quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Barcelona recebe mostra de cinema brasileiro


Nove longas-metragens brasileiros competirão, a partir desta noite, pelo prêmio Lente de Cristal, entregado por votação popular pelo Cinema Fest Brasil Barcelona, um evento que chega em 2008 à sua terceira edição.

A mostra, produção do Grupo Infinitto, acontece até 18 de dezembro no Cinema Verdi Park da cidade de Barcelona.

O objetivo é promover a cultura audiovisual do Brasil ao redor do mundo, segundo explicou em coletiva de imprensa a representante dessa entidade no país, Viviane Spinelli.

O evento conta com o apoio da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura brasileiro, encarregado de promover, a mostra de documentários DOC TV, incluída dentro da programação do festival.

A programação, que inclui recordistas em bilheteria no Brasil, tem, entre outros, Tropa de Elite (2007), dirigido por José Padilha e ganhador do Urso de Ouro no festival de Berlim deste ano.

Também serão apresentados os longas-metragens Mutum (2007), de Sandra Kogut; Os desafinados (2008), de Walter Lima Jr.; Incuráveis (2005), de Gustavo Acioli; Cão sem dono (2007), de Beto Brant e Renato Ciasca; Vidas (2008), de Pedro Flores, e Bye Bye Brasil (1979), de Cacá Diegues.

A agenda se completa com Meu nome não é Johnny (2008), de Mauro Lima, vencedor no Cinema Fest Brasil-Miami; e Estômago (2007), de Marcos Jorge, recente ganhador do Festival Internacional de Cinema de Valladolid, no norte da Espanha.

Spinelli esteve acompanhada na coletiva de imprensa pelo ator João Miguel, protagonista de Estômago e Mutum, e considerado "a grande revelação" de 2008 no cinema brasileiro, segundo os organizadores do festival.

O ator estará esta noite na apresentação de Estômago, filme com que será aberto o festival.

Junto de João Miguel, durante o festival se espera a presença de figuras do cinema brasileiro como a atriz Betty Faria (Bye Bye Brasil), os diretores Pedro Flores (Vidas) e Renato Ciasca (Cão sem dono), e o produtor de Mutum, Flávio R. Tambellini.

fonte: EFE