domingo, 11 de abril de 2010
A Festa da Menina Morta e É Proibido Fumar são destaques na premiação da APCA
Na noite desta terça-feira (6/4) foi entregue o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA) aos melhores de 2009 em produção cultural. O evento aconteceu no Sesc Pinheiros, em São Paulo. A APCA elege os melhores na dança, literatura, cinema, música popular e erudita, teatro, rádio e TV, entre outros setores. No total são mais de 60 premiados. Os concorrentes foram indicados em dezembro de 2009.
No cinema, os destaques foram para A Festa da Menina Morta, que faturou os prêmios de Filme de Ficção e Fotografia, e É Proibido Fumar, de Anna Muylaert (Durval Discos), que foi premiado na categoria Diretor e Melhor Atriz para Glória Pires, por sua atuação ao lado de Paulo Miklos no longa. O ator Gero Camilo também ganhou o reconhecimento por sua atuação em Hotel Atlântico.
A categoria Roteiro foi entregue a Domingos Oliveira, ator, diretor e roteirista de Juventude, enquanto Documentário foi Cidadão Boilesen, de Chaim Litewski.
A cerimônia, exclusiva para convidados, ainda homenageou Cacilda Becker (Floradas na Serra), que completaria 89 anos na data do evento. A apresentação ficou por conta dos atores Dan Stulbach (Tempos de Paz) e Maria Fernanda Cândido (Dom). Eva Wilma (Veias e Vinhos - Uma História Brasileira), Fernando Meirelles (Ensaio Sobre a Cegueira), Nicette Bruno e Juca de Oliveira (O Signo da Cidade) estiveram presentes para prestigiar a premiação.
Confira abaixo a relação completa dos vencedores de cinema:
Melhor Filme
A Festa da Menina Morta
Melhor Diretor
Anna Muylaert (É Proibido Fumar)
Melhor Ator
Gero Camilo (Hotel Atlântico)
Melhor Atriz
Glória Pires (É Proibido Fumar)
Melhor Roteiro
Juventude
Melhor Fotografia
A Festa da Menina Morta
Melhor Documentário
Cidadão Boilesen
fonte: cineclik, adoro cinema
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário