Sundance Festival 2009
Filmes e projetos brasileiros concorrem a prêmios e participam de mostras nos EUA
O Brasil estará presente em uma das seções competitivas da edição de 2009 do Festival de Sundance, que ocorre entre 15 e 25 de janeiro em Utah, nos Estados Unidos, com o longa-metragem “Carmo”, road movie filmado na fronteira entre Brasil e Paraguai, que é uma co-produção entre Brasil, Espanha e Polônia.
Com direção do brasileiro Murilo Pasta, produção executiva de Roberto d’Ávila e atuações de Márcio Garcia, Mariana Loureiro e Seu Jorge, o filme foi um dos 16 selecionados para a competição de ficções internacionais (World Cinema Dramatic Competition), entre o número recorde de 1.012 inscritos.
A Agência Nacional de Cinema, autarquia vinculada ao Ministério da Cultura, apoia a presença do produtor com a disponibilização de passagens aéreas, por meio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros
Mostra de Curtas
Também recebe apoio da Ancine/MinC o curta-metragem “Eu e Crocodilos” (18 minutos), que participa da Mostra de Curtas Internacionais (International Short Films). Além da passagem aérea para a diretora Marcela Arantes, a produção de 2008 obteve cópia legendada em inglês e o envio da película.
Participam da mostra de curtas 41 filmes de 18 países. De acordo com a organização do Festival, serão exibidos filmes com temáticas distintas como, por exemplo, uma animação futurística francesa, uma paródia da pornografia sueca, uma comédia sobre um mágico aspirante e uma história de amor entre um pinguim e um urso polar.
Oficina de Roteiros - O projeto “Porfírio”, co-produção Brasil/Equador dirigida e roteirizada por Alejandro Landes, é uma das 12 propostas selecionadas para a oficina de roteiros, realizada anualmente pelo Festival. Ao longo de cinco dias, roteiristas independentes trabalham em suas obras com apoio de profissionais experientes, que os encorajam à inovação e ao enfrentamento de riscos. Em 2009, estarão reunidos roteiristas de projetos russos, norte-americanos, egípcios, indianos.
Mercado Internacional
Concorrem ao Prêmio 2009 Sundance/NHK International Filmmakers produções da América Latina, EUA, Europa e Japão. O Brasil tem dois diretores presentes entre os 12 finalistas: Fellipe Barbosa, por “Casa Grande”, e Marcelo Gomes e
Escrito em parceria com Karen Sztajnberg, o filme “Casa Grande” trata da luta de um adolescente para definir seu futuro e explora temas de classes sociais no interior da elite decadente carioca. Felipe Barbosa foi incluído na lista dos ‘25 novos rostos do Filme independente’ da Filmmaker Magazine em 2008.
Já “The Man of the Crowd” traz dois solitários empregados do metrô de uma grande cidade que gradualmente aproximam-se. O primeiro filme de Marcelo Gomes, “Cinema, Aspirinas e Urubus” foi premiado na Mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes de 2005. Por sua vez, o realizador cinematográfico e artista visual
Informações sobre o evento cinematográfico: festival.sundance.org/2009.
fonte: revista de cinema online
Nenhum comentário:
Postar um comentário