Está em exibição no Cinusp Paulo Emílio, na região oeste da capital paulista, a mostra Docudrama - gênero que mistura documentário com reencenação fictícia. A programação é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados na administração do Cinusp uma hora antes do início da sessão (a partir das 18h). Serão distribuídas 90 senhas.
O ciclo, que continua até o dia 31 deste mês, reúne produções como "Boa Noite e Boa Sorte". O filme de George Clooney reconta o embate político da década de 50 entre o senador McCarthy e o apresentador de televisão R. Morrow. O caráter documental e dramático do longa se dá não só pela reconstituição dos acontecimentos, mas também pela inserção de trechos de programas de televisão da época, em meio à narrativa.
O recurso se repete em "Na Natureza Selvagem", de Sean Penn, que reconta a história da viagem de Chris McCandless, garoto que abandonou sua vida estável para buscar a essência da humanidade fora de casa. Para tanto, o filme se apóia em passagens escritas pelo garoto em um caderno que ele levava consigo; passagens que, inclusive, entrecortam o filme em narrações em off.
"O Caso dos Irmãos Naves", de Luís Sérgio Person, também está em exibição. O filme traz a verdadeira história dos irmãos que, durante o Estado Novo de Getúlio Vargas, foram obrigados a confessar e pagar por um crime que não cometeram.
Outro título em cartaz é a engajada obra do diretor Gillo Pontecorvo, "A Batalha de Argel", que encena o processo de independência argelino. A ação concentra-se entre 1954 e 1957, mostrando como agiam os dois lados do conflito: enquanto o exército francês recorria à política de eliminação e à tortura, a FLN (Frente de Libertação Nacional) desenvolvia técnicas não convencionais de combate baseadas na guerrilha e no terrorismo.
Outras informações podem ser obtidas no site www.usp.br/cinusp. A classificação etária varia de acordo com o filme.
fonte: guia da folha online
Nenhum comentário:
Postar um comentário