Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2009, o drama francês Un Prophète, foi escolhido para representar a França na busca de uma das cinco vagas ao Oscar de Filme em Língua Estrangeira.
Dirigido pelo veterano cineastra francês Jacques Audiard, de 57 anos, o filme retrata máfias e escolas do crime dentro de uma grande prisão. Na trama, um jovem árabe é enviado para um prisão francesa onde se torna um chefão da máfia. Audiard venceu o BAFTA de Filme Estrangeiro com De Tanto Bater, Meu Coração Parou (De battre mon coeur s'est arrêté, de 2005).
A França foi finalista ao Oscar 2009 com Entre Os Muros da Escola (Entre Les Murs), de Laurent Cantet e seu representante de 2008, Persepolis, foi esnobado na categoria de Filme Estrangeiro mas acabou sendo indicado a Melhor Animação.
O vencedor da Palma de Ouro em Cannes 2009, The White Ribbon (Das Weisse Band), também foi escolhido para concorrer a uma das vagas. O longa dirigido e roteirizado pelo renomado Michael Haneke representará a Alemanha.
fonte: cineplayers
Nenhum comentário:
Postar um comentário