sábado, 12 de setembro de 2009

Rio ganha Semana dos Realizadores


Sete dias antes da abertura do Festival do Rio, a cidade será palco da 1ª Semana dos Realizadores – mostra não competitiva de filmes brasileiros criada pelos cineastas Eduardo Valente, Felipe Bragança, Gustavo Spolidoro, Helvécio Marins Jr, Kléber Mendonça Filho e Marina Meliande. O evento será inaugurado na próxima quinta-feira, 17 de setembro, com a exibição para convidados de No meu lugar, de Eduardo Valente (selecionado para os festivais de Cannes, Taormina e Chicago, entre outros), e começa para o público no dia seguinte com Sagrado segredo, longa-metragem que marca a volta do cineasta André Luiz Oliveira (de Meteorango Kid – Herói intergaláctico e Louco por cinema) depois de 15 anos longe das telas. As sessões se realizam no Unibanco Arteplex, em Botafogo, até o dia 24 de setembro.

A programação inclui ainda Tudo isso me parece um sonho, de Geraldo Sarno (prêmio de melhor direção e roteiro no Festival de Brasília do ano passado, ainda inédito em circuito), Um lugar ao sol, de Gabriel Mascaro (exibido no Bafici - Festival de Cinema Independente de Buenos Aires e no festival de documentários Visions du Réel, na Suíça), Acácio, de Marília Rocha (festivais de Roterdã, Buenos Aires e Guadalajara), e três longas assinados pelos fundadores do evento: além de No meu lugar, passam A fuga da mulher gorila, de Felipe Bragança e Marina Meliande (exibido em Locarno), e Morro do Céu, de Gustavo Spolidoro – entre outros longas e curtas.

De acordo com a nota oficial divulgada pelos fundadores, a idéia desta nova seleção é oferecer um olhar que “não se pretende contrário, mas sim alternativo e complementar ao que o Festival do Rio apresenta”. Leia o texto completo e confira a programação
no blog oficial do evento.

fonte: filme B

Nenhum comentário: