segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Em pôster do Oscar, Steve Martin e Alec Baldwin posam como mestres de cerimônia


Mais uma vez, a Rede Globo não exibirá na íntegra a cerimônia de entrega do Oscar. A emissora optou por manter a exibição normal do seus programas de domingo à noite, Fantástico e Big Brother Brasil, exibindo apenas flashs da premiação ao longo da programação.

A transmissão ininterrupta começará apenas por volta das 23:45 h, após a exibição do BBB 10. Ou seja, novamente os cinéfilos serão impedidos de assistir toda a cerimônia da maior premiação do cinema mundial devido à definição de mais um paredão.

Na TV por assinatura, a entrega do Oscar será transmitida ao vivo e por completo pelo canal TNT, em 7 de março.

Se na comédia ''Simplesmente Complicado'' Steve Martin e Alec Baldwin disputam, em lados opostos, o amor de Meryl Streep, no Oscar deste ano os atores apresentam lado a lado a premiação. Como um aquecimento da festa, aparecem devidamente trajados e em poses descontraídas no pôster da Academia divulgado nesta segunda-feira (8).

A imagem está à venda nos EUA, no site oficial. Ao vivo, a dupla aparece à frente do 82º Oscar em 7 de março, no Kodak Theather, em Los Angeles, mas não concorrem a nenhum prêmio com "Simplesmente Complicado".

fonte: adoro cinema, uol cinema

Berlinale - Mostra Panorama se supera em 2010


Que a mostra Panorama é a mais instigante do festival isso não é novidade alguma. Mas este ano promete um verdadeiro banquete estilístico cinematográfico. Os responsáveis pela escolha dos filmes se superaram no caráter eclético, político (necessário) e no caráter provocador, não deixando nenhum cinéfilo interessado a ver navios.

Tem documentários sobre a Nova Iorque dos anos 70 no auge da era (Andy) Warhol, linguagens cinematográficas por demais herméticas como no filme Os Famosos e os Duendes da Morte, do diretor Esmir Filho.

Em tempos de saturado processo de globalização, os “clássicos” meios de se chegar à notícia estão esgotados, desgastados, descreditados, saturados. Onde a mídia fracassa em informar, o cinema, em formato documentário ou não, ofererece a possibilidade de obter não notícias, mas informação: sem filtros, sem corte, sem a motivação político partidária, em suma, sem qualquer tipo de censura.

A mostra Panorama neste ano entendeu mais do que nunca esta nossa necessidade pós moderna contemporânea de uma linguagem de conteúdo. Nunca tivemos tão facilmente acesso aos mais diversos meios de comunicação e, ao mesmo tempo, nunca fomos tão ignorantes e tão automaticamente seletivos na percepção do que achamos que é informação.

Os filmes falam uma linguagem direta, sem retoques, sem os inevitáveis sorrisinhos das âncoras dos horários de Primetime sobre e sub equatorianos.

Sem quaisquer pudimos estilísticos, são abordadas temáticas polêmicas como a ocupação de Israel em território palestino (Budrus, direção de Julia Bacha), o confronto de identidade de um jovem italiano que, por falta de uma perspectiva de emprego, vem a se tornar policial (Due Vite per Caso), ou a história de um menino (contada em formato road movie) que vai procurar seu pai morto por soldados americanos na invasão ao Iraque no início dos anos 90.

Quem é que então vai precisar dos blockbusters da competição, se na Panorama um acervo de instigante diversidade nos espera?
Fãs de cinema já estão na fila por ingressos para o Festival de Berlim

Pessoas esperam na fila para conseguir ingressos para o Festival de Cinema de Berlim. A 60ª edição da 'Berlinale' começa em 11 de fevereiro.

fonte: adoro cienma, g1, AP

Cauã Reymond ganha prêmio em Los Angeles


O ator Cauã Reymond recebeu, em Los Angeles, o prêmio de novo talento do cinema nacional no Hollywood Brazilian Film Festival, realizado anualmente nos Estados Unidos, segundo informações do blog da colunista Patrícia Kogut.

No ano passado, Cauã participou de três filmes nacionais: À Deriva, Divã e Se Nada Mais Der Certo, o último rodado em 2008, mas lançado em 2009.

fonte: terra cinema

James Cameron recebe prêmio de Arnold Schwarznegger nos EUA


E o fenômeno de Avatar continua. Quebrando recordes de público e sendo muito elogiado pela crítica por suas inovações tecnológicas, o longa dirigido por James Cameron recebeu o maior prêmio do Festival Internacional de Cinema de Santa Barbara, nos Estados Unidos.

Na noite desse sábado, Arnold Schwarznegger, governador do estado da Califórnia, recebeu o James Cameron na cerimônia para entregar o troféu mais importante da premiação.

A espetacular ficção científica 3D de James Cameron faturou 2 bilhões dólares, depois sete semanas liderando as bilheterias, segundo os distribuidores da 20th Century Fox

fonte: terra cienma, Reuters

'Up - Altas Aventuras' vence o Annie de filme e direção


Up - Altas Aventuras foi o grande vencedor do Annie Awards, o Oscar dos filmes em animação. A vitória da mais força à produção, que também concorre ao Oscar de Filme, Roteiro Original, Animação, Som e Trilha Sonora.

Em cerimônia comandada por William Shatner, o eterno capitão James Kirk de Jornada nas Estrelas, a animação sobre um velho rabugento que muda de vida ao conviver com um garoto venceu Coraline e o Mundo Secreto, O Fantástico Sr. Raposo e The Secret of Kells, que também concorrem ao Oscar de Animação. Tá Chovendo Hambúrguer também concorria ao Annie mas não entrou no Oscar.

Pete Docter também venceu o prêmio de direção na premiação que é considerada uma prévia do Oscar na categoria, e foi criada em 1972.

Abaixo a lista dos vencedores em cinema do Annie Awards:

Melhor Filme: Up - Altas Aventuras
Melhor Direção: Pete Docter, por Up – Altas Aventuras
Melhores Efeitos Animados: James Mansfield, por A Princesa e o Sapo
Melhor Animação de Personagem: Eric Goldberg, por A Princesa e o Sapo
Melhor Desenho de Personagem: Shane Prigmore, por Coraline e o Mundo Secreto
Melhor Música: Bruno Coulais, por Coraline o Mundo Secreto
Melhor Desenho de Produção: Tadahiro Uesugi, por Coraline e o Mundo Secreto
Melhor Storyboarding: Tom Owens, por Monstros vs. Alienígenas
Melhor Interpretação Vocal: Jen Cody, voz de Charlotte em A Princesa e o Sapo
Melhor Roteiro: Wes Anderson e Noah Baumbach, por O Fantástico Sr. Raposo

fonte: cineplayers