quarta-feira, 3 de junho de 2009

Sobre o 1° Festival de micrometragens brasileiro


A Cel.U.Cine inova a produção de curtas no Brasil com o 1° Festival de micrometragens brasileiro. Focado em produções de até 3 minutos, o festival possibilita ainda que os filmes sejam gravados em celulares, câmeras digitais e mini-dvds.

O Festival Cel.U.Cine de micrometragens, adotando novas mídias, principalmente o celular, tem tudo para se tornar um pólo difusor de cultura no Brasil. Sempre oferecendo novas possibilidades, como a utilização da mídia celular para a produção e ampla difusão de conteúdos brasileiros criativos.

A Cel.U.Cine conta também com grandes parcerias, como o canal Brasil e a RIO Filmes, onde os micrometragens serão exibidos com exclusividade pelo canal e lançados em DVDs pela produtora.

A segunda etapa do Festival está em andamento com tema “Sonhando acordado”, os filmes estão sendo enviados diretamente ao portal www.celucine.com.br, agora prorrogado até dia 10 de junho. O resultado da 2° etapa sairá entre os dias 16 e 22 de Junho.

Liberte seu lado cultural e criativo produzindo seu micrometragem. Participe do Festival Cel.U.Cine

fonte: cineplayers

CCBB-SP exibe retrospectiva do comediante Jacques Tati

O Centro Cultural Banco do Brasil organiza a partir desta quarta (3) e até domingo uma mostra gratuita com todos o filmes dirigidos pelo comediante francês Jacques Tati.

A retrospectiva, que integra as comemorações do Ano da França no Brasil, inclui o curta "Sparring por um Dia", primeiro filme escrito por Tati e que foi sua primeira aparição nos cinemas.

Dirigido por René Clément em 1936, o filme traz Tati como um jovem sonhador, habitante de uma cidadezinha francesa, que serve de "sparring" de um boxeador. O curta passa hoje, às 15h, com outros dois -"Escola de Carteiros" (1947) e "Curso Noturno" (1967).

Na sequência, vem os longas "Tempo de Diversão", às 17h, e "Carrossel de Esperança", às 19h30. Este último, de 1949, foi o longa de estreia de Tati, no qual ele escreve, dirige e interpreta um carteiro, personagem que desenvolvia desde a década de 30.

Nesta quinta, às 15h, passa "As Férias do Sr. Hulot", seguido de "Meu Tio", às 17h, e "Traffic", às 19h30. Todos os filmes são em 35 mm.

O Centro Cultural Banco do Brasil fica na r. Álvares Penteado, 112 (Centro, tel.: 0/xx/11/ 3113-3651; classificação: livre; grátis, distribuição de senhas começa às 10h do dia do evento).

A programação completa dos filmes e horários pode ser vista no site oficial do CCBB.

fonte: folha online ilustrada

Afro-punk Festival exibirá cinco raridades de Spike Lee

A 5ª edição do Afro-Punk Festival terá um dia inteiro de exibições dedicado a raridades do diretor Spike Lee. As exibições vão comemorar os 20 anos de lançamento de Faça a Coisa Certa, filme que abriu as portas para Lee.

O evento também exibirá o filme de conclusão da tese de mestrado do cineasta, em 1983. Joe's Bed-Stuy Barbershop: We Cut Heads, de 60 minutos, será exibido em conjutno com Making Do the Right Thing, um making of do abre alas de Lee.

O festival, que acontece entre 3 e 8 de julho no Broklyn, Nova York (EUA), vai exibir Get on The Bus (1996), filme que foca a Marcha de Um Milhão de Pessoas, ocorrida no ano anterior. Para encerrar, A Huey P. Newton Story, performance sobre o ativista pelos direitos dos negros na década de 60.

