sábado, 29 de agosto de 2009

Rio de Janeiro abriga mostra de animações voltadas ao público LGBT


A cidade do Rio de Janeiro abriga, nas três primeiras terças-feiras de setembro (1, 8 e 15), a Íris - Mostra Internacional de Animação LGBT.

Divididas em duas sessões por dia, uma às 19h e outra às 20h30, o evento exibe animações de curtas-metragens de 21 países, entre eles Brasil, Reino Unido, Estados Unidos, França, Austrália, Dinamarca e até Turquia, todos com tema LGBT.

As exibições acontecem no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), no centro da capital fluminense.


Serviço
Íris - Mostra Internacional de Animação LGBT
Onde: Centro Cultural Justiça Federal - Av. Rio Branco, 241 - Rio de Janeiro
Quando: dias 1, 8 e 15 de setembro
Horário: 19h e 20h30
Preço: R$ 6

Visite o site oficial. Confira os filmes selecionados, a programação oficial da Íris e participe!
fonte: terra cinema

Cinema Mostra Aids traz 29 filmes que discutem o impacto da doença


Começou nesta sexta-feira (28/08) o Cinema Mostra Aids, que traz 29 filmes, entre longas e curtas-metragens, que discutem o impacto da Aids na sociedade.

A seleção traz destaques do cinema espanhol, como Princesas; do brasileiro, Três Irmãos de Sangue; do francês, Clara e Eu; do inglês, Stephen Fry e a Aids, entre outros.

As exibições, que ocorrem de 28 de agosto a 3 de setembro, acontecem no Espaço Unibanco de Cinema e o Cine Olido (Galeria Olido) – serão cobrados R$ 5 e R$ 1, respectivamente, nos ingressos.

Confira a programação do Cinema Mostra Aids:



ESPAÇO UNIBANCO DE CINEMA
Rua Augusta, 1470, Cerqueira César – Estação Consolação do Metrô
Sala 4, 107 lugaresIngresso: R$ 5,00Tel: 3288-6780 / 3287-5590

Dia 28/08 (sexta-feira)
18h - Anjos do Sol (Brasil, 2006), de Rudi Lagemman
20h - Hakim (Alemanha, 2007), de Ismail Sahin (curta-metragem) + O Jardim do Outro Homem (Moçambique/ França, 2006), de Sol de Carvalho
22h - Figueiras (Canadá, 2009), de John Greyson

Dia 29/08 (sábado)
18h - Clara e Eu (França, 2004), de Arnaud Viard
20h - Estamos juntos (Inglaterra/ África do Sul, 2006), de Paul Taylor
22h - Minha Vida na Discote (EUA), de Gene Graham

Dia 30/08 (domingo)
18h - 68 Páginas (Índia, 2007), de Sridhar Rangayan
20h - Stephen Fry e a Aids (Inglaterra, 2007), de Ross Wilson
22h – Cristal (EUA, 2007), de Todd Ahlberg

Dia 31/08 (segunda)
18h - O Caso Tiriyó (Brasil, 19988), de Vincent Carelli e Estevão Nunes (curta-metragem)/ O Dia do Resultado (Inglaterra, 2007), de Kess Bohan, Yonni Usiskins, Goetz Werner
20h - Pequenos Pais (Canadá, 2005), de Catherine Mullins
22h - 48 Horas (Inglaterra, 2007), de Jules Wilson

Dia 01/09 (terça-feira)
18h - A Vida dos Pardais (EUA, 2008), de Brock Carter e David Ponce/ Mais Poderoso que A Aids (Itália, 2009), de Emmanuel Exitu
20h - Simples Coragem (Havaí, 1992), de Stephanie J. Castillo
22h - Por Favor, Converse com as Crianças Sobre Aids (EUA, 2007), de Brian Hennessey/ A Face Feminina da Aids (EUA, 2008), de Doug Karr e Edward Boyce

Dia 2/9 (quarta-feira)
18h - O Outro Lado (Brasil, 2009), de Doulgas Drumond e Heitor Werneck (curta-metragem)/ Um Lugar Para Beijar (Brasil, 2008), de Neide Duarte (curta-metragem)
20h - O Presidente Tem Aids? (Haiti, 2006), de Arnold Antonin
22h - Sexo Positivo (EUA, 2008), de Daryl Wein

Dia 3/9 (quinta-feira)
18h - Uma Jornada Em Família (EUA, 2008), de Tom Keegam
20h - Xpress 08 (Brasi, 2008), de Mauro Dahmer – sessão seguida de debate com o diretor Mauro Dahmer e a VJ Penélope Nova


CINE OLIDO
Ingresso: R$ 1 (inteira) e R$ 0,50 (meia-entrada)

Dia 28/9 (sexta-feira)
15h - Princesas (Espanha, 2005), de Fernando Leon de Aranoa
17h - Três Irmãos de Sangue (Brasil, 2005), de Ângela Reiniger
19h30 - Transit (Inglaterra, 2005), de Niall MacCormick

Dia 29/9 (sábado)
15h - Anjos do Sol (Brasil, 2006), de Rudi Lagemann
17h - 68 Páginas (Índia, 2007), de Sridhar Rangayan

Dia 30/9 (domingo)
15h - Estamos Juntos (Reino Unido/ África do Sul, 2006), de Paul Taylor
17h - Figueiras (Canadá, 2009), de Jhon Greyson

fonte: cineclik

Prorrogadas inscrições para última etapa do Cel.U.Cine


As inscrições para a quarta etapa do Cel.U.Cine - Festival de Micrometragens foram prorrogadas até dia 1º de setembro, e o tema é Da Janela.

O festival, que ocorreu em quatro etapas parciais em 2009, teve em cada uma destas um tema diferente, e à cada uma delas esteve vinculado a outro importante festival de cinema do país. O festival da vez é o Indie 2009 - Mostra do Cinema Mundial, que ocorre tradicionalmente em Belo Horizonte desde 2001, e desde 2007 também em São Paulo.

O Cel.U.Cine tem como proposta encorajar novos talentos a produzirem vídeos originais de curta duração (no máximo 3 min.), a partir de temas propostos pelos organizadores. Os temas deste ano foram: De Cabeça Para Baixo, Sonhando Acordado, De Arrepiar, e agora Da Janela.

Os prêmios para os três primeiros colocados são de 10, 7 e 5 mil reais. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site do festival. E lá é possível conferir tanto os vencedores da edição anterior, quanto os selecionados em cada uma das etapas deste ano. O resultado desta quarta e última etapa será divulgado dia 7 de setembro durante o Indie 2009, no Teatro Oi Futuro Klauss Vianna, na capital mineira.

fonte: cineplayers



festival Cel.U.Cine disse...

Festiva Cel.U.Cine de micro-metragens recebe inscrições até o dia 1º de setembro. Ainda dá tempo de participar

As inscrições para a última etapa do Cel.U.Cine foram prorrogadas até 1º de setembro. O tema é DA JANELA. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site http://www.celucine.com.br/

Abrimos e fechamos janelas o tempo todo. Centenas de janelas em condomínios; uma janela só numa casinha. Janelas da alma, janelas indiscretas, janelas e mais janelas na tela do computador. A cada janela aberta, uma novidade do lado de fora - ou de dentro. Viaje pelas janelas da sua imaginação e envie seu micrometragem para o Cel.U.Cine.

NÃO PERCA TEMPO! ENVIE SEU FILME!

O resultado da quarta e última etapa do Cel.U.Cine será divulgado no dia 7 de setembro, no Indie 2009 - Mostra do Cinema Mundial, no Teatro do Oi Futuro Klauss Vianna, em Belo Horizonte. PARTICIPE!

COMO INSCREVER SEU FILME
• Leia o Regulamento em celucine.com.br • Preencha a Ficha de Inscrição com dados do participante e do filme concorrente • Faça o download do vídeo para um computador e o upload do filme no site do Cel.U.Cine Poderão participar filmes captados exclusivamente com tecnologia digital – câmeras de celulares, câmeras fotográficas digitais ou câmeras Mini-DV – cuja destinação final seja a exibição em aparelhos móveis.Os micrometragens deverão ser inéditos em qualquer mídia e devem estar nos formatos AVI, 3GP, MPEG4 e WMV, com resolução mínima de 320x240 e máxima de 1024x780, com tamanho máximo de 5MB.

SOBRE O FESTIVAL
O Cel.U.Cine incentiva a produção de micrometragens digitais de até 3 minutos.
O Festival ocorre em edições parciais, sempre ligadas a uma seleção de festivais e mostras no ano de 2009. Cada edição terá um tema diferente e, em cada etapa, as inscrições serão abertas logo após a divulgação de cada tema.
Apenas 5 (cinco) produções semifinalistas concorrerão à premiação final no Festival Internacional de Cinema do Rio.
O Cel.U.Cine quer oferecer a qualquer pessoa a oportunidade de se expressar, estimulando a potencialidade do cinema e ampliando o alcance das novas mídias de comunicaç&atild e;o relacionadas com a sétima arte.

Mostra Imagem dos Povos prioriza a diversidade cinematográfica

Terminou nesta quinta-feira (27/8), em Belo Horizonte, e prossegue até domingo (30/8) em Ouro Preto o Imagem dos Povos – 5ª Mostra Internacional Audiovisual . O evento nasceu com uma proposta das mais interessantes: mostrar para o Brasil a diversidade dos cinemas feitos em outros países, digamos assim, na “contramão do mundo”.

Cinematografias que não conseguem forte distribuição internacional e, consequentemente, são menos (ou nada) vistas pelos cinéfilos do mundo inteiro. O Imagem dos Povos deste ano optou por enfocar filmes da África e do Caribe (também em co-produções com a França), além do próprio Brasil. E sem dúvida trata-se de uma experiência das mais fascinantes e enriquecedoras.
Ao contrário de muitos Festivais que captam dinheiro público e cobram caro pelo preço do ingresso, o Imagem dos Povos é totalmente gratuito e aberto à população. Seus organizadores levam para Belo Horizonte e Ouro Preto os próprios diretores e produtores dos filmes exibidos, não falsas celebridades que produzem mídia fácil. Ou seja, um evento de cinema para quem gosta de cinema. Porém, a pergunta é inevitável. Existe produção cinematográfica significativa na África e no Caribe? A resposta é surpreendentemente positiva.

Conversando, por exemplo, com o cineasta Gaston Kaboré, de Burkina Faso, ficamos sabendo da existência já há 40 anos de um grandioso festival de cinema africano em seu país. Batizado de FESPACO, o evento tem sua abertura e seu encerramento realizados num estádio de futebol, reunindo algo em torno de 50 mil pessoas em cada uma destas noites festivas. “E isso porque Burkina Faso fez apenas dez longas-metragens nos últimos cinco anos”, informa Kaboré. Imagine se fosse mais. Adyr Assumpção, um dos idealizadores e diretores do Imagem dos Povos , que já teve a oportunidade de presenciar o FESPACO, diz que “a população de lá é maluca por cinema. O simples fato de eu caminhar pelas ruas com uma camiseta ou uma bolsa de algum festival, com algum ícone qualquer que lembre cinema, já é motivo suficiente para as pessoas se aproximarem e puxar um bom papo sobre o assunto”.

Kaboré, que além de organizar o FESPACO também mantém uma escola técnica de cinema em seu país, afirma que Burkina Faso possui algo em torno de 50 salas de exibição, quase todas em processo de transformação, trocando seus equipamentos em 35mm para o sistema digital. A qualidade dos filmes também surpreende. O senegalês Mansour Wade exibiu no Imagem dos Povos o bom drama policial Os Fogos de Mansaré , sobre um contrabandista de armas que após enriquecer trabalhando para o crime organizado retorna ao seu vilarejo natal, onde espera se casar com a noiva prometida desde a infância. Tem início então um violento conflito de interesses onde o choque cultural é o estopim para um desfecho trágico e violento. “O filme mostra problemas comuns a toda a África, e não apenas ao meu país”, diz Wade.

Também causou polêmica a tragicomédia Triomf , filme sul-africano dirigido por Michael Raeburn que expõe as mazelas de uma família extremamente (e põe “extremamente” nisso) disfuncional que mora no subúrbio de Johannesburgo. “A loucura que comanda esta família na realidade é o microcosmo da própria loucura da África do Sul da era do Apartheid”, diz Raeburn. “E o pior é que tudo é baseado em fatos reais, já que a escritora do livro que deu origem ao filme foi vizinha desta família”, afirma o cineasta.

Além da África, o Caribe também esteve representado no Imagem dos Povos. A cineasta Kátia Paradis, por exemplo, esteve em Belo Horizonte representando Guadalupe, uma possessão francesa, uma pequena ilha caribenha próxima à Jamaica, e grande exportadora de jogadores de futebol para a França. Segundo Kátia, do time francês que levantou a Copa do Mundo de 1998 (triste lembrança para o Brasil), sete eram de Guadalupe. Bem humorada, a cineasta conta que, quando a seleção da França ganha um jogo, eles falam que “A França está ótima!”. E, quando perdem, dizem que “Guadalupe perdeu”. A cineasta está mapeando por meio de uma série de documentários as histórias e biografias de várias mulheres Guadalupenses que vivem fora de seu país. Alguns deles foram exibidos no Imagem dos Povos.

É curioso pensar: não um, nem dois, nem três, mas uma série de documentários feitos num país que a gente nem sabia que existia, cinco minutos atrás. De qualquer maneira, entre vários acertos, o Imagem dos Povos faz pensar em como é pobre, triste e limitado ficar a vida toda vendo apenas um tipo de filme. Ir sempre no mesmo multiplex para ver todas as semanas o mesmo tipo de filme, geralmente produzido pelo mesmo país é, no mínimo, emburrecedor quando o mundo lá fora é tão grande e tão diversificado. Celso Sabadin viajou a Belo Horizonte a convite dos organizadores do evento.

fonte: yahoo cinema

Festival de Montreal começou com número recorde de filmes


O Festival de Cinema Mundial de Montreal inicia quinta (27/08) sua 33ª edição, em que serão projetados 249 longas-metragens e 208 curtas de 78 países, um número recorde para o evento.

O Brasil terá quatro filmes exibidos no festival. Na seção Foco Cinema Mundial, será projetado "Entre Lençóis", do colombiano Gustavo Rieto Roa e que tem Reynaldo Gianecchini e Paola Oliveira no elenco.

Já na seção Documentários do Mundo serão exibidos "Garapa", de José Padilha, "Versificando", de Pedro Caldas, e "Utopia e barbárie", novo longa de Silvio Tendler.

O evento acontecerá entre hoje e 7 de setembro e terá 20 filmes disputando o prêmio principal, entre eles "Andrés no quiere dormir la siesta" (Argentina), de Daniel Bustamante, "Weaving Girl" (China), de Quan An Wang, e "Je suis heurerux que ma mère soit vivante" (França), dos irmãos Claude e Nathan Miller.

Os organizadores assinalaram que este ano o programa Competição Mundial de Obras Primas incluirá também 20 filmes.

"Graças ao novo meio digital apareceu uma nova geração, pronta para enfrentar os produtores estabelecidos", afirmou a organização do festival em comunicado.

"A tecnologia digital agora permite uma nova flexibilidade, uma nova forma espontânea de fazer filmes que revolucionou a nova geração", acrescentaram os organizadores do evento.

Outro dos 20 filmes incluídos na chamada Competição Mundial de Obras Primas é "The Childhood of Icarus", do diretor Alexandre Iordachescu, último trabalho de Guillaume Depardieu, filho do ator francês Gérard Depardieu, que morreu no ano passado.

fonte: uol cinema / EFE