terça-feira, 21 de outubro de 2008
Confira os destaques do 5ª dia da Mostra Internacional de Cinema de SP
A Erva do Rato (2008)
(Brasil - 80 min. - Julio Bressane)
Ele e Ela andam por um cemitério perto da costa. Os pronomes são seus nomes. Eles não se conhecem e são as únicas criaturas vivas naquele lugar. Num certo momento, pisando numa pedra solta no chão, Ela tropeça e cai, e é prontamente ajudada por Ele. Ela, uma professora, cujo pai morrera três dias antes, agora não tem mais ninguém no mundo. Olhando para esta situação, Ele se oferece para tomar conta dela pelo resto da vida. Este é o começo de um relacionamento sinistro. O filme foi livremente inspirado nos contos de Machado de Assis, A Causa Secreta e Um Esqueleto.
Aquele Querido Mês de Agosto (2008)
(Portugal - 150 min. - Miguel Gomes)
No coração de Portugal, em meio às montanhas, o mês de agosto é repleto de pessoas e atividades. Emigrantes voltam para casa, soltam fogos de artifício, combatem os fogos, cantam no karaokê, atiram-se das pontes, caçam javalis, bebem cerveja, fazem filhos. Se o diretor e a equipe de filmagem tivessem ido direto ao assunto e resistido às tentações de se juntar às festividades, a sinopse diria apenas que se trata de uma história que acompanha as relações afetivas entre pai, filha e o primo desta, todos músicos numa banda de bailes. Amor e música, portanto.
Depois da Escola (2008)
(EUA - 122 min. - Antonio Campos)
Robert é um jovem estudante americano que faz o ginásio numa escola de elite da costa leste e um dia grava acidentalmente em vídeo a trágica morte de duas colegas de classe. Uma espécie de memorial audiovisual de suas vidas será realizado para tentar apressar o processo de superação de todo o colégio. Mas a missão de produzir o memorial em vídeo cria uma atmosfera de paranóia e desconforto entre os estudantes e os professores.
Procedimento Operacional Padrão (2008)
(EUA - 118 min. - Errol Morris)
Uma fotografia pode mudar o mundo? Em 2004, doze retratos da prisão de Abu Ghraib, em Bagdá, mudou a guerra no Iraque e teve conseqüências consideráveis na maneira como os EUA são vistos como nação. As fotografias retratam prisioneiros iraquianos sendo torturados e humilhados por soldados americanos. As fotos foram tiradas por membros do exército nos locais que eram usados como prisões. Uma importante pergunta permanece sem resposta: será que essas imagens significam a prova de torturas sistemáticas pelas mãos do exército americano? Ou será que o comportamento anormal restringia-se a alguns poucos soldados? Em seu recurso documental Errol Morris explora o significado dessas imagens através da análise das fotografias no seu contexto. Por que elas foram retratadas? Para quê? O que estava acontecendo fora da moldura de cada imagem? Morris falou tanto com os soldados que tiraram as fotografias, como com aqueles que aparecem nelas. Quem são essas pessoas? O que passou pela sua cabeça no momento? Errol Morris passou dois anos estudando as entrevistas e arquivos. Todo mundo conhece estas fotografias, mas somente algumas pessoas sabem o que realmente se passou em Abu Ghraib.
Varsóvia Sombria (2008) - foto
(Polônia - 83 min. - Christopher Doyle)
Varsóvia, noite, um clube perto do rio. Ojka, jovem e bonita prostituta corre pelo estacionamento. O gordo Wolski, experiente político a segue, atraído pelo seu charme. Ninguém percebe que Ojka é apenas uma isca e que Wolski caminha para a morte... É o começo do filme com o estudo dos estranhos relacionamentos entre vários elementos. O filme revela uma nova e ainda complicada realidade polonesa. Diversos personagens interessantes surgem na tela, tornando o filme vívido e real. É uma história de amor universal, profunda e arrebatadora. Também descreve uma jornada que começa na total escuridão e no fim traz um fio de esperança.
Acesse o site oficial 32ª Mostra Internacional de Cinema
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário