A literatura sempre foi uma mina de inesgotáveis reservas para o cinema. E agora uma mostra de filmes resolveu contemplar algumas das adaptações de livros feitas no cinema com um festival que exibe nove títulos inspirados em romances, sendo oito brasileiros. A partir do próximo dia 17 de agosto, a cidade de São Paulo recebe a Ler e Ver, que vai não apenas projetar os dois média-metragens e sete longas escolhidos, como promover um debate entre público e realizadores.
Destaque, aliás, para os média-metragens baseados em obras de Machado de Assis: O Enfermeiro (1998), de Mauro Farias e com uma participação especial do ator Paulo Autran, e A Missa do Galo (1982), de Nelson Pereira dos Santos, restaurado recentemente em função do centenário da morte de Machado.
Os demais filmes da mostra são Mutum (2007), de Sandra Kogut, O Crime do Padre Amaro (2002), de Carlos Coelho da Silva, Dois Perdidos Numa Noite Suja (2003), de José Joffily e Paulo Halm, O Coronel e o Lobisomem (2005), de Mauricio Farias, Estômago (2007), de Marcos Jorge, O Homem do Ano (2003), de José Henrique Fonseca e Vidas Secas (1963), de Nelson Pereira dos Santos.
O diretor português Carlos Coelho da Silva, do filme O Crime do Padre Amaro, participará dos debates.
A Mostra acontece até o dia 27, no cinema HSBC Belas Artes, com sessões sempre às 19h, seguidas por debates que começam às 21h.
fonte: terra cinema
Nenhum comentário:
Postar um comentário