O trabalho mais recente de Spike Lee projetado no Brasil é Kobe Doin’ Work, um documentário feito sobre e em parceria com o astro do basquete Kobe Bryant. Exibido no canal ESPN, o filme acompanhou, com 30 câmeras, a movimentação do jogador em quadra, além de ter Bryant comentando cada cena.

fonte: cineclik

CINEOP: Mostra focará as mulheres no cinema dos anos 70

Chegando à quarta edição e integrando o calendário oficial do Ano da França no Brasil, a CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto exibirá de 18 a 23 de junho na histórica cidade mineira 71 filmes - longas, médias, curtas digitais e em película - em 31 sessões, distribuídas por três diferentes espaços da cidade. A 4ª CineOP dará destaque para a produção histórica dos anos 70, quando o cinema brasileiro conheceu seu maior sucesso junto ao público, mais precisamente as mulheres que estiveram no cinema nessa década. No contexto dessa temática, a CineOP homenageará um dos maiores símbolos femininos do cinema dos anos 70: a atriz Zezé Motta, cujo maior sucesso, Xica da Silva, será o filme de abertura do evento.

Filmes como A Dama do Lotação, de Neville d’Almeida, e Dona Flor e Seus Dois Maridos, de Bruno Barreto, também fazem parte da seleção deste ano. A Mostra de Ouro Preto também exibirá outros exemplares do sucesso de público da produção daquela década, seja em superproduções como A 300 km por Hora, de Roberto Farias, ou em um recorte da diversidade e criatividade da produção da Boca do Lixo, como A Ilha dos Prazeres Proibidos, a maior bilheteria da carreira do cineasta paulista Carlos Reichenbach.

Já a produção contemporânea de longas e médias está toda focada nos documentários: os médias Alphaville, de Luiza Campos, Noiva do Cordeiro, de Alfredo Alves, Já Me Transformei em Imagem, de Zezinho Yube, Notas Flanantes, de Clarissa Campolina, Diário de Aquário, de Luiz Carlos Lacerda, Minami em Close Up - A Boca em Revista, de Thiago Mendonça, e Lingston Perli Cherlie, de Bernard Belisário, além dos longas Um Homem de Moral, de Ricardo Dias, e Cidadão Boilesen, de Chaim Litewski, eleito Melhor Documentário Brasileiro no último Festival É Tudo Verdade, encerrando as atividades no evento.

A programação de curtas será dividida em sete séries, entre digitais e películas. Entre os filmes selecionados pelos críticos Rafael Ciccarini e Tatiana Monassa estão curtas premiados, como Superbarroco, de Renata Pinheiro, Muro, de Tião, Saltos, de Gregório Graziosi e JLG/PG, de Paolo Gregori.

Como parte dos eventos da programação do Ano da França no Brasil, a 4ª CineOP também abre espaço em sua programação para um evento especial. Marco Pereira das Neves, Celine Benezeth e Máxime Roman trazem a Ouro Preto o projeto Le Rendez-Vous du Sam’di Soir, que consiste da exibição de três clássicos curta-metragens franceses - Sur un Air de Charleston (1926) e La Petite Marchande d’Allumettes (1928), de Jean Renoir, e Entr’acte (1924), de René Clair, com acompanhamento musical ao vivo

Toda a programação é oferecida gratuitamente ao público.

fonte: cineclik

Abertura da Mostra Louis Malle no Instituto Moreira Sales

O Instituto Moreira Salles . Cinema realiza - de 12 a 21 de junho - a mostra Louis Malle: o adeus à infância exibindo cinco dos maiores filmes do cineasta francês. O IMS fica na Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, telefone: (21) 3284-4000.

"Um personagem levado a saltar da infância para a vida adulta, quase sem passar pela adolescência, se encontra no centro de vários filmes de Louis Malle", explica o curador José Carlos Avellar. "Os impulsos por trás destas histórias e personagens revelam o diretor através da lembrança de seus anos de adolescente, em que via ´com um olhar ao mesmo tempo angustiado e debochado a eterna comedia dellarte dos adultos´ e o desejo de reencontrar no cinema `a lucidez, a ironia e a ternura do olhar entre a infância e a adolescência´".

Este personagem é o protagonista dos cinco filmes (Lacombe Lucien, Adeus meninos, Lua negra, Zazie no metrô e O sopro no coração) que compõem a mostra Louis Malle: o adeus à infância.

PROGRAMAÇÃO

□ Dias 12, 13 e 14 de junho, às 14h, 16h30 e 19h

LACOMBE LUCIEN (Lacombe Lucien) França/Alemanha/Itália, 1974, 138 min.
Direção Louis Malle / Roteiro Louis Malle e Patrick Modiano
Elenco: Pierre Balise (Lucien Lacombe), Aurore Clément (France Horn), Holger
Löwenadler (Albert Horn), Therese Giehse (Bella Horn) e Stéphane Bouy (Jean-
Bernard)
Fotografia Tonino Delli Colli / Montagem Suzanne Baron / Cenários Ghislain Uhry / Figurinos Corinne Jorry / Som Jean-Claude Laureux / Música Stéphane Grappelli / Produção Louis Malle e Claude Nedjar


□ Dias 16, 17 e 18 de junho, às 14h e 18h

ADEUS MENINOS (Au revoir les enfants) França/Alemanha, 1987, 104 min.
Direção e roteiro Louis Malle
Elenco: Gaspard Manesse (Julien Quentin), Raphael Fejtö (Jean Bonnet/Jean
Kippelstein), Francine Racette (madame Quentin), Stanislas Carré de Malberg
(François Quentin) e Philippe Morier-Genoud (padre Jean)
Fotografia Renato Berta / Montagem Emmanuelle Castro / Direção de elenco Jeanne Biras e Iris Carrière / Cenários Willy Holt / Figurinos Corinne Jorry / Maquiagem Susan Robertson / Som Jean-Claude Laureux / Produção Louis Malle


□ Dias 16, 17 e 18 de junho, às 16h e 20h

LUA NEGRA (Black moon) França/Alemanha, 1975, 100 min.
Direção e roteiro Louis Malle / Colaboração nos diálogos Joyce Buñuel
Elenco: Cathryn Harrison (Lily), Thérèse Giehse (velha), Alexandra Stewart (irmã),
Joe Dallesandro (irmão)
Fotografia Sven Nykvist / Montagem Suzanne Baron / Cenários Ghislain Uhry / Efeitos especiais Pierre Roudeix e Paul Maigret / Produção Claude Nejar


□ Dias 19, 20 e 21 de junho, às 14h e 18h

ZAZIE NO METRÔ [Zazie dans le métro] França/Itália, 1960, 89 min.
Direção Louis Malle . Roteiro Louis Malle e Jean-Paul Rappeneau, baseado em romance de Raymond Queneau
Elenco: Catherine Demongeot (Zazie), Philippe Noiret (tio Gabriel), Hubert
Deschamps (Turandot), Carla Marlier (Albertine), Annie Fratellini (Mado), Vittorio
Caprioli (Trouscaillon), Jacques Dufilho (Ferdinand Grédoux)
Fotografia Henri Raichi / Montagem Kenout Peltier / Cenários Bernard Evein / Figurinos Marc Doelnitz / Maquiagem Aïda Carange / Música Fiorenzo Carpi e André Pontim / Produção Louis Malle


□ Dias 19, 20 e 21 de junho, às 16h e 20h

O SOPRO NO CORAÇÃO [Le souffle au coeur] França/Itália/Alemanha, 1971, 118 min.
Direção e roteiro Louis Malle
Elenco: Lea Massari (Clara Chevalier), Benoit Ferreux (Laurent Chevalier), Daniel
Gélin (Charles Chevalier), Michael Lonsdale (padre Henri), Ave Ninchi (Augusta),
Gila von Weitershausen (Freda), Fabien Ferreux (Thomas) e Marc Winocourt (Marc),
Fotografia Ricardo Aronovich / Montagem Suzanne Baron / Cenários Jean-Jacques Caziot / Maquiagem Jacky Reynal / Som Jean-Claude Laureux / Música Sidney Bechet, Gaston Frèche, Charlie Parker e Henri Renaud / Produção Vincent Malle e Claude Nedjar.


SERVIÇO
Instituto Moreira Salles,
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, Tel.: (21) 3284-7400
www.ims.com.br
O cinema do IMS funciona de 3ª a domingo.
Ambiente WiFi.
Acesso a portadores de necessidades especiais.
Estacionamento gratuito no local.
Capacidade da sala: 113 lugares.


Ingresso:
De 3ª a 5ª a R$ 15,00 e R$ 7,50 (meia)
De 6ª a dom e feriados a R$ 18,00 e R$ 9,00 (meia)
Estudantes, pessoas com necessidade especiais e idosos pagam meia-entrada.
Clientes e funcionários do Unibanco têm desconto de 50% mediante apresentação do cartão do banco e identidade.
Ingressos disponíveis também em www.ingresso.com

fonte: almanaque virtual

Mostra na Cinemateca Brasileira foca a Nouvelle Vague

No mês de junho, a mostra Mademoiselle Nouvelle Vague segue exibindo obras essenciais do movimento cinematográfico francês, que completa 50 anos em 2009, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. De 3 a 27 de junho, a mostra apresenta a trajetória da vanguarda francesa. Composta por mais de 50 títulos e contando com películas raras, a retrospectiva exibe não apenas os filmes mais marcantes do movimento, mas também trabalhos de diretores fundamentais para sua formação, como Jean Renoir e Jean Vigo, e obras cujos temas e personagens dialogam diretamente com a vanguarda francesa.

A curadoria parte do pressuposto de que a ação da Nouvelle Vague vai além da cronologia mencionada nos livros (1959-1962), incluindo obras precursoras do movimento, geralmente desconhecidas do grande público, além de filmes cultuados pelos jovens cineastas do movimento e alguns documentários sobre o assunto. Os grandes nomes, como Jean-Luc Godard, François Truffaut, Eric Rohmer, Alain Resnais, Louis Malle e Claude Chabrol, estão representados por uma seleção abrangente de títulos, que vai desde seus primeiros filmes, realizados no final da década de 50, até produções do final dos anos 60.

Veja a programação de maio da mostra Mademoiselle Nouvelle Vague:

Dia 3/6 (quarta-feira)
Sala Cinemateca Petrobras
20h - Uma Mulher É Uma Mulher (Une femme est une femme), de Jean-Luc Godard. França/ Itália, 1961

Dia 4/6 (quinta-feira)
Sala Cinemateca Petrobras
20h - O Demônio das Onze Horas (Pierrot le fou), de Jean-Luc Godard. França/ Itália, 1965

Dia 5/6 (sexta-feira)
Sala Cinemateca Petrobras
20h - O Pequeno Soldado (Le petit soldat), de Jean-Luc Godard. França, 1963

Dia 6/6 (sábado)
Sala Cinemateca Petrobras
16h - O Pequeno Soldado (Le petit soldat), de Jean-Luc Godard. França, 1963
19h - Uma Mulher É Uma Mulher (Une femme est une femme), de Jean-Luc Godard. França/ Itália, 1961
21 - O Demônio das Onze Horas (Pierrot le fou), de Jean-Luc Godard. França/ Itália, 1965

Dia 7/6 (domingo)
Sala Cinemateca Petrobras
19h - O Demônio das Onze Horas (Pierrot le fou), de Jean-Luc Godard. França/ Itália, 1965
21h - Uma Mulher É Uma Mulher (Une femme est une femme), de Jean-Luc Godard. França/ Itália, 1961

Dia 10/6 (quarta-feira)
Sala Cinemateca Petrobras
20h - A Padeira Do Bairro (La boulangère de Monceau), de Eric Rohmer. França, 1963/ A Carreira de Suzanne (La carrière de Suzanne), de Eric Rohmer. França, 1963

Dia 11/6 (quinta-feira)
Sala Cinemateca Petrobras
20h - A Nouvelle Vague por ela mesma (La Nouvelle Vague Par Elle-Même), de Robert Valley e André Labarthe. França, 1995

Dia 12/6 (sexta-feira)
Sala Cinemateca Petrobras
19h - A Padeira Do Bairro (La boulangère de Monceau), de Eric Rohmer. França, 1963/ A Carreira de Suzanne (La carrière de Suzanne), de Eric Rohmer. França, 1963

Dia 13/6 (sábado)
Sala Cinemateca Petrobras
19h - A Nouvelle Vague por ela mesma (La Nouvelle Vague Par Elle-Même), de Robert Valley e André Labarthe. França, 1995

