Um deles é uma parceira com uma fundação espanhola e a outra é uma atividade de cooperação entre o Brasil e o Uruguai, ambas vão receber 80 mil euros.
Bruxelas espera que o financiamento contribua para consolidar as relações culturais e comerciais entre o cinema europeu e o de países de fora da União Europeia (UE), revelou a Comissão em comunicado.
O financiamento será realizado por intermédio do programa Mídia Internacional, uma iniciativa com duração de três anos (2008-2010).
A Comissão afirma que em comparação com o ano passado os fundos e o número de projetos selecionados dobraram.
Dos 40 projetos selecionados, 23 serão programas de formação, nos quais vão participar profissionais europeus e do resto do mundo com o objetivo de aprofundar as condições de funcionamento, os marcos jurídicos e o financiamento dos mercados audiovisuais.
A UE vai financiar ainda quatro projetos de distribuição de filmes.
Além disso, a UE apoiará com 900.000 euros a "Europa Cinemas", uma rede de 342 cinemas na Europa e 183 nos demais países, com projeção de filmes europeus, mediterrâneos, asiáticos e latino-americanos. No Brasil, existem 28 salas.
Por último, a Mídia Internacional vai ajudar dois projetos dirigidos a aumentar o público potencial de filmes estrangeiros.
Ao todo, a CE recebeu 95 solicitações. Os recursos são destinados para execução, promoção, distribuição e projeção dos filmes.
fonte: EFE / uol cinema
Nenhum comentário:
Postar um comentário