terça-feira, 28 de outubro de 2008

Confira os destaques do 12ª dia da Mostra Internacional de Cinema de SP


A Festa da Menina Morta (2008)
(Brasil, Portugal, Argentina - 110 min. - Matheus Nachtergaele)

Santinho é um jovem alçado à condição de líder espiritual numa remota comunidade ribeirinha do alto Amazonas, a partir de um “milagre” realizado por ele após o suicídio da própria mãe. O filme procura ser o retrato íntimo dos envolvidos nesta seita e da infinita capacidade humana em “criar” fé e buscar algum sentido diante de seu horror à morte.


Appaloosa - Uma Cidade Sem Lei (2008) - foto
(EUA - 114 min. - Ed Harris)

Appaloosa é uma típica cidade do faroeste americano que está sendo aterrorizada por um rancheiro violento e seus capangas. O xerife local e seu auxiliar são cruelmente assassinados por Bragg, o rancheiro que não respeita nenhuma lei. Quando os dois amigos pistoleiros Virgil e Everett chegam à cidade, os moradores indefesos vislumbram uma esperança. Virgil pede controle total e é atendido. Ele coloca o distintivo de xerife em sua lapela e indica Everett como seu auxiliar. Uma paz tensa é instaurada e as coisas começam a melhorar quando chega uma diligência. Dela sai a jovem viúva Allison, uma mulher com um passado duvidoso que instantaneamente prende a atenção de Virgil.


Ninguém é Perfeito (2008)
(Alemanha, Reino Unido - 84 min. - Niko von Glasow)

Um documentário que busca, de forma bem-humorada e inteligente, a honesta percepção acerca da talidomida e como ela é vista pelo público e pelo próprio diretor. Para isso, ele pede a diversas vítimas dos efeitos da tadidomida que posem nus para uma exposição de fotografias gigantes. Será que ele encontrará um número suficientemente de modelos dispostos a posar? Ele terá confiança para expor-se? E ele, ou qualquer outra pessoa, encontrará alguma beleza estética nas imagens?


O'Horten (2008)
(Noruega, Alemanha, França - 90 min. - Bent Hamer)

Odd Horten tem feito o mesmo trajeto de trem todos os dias há tanto tempo que a sua vida se transformou numa rotina de confortáveis rituais. Mas o tempo passou para o engenheiro de 67 anos de idade, que vai se aposentar após quarenta anos de prestativos serviços. Sua ordenada e solitária existência é dedicada a revelar questões desconcertantes. Como pode Horten colocar a si mesmo numa situação embaraçosa quando está prestes a comemorar sua aposentadoria?


Titãs - A Vida Até Parece Uma Festa (2008)
(Brasil - 100 min. - Branco Mello, Oscar Rodrigues Alves)

Os músicos do Titãs contam a história da banda, umas das principais do país, utilizando linguagem não cronológica e musical. Quando lançaram o disco Cabeça Dinossauro, Branco Mello comprou sua primeira câmera (VHS) e saiu gravando tudo o que acontecia naquele momento de explosão musical que foram os anos 80. O resultado disso são cenas inéditas de viagens, camarins, discussões, ensaios, shows, programas de TV, videoclipes, gravações etc. O filme conta ainda com a participação de artistas e amigos que conviveram com os músicos ao longo dessa trajetória.

Acesse o site oficial 32ª Mostra Internacional de Cinema

Nenhum comentário: