segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Comitê aprova diretrizes do Fundo Setorial


Fundo Setorial do Audiovisual tem R$ 40 milhões disponíveis para 2008, na aplicação de produção de cinema, TV e distribuição

O Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual aprovou na sexta-feira (01/08) as diretrizes do fundo que vai injetar, em 2008, R$ 40 milhões na produção de cinema, produção independente de TV e distribuição.

O fundo vem com o intuito de aquecer e ampliar o mercado cinematográfico brasileiro, tentando incrementar uma real indústria do audiovisual. Uma das diretrizes aprovadas pelo Comitê Gestor é “atuar em gargalos específicos deficientemente contemplados pelos mecanismos de fomento vigentes”.

O comitê definiu também que o Fundo Setorial tem de “melhorar a posição competitiva das empresas brasileiras independentes”, “ampliar o consumo das obras audiovisuais brasileiras” e “estimular a produção de conteúdo com alto grau de competitividade nos mercados doméstico e internacional”.

Em entrevista à Revista de CINEMA na edição deste mês, o diretor da Ancine, Sérgio Sá Leitão, explica que “grande parte dos recursos do Fundo será alocada em projetos com evidente potencial de resultado econômico e de inovação, para além do impacto cultural”. Na produção de cinema, serão privilegiados projetos com contrato de distribuição já garantido. “O Fundo Setorial não pode ser mais do mesmo”, afirma.

Confira as diretrizes definidas pelo Comitê Gestor do Fundo Setorial:

-- Melhorar a posição competitiva das empresas brasileiras independentes do cinema e do audiovisual nos mercados interno e externo;

-- Atuar em gargalos específicos deficientemente contemplados pelos mecanismos de fomento vigentes;

-- Ampliar o consumo das obras audiovisuais brasileiras;

-- Estimular modelos de negócios menos dependentes dos recursos públicos e compartilhar os riscos inerentes da atividade audiovisual entre os agentes públicos e privados;

-- Aperfeiçoar a atividade artística, técnica, gerencial e financeira das empresas brasileiras do cinema e do audiovisual;

-- Estimular a produção de conteúdo cinematográfico e audiovisual com alto grau de competitividade nos mercados doméstico e internacional;

-- Aperfeiçoar a capacitação profissional do setor audiovisual.

fonte: revista de cinema online

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