sexta-feira, 25 de julho de 2008

12º Festival de Cinema Judaico celebra 60 anos de Israel


Em comemoração ao aniversário de 60 anos de Israel, o 12º Festival de Cinema Judaico --que acontece entre 5 e 10 de agosto, em São Paulo-- traz 11 produções israelenses. Entre elas, está "Lemon Tree", melhor filme segundo júri popular do Festival de Cinema de Berlim, em 2008, que estréia no Brasil com a presença do diretor Eran Riklis.

Além da estréia de Riklis, o festival também apresenta pela primeira vez no Brasil o recém-premiado "Os Falsários". O filme, dirigido por Stefan Ruzowitz e que recebeu Oscar de melhor filme estrangeiro, encerrará o evento.

Durante o 12º Festival de Cinema Judaico, 35 filmes serão exibidos em cinco salas de São Paulo como as do clube Hebraica, a do Centro de Cultura Judaica, do Cinesesc, do Cinemark Pátio Higienópolis e da Livraria Cultura (Teatro Eva Herz).

O festival, que tradicionalmente discute, entre outros temas, questões relacionadas ao Holocausto e a relação entre Israel e Palestina, apresenta nessa edição uma nova temática voltada à multiculturalidade.

"A produção israelense é hoje multicultural e retrata o que é Israel, um país formado por diferentes povos e culturas. Podemos identificar essa mudança em produções como 'Mas que Belo País', 'Noodle' e 'Uma Lição de Hebraico'", afirma Daniela Wasserstein, curadora do festival.

Além das mostras competitivas, o evento também apresenta "Israel 60", mostra que propõe uma viagem pelas seis décadas da fundação do Estado por meio de filmes que representam todas as etapas da formação de Israel, com obras correspondentes a cada década.

fonte: folha online