sexta-feira, 11 de julho de 2008

American Film Institute divulga 10 melhores filmes do ano



O American Film Institute (AFI) divulgou a lista das dez melhores produções de 2007. Os filmes foram escolhidos pelo conteúdo que possuem e a importância destes para a evolução cinematográfica. Além dos escolhidos na categoria Cinema, outros dez seriados televisivos foram citados. Confira abaixo as duas listas:

FILMES

"Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto"
"The Diving Bell and the Butterfly"
"Na Natureza Selvagem"
"Juno" (foto e trailer)
"Ligeiramente Grávidos"
"Conduta de Risco"
"Onde os Fracos Não Têm Vez"
"Ratatouille"
"The Savages"
"Sangue Negro"

TELEVISÃO

"Dexter" (foto)
"Everybody Hates Chris"
"Friday Night Lights"
"Longford"
"Mad Men"
"Pushing Daisies"
"Os Sopranos"
"Tell Me You Love Me"
"30 Rock"
"Ugly Betty"



Críticos de Arte de SP premiam os melhores do ano


A Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) elegeu “Jogo de Cena”, do diretor Eduardo Coutinho (Peões) como o melhor filme nacional de 2007. A escolha foi feita ontem em assembléia realizada no Sindicato de Jornalistas do Estado de São Paulo e contou com os votos dos críticos Walter Cezar Addeo, Neusa Barbosa, Flávia Guerra, Marcos Pinho, Luiz Carlos Merten, Érico Fuks e Franthiesco Ballerini.

Outros contemplados pela APCA foram José Padilha (melhor diretor por "Tropa de Elite"), Walter Carvalho (melhor fotografia por "Baixio das Bestas"), Daniel Rezende (melhor montagem por "Tropa de Elite"), Selton Mello (melhor ator por "O Cheiro do Ralo"), Carla Ribas (melhor atriz por "A Casa de Alice") e Beto Brant, Renato Ciasca e Marçal Aquino (melhor roteiro porCão Sem Dono).

As categorias relacionadas a Artes Visuais, Dança, Literatura, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infantil e Televisão também tiveram seus representantes, dentre os quais se destacam, entre outros, "Paraíso Tropical", de Gilberto Braga (melhor novela); "O Filho Eterno", de Cristóvão Tezza (melhor livro de ficção) e "Onde Brilhem os Olhos Seus", de Fernanda Takai (melhor disco de música popular).

Cinema

Filme: "Jogo de Cena" (Eduardo Coutinho)
Diretor: José Padilha/"Tropa de Elite"
Fotografia: "Baixio das Bestas"/Walter Carvalho
Roteiro: "Cão Sem Dono"/Beto Brant - Renato Ciasca/Marçal Aquino
Montagem: "Tropa de Elite"/Daniel Rezende
Ator: Selton Mello/"O Cheiro do Ralo"
Atriz: Carla Ribas/"A Casa de Alice"

fonte: cinemacomrapadura.com.br

Filme de Sean Penn ganha prêmio do cinema independente


"Into the wild" é eleito melhor filme no Gotham Awards. Michael Moore ganha na categoria melhor documentário.

O filme "Into the wild", de Sean Penn, que relata a história verídica de um aventureiro de 24 anos no Alasca, recebeu o troféu de melhor filme na terça-feira (27) nos Gotham Awards, um dos prêmios mais cobiçados destinados ao cinema independente nos Estados Unidos.

Um dos outros trabalhos premiados na cerimônia, voltada a filmes de arte ou que foram feitos com orçamentos pequenos, foi "Sicko", de Michael Moore, na categoria melhor documentário. "Antes que o diabo saiba que você está morto", com Ethan Hawke e Philip Seymour Hoffman, e "Talk to me", com Don Cheadle, empataram na categoria de melhor elenco.

Os Gotham Awards são realizados anualmente pela Independent Feature Project, organização sem fins lucrativos fundada em 1979 para dar apoio ao cinema independente. Os prêmios dão aos cinéfilos uma indicação dos principais filmes independentes do ano, no início da temporada de premiações em Hollywood.

O troféu de atriz revelação ficou com a novata Ellen Page por "Juno". A atriz tem sido elogiada pela crítica pelo papel de adolescente americana que enfrenta uma gravidez não planejada.

Craig Zobel foi considerado o diretor revelação por seu primeiro longa-metragem, "Great world of sound", que também foi indicado para melhor filme.

"Sicko" já está entre os finalistas para melhor documentário no Oscar 2008.

"Into the wild" também valeu uma indicação para melhor ator revelação para Emile Hirsch, que representa Chris McCandless, universitário de 22 anos que abandonou o conforto de sua vida para entrar em contato direto com a natureza.

Sean Penn levou dez anos para convencer os pais de McCandless a lhe deixar fazer o filme sobre seu filho. O filme é adaptado do best-seller "Na natureza selvagem", de Jon Krakauer

fonte: globo.com/cinema/cinemaindependente

Festival de Cinema de Brasilia


Nesta terça-feira, 27, foram entregues os prêmios da 40ª edição do Festival de Cinema de Brasília. O trofeú Candango de melhor filme foi para o longa "Cleópatra" (foto), do diretor Júlio Bressane ("Tabu"). No momento do anúncio do vencedor, o público, em peso, vaiou a escolha.

Bressane respondeu à platéia, em seu discurso de agradecimento, falando: “a arte pode estabelecer relações com as diferenças, sobretudo sexuais. Agradeço a inteligência de vocês", disse o diretor que realizou um interpretação livre da conhecida obra.

"Cleópatra” ainda levou os prêmio de direção de arte, fotografia, melhor som, trilha sonora e de melhor atriz, para Alessandra Negrini (“Sexo, Amor e Traição”), que não estava presente no evento, mas também foi bastante vaiada na hora do anúncio do prêmio. Bressane já havia conquistado o Candango com outros três filmes: "Tabu" (1982), "Miramar" (1997) e "Filme de Amor" (2003).

A produção “Chega de Saudade” era a favorita do público e acabou ficando com os prêmios de melhor direção para Laís Bodanzky, Júri Popular e melhor roteiro para Luís Bolognesi. Já a atriz preferida foi Rosane Mulholland, que atuou nos longas “Falsa Loura” e “Meu Mundo em Perigo”.

O escolhido como melhor documentário foi “Anabazys”, de Joel Pizzini e Paloma Rocha (filha do diretor Glauber Rocha), que também ganhou o prêmio Especial do Júri e o de melhor montagem.

Já o troféu de melhor curta-metragem em 35mm ficou com a produção “Trópico das Cabras”, de Fernando Coimbra; e o de melhor em 16mm foi para “Convite para Jantar com o Camarada Stalin”, de Ricardo Alves Junior.

fonte: cinemacomrapadura.com.br

"O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias" é premiado no Festival de Huelva


Na 33ª edição do Festival de Cinema Ibero-americano de Huelva, na Espanha, o filme brasileiro "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias" conquistou o prêmio Especial do Júri. O longa é dirigido pelo cineasta Cao Hamburger.

A produção se passa nos anos 70, durante a ditadura militar, e conta a história de Mauro (Michel Joelsas), um menino de 12 anos que acaba tendo de ir morar com seu avô, pois seus pais estão sendo perseguidos pelo Governo da época. Recentemente, o filme foi escolhido para representar o Brasil no Oscar 2008, concorrendo na indicação para um das cinco vagas na categoria de melhor filme estrangeiro.

Os outros premiados no Festival de Huelva foram o filme mexicano "Luz Silenciosa", de Carlos Reygadas, que ganhou o prêmio Colón de Ouro como melhor filme, e o longa "O Banheiro do Papa", de Enrique Fernández e César Charlone, que conquistou o troféu de melhor roteiro original.

Já o prêmio de melhor ator foi para o brasileiro Leonardo Medeiros, por "Não Por Acaso". O também brasileiro Rafael Figueiredo recebeu o troféu de melhor diretor de curta-metragem por "A Peste de Janice".

fonte: cinema com rapadura

Vencedores da 31ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo


Melhor Filme – Prêmio do Júri:
O Banheiro do Papa, de Enrique Fernández e César Charlone (Brasil/Uruguai/França)

Prêmio Especial do Júri:
Truques, de Andrzej Jakimowski (Polônia)

Prêmio do Júri – Revelação:
Postales de Leningrado, de Mariana Rondón (Venezuela)

Prêmio do Júri – Melhor Atriz:
Carla Ribas, por A Casa de Alice (Brasil)

Prêmio do Júri – Melhor Documentário:
Transformaram Nosso Deserto em Fogo , de Mark Brecke (Sudão/Chade/EUA)

Prêmio do Júri – Melhor Curta Estrangeiro:
Em Construção, de Zhenchen Liu (França)

Prêmio do Júri – Melhor Curta Brasileiro:
O Crime da Atriz, de Elza Cataldo

Prêmio do Júri – Menção Especial (Curta):
O Pequeno Martin, de Violaine Bellet (França)

Prêmio da Crítica:
A Questão Humana, de Nicolas Klotz (França)

Prêmio do Público – Melhor Longa Estrangeiro de Ficção:
Into the Wild, de Sean Penn (EUA)
Persépolis, de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud (França

Prêmio do Público – Melhor Documentário Estrangeiro:
O Filme da Rainha, de Sergio Mercúrio (Argentina)

Prêmio do Público – Melhor Longa Brasileiro de Ficção:
Estórias de Trancoso, de Augusto Sevá

Prêmio do Público – Melhor Documentário Brasileiro:
Pindorama – A Verdadeira História dos Sete Anões, de Roberto Berliner, Leo Crivelare e Lula Queiroga

Prêmio do Público Melhor Média-Metragem:
Cartas a uma Ditadura, de Inês de Medeiros (Portugal/França/Bélgica)

Prêmio da Juventude (Festival da Juventude, estudantes do ensino médio):
Postales de Leningrado, de Mariana Rondón (Venezuela)

Prêmio Humanidade:
Amos Gitaï, cineasta israelense de Kippur – O Dia do Perdão (2000) e A Retirada (2007)