Dia 14/6 (domingo)
Sala Cinemateca Petrobras
19h - A Padeira Do Bairro (La boulangère de Monceau), de Eric Rohmer. França, 1963/ A Carreira de Suzanne (La carrière de Suzanne), de Eric Rohmer. França, 1963

Dia 17/6 (quarta-feira)
Sala Cinemateca Petrobras
19h - Tempo de guerra (Les carabiniers), de Jean-Luc Godard. França, 1963

Dia 18/6 (quinta-feira)
Sala Cinemateca Petrobras
19h - A Nouvelle Vague por ela mesma (La Nouvelle Vague Par Elle-Même), de Robert Valley e André Labarthe. França, 1995

Dia 19/6 (sexta-feira)
Sala Cinemateca Petrobras
19h - Tempo de guerra (Les carabiniers), de Jean-Luc Godard. França, 1963
Sala Cinemateca BNDES
21h - A colecionadora (La collectionneuse), de Eric Rohmer. França, 1967

Dia 20/6 (sábado)
Sala Cinemateca Petrobras
19h - As férias do Sr. Hulot (Les vacances de Monsieur Hulot), de Jacques Tati. França, 1953
21h - A colecionadora (La collectionneuse), de Eric Rohmer. França, 1967

Dia 21/6 (domingo)
Sala Cinemateca Petrobras
19h - A colecionadora (La collectionneuse), de Eric Rohmer. França, 1967
21h - Tempo de guerra (Les carabiniers), de Jean-Luc Godard. França, 1963

Dia 24/6 (quarta-feira)
Sala Cinemateca Petrobras
19h - A Nouvelle Vague por ela mesma (La Nouvelle Vague Par Elle-Même), de Robert Valley e André Labarthe. França, 1995

Dia 27/6 (sábado)
Sala Cinemateca Petrobras
16h - As férias do Sr. Hulot (Les vacances de Monsieur Hulot), de Jacques Tati. França, 1953

Dia 28/6 (domingo)
Sala Cinemateca Petrobras
21h - As férias do Sr. Hulot (Les vacances de Monsieur Hulot), de Jacques Tati. França, 1953

fonte: cineclik

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Festival de Xangai exibe Romance


Romance, de Guel Arraes, foi um dos 16 filmes selecionados – o único latino-americano – para a competição do Festival de Xangai, que se realiza entre 13 e 21 de junho, na cidade chinesa.

Presidido pelo cineasta inglês Danny Boyle, de Quem quer ser um milionário?, o júri contará ainda com a atriz americana Andie McDowell, o diretor de Hong Kong Andrew Lau, o diretor suíço Xavier Koller, a atriz japonesa Komaki Kurihara, o diretor e produtor chinês Huang Jianxin e o produtor coreano Oh Jungwan.


fonte: filme B

Dia Internacional da Animação abre inscrições para curtas

Estão abertas as inscrições para seleção de curtas-metragens de animação brasileiros com técnica livre para o DIA. O evento será realizado em mais de 300 cidades brasileiras e em vários países no dia 28 de outubro de 2009. Os interessados em participar da seleção deverão preencher a ficha de inscrição que está no site www.diadanimacao.com.br e enviar por e-mail para super8prod@yahoo.com.br.

Não há restrição quanto ao ano de produção do curta-metragem. Não é permitida a inscrição de filmes que já tenham participado de pré-seleções nas edições anteriores.
Para a seleção, as animações devem ser enviadas em DVD-R até 20 de junho de 2009, juntamente com a ficha de inscrição para o seguinte endereço:

A/C Marcelo Marão/ Seleção Dia Internacional da Animação - ABCA
Rua Siqueira Campos, 33/802 - Copacabana
Rio de Janeiro – RJ
CEP: 22031-070

fonte: revista de cinema online

Cine Ceará prorroga inscrições

Foram prorrogadas até o dia 12 de junho as inscrições para mostras competitivas de longa e curta-metragem do 19° Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, que acontece de 28 de julho a 4 de agosto.

Além das competitivas, o festival promoverá também um pitching conduzido pela Globo Filmes, premiando o melhor argumento com o valor de R$ 20 mil para a produção de um roteiro de longa-metragem.

