sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Espaço Unibanco de SP terá curso sobre linguagem de cinema


Estão abertas as inscrições para a segunda turma do curso livre Pequena Introdução ao Estudo da Linguagem Cinematográfica com Exemplos da História do Cinema, realizado entre os dias 13 de janeiro a 10 de fevereiro, às terças e quintas-feiras, das 17h30 às 20h30, sob a orientação do professor de cinema Francisco Conte.

O curso será ministrado a partir de dois conteúdos básicos, a serem explorados de modo intercalado. O primeiro aborda a Linguagem Cinematográfica, onde serão estudados elementos tais como planos; posições de câmera, movimentos de câmera, corte, câmera objetiva e câmera subjetiva, campo e contra-campo, move--in, move-out, flash-back e flash-forwad, simbolismo, paralelismo, contraste, simultaneidade, leit-motiv, raccord e faux-raccord, argumento e roteiro, direção cinematográfica, montagem, a equipe cinematográfica. No segundo módulo, que abrange a História do Cinema, os alunos poderão acompanhar a evolução da Linguagem Cinematográfica por meio do tempo. Para tanto, serão levantados alguns dos principais períodos que marcaram a história cinematográfica, como as Fotografias Animadas (1893/ 1900), os primórdios da sétima arte (1900/ 1910), o cinema de grande espetáculo italiano (1911/ 1918), o Expressionismo Alemão (1919/ 1929), a Avant-Garde francesa (anos 20), a Escola Soviética (anos 20), o advento do cinema sonoro (1927), o neo-realismo italiano (1945 aos anos 50), a Nouvelle Vague francesa (1959 aos anos 60), o Cinema Novo brasileiro (anos 60), as novas cinematografias dos anos 70 e 80 e as cinematografias emergentes dos anos 90. As aulas serão ministradas com apresentações de material fílmico, transcritos em vídeo ou DVD.

Francisco Conte é professor de cinema há 32 anos, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC - SP e um dos precursores do movimento Super-8 brasileiro nos anos 70, premiado nos principais festivais.

Pequena Introdução ao Estudo da Linguagem Cinematográfica com Exemplos da História do Cinema
Espaço Unibanco de Cinema - Anexo
Rua Augusta, 1470
Cerqueira César
São Paulo - SP
De 13 de janeiro a 10 de fevereiro de 2009, às terças e quintas-feiras, das 17h30 às 20h30 (total: 27 horas).
Valor: R$ 280 (dois cheques: inscrição + 30 dias)
Associados do Clube do professor: R$ 224 (desconto de 20%)
Vagas: 25 (mínimo de 15 inscrições para a realização do curso)
Inscrições: (11) 3266-5115


fonte: cineclik

Vencedores do People’s Choice Awards


O People’s Choice Awards ocorreu na noite desta quarta-feira (7/2) em Los Angeles e Batman - O Cavaleiro das Trevas foi o grande vencedor, levando cinco prêmios para casa.

O longa venceu as categorias de Melhor Filme, Melhor Elenco, Melhor Super-Herói, Melhor Filme de Ação e Melhor Dupla para o Homem-Morcego de Christian Bale (O Grande Truque) e o Coringa de Heath Ledger (O Segredo de Brokeback Mountain).

Quando subiu no palco para receber o prêmio de Melhor Filme de Ação, Bale agradeceu aos fãs "em nome de todo o elenco" e dedicou a conquista a Ledger, morto em janeiro de 2008 por overdose acidental de medicamentos.

A animação Wall-E conquistou os fãs, que a elegeram o Melhor Filme Familiar. Will Smith (Sete Vidas) ganhou dois prêmios: Ator de Cinema Favorito e Melhor Ator de Ação por (Eu Sou a Lenda). Brad Pitt (Queime Depois de Ler) é o Melhor Protagonista e Angelina Jolie (O Procurado) foi eleita a Melhor Atriz de Ação.

Confira os premiados pelo público no People’s Choice Awards:

Melhor Filme: Batman - O Cavaleiro das Trevas
Melhor Comédia: Vestida para Casar
Melhor Drama: A Vida Secreta das Abelhas
Melhor Filme Familiar: Wall-E
Melhor Filme Independente: A Vida Secreta das Abelhas

Melhor Filme de Ação: Batman - O Cavaleiro das Trevas
Melhor Elenco: Batman - O Cavaleiro das Trevas
Melhor Dupla: Christian Bale e Heath Ledger, de Batman - O Cavaleiro das Trevas
Melhor Ator: Will Smith
Melhor Atriz: Reese Witherspoon
Melhor Ator de Ação: Will Smith
Melhor Atriz de Ação: Angelina Jolie
Melhor Protagonista Masculino: Brad Pitt
Melhor Protagonista Feminino: Kate Hudson
Melhor Super-Herói: Christian Bale como Batman/ Bruce Wayne, de Batman - O Cavaleiro das Trevas
Melhor Música de Trilha Sonora: Mamma Mia!, cantada por Meryl Streep em Mamma Mia!
Melhor Ator Engraçado: Adam Sandler
Melhor Atriz Engraçada: Tina Fey
Melhor Seriado Dramático: House
Melhor Seriado de Comedia: Two and a Half Men
Melhor Seriado Dramático Estreante: The Mentalist
Melhor Seriado de Comédia Estreante: Garry Unmarried
Melhor Seriado Animado de Comédia: Os Simpsons
Melhor Seriado Sci-Fi: Heroes
Melhor Ator de Seriado: Hugh Laurie, do seriado House
Melhor Atriz de Seriado: Christina Applegate, do seriado
Samantha Who?
Melhor reality show: Dancing with the Stars
Melhor apresentadora de talk show: Ellen DeGeneres, por
The EllenDeGeneres Show
Melhor participação: Robin Williams, em
Law & Order: SVU

fonte: cineclik, sériesetc

Filme independente é grande vencedor em prêmio da crítica dos EUA


O longa independente "Slumdog Millionaire" foi o grande vencedor da 14ª edição do Critics Choice Awards, premiação dada pela crítica de cinema nos Estados Unidos.

"Slumdog Millionaire" obteve cinco dos seis prêmios a que concorria, entre eles o de melhor filme, melhor diretor, para Danny Boyle, e melhor roteiro, para Simon Beaufoy.

O protagonista do filme, Dev Patel, foi considerado o melhor jovem ator de 2008 e A.R.Rahman, levou o prêmio na categoria de melhor trilha sonora.

A premiação, entregue pela Broadcast Film Critics Association (BFCA), maior organização de críticos dos EUA, serviu para lembrar também de "Milk" e de "Batman - O Cavaleiro das Trevas", duas produções que tiveram poucas indicações ao Globo de Ouro.

O drama sobre a luta política de Harvey Milk pelos direitos dos homossexuais em San Francisco deu o prêmio de melhor ator para Sean Penn e levou o de melhor interpretação conjunta.

O momento mais emocionante da festa, realizada nos salões do Centro Cívico de Santa Monica, em Los Angeles, foi o prêmio dado ao falecido Heath Ledger de melhor ator coadjuvante, por seu papel em "Batman".

Os presentes ficaram de pé e ovacionaram Ledger, que morreu com 28 anos em janeiro de 2008 vítima de uma overdose de remédios.

O diretor dessa seqüencia de "Batman", Christopher Nolan, se encarregou de receber o prêmio de Ledger e assegurou que "trabalhar com ele foi uma das maiores experiências" que teve.

Junto com o prêmio de Ledger, "O Cavaleiro das Trevas", sucesso de bilheteria, levou o de melhor filme de ação do ano, na frente de outras produções com grande sucesso de público também, como "Homem de Ferro" e "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal".

Uma emocionada Anne Hathaway ("O Casamento de Rachel") compartilhou o título de melhor atriz do ano com a ausente Meryl Streep ("Dúvida"), após um empate entre os votos dos críticos.

Kate Winslet foi a melhor atriz coadjuvante de 2008, por seu papel em "O Leitor", resultado que deixou mais aberta a disputa no quesito para o Globo de Ouro.

Até o momento, apenas os críticos de Chicago tinham apostado em Winslet ao invés da espanhola Penélope Cruz, que foi María Elena no filme de Woody Allen "Vicky Cristina Barcelona".

A espanhola já tinha saído vencedora da maioria dos prêmios dados pelos comentaristas de cinema dos EUA, como os de Los Angeles, Nova York e Boston.

Não houve surpresas na categoria de animação e o favorito "Wall-E" arrebatou um novo prêmio, batendo o longas da Disney "Bolt - Supercão" e "Kung Fu Panda", da DreamWorks.

A melhor canção foi para "The Wrestler" pelo tema homônimo de Bruce Springsteen. "Man On Wire" foi considerado o melhor documentário de 2008, "John Adams" o melhor filme para TV, e o melhor longa em língua estrangeira foi para "Waltz With Bashir", sobre o drama humanitário de 1982 em Sabra e Shatila, no Líbano.

O ator Richard Gere foi homenageado com o prêmio honorífico Joel Siegel.

Produções cotadas a concorrer ao Oscar como "O Curioso Caso de Benjamin Button" e "Frost/Nixon", com oito e quatro indicações respectivamente, saíram de mãos vazias e foram as grandes derrotadas da noite.

O mesmo aconteceu com as produções de Clint Eastwood "A Troca" e "Gran Torino".

fonte: EFE, yahoo cinema

Estatueta do Globo de Ouro ganha nova versão


A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA) apresentou na última terça-feira, 6, a nova versão da estatueta do Globo de Ouro, anualmente entregue aos premiados. O troféu não apresentou muitas modificações e manteve a característica cor dourada da estatueta, um globo da Terra circundado por um carretel de película.

"As melhoras incluíram mais detalhe e simetria da parte fabricada com metais, e mais precisão do globo. Tornaram-se mais duráveis e se selecionou uma peça única de mármore como base da estátua", afirmou o presidente da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, Jorge Camara. A estatueta pesa aproximadamente 2,5 kg, tem 27 cm de altura, e é recoberta por ouro de 24 quilates, com as siglas HFPA em sua base.

A cerimônia de entrega do Globo de Ouro acontecerá no próximo domingo, 11, no hotel Beverly Hilton de Los Angeles às 17h, 23h no horário de Brasília, e será apresentada pelo grupo Jonas Brothers, juntamente com a atriz Hayden Panettiere ("Apimentadas - Mandando Ver"), e com o cineasta Martin Scorsese ("Os Infiltrados").

Os presentes degustarão um menu com baixas calorias, elaborado com produtos orgânicos e que estava previsto para a edição anterior, que não aconteceu pela greve de roteiristas.

fonte: cinema com rapadura

Sindicato de diretores dos EUA anuncia candidatos a melhor cineasta de 2008


A associação de cineastas voltou a confirmar Danny Boyle e seu filme independente, "Slumdog Millionaire", como uma das melhores produções de 2008, à frente de títulos como "Apenas um Sonho", do diretor Sam Mendes, ou "A Troca" e "Gran Torino", de Clint Eastwood.

David Fincher concorrerá ao prêmio do DGA por "O Curioso Caso de Benjamin Button", enquanto Ron Howard foi indicado por "Frost/Nixon", Christopher Nolan está no páreo com "Batman - O Cavaleiro das Trevas", e Gus Van Sant foi escolhido por seu trabalho em "Milk".

Esta é a quarta indicação de Howard ao prêmio do DGA, após as obtidas por "Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo", em 1995, e "Uma Mente Brilhante", em 2001. Sua primeira candidatura foi com "Cocoon", em 1985.

Van Sant acumula sua segunda nomeação, após "Gênio Indomável", de 1997, assim como Nolan, candidato em 2001 por "Amnésia".

Fincher e Boyle estréiam como indicados à estatueta do DGA, que realizará sua 61ª edição em 31 de janeiro em Los Angeles.

Acesse o site oficial Directors Guild of America

fonte: EFE, yahoo cinema