terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Jornal lista os 10 melhores filmes de 2009


O jornal americano The New York Times divulgou uma lista com os 10 melhores filmes de 2009, acompanhe abaixo os selecionados com os comentários do jornal.

Aprendi neste emprego que a minha lista anual dos 10 melhores filmes é igual às minhas resoluções de Ano Novo, com a diferença de que outra pessoa as ignora.

Não sei quem começou essa última tradição, mas espero que essas pessoas ainda estejam acima do peso, continuem fumando, enviando mensagens de texto enquanto dirigem ou qualquer outra coisa que prometeram não fazer mais.

Quanto à tradição da lista dos 10 melhores filmes, talvez seja hora de algumas resoluções. Não espero cumprir nenhuma delas depois de segunda-feira, quando eu voltar das férias. Mas por enquanto essas parecem ser boas ideias para a melhoria do cinema.
Minhas resoluções são:

Nunca mais chamar um filme como Preciosa de o melhor de qualquer ano, mesmo tendo recebido o alerta de que uma surpresa em dezembro poderia mudar essa opinião. (Como mudou.)

Contratar o agente que colocou os dizeres "Baseado no romance Push, de Sapphire" no título em inglês de Preciosa, quando pertenciam apenas aos créditos.

Viajar como George Clooney em Amor Sem Escalas. Bem, eu fiz isso, mas passar a noite na companhia de Vera Farmiga não foi uma das vantagens.

Pressionar por outro número para confundir o espectador, depois de Nine, 9 - A Salvação, Distrito 9, 9-to-5 (Como Eliminar seu Chefe, título no Brasil), Plano 9 do Espaço Sideral e o "Nein, nein, nein!" de Adolf Hitler em Bastardos Inglórios.

Reservar apenas um lugar na minha lista dos 10 melhores para dois filmes merecedores e relacionados, como os documentários Food, Inc. e The Cove.

Começar uma dieta de fome depois que Food, Inc. e The Cove fizeram tudo que eu como parecer não saudável. (Ops, acabei de quebrar essa promessa. Obrigado, máquina de refrigerante do segundo andar.)

E, finalmente, prometo continuar escrevendo o que eu acho sobre os filmes a despeito de quem discorde, começando agora mesmo com a minha escolha dos melhores filmes de 2009.

Amor Sem Escalas
Às vezes o cosmo se alinha e Hollywood produz algo quase perfeito. O diretor/corroteirista Jason Reitman realizou uma comédia dramática em torno de um personagem tão atual quanto as notícias da noite e tão sexy quanto um filme de George Clooney deveria ser. Com diálogos repletos de uma perspicácia no estilo de Billy Wilder e atuações que talvez sejam papéis exemplares dos atores, deixamos o cinema com a sensação de que a vida é mais suportável. Isso não é apenas uma produção cinematográfica sensacional, mas uma experiência com o espírito da época para saborear.

Preciosa
Todos que assistem a esse filme dizem a mesma coisa: ótima produção cinematográfica, mas eu não gostaria de ver novamente uma história pungente de humilhação e abuso sexual de uma adolescente grávida do Harlem. Gabourey Sidibe faz uma estreia auspiciosa no papel-título enquanto a comediante Mo'Nique, nem um pouco engraçada aqui, incendeia a tela como a mãe cruel e tóxica de Preciosa.

500 Dias com Ela
Não há muitos filmes que transformam com êxito todo um gênero, mas essa comédia romântica de cronologia embaralhada, sobre um rapaz que conhece uma garota e a perde, conseguiu fazer isso. O melhor roteiro original do ano e as atuações premiadas de Joseph Gordon-Levitt e Zooey Deschanel como namorados malfadados fazem desse filme um clássico embrionário. Houve outra cena em 2009 que fez você sorrir tanto quanto a fantasia dançante pós-coito de Gordon-Levitt ao som de Hall & Oates?

Distrito 9
O filme de ficção científica mais original de 2009, uma alegoria do apartheid da África do Sul com um herói com quem muitos podem se identificar (Sharlto Copley) forçado a se colocar no lugar dos alienígenas. A beleza de Distrito 9 é seu foco nos personagens e uma aversão a efeitos especiais espalhafatosos; esse é o anti-Avatar. Com essa fantasia engraçada e arenosa, o diretor e corroteirista Neill Blomkamp se anunciou como o próximo Peter Jackson, e Jackson - coprodutor de Distrito 9 - obviamente concorda.

Bastardos Inglórios
Nenhum outro filme de 2009 ganhou mais a minha estima após ser visto pela segunda vez, como eu já esperava dessa releitura sangrenta da Segunda Guerra Mundial de Quentin Tarantino e seu tom de Velho Oeste italiano. Até mesmo suas falhas são equívocos ambiciosos; as cenas podem ser longas demais, mas ninguém escreve diálogos loucos para preencher o tempo como Tarantino. Quando a sala de cinema passa a ser a queda do Terceiro Reich, fica claro que o gênio das telas definitivamente está comandando o espetáculo.

The Cove e Food, Inc.
Documentário em dose dupla já que documentários excelentes merecem qualquer exposição que conseguirem obter. The Cove é parte história de horror, parte roubo ao estilo de 11 Homens e um Segredo, sobre uma matança de golfinhos no Japão que leva a resultados nutricionais perigosos. Food, Inc. pega carona na história, declarando que somos o que comemos, algo em grande parte tóxico, porque algum conglomerado lucra com isso.

Educação
O filme de concepção mais delicada da lista e uma coroação de Carey Mulligan como a mais brilhante atriz das novas estrelas. Mulligan interpreta uma adolescente britânica dos anos 1960, seduzida (bem como seus pais) por um próspero e charmoso homem mais velho (Peter Sarsgaard). O roteiro de Nick Hornby captura com inteligência a ingenuidade da era sobre esses assuntos enquanto a atuação alegre de Mulligan rouba seu coração.

Onde Vivem os Monstros
O diretor Spike Jonze transforma a história de ninar de 338 palavras de Maurice Sendak em uma maravilha surreal, um caso raro em que o cinema expande a literatura. Alguns espectadores se sentiram traídos por ele ter interferido em seu livro querido. Eles ignoraram o fato de que a mensagem de Sendak, feroz e ainda mais sábia nos dias de hoje, é preservada, e até mesmo ampliada. Enquanto a maioria dos cineastas simplifica filmes para as crianças, Jonze desafia os pequenos e seus pais a não meramente assistir, mas sentir.

The Messenger
Guerra ao Terror é venerado como um suspense visceral da guerra no Iraque, mas o drama apolítico americano do diretor e roteirista Oren Moverman estraçalha corações e mentes sem precisar explodir uma bomba sequer. Woody Harrelson e Ben Foster estrelam no A Última Missão desta geração: soldados do Exército americano em conflito com seu dever de informar as famílias sobre a morte de seus entes queridos. The Messenger deve estrear nos EUA em 8 de janeiro.

Up - Altas Aventuras
Após amadurecer a animação de computação (Ratatouille, WALL-E) e tolher sua substância, a Pixar recupera seu dom para narrativas simples e profundamente tocantes. Os primeiros minutos de Up - Altas Aventuras formam brilhantemente o arco emocional de uma história de amor, da maneira que filmes de ação gostariam de fazê-lo. A devoção de um velho rabugento à sua esposa falecida inspira uma busca fantástica com um garoto animado, mas negligenciado, e Dug, o melhor animal falante em um ano de cinema no qual eles apareceram em excesso.

fonte: terra notícias, The New York Times

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