sábado, 12 de setembro de 2009

Novo filme de Ang Lee vai abrir o Festival do RIO 2009


Aconteceu em Woodstock, novo filme de Ang Lee (O Segredo de Brokeback Mountain), vai abrir o Festival do Rio, em 24 de setembro.

A exibição, apenas para convidados, será realizada no Cine Odeon. O longa, uma homenagem ao festival de música que ocorreu entre 15 e 18 de agosto de 1969, reconta, ficcionalmente, a história de Elliot Tiber (Demetri Martin), um rapaz que oferece o hotel dos pais como palco para realizar um show de rock e arrecadar dinheiro. É oberço de Woodstock. O diretor é o presidente do júri do Festival de Veneza deste ano.

Se Ang Lee vai abrir o evento, Quentin Tarantino e seu Bastardos Inglórios vai encerrar as atividades, no dia 8 de setembro. O diretor garantiu presença no Rio de Janeiro.

A organização do Festival do Rio já divulgou a seleção completa da Première Brasil, mostra que reúne os longas e curtas-metragens nacionais. A seleção tem diversos destaques, entre eles a estreia de Marco Ricca na direção, Cabeça a Prêmio, e dois filmes brasileiros selecionados em Veneza, Insolação e Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo.

fonte: cineclik

Japão escolhe seu filme para concorrer ao Oscar


O Japão anunciou o filme que irá concorrer a uma vaga entre os candidatos a Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2010. A produção de Ryoichi Kimizuka, cujo título original se chama Dare mo Mamote Kurenai, foi escolhido pela Associação de Produtores de Cinema do país nessa quinta-feira (9).

O filme, que foi lançado em janeiro deste ano no Japão, é um drama policial em que um homem é designado para proteger uma adolescente da mídia, já que a moça é irmã de um rapaz que é suspeito de assassinato.

O candidato japonês do ano passado, Departures, não apenas ficou entre os cinco finalistas, como levou a estatueta.

fonte: terra cinema

Rio ganha Semana dos Realizadores


Sete dias antes da abertura do Festival do Rio, a cidade será palco da 1ª Semana dos Realizadores – mostra não competitiva de filmes brasileiros criada pelos cineastas Eduardo Valente, Felipe Bragança, Gustavo Spolidoro, Helvécio Marins Jr, Kléber Mendonça Filho e Marina Meliande. O evento será inaugurado na próxima quinta-feira, 17 de setembro, com a exibição para convidados de No meu lugar, de Eduardo Valente (selecionado para os festivais de Cannes, Taormina e Chicago, entre outros), e começa para o público no dia seguinte com Sagrado segredo, longa-metragem que marca a volta do cineasta André Luiz Oliveira (de Meteorango Kid – Herói intergaláctico e Louco por cinema) depois de 15 anos longe das telas. As sessões se realizam no Unibanco Arteplex, em Botafogo, até o dia 24 de setembro.

A programação inclui ainda Tudo isso me parece um sonho, de Geraldo Sarno (prêmio de melhor direção e roteiro no Festival de Brasília do ano passado, ainda inédito em circuito), Um lugar ao sol, de Gabriel Mascaro (exibido no Bafici - Festival de Cinema Independente de Buenos Aires e no festival de documentários Visions du Réel, na Suíça), Acácio, de Marília Rocha (festivais de Roterdã, Buenos Aires e Guadalajara), e três longas assinados pelos fundadores do evento: além de No meu lugar, passam A fuga da mulher gorila, de Felipe Bragança e Marina Meliande (exibido em Locarno), e Morro do Céu, de Gustavo Spolidoro – entre outros longas e curtas.

De acordo com a nota oficial divulgada pelos fundadores, a idéia desta nova seleção é oferecer um olhar que “não se pretende contrário, mas sim alternativo e complementar ao que o Festival do Rio apresenta”. Leia o texto completo e confira a programação
no blog oficial do evento.

fonte: filme B

Cinema alemão em debate


Vai começar mais uma edição do Cineclube Baukurs, evento que acontece no zona sul do Rio e também na Barra da Tijuca. Promovido por uma instituição de ensino de língua estrangeira, a ideia dos realizadores é estabelecer uma ponte cultural entre o Brasil e a Alemanha.

Com o tema “Olhar estrangeiro no cinema”, serão exibidos nesta terceira edição 12 longas de diretores consagrados no cinema internacional e nacional. E a primeira sessão acontece neste sábado, 12, apresentando o filme O Processo, de Orson Welles, na filial do Jardim Botânico.

A entrada é franca. E após a exibição, como de praxe, acontecerá um debate/palestra sobre o tema, sendo neste sábado realizado por Susana Lages, professora do departamento de Letras, da UFF, especializada em literatura brasileira e alemã. Após o debate é servido ainda um brunch para os presentes.

Se você mora no Rio ou está de passagem no fim de semana e achou a ideia interessante, anote na agenda. É importante lembrar que são apenas 30 lugares e a reserva deve ser feita com antecedência pelo telefone: 2294-6017. O Cineclube acontece em dois endereços: Rua Visconde de Carandaí, 5 (Jardim Botânico) e na Avenida das Americas, 3555, bloco 2, cobertura 301, na Barra da Tijuca.

PROGRAMAÇÃO | SÁBADOS | 19 h

Jardim Botânico

12/09 – O processo, de Orson Welles
19/09 – Asas do Desejo, de Wim Wenders.
26/09 – Terra estrangeira, de Walter Salles.
03/10 – Contra a parede, de Fatih Akin.
10/10 – O medo devora a alma, de Fassbinder.
17/10 – Cinema, aspirinas e urubus, de Marcelo Gomes.
24/10 – O ovo da serpente, de Ingmar Bergman.
31/10 – Paraíso, de Tom Tykwer.
07/11 – Klassenverhältnisse*, de Daniele Huillet & Jean-Marie Straub.
14/11 – Buena Vista Social Club, de Wim Wenders.
28/11 – Do outro lado, de Fatih Akin.
Barra da Tijuca

19/09 – O medo devora a alma, de Fassbinder.
10/10 – Asas do Desejo, de Wim Wenders.
14/11 – Do outro lado, de Fatih Akin.

fonte: adoro cinema

Festival do Rio: Agnès Varda confirmada


A mítica Agnès Varda, mulher mais importante da Nouvelle Vague e diretora de obras essenciais do cinema como Cléo de 5 às 7, As Duas Faces da Felicidade, Sem Teto, nem Lei (Leão de Ouro no Festival de Veneza) e Jacquot de Nantes, é mais uma presença ilustríssima confirmada no Festival do Rio 2009.

A belga, de 81 anos, virá apresentar seu mais novo longa-metragem, As Praias de Agnes, sua autobiografia documental que irá ser exibida na Mostra Panorama.

A assessoria do Festival também divulgou mais um longa-metragem que irá compor a mostra desse ano, o japonês The Clone Returns Home, de Kenji Nakajima, que será exibido na Mostra Midnight.

O Festival do Rio acontece na Cidade Maravilhosa entre os dias 24 de Setembro e 8 de Outubro.

fonte: cineplayers

Detalhes sobre a Mostra Cinema Conquista (BA)

Em 2004, começou a ser concretizado um antigo sonho da terra de Glauber Rocha: ser palco de um evento consagrado em que o cinema é a estrela principal. Vitória da Conquista se inseria no circuito nacional de mostras e festivais audiovisuais, com a Mostra Cinema Conquista – Um Olhar para o Novo Cinema. Este ano, o evento chega à sua 5ª edição, de 6 a 11 de outubro, trazendo para o público algumas das mais importantes produções do audiovisual feitas no Brasil e no mundo, além de importantes discussões dos mais variados temas ligados ao cinema e ao audiovisual.

As edições anteriores obtiveram grande sucesso, graças à rica e renovadora produção exibida, aos renomados convidados que o evento já recebeu, como cineastas, atores, produtores, realizadores, pesquisadores e pensadores do cinema brasileiro, além da grande aceitação do público em prestigiar o evento e multiplicar seus olhares e leituras.

Com sessões no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima e em praças públicas da cidade, o evento exibirá 15 longas-metragens (cinco internacionais e dez nacionais), além de 28 curtas-metragens e 12 vídeos baianos, num total de 55 produções audiovisuais.

Já as discussões, este ano giram em torno do tema “Cinema e Audiovisual no Brasil: alternativas de produção e difusão”, num seminário promovido na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), entre os dias 7 e 9 de outubro. Paralela a essa atividade, haverá também a realização de oficinas, curso, lançamentos de livros e exposições. Toda a programação do evento é gratuita e aberta ao público.

O homem da montanha

A Mostra terá como homenageado o cineasta, roteirista, jornalista e escritor baiano Orlando Senna. Um dos mais intensos realizadores do cinema da Bahia, desde a configuração do Cinema Novo, nos anos 60, Orlando sempre lutou pela viabilização do audiovisual brasileiro e pelas políticas de incentivo, passando pela agitação cultural do Tropicalismo e enveredando pelos caminhos do Cinema Marginal.

Entre 2003 e 2007, Orlando se destacou como secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura. Entre as suas iniciativas, estão o chamado à rearticulação do cineclubismo brasileiro e a idealização da Agência Nacional de Cinema e Audiovisual (Ancinav), com o intuito de regulamentar as políticas públicas para o setor audiovisual, além de garantir o acesso do público às produções regionais de cinema e televisão. Depois dessa gestão, foi ainda diretor-geral da TV Brasil.

Como parte da homenagem, serão exibidos, na programação do Centro de Cultura, quatro filmes do cineasta, dois longas e dois curtas-metragens. Durante o seminário, que contará com uma conferência de abertura do próprio Orlando, serão lançados dois livros escritos por ele, além de sua biografia, assinada pelo jornalista Hermes Leal, intitulada “O Homem da Montanha”. Será montada também uma instalação artística sobre o homenageado.

fonte: cineplayers

Curta sul-africano vence Leão de Ouro em Veneza 2009


A 66ª edição do Festival de Veneza só termina no sábado (12/9), mas nesta quinta-feira (10/9) foi anunciado o curta-metragem vencedor do Leão de Ouro na categoria, exibida na mostra Corto Cortissimo. O júri premiou Eersgeborene, coprodução entre África do Sul e EUA dirigida por Etienne Kallos, pela “hábil e poderosa exploração de profundamente perturbadoras relações familiares”. O longa acompanha a relação entre dois irmãos e foi realizado por uma equipe bastante reduzida, que, até a noite de quinta (10/9) logo após a premiação nem sabia ainda sobre o prêmio.

Felicità , de Salomé Aleksi, recebeu menção honrosa do júri “por promover uma fresca e engraçada visão num sério problema econômico e político”. O Festival de Veneza também indicou o curta israelense Sinner, de Meni Philip, a concorrer no European Film Awards “por sua sensível e corajosa exploração de uma tragédia universal. Os ganhadores da mostra competitiva em longa-metragem serão anunciados no sábado (12/9).

fonte: cineclik

Cultura Inglesa abre inscrições para o 14º Cultura Inglesa Festival


A Cultura Inglesa abre nesta quinta-feira (dia 10) as inscrições para o 14º Cultura Inglesa Festival a artistas e companhias nas áreas de Teatro Adulto, Artes Visuais, Dança, Cinema Digital de ficção e animação e Teatro Infantil, residentes em 61 cidades de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Uma equipe de especialistas - entre artistas, jornalistas e críticos - vai selecionar os projetos para integrar a programação, a ser apresentada em maio de 2010. Além de oferecer sua própria infraestrutura, a Cultura Inglesa investirá R$ 511 mil para patrocinar a produção dos projetos selecionados e premiar as melhores atrações por área. Pela primeira vez, artistas de Curitiba poderão participar da seleção. As inscrições terminam em 10 de novembro. Os projetos selecionados serão anunciados em 17 de dezembro.

"A inclusão de Curitiba no festival vai contribuir para enriquecer ainda mais a programação. Ela atende à solicitação da comunidade dos artistas desta cidade, reconhecida por sua forte tradição cultural e a realização do principal festival de teatro no Brasil", afirma Laerte Mello, coordenador do festival.

As produções devem ser inéditas, voltadas para o público jovem e inspiradas em artistas e obras britânicas. Os projetos serão selecionados por uma equipe independente de especialistas para integrar a programação do festival, a ser apresentada de 4 a 23 de maio de 2009. Em todas as áreas, a programação apresentará três projetos inéditos.

Da verba de R$ 511 mil disponibilizados para o festival, R$ 25 mil serão destinados para premiar as melhores produções. A título de patrocínio para cada um dos três projetos escolhidos por área a verba será assim distribuída: R$ 38 mil (Teatro Adulto), R$ 33 mil (Teatro Infantil, Dança e Cinema Digital de ficção e animação) e R$ 25 mil para Artes Visuais. Os selecionados por área serão anunciados em festa de premiação no Centro Brasileiro Britânico.

Podem concorrer ao festival, grupos e companhias que tenham seu integrante proponente residente em uma das 61 cidades mencionadas abaixo. Poderão se inscrever artistas da Capital e de todos os municípios da Grande São Paulo, além das cidades de Araçatuba, Bauru, Campinas, Franca, Guarujá, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Praia Grande, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santos, São Carlos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Vicente e Taubaté. No Paraná, podem concorrer artistas de Curitiba, Londrina e Maringá, e em Santa Catarina, candidatos de Florianópolis, Joinville, Itajaí e Blumenau. Cada proponente poderá concorrer apenas com um projeto a ser desenvolvido para o festival, mesmo que seja em área diferente.

Os candidatos podem acessar o hotsite www.culturainglesasp.com.br/festival para conhecer o regulamento do processo de seleção, obter cópia da ficha de inscrição e esclarecer dúvidas por meio do e-mail festival@culturainglesasp.com.br.

Regulamento

Até 10 de novembro, os candidatos deverão encaminhar as fichas de inscrição e os documentos descritos no regulamento, via correio, com aviso de recebimento ou pessoalmente, para a sede da Cultura Inglesa, aos cuidados do Departamento Cultural, à rua Ferreira de Araújo, 741, 3º andar, Pinheiros, São Paulo SP, CEP 05428-002.

Encenadas em português, as peças de teatro adulto deverão ser de autoria de dramaturgo britânico ou inspirada em textos literários ou poéticos de autores britânicos, e ser dirigida ao público jovem a partir de 14 anos. Os espetáculos infantis deverão ser inspirados na arte e/ou na cultura britânica. As montagens poderão seguir padrões convencionais de encenação ou adotar os formatos dos espetáculos de rua e teatro de bonecos. Os projetos de dança deverão propor coreografias inéditas inspiradas na obra de um ou mais artistas plásticos britânicos. A temática deverá ser dirigida a jovens a partir de 14 anos.

A concepção e criação dos trabalhos de Artes Visuais devem propor promover a integração/ apropriação com a arte britânica. As exposições selecionadas pelos especialistas serão exibidas nas galerias no Centro Brasileiro Britânico.

Com até doze minutos de duração, os curtas metragens em câmera digital deverão ser inéditos e inspirados livremente numa obra literária britânica juvenil, voltados para o público na faixa de 12 a 17 anos. Eles podem ser obras de ficção ou de animação.

Informações para a imprensa com Nora Ferreira - Lu Fernandes Escritório de Comunicação - (11) 3914-4600

fonte: yahoo cinema