terça-feira, 4 de novembro de 2008
1º Festival de Cinema Ambiental
Como parte das comemorações de seu bicentenário, o Jardim Botânico (RJ) lança seu 1º Festival de Cinema Ambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O evento começou no dia 31 de outubro e vai até 9 de novembro. O Cine Gaia terá como atrações uma série de filmes e debates sobre diversos temas ligados ao meio ambiente. A entrada é franca e é mais um passo na consolidação do Jardim Botânico como espaço cultural e científico da cidade. Parte dos filmes será exibida no teatro do Espaço Tom Jobim, inaugurado neste mês de outubro, e outra estará no Centro Cultural Correios.
Do total de mais de 200 inscritos no Cine Gaia, oriundos de mais de 30 países, foram escolhidos 40 trabalhos que concorrerão ao "Prêmio Popular". Para a "Mostra Hors Concours" foram selecionados sete filmes, de diretores brasileiros e estrangeiros, como o documentário O Pesadelo é Azul, sobre as vítimas do acidente radioativo com o césio-137, em Goiânia (1987), e Brasil, Mais Natureza, Menos Pobreza, de Estevão Ciavatta. A polêmica fica por conta da exibição de O Mundo segundo Monsanto, documentário denúncia sobre a empresa que controla 90% da produção transgênica mundial, e Campos de Deméter, revelando como a agricultura aumenta o desequilíbrio do uso da terra, na perda de biodiversidade e na deterioração geral do ambiente.
Entre as curiosidades do evento, nas exibições de O Mundo Segundo Monsanto e Tambogrande, haverá sessões com áudio-descrição, destinadas aos portadores de deficiência visual. O evento contará com a presença de ilustres pensadores das questões ambientais no plano global e nacional, como Elmar Altvater (Universidade Livre de Berlim), Philip Fearnside (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e o embaixador extraordinário para mudanças climáticas do Brasil, Sérgio Serra.
As exibições dos filmes acontecerão no teatro do Espaço Tom Jobim e também no Centro Cultural dos Correios, todas com entrada franca. Para maiores informações, consulte o SITE OFICIAL do evento.
fonte: adoro cinema
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário