R$ 2 milhões a projetos de TV.
O II Festival Paulínia de Cinema acontecerá de 9 a 16 de julho e distribuirá (pasmem!) R$ 650 mil em prêmios (com pequenas alterações em relação à primeira edição do evento). E as inscrições poderão ser feitas a partir da próxima segunda-feira, 6 de abril, até 5 de maio
As novidades do Edital 2009 de Paulínia Magia do Cinema são: 1. Só serão aceitos projetos já aprovados pela Ancine, 2. os projetos selecionados deverão ter, no mínimo, 25% das filmagens rodadas em Paulínia, 3. neste ano o fomento virá diretamente da Prefeitura, e não de empresas, 4. para cinema só serão aceitos filmes de ficção, 5. para TV os projetos poderão ser de minisséries, telefilmes e documentários.
O secretário anunciou ainda que “vai dar continuidade ao Pólo Cinematográfico de Paulínia e que, através dele, pretende gerar novos empregos na cidade”. E que reforçará “o lado sócio-educacional do projeto, dando ênfase a cursos profissionalizantes”. E que vai enfrentar um grande desafio: “incluir e envolver a sociedade de Paulínia e região no Projeto”.
EWALD & MELLO – O crítico de cinema, editor da Coleção Aplauso e apresentador do Oscar (na TV brasileira), Rubens Ewald Filho, e o produtor cultural, Ivan Melo, que participaram da coletiva, continuam exercendo, no Pólo Cinematográfico de Paulínia, as mesmas funções que exerceram ano passado: consultor/curador (o primeiro) e diretor de produção (o segundo). Do comando 2008 do I Fest Paulínia só não estará presente Tatiana Quintella, pois ela foi substituída, no cargo de secretária de Cultura de Paulínia, por Emerson Alves.
ESTÚDIOS - A coletiva foi realizada no primeiro estúdio pronto do Pólo Cinematográfico da cidade, criado há quatro anos pela Prefeitura Municipal de Paulínia. Mais quatro estúdios estão em fase de construção, sendo um com 1.200m2, um com 900m2 e dois com 600m2 cada.
MUSEU DA IMAGINAÇÃO - Além dos estúdios, o secretário anunciou a criação do Museu da Imaginação e o projeto da escola de animação “stop motion”, com cursos para crianças de cinco a 10 anos e de 11 a 16 anos, quando os alunos criam mini-produtoras para a realização de filmes de um minuto.
INSCRIÇÕES -- para o II FEST Paulínia no site www.pauliniamagiadocinema.com.br. Inscrições e regulamento do Edital de Cinema e TV estão disponíveis na Coordenação Geral do Festival, Secretaria de Cultura de Paulínia, Av. Pref. José Lozano de Araújo, 1551 Parque Brasil 500 – Paulínia – S.Paulo – cep. 13140-000 - Paulínia – SP ou pelos tels. 3874.5700, 3874.5705, email: cultura@paulinia.sp.gov.br.
fonte: revista de cinema on line
Na manhã de quinta 02/04, em coletiva de imprensa, Emerson Alves, secretário de Cultura do município (de 70 mil habitantes e cenário de importante refinaria de petróleo) anunciou – na companhia de Rubens Ewald Filho e Ivan Melo – que o Pólo Magia do Cinema, editais e festival terão seqüência. E que a Secretaria de Cultura pretende realizar, em data a ser definida, um Festival de dedicado, por inteiro, à produção televisiva.
Emerson Alves anunciou, também, as novidades para a segunda edição do Festival Paulínia de Cinema: ele se fará acompanhar de Feira do Audiovisual (que ajude a abrir novos mercados para a produção nacional) e que será premiado um (único) roteiro, com R$ 45 mil, em vez de três roteiros com R$ 15 mil cada, como aconteceu ano passado.
O secretário Emerson Alves informou que a verba reservada para projetos de cinema e TV -- pela Prefeitura Municipal de Paulínia, para o ano de 2009 – é de R$ 8 milhões. Deste total, R$ 6 milhões serão destinados a projetos de cinema e R$ 2 milhões a projetos de TV.
O II Festival Paulínia de Cinema acontecerá de 9 a 16 de julho e distribuirá (pasmem!) R$ 650 mil em prêmios (com pequenas alterações em relação à primeira edição do evento). E as inscrições poderão ser feitas a partir da próxima segunda-feira, 6 de abril, até 5 de maio
As novidades do Edital 2009 de Paulínia Magia do Cinema são: 1. Só serão aceitos projetos já aprovados pela Ancine, 2. os projetos selecionados deverão ter, no mínimo, 25% das filmagens rodadas em Paulínia, 3. neste ano o fomento virá diretamente da Prefeitura, e não de empresas, 4. para cinema só serão aceitos filmes de ficção, 5. para TV os projetos poderão ser de minisséries, telefilmes e documentários.
O secretário anunciou ainda que “vai dar continuidade ao Pólo Cinematográfico de Paulínia e que, através dele, pretende gerar novos empregos na cidade”. E que reforçará “o lado sócio-educacional do projeto, dando ênfase a cursos profissionalizantes”. E que vai enfrentar um grande desafio: “incluir e envolver a sociedade de Paulínia e região no Projeto”.
EWALD & MELLO – O crítico de cinema, editor da Coleção Aplauso e apresentador do Oscar (na TV brasileira), Rubens Ewald Filho, e o produtor cultural, Ivan Melo, que participaram da coletiva, continuam exercendo, no Pólo Cinematográfico de Paulínia, as mesmas funções que exerceram ano passado: consultor/curador (o primeiro) e diretor de produção (o segundo). Do comando 2008 do I Fest Paulínia só não estará presente Tatiana Quintella, pois ela foi substituída, no cargo de secretária de Cultura de Paulínia, por Emerson Alves.
ESTÚDIOS - A coletiva foi realizada no primeiro estúdio pronto do Pólo Cinematográfico da cidade, criado há quatro anos pela Prefeitura Municipal de Paulínia. Mais quatro estúdios estão em fase de construção, sendo um com 1.200m2, um com 900m2 e dois com 600m2 cada.
MUSEU DA IMAGINAÇÃO - Além dos estúdios, o secretário anunciou a criação do Museu da Imaginação e o projeto da escola de animação “stop motion”, com cursos para crianças de cinco a 10 anos e de 11 a 16 anos, quando os alunos criam mini-produtoras para a realização de filmes de um minuto.
INSCRIÇÕES -- para o II FEST Paulínia no site www.pauliniamagiadocinema.com.br. Inscrições e regulamento do Edital de Cinema e TV estão disponíveis na Coordenação Geral do Festival, Secretaria de Cultura de Paulínia, Av. Pref. José Lozano de Araújo, 1551 Parque Brasil 500 – Paulínia – S.Paulo – cep. 13140-000 - Paulínia – SP ou pelos tels. 3874.5700, 3874.5705, email: cultura@paulinia.sp.gov.br.
fonte: revista de cinema on line
Grupos de discussão sobre cinema no Rio de Janeiro
DISCUTINDO FILMES EM CARTAZ
Coordenação de Carmen Thompson - 8, 15 e 29 ABR - Quartas, 16h00 às 17h30
O que se pretende é formar um grupo de pessoas que se reúna quinzenalmente para trocar idéias sobre um filme previamente escolhido e assistido.
O debate será coordenado, permitindo que os membros do grupo estabeleçam correlações entre as próprias experiências e as questões que estamos vivendo na atualidade, através de seus comentários e impressões sobre o tema do filme, a forma como a história se desenrola, a trajetória dos personagens, as conclusões do filme, etc. Vários ângulos poderão ser abordados: o social, o existencial, o filosófico, o psicanalítico, o político, o histórico, o cultural, o artístico, etc.
Filme a ser debatido no dia 8 ABR: "O Visitante", de Robby Henson.
Valor de cada encontro: R$ 40,00
Valor para os 3 encontros do mês (dias 8, 15 e 29 ABR): R$ 90,00
» CINE ADAPT
18 ABR - Sábado, 15 às 18 hs
No próximo dia 18 de abril, sábado, o Cineclube de Cinema Adaptado acontece em novo formato, com o CINE ADAPT CAFÉ! Após o sucesso da primeira edição, a parceria com o Espaço Telezoom é ampliada para a realização de uma agradável tarde cultural, regada a café, cinema, arte e guloseimas. Ocupando as confortáveis poltronas do andar térreo, do charmoso espaço do Leblon.
A temática escolhida para esta tarde cultural está focada no trabalho de Luís Fernando Veríssimo e cronistas: serão exibidos curtas metragens adaptados da obra do escritor gaúcho, que vão dialogar com leituras de seus textos, esquetes cômicas e trabalhos de outros cronistas. Outra grande novidade é a abertura das leituras dramáticas ao público: atores, estudantes de teatro ou mesmo amantes das artes cênicas poderão se inscrever e participar do ciclo de leituras deste sarau vespertino.
Entrada: R$ 20,00 – inteira / R$ 10,00 meia ou promocional com apresentação do flyer.
18/04 - sábado - de 15 às 18 h no Lounge
6/05 - sábado - de 15 às 18 h no Lounge
Valores dos ingressos:
R$ 20,00 - inteira
R$ 10,00 - meia
Próxima edição: 16 ABR
O Espaço Telezoom fica na Rua Dias Ferreira, 78 - cob. 301 - Leblon
Tel.: 3435-1617 / 3435-1627
fonte: cineplayers
Coordenação de Carmen Thompson - 8, 15 e 29 ABR - Quartas, 16h00 às 17h30
O que se pretende é formar um grupo de pessoas que se reúna quinzenalmente para trocar idéias sobre um filme previamente escolhido e assistido.
O debate será coordenado, permitindo que os membros do grupo estabeleçam correlações entre as próprias experiências e as questões que estamos vivendo na atualidade, através de seus comentários e impressões sobre o tema do filme, a forma como a história se desenrola, a trajetória dos personagens, as conclusões do filme, etc. Vários ângulos poderão ser abordados: o social, o existencial, o filosófico, o psicanalítico, o político, o histórico, o cultural, o artístico, etc.
Filme a ser debatido no dia 8 ABR: "O Visitante", de Robby Henson.
Valor de cada encontro: R$ 40,00
Valor para os 3 encontros do mês (dias 8, 15 e 29 ABR): R$ 90,00
» CINE ADAPT
18 ABR - Sábado, 15 às 18 hs
No próximo dia 18 de abril, sábado, o Cineclube de Cinema Adaptado acontece em novo formato, com o CINE ADAPT CAFÉ! Após o sucesso da primeira edição, a parceria com o Espaço Telezoom é ampliada para a realização de uma agradável tarde cultural, regada a café, cinema, arte e guloseimas. Ocupando as confortáveis poltronas do andar térreo, do charmoso espaço do Leblon.
A temática escolhida para esta tarde cultural está focada no trabalho de Luís Fernando Veríssimo e cronistas: serão exibidos curtas metragens adaptados da obra do escritor gaúcho, que vão dialogar com leituras de seus textos, esquetes cômicas e trabalhos de outros cronistas. Outra grande novidade é a abertura das leituras dramáticas ao público: atores, estudantes de teatro ou mesmo amantes das artes cênicas poderão se inscrever e participar do ciclo de leituras deste sarau vespertino.
Entrada: R$ 20,00 – inteira / R$ 10,00 meia ou promocional com apresentação do flyer.
18/04 - sábado - de 15 às 18 h no Lounge
6/05 - sábado - de 15 às 18 h no Lounge
Valores dos ingressos:
R$ 20,00 - inteira
R$ 10,00 - meia
Próxima edição: 16 ABR
O Espaço Telezoom fica na Rua Dias Ferreira, 78 - cob. 301 - Leblon
Tel.: 3435-1617 / 3435-1627
fonte: cineplayers
Cursos sobre cinema no Rio de Janeiro
O Espaço Telezoom divulga sua agenda de cursos para as próximas semanas:
7 ABR – Marco Aurélio Marcondes
Marco Aurélio Marcondes tem atuado no mercado brasileiro de cinema desde 1975, e trabalhou como Membro do Conselho e Supervisor Comercial da Embraer, Diretor da Art Films, Diretor da Globo Filmes e sócio do Consórcio Severiano Ribeiro & Marcondes. Entre os lançados pela Europa Filmes & MA Marcondes, desde 2002, destacam-se "A Rainha", "Farenheit 9/11", "Menina de Ouro", "Casamento Grego", entre outros.
14 ABR – Irina Neves
Irina Neves atua desde 1999 na área de entretenimento (TV, cinema, telefonia celular e novas mídias) em áreas como desenvolvimento, captação de recursos, produção e lançamento. Fez especialização em novas tecnologias em Portugal. Seu trabalho na CineMobile envolve a estratégia de lançamento de filmes para a telefonia celular, além de desenvolvimento de projetos como novelas e séries (mobisodes) para novas mídias.
28 ABR – Jorge Peregrino
Jorge Peregrino é Vice-Presidente Sênior, Distribuição, para América Latina, Conselheiro titular do Conselho Superior de Cinema, Presidente do Sindicato de Distribuidores Cinematográficos do Rio de Janeiro, o maior banco de dados sobre o mercado de cinema no Brasil e membro da diretoria do FAC (Fórum do Audiovisual e Cinema). Em 2006, coordenou a aquisição pela Paramount das operações da UIP no Brasil e no México, assumindo o cargo de Vice Presidente Sênior da Paramount a partir de 1/1/07. Em 2007, na FIICAV, recebeu o prêmio “Nielsen EDI Reel Award 2006”, na categoria Trajetória Profissional. Em 2008 foi indicado para o Conselho Superior de Cinema como conselheiro titular.
5 MAI – Cadu
Carlos Eduardo (Cadu) Rodrigues, formado em Tecnologia de Informação pela PUC/RJ, com MBA em Administração de Varejo pelo Coppead/RJ , MBA de Planejamento Estratégico pela Babson College, Boston, USA e IAG Máster de Marketing na PUC/RJ, atuou como executivo de TI em empresas como a TV Globo, Coca-Cola, Mesbla e Banco Chase Manhattan. Desde 2002 ocupa a direção-executiva da Globo Filmes, onde participou da produção e lançamento de mais de 70 filmes até o momento, incluindo os principais sucessos de público da retomada do Cinema Brasileiro; 2 Filhos de Francisco, Carandiru, Cidade de Deus, Lisbela, Cazuza, Olga, Os Normais, Meu nome não é Johnny, Se eu fosse você 1 e 2, entre vários outros.
12 MAI – Morris Gilberto Israel
Morris Israel é Bacharel em Ciências Jurídicas pela PUC-RJ e sempre esteve ligado à área cinematográfica não só como produtor (Lente Filmes: “Ladrões de Cinema e “Na Boca do Mundo”), como através de assessoria a inúmeros projetos nacionais e estrangeiros. Assessorou produtoras estrangeiras, dentre as quais destaca-se: Sony, Columbia, Warner Bros, HBO, Golan, Triumph, Tristar Films e Guber-Peters Company. É membro da Academia Brasileira de Cinema.
Atualmente representa a Fox Film do Brasil/Twentieth Century Fox e o Grupo Imagem, coordenando a aplicação de recursos decorrentes de Incentivos Fiscais (Art.3º Lei 8685/93), dando assessoria jurídica na contratação das co-produções e distribuições decorrentes das alocações.
Valores
R$ 360,00 (os 5 encontros) - 2 x 180,00
R$ 90,00 (encontro avulso)
O Espaço Telezoom fica na Rua Dias Ferreira, 78 - cob. 301 - Leblon
Tel.: 3435-1617 / 3435-1627
fonte: cineplayers
7 ABR – Marco Aurélio Marcondes
Marco Aurélio Marcondes tem atuado no mercado brasileiro de cinema desde 1975, e trabalhou como Membro do Conselho e Supervisor Comercial da Embraer, Diretor da Art Films, Diretor da Globo Filmes e sócio do Consórcio Severiano Ribeiro & Marcondes. Entre os lançados pela Europa Filmes & MA Marcondes, desde 2002, destacam-se "A Rainha", "Farenheit 9/11", "Menina de Ouro", "Casamento Grego", entre outros.
14 ABR – Irina Neves
Irina Neves atua desde 1999 na área de entretenimento (TV, cinema, telefonia celular e novas mídias) em áreas como desenvolvimento, captação de recursos, produção e lançamento. Fez especialização em novas tecnologias em Portugal. Seu trabalho na CineMobile envolve a estratégia de lançamento de filmes para a telefonia celular, além de desenvolvimento de projetos como novelas e séries (mobisodes) para novas mídias.
28 ABR – Jorge Peregrino
Jorge Peregrino é Vice-Presidente Sênior, Distribuição, para América Latina, Conselheiro titular do Conselho Superior de Cinema, Presidente do Sindicato de Distribuidores Cinematográficos do Rio de Janeiro, o maior banco de dados sobre o mercado de cinema no Brasil e membro da diretoria do FAC (Fórum do Audiovisual e Cinema). Em 2006, coordenou a aquisição pela Paramount das operações da UIP no Brasil e no México, assumindo o cargo de Vice Presidente Sênior da Paramount a partir de 1/1/07. Em 2007, na FIICAV, recebeu o prêmio “Nielsen EDI Reel Award 2006”, na categoria Trajetória Profissional. Em 2008 foi indicado para o Conselho Superior de Cinema como conselheiro titular.
5 MAI – Cadu
Carlos Eduardo (Cadu) Rodrigues, formado em Tecnologia de Informação pela PUC/RJ, com MBA em Administração de Varejo pelo Coppead/RJ , MBA de Planejamento Estratégico pela Babson College, Boston, USA e IAG Máster de Marketing na PUC/RJ, atuou como executivo de TI em empresas como a TV Globo, Coca-Cola, Mesbla e Banco Chase Manhattan. Desde 2002 ocupa a direção-executiva da Globo Filmes, onde participou da produção e lançamento de mais de 70 filmes até o momento, incluindo os principais sucessos de público da retomada do Cinema Brasileiro; 2 Filhos de Francisco, Carandiru, Cidade de Deus, Lisbela, Cazuza, Olga, Os Normais, Meu nome não é Johnny, Se eu fosse você 1 e 2, entre vários outros.
12 MAI – Morris Gilberto Israel
Morris Israel é Bacharel em Ciências Jurídicas pela PUC-RJ e sempre esteve ligado à área cinematográfica não só como produtor (Lente Filmes: “Ladrões de Cinema e “Na Boca do Mundo”), como através de assessoria a inúmeros projetos nacionais e estrangeiros. Assessorou produtoras estrangeiras, dentre as quais destaca-se: Sony, Columbia, Warner Bros, HBO, Golan, Triumph, Tristar Films e Guber-Peters Company. É membro da Academia Brasileira de Cinema.
Atualmente representa a Fox Film do Brasil/Twentieth Century Fox e o Grupo Imagem, coordenando a aplicação de recursos decorrentes de Incentivos Fiscais (Art.3º Lei 8685/93), dando assessoria jurídica na contratação das co-produções e distribuições decorrentes das alocações.
Valores
R$ 360,00 (os 5 encontros) - 2 x 180,00
R$ 90,00 (encontro avulso)
O Espaço Telezoom fica na Rua Dias Ferreira, 78 - cob. 301 - Leblon
Tel.: 3435-1617 / 3435-1627
fonte: cineplayers
Prêmio de cinema brasileiro premia filme para celular
O Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro, o maior prêmio do cinema nacional vai ser entregue em um evento no dia 14 de abril, às 21 horas, no Espaço Vivo Rio. Vencedores das 25 categorias receberão o Troféu Grande Otelo.
Membros da Academia Brasileira de Cinema votam secretamente, via internet. A auditoria é feita pela PricewaterhouseCoopers, empresa que também é responsável pela apuração do Oscar. Os votos são sigilosos e o resultado só é conhecido durante a cerimônia de premiação.
O público também pode votar. A Vivo, patrocinadora do evento, disponibilizou números para a votação em três categorias especiais: melhor longa-metragem de ficção nacional e melhor longa-metragem de ficção estrangeiro através do voto popular e melhor filme para telefones celulares.
Para participar, basta enviar gratuitamente um torpedo para o número 22211 com o nome da obra escolhida. Outra forma de votação disponível é via internet, no site http://www.academiabrasileiradecinema.com.br/.
O público desta vez pode concorrer a um prêmio, além de votar. Quem quiser fazer um filme de até 1 minuto, pode concorrer na categoria Melhor Filme para Celular. As inscrições vão de 20/03 a 06/04. O Vencedor receberá o troféu durante a premiação, com direito a acompanhante, passagem e hospedagem no Rio de Janeiro. Para se inscrever, basta entrar no site da Academia Brasileira de Cinema.
O grande homenageado da premiação será o cineasta Nelson Pereira dos Santos, um dos precursores do movimento do Cinema Novo. Para Roberto Farias, presidente da Academia Brasileira de Cinema, “Nelson é nosso maior cineasta, unanimidade nacional e símbolo de luta pela liberdade de expressão. Nelson foi muito além do cinema, premiado e homenageado no Brasil e no exterior, seu nome está gravado entre os maiores cineastas do mundo. A Academia Brasileira de Cinema orgulha-se do seu convívio e de ter entre seus membros este imortal no cinema e na Academia Brasileira de Letras”.
Novas categorias foram criadas para esta edição. Também serão premiados os profissionais das categorias de melhor longa-metragem infantil e melhor trilha sonora original. O prêmio de melhor efeito especial passou a se chamar prêmio de melhor efeito visual.
Concorreram ao Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro todos os filmes lançados comercialmente entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2008. Mais de 100 filmes entre longas nacionais de ficção, documentários e filmes estrangeiros participaram da seleção. Ao todo, foram mais de mil profissionais indicados. O primeiro turno da votação foi realizado entre os dias 18 de fevereiro e 05 de março de 2009. Neste período, foram escolhidos os cinco finalistas de cada categoria. Em sete delas houve empate. Por causa da votação disputada, as categorias de melhor som, melhor montagem ficção, melhor figurino, melhor direção de arte, melhor fotografia, melhor ator e melhor longa-metragem documentário terão seis finalistas. A segunda e última etapa da votação acontece a partir do dia 13 de março.
Dentre os finalistas, destaque para as produções nacionais Estômago e Meu Nome não é Johnny, cada uma com 14 indicações, seguido por Ensaio sobre a Cegueira, concorrendo em 13 categorias e Chega de Saudade, finalista em 11 prêmios.
A cerimônia de entrega do Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro acontecerá no Espaço Vivo Rio. O público poderá acompanhar ao vivo, pelo Canal Brasil, a partir das 21 horas.
Para ver a lista de indicados, clique aqui.
fonte: cineplayers
Membros da Academia Brasileira de Cinema votam secretamente, via internet. A auditoria é feita pela PricewaterhouseCoopers, empresa que também é responsável pela apuração do Oscar. Os votos são sigilosos e o resultado só é conhecido durante a cerimônia de premiação.
O público também pode votar. A Vivo, patrocinadora do evento, disponibilizou números para a votação em três categorias especiais: melhor longa-metragem de ficção nacional e melhor longa-metragem de ficção estrangeiro através do voto popular e melhor filme para telefones celulares.
Para participar, basta enviar gratuitamente um torpedo para o número 22211 com o nome da obra escolhida. Outra forma de votação disponível é via internet, no site http://www.academiabrasileiradecinema.com.br/.
O público desta vez pode concorrer a um prêmio, além de votar. Quem quiser fazer um filme de até 1 minuto, pode concorrer na categoria Melhor Filme para Celular. As inscrições vão de 20/03 a 06/04. O Vencedor receberá o troféu durante a premiação, com direito a acompanhante, passagem e hospedagem no Rio de Janeiro. Para se inscrever, basta entrar no site da Academia Brasileira de Cinema.
O grande homenageado da premiação será o cineasta Nelson Pereira dos Santos, um dos precursores do movimento do Cinema Novo. Para Roberto Farias, presidente da Academia Brasileira de Cinema, “Nelson é nosso maior cineasta, unanimidade nacional e símbolo de luta pela liberdade de expressão. Nelson foi muito além do cinema, premiado e homenageado no Brasil e no exterior, seu nome está gravado entre os maiores cineastas do mundo. A Academia Brasileira de Cinema orgulha-se do seu convívio e de ter entre seus membros este imortal no cinema e na Academia Brasileira de Letras”.
Novas categorias foram criadas para esta edição. Também serão premiados os profissionais das categorias de melhor longa-metragem infantil e melhor trilha sonora original. O prêmio de melhor efeito especial passou a se chamar prêmio de melhor efeito visual.
Concorreram ao Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro todos os filmes lançados comercialmente entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2008. Mais de 100 filmes entre longas nacionais de ficção, documentários e filmes estrangeiros participaram da seleção. Ao todo, foram mais de mil profissionais indicados. O primeiro turno da votação foi realizado entre os dias 18 de fevereiro e 05 de março de 2009. Neste período, foram escolhidos os cinco finalistas de cada categoria. Em sete delas houve empate. Por causa da votação disputada, as categorias de melhor som, melhor montagem ficção, melhor figurino, melhor direção de arte, melhor fotografia, melhor ator e melhor longa-metragem documentário terão seis finalistas. A segunda e última etapa da votação acontece a partir do dia 13 de março.
Dentre os finalistas, destaque para as produções nacionais Estômago e Meu Nome não é Johnny, cada uma com 14 indicações, seguido por Ensaio sobre a Cegueira, concorrendo em 13 categorias e Chega de Saudade, finalista em 11 prêmios.
A cerimônia de entrega do Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro acontecerá no Espaço Vivo Rio. O público poderá acompanhar ao vivo, pelo Canal Brasil, a partir das 21 horas.
Para ver a lista de indicados, clique aqui.
fonte: cineplayers
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