quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Salles e Meirelles serão homenageados em festival no México


O filme Central do Brasil, de Walter Salles, e o cineasta Fernando Meirelles serão homenageados no 1º Congresso da Cultura Ibero-Americana, realizado até sábado na Cidade do México e que renderá tributo aos 50 diretores e longa-metragens da região ibero-americana.

Produções como a espanhola Mulheres à beira de um ataque de nervos e Cosas que nunca te dije, a boliviana La nación clandestina, a peruana A Cidade e os Cachorros, a colombiana La estrategia del Caracol e a mexicana O Anjo Exterminador são algumas das exibidas.

Entre os cineastas destacados estão os espanhóis Pedro Almodóvar, Alejandro Amenábar, Montxo Armendáriz, Icíar Bollaín, Isabel Coixet, Julio Medem e Fernando Trueba; os argentinos Lisandro Alonso, Marcelo Piñeiro e os mexicanos Alfonso Cuarón, Guillermo del Toro e Alejandro González Iñárritu.

Também aparecem o cubano Juan Carlos Tabío, o chileno Andrés Wood, o colombiano Víctor Gaviria, o boliviano Marcos Loayza e o venezuelano Luis Alberto Lamata.

fonte: EFE

Festival de Huelva exibirá produções representativas do cinema brasileiro


O Festival de Cinema Ibero-americano de Huelva, que realizará sua 34ª edição entre 15 e 22 de novembro, oferecerá uma seleção dos títulos mais representativos da cinematografia brasileira dos últimos anos.

Os filmes escolhidos são "A casa de Alice" (2007), de Chico Teixeira; "Mutum" (2007), de Sandra Kogut; "Tropa de Elite" (2007), de José Padilha; "Cidade Baixa" (2005), de Sérgio Machado; "Quase dois irmãos" (2005), de Lúcia Murat; "Cinema, aspirina e urubus" (2005), de Marcelo Gomes, e "Contra todos" (2004), de Roberto Moreira.

Segundo a organização do evento, estes longas-metragens oferecem uma ampla visão do cinema brasileiro contemporâneo, com um variado panorama de autores que evita a padronização e os roteiros e cânones estéticos previsíveis e repetitivos, com argumentos que partem da realidade e dão lugar a um cinema vital.

Acesse o site oficial 34 Edición del Festival de Cine Iberoamericano de Huelva

fonte: EFE