A veterana Carmen Maura, durante anos musa do diretor espanhol Pedro Almodóvar, foi homenageada na quarta com a medalha de ouro que a Academia do cinema espanhol lhe concedeu em reconhecimento a sua longa trajetória.
"Estou em estado de choque, estou muito feliz", disse a atriz espanhola em um comunicado. "Foi uma grande surpresa. Não esperava, mas quase nunca espero pelos prêmios."
A Academia afirmou que Maura é uma atriz completa e versátil tanto no drama como na comédia, que contrinbuiu para melhorar o cinema nacional espanhol graças a sua participação em uma centena de filmes nos seus 40 anos de profissão.
Maura, de 63 anos, protagonizou vários longas-metragens de sucesso. Durante a década de 80, foi uma das principais musas de Almodóvar, participou de filmes do diretor espanhol como "Matador" (1986), "A Lei do Desejo" (1987) e "Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos" (1988).
Depois de uma sonora briga profissional com Almodóvar, seus caminhos voltaram a se encontrar em 2006 em "Volver". Além disso, Maura participou de vários outros filmes muito populares, como o drama sobre a guerra civil espanhola "Ay, Carmela!" e "A Comunidade".
A atriz ganhou três Goya de interpretação ao longo de sua carreira.
No ano passado, a homenageada com o prêmio foi a atriz Maribel Verdú. A medalha de ouro da Academia é entregue desde 1986 e a receberam, entre outros artistas, Antonio Banderas, Geraldine Chaplin e também Francisco Rabal e Fernando Fernán-Gómez - estes últimos já falecidos.
fonte: AP / uol cinema
Nenhum comentário:
Postar um comentário