As inscrições, tanto para o pitching como para as mostras competitivas, são através do site www.cineceara.com.br.

fonte: filme B

Abertas as inscrições para a 4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

Estão abertas até o dia 12 de junho as inscrições para a 4º Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, evento que acontece de 5 de outubro a 8 de novembro em 16 cidades brasileiras.

O evento é voltado a obras realizadas em países da América do Sul finalizadas a partir de 2006 cujo conteúdo contemplo aspectos relacionados aos direitos humanos. Não há restrição quanto à duração, gênero ou suporte de captação/finalização. As exibições serão em suporte digital.

As obras mais votadas pelo público serão contempladas com o Prêmio Aquisição TV Brasil nas categorias longa-metragem, média-metragem e curta-metragem. Mais informações e inscrições no site: www.cinedireitoshumanos.org.br

fonte: revista de cinema online

Festival de Vídeo Tela Digital prorroga inscrições até 07 de junho

O Festival Tela Digital, iniciativa da TV Brasil e a Kinoforum, teve as inscrições prorrogadas até 7 de junho. As inscrições podem ser feitas no site do Festival (www.tvbrasil.org.br/teladigital).

O Festival é um programa semanal (domingos, às 19h30), voltado para a exibição de trabalhos independentes e inéditos, onde vídeos inscritos pela internet podem ser selecionados para exibição na TV. Exibido pela TV Brasil, dirigido por Mauro Martins e apresentado por Naruna Costa e Samuel de Assis.

A programação exibe trabalhos de todas as regiões do Brasil. Os programas são transmitidos pela TV Brasil, EBC e emissoras que fazem parte da Rede Pública de Televisão e os vídeos concorrem a uma premiação global no valor de R$ 60 mil reais.

A premiação será anunciada no último programa da série. Serão concedidos dois prêmios no valor de R$15 mil para o Melhor Vídeo Tela Digital (pelo Júri) e para o Melhor Vídeo Tela Digital (pelo Público) e três prêmios no valor de R$ 10 mil para trabalhos que se destacarem na competição.

fonte: revista de cinema online

Concurso de Roteiro Filma Brasil abre inscrições

A empresa de consultoria especializada em projetos culturais Muzy Corp lançou em primeiro de Maio o concurso de roteiros Filma Brasil, que premiará dois roteiros - um de curta e outro de média-metragem - com R$ 40 mil e R$ 70 mil respectivamente.

O tema é "qualidade de vida". As inscrições vão até o dia 31 de Julho de 2009.

Maiores informações e o Edital podem ser acessados no site do concurso : http://www.filmabrasil.com/

fonte: revista de cinema online

Inscrições abertas para o CineEsquemaNovo 2009

Estão abertas as inscrições para o CineEsquemaNovo 2009 - Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN). Os interessados devem mandar suas produções cinematográficas em curtas, médias e longas-metragens até o dia 3 de julho. Esta é a sexta edição do Festival que recebe filmes de todos os gêneros, formatos, técnicas e linguagens.

Os filmes selecionados para as mostras competitivas serão divulgados no final do mês de agosto e o CEN 2009 está previsto para acontecer entre os dias 17 a 24 de outubro deste ano. Todas as produções inscritas concorrem de igual para igual na seleção, exibição e premiação, fazendo com que tanto o júri de escolha do evento quanto o júri responsável por eleger os vencedores trabalhem de forma liberal na tentativa de encontrar os filmes que mais chamam atenção pela ideia e realização.

Nas mostras paralelas, a produção do CEN trabalha para articular mais programações internacionais, a partir das primeiras e bem-sucedidas experiências do ano passado com “Body Rice”, do português Hugo Vieira da Silva, e “Loren Cass”, do norte-americano Chris Fuller. A ideia é valorizar filmes inéditos no País e em Porto Alegre, mantendo as regras que desde sempre orientam o CineEsquemaNovo: valorizar a criatividade, a inovação, a experimentação e a surpresa audiovisuais.

Para acessar a ficha de inscrição e saber mais informações sobre o Festival, acesse o site oficial do evento.

fonte: cinema com rapadura