domingo, 23 de novembro de 2008
Vencedores do Festival Mix Brasil 2008
Em uma cerimônia marcada por improvisos, deslizes e momentos cômicos, Para que Não me Ames - foto - foi escolhido como melhor filme do Festival Mix Brasil de Cinema da Diversidade Sexual. O curta também levou o prêmio de melhor direção (Andardina Azevedo e Dina Andrade).
Para que Não me Ames apresenta, em preto e branco, Marisco (Bruno Giordano), um preso marrento que conhece a travesti Vivita (Aline Magna). Ele se apaixona por ela, mas não tem o menor equilíbrio de lidar com esse novo sentimento.
O momento mais empolgante da cerimônia da noite de domingo (23/11) não foi a premiação de um filme, mas o Coelho de Prata à pessoa que mais se destacou nos corredores do Mix Brasil. A escolhida foi a suíça Claudette, prostituta andrógina que já passou dos 70 anos e que continua exercendo a profissão. Ela também foi a personagem central de documentário homônimo, exibido no festival. "Estou feliz que o Consulado Suíço tenha pago a minha viagem, pois eu avalio isso como muito importante para as minorias", afirmou a agraciada.
Mas não foi apenas Claudette a chamar a atenção. O ícone Paulo César Peréio (Nossa Vida Não Cabe num Opala) foi chamado ao palco para receber uma menção honrosa pelo documentário Homens, de Lucia Claus e Bertrand Lira. Detalhe: Peréio não participou do filme. Para completar, confundiu "Claus" com "caos" e fez um discurso relacionado à física quântica que, em síntese, saiu do nada e foi a lugar algum.
Voltando aos filmes, o casal "no armário" do filme Depois de Tudo, interpretado pelo músico Ney Matogrosso e pelo ator Nildo Parente, foi agraciado pelo júri como a melhor interpretação. Entre as escolhas do público, um prêmio merecido foi para o documentário Ela é um Garoto que Conheci, da canadense Gwen Haworth, que retrata, com humor, a mudança de sexo da diretora e a relação com a família.
Confira a relação completa dos vencedores do Festival Mix Brasil:
Prêmios do júri
Filme: Para que Não me Ames
Direção: Andardina Azevedo e Dina Andrade, de Para que Não me Ames
Interpretação: Nildo Parente e Ney Matogrosso, de Depois de Tudo
Fotografia: Juliana Vasconelos, de Os Sapatos de Aristeu
Roteiro: Otavio Chamorro, de As Fugitivas
Prêmios de público
Longa-metragem: Um Amor de Siam, de Chukiat Sakverrakul
Documentário: Ela é um Garoto que Conheci, de Gwen Haworth
Curta-metragem estrangeiro: El Patio de Mi Casa, de Pilar Gutiérrez Aguado
Curta-metragem nacional: O Corpo Conforme, de Letícia Marques
Personalidade - Prêmio Ida Feldman
Claudette
fonte: cineclik
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário