O Festival de Cinema de Londres começa nesta quarta-feira com a estréia mundial de "Frost/Nixon", filme baseado numa peça sobre a dramática série de entrevistas de televisão feita com Richard Nixon, em 1977.
Dezenas de longas serão exibidos na capital britânica entre 15 e 30 de outubro, incluindo a estréia mundial do mais recente filme de James Bond, "007 Quantum of Solace", previsto para se tornar um dos maiores sucessos de bilheteria do ano.
A política ganha lugar de destaque no festival, começando com "Frost/Nixon" e continuando com "W.", de Oliver Stone, cinebiografia do presidente George W. Bush, com a animação de guerra "Waltz With Bashir", do cineasta israelense Ari Folman, e com "Hunger", do diretor britânico Steve McQueen, em seguida.
A maioria dos filmes deste ano no festival de Londres já foi exibida antes em outros festivais internacionais ou teve lançamento restrito nos cinemas, mas o festival espera atrair para seu tapete vermelho alguns dos maiores nomes do cinema atual.
Em "Frost/Nixon", o cineasta premiado com o Oscar Ron Howard dirige Michael Sheen no papel do jornalista David Frost e Frank Langella como o ex-presidente Nixon. Os dois atores já fizeram os mesmos papéis na aclamada peça que deu origem ao filme.
"Frost/Nixon" recria as entrevistas de 1977, feitas três anos após a renúncia de Nixon em função do escândalo de Watergate.
De acordo com a mídia, mais de 45 milhões de americanos assistiram às entrevistas, nas quais Nixon reconheceu que tinha traído a confiança de seu povo.
A peça coloca os protagonistas como adversários, mas também argumenta que eles tinham muito em comum: Frost procurava reavivar sua carreira, que estava em baixa, e Nixon tentava resgatar alguma espécie de legado após sua queda dramática.
O maior evento do festival deverá ser a estréia do filme de James Bond, em 29 de outubro, levando o ator britânico Daniel Craig à Leicester Square, em Londres, para sua segunda aparição no papel de 007.
Acesse o site oficial The Times BFI 52nd London Film Festival
fonte: Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário