sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Brasil assina novo acordo de co-produção com a Itália


Nesta quinta-feira, 23 de outubro, o ministro da Cultura Juca Ferreira foi a Roma firmar um novo acordo de co-produção cinematográfica com a Itália. Junto ao senador Sandro Bondi, ministro da Cultura italiano, será assinado um novo documento, que traz algumas novidades em relação ao acordo anterior entre os países, de 1970.


A principal mudança está nas porcentagens de participação. Ao invés do tradicional 70-30%, o novo acordo define uma participação mínima de 20% de cada país, e máxima de 80% do total de custos da produção. Na mesma proporção de 80-20%, as produções podem ainda ocorrer exclusivamente via aportes em dinheiro. Além disso, a renovação do acordo mantém ainda os benefícios tradicionais para as produções realizadas, o que inclui o tratamento dos filmes como nacionais em ambos os países, permitindo direito a todos os benefícios e acesso às leis de incentivo e fundos de financiamento.


Com grande importância para o cinema nacional, o acordo de co-produção Brasil/Itália voltou a ganhar força após 2007, quando foi restabelecido em duas produções – Estômago, de Marcos Jorge, e Birdwatchers, de Marco Bechis, que abriu a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo na última semana.

fonte: revista de cinema

Nenhum comentário: