quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Confira os destaques do 13ª dia da Mostra Internacional de Cinema de SP



É Duro Ser Amado Por Cretinos (2008)
(França - 118 min. - Daniel Leconte)

Por ter publicado 12 cartoons dinamarqueses que provocaram a ira do mundo muçulmano, Philippe Val, editor do Charlie Hebdo, um satírico jornal francês, foi intimado pela corte da Grande Mesquita de Paris, da Liga Mundial Muçulmana e União das Organizações Islâmicas da França. Daniel Leconte fez uma extraordinária cobertura do julgamento, em tempo real, tendo como alvo decifrar a política, a ideologia e a comunicação envolvidas no processo. O filme faz um retrato de advogados, testemunhas, imprensa e uma apresentação de teorias de instâncias intelectuais e políticas, apresentando ainda as reações dos promotores dos países muçulmanos... Uma reflexão sobre o Islã na imprensa, na opinião pública da sociedade francesa, mas também um esforço para responder questões que o fundamentalismo propõe às democracias.


Er Dong (2008) - foto
(China - 150 min. - Jin Yang)

No meio das montanhas da China, existe uma grande pedra conhecida como a Pedra do Mercado de Bebês. Gente que se vê forçada a vender seus filhos, principalmente por falta de dinheiro, freqüentemente espera os compradores neste local. É inverno e ainda neva em fevereiro. Depois de passar pela Pedra do Mercado de Bebês ao voltar do trabalho, Silang Yang chega em casa com um bebê. Ele chama o menino de “Er Dong”. Pouco tempo depois, Silang Yang morre e sua viúva cria Er Dong sozinha. O menino cresce obstinado. Quanto mais sua mãe tenta controlá-lo, mais rebelde ele fica. É uma grande dor de cabeça para ela, pois anda armado, mete-se em brigas e dirige uma moto. Ela o manda a uma escola missionária cristã, da qual ele foge com uma garota chamada Chang’e Yang. A partir daí, Er Dong descobre como a vida pode ser dura. Quando a moça fica grávida, ele é forçado a voltar para casa e se casar. Com as responsabilidades pesando em seus ombros, começa a refletir sobre a vida. Entretanto, a industrialização está se desenvolvendo rapidamente no interior do país e Er Dong descobre que vai ser cada vez mais difícil ele mudar as coisas.


Eu Quero Ver (2008)
(França, Libano - 75 min. - Khalil Joreige, Joana Hadjithomas)

Julho de 2006, Israel inicia uma guerra no sul do Líbano em resposta aos ataques de foguete e da captura de dois soldados israelitas pelo Hezbollah. Poucos meses depois, a atriz Catherine Deneuve vai a Beirute para um evento de gala em nome da caridade. Apesar do calendário apertado e da perigosa viagem, ela decide visitar o sul do Líbano. Guiada pelo ator libanês Rabih Mroué, percorrem zonas afetadas pela guerra em uma aventura imprevisível. Essa imersão da atriz permitirá que a beleza da área seja capturada? Os olhos libaneses serão capazes de acompanhar esta viagem?


Nuvem 9 (2008)
(Alemanha - 98 min. - Andreas Dresen)

Ela não pediu por aquilo. Apenas aconteceu. Eles estavam trocando olhares furtivos, sentiam-se atraídos. Mas nunca imaginaram que aconteceria. Inge estava na faixa dos 60 anos de idade. Está casada há 30 anos e ama seu marido. Mas Inge sentia-se atraída por aquele velho homem, Karl, já com 76 anos de idade. Era paixão. Era sexo. E, subitamente, ela sentiu-se como uma jovem garota novamente…


Youssou Ndour: I Bring What I Love (2008)
(EUA - 102 min. - Elizabeth Chai Vasarhelyi)

Uma infusão musical, uma jornada cinematográfica. O poder da voz do homem, capaz de inspirar inúmeras mudanças. Descrito pela revista Rolling Stones como “o cantor com uma voz tão extraordinária, que a história da África parece sintetizar-se nela”, Youssou NDour ligou dois mundos — de estrela pop moderna, artista mais vendido no mercado africano em todos os tempos, ao de contador de histórias. Quando criança, ele seguiu os passos de sua avó e começou a cantar em eventos religiosos. Aos 23 anos, seu nome ganhou fama na Europa e na Ásia. Youssou Ndour: I Bring What I Love é um álbum que convida o Egito a ser mais tolerante ante o islamismo e que ultrapassou o domínio dos venerados cantores tradicionais religiosos. A diretora acompanha NDour por dois anos — na África, Europa e América — para contar a história de como é lidar com esse desafio e ganhar mais fãs em sua terra natal e no exterior.

Acesse o site oficial 32ª Mostra Internacional de Cinema

Ampliada a 2ª edição do Festival de Cinema Brasileiro em Toronto


O Brazilian Film Festival of Toronto (Brafft Festival) chega ao Canadá na próxima semana com uma programação para todas as idades e representantes de várias regiões do País. Ao todo, foram mais de 200 filmes inscritos e 13 são os selecionados para a 2ª edição do evento que acontece de 6 a 9 de novembro, no Bloor Cinema, em Toronto, Canadá.

O jornalista Celso Sabadin, curador da mostra e crítico de cinema, afirma que os filmes selecionados oferecem ao público uma viagem pelo mundo cômico, aventureiro, dramático e inusitado de um Brasil cheio de peculiaridades e histórias para contar. Segundo ele, os canadenses vão se surpreender com a linguagem e qualidade das produções nacionais, muitas, inclusive, premiadas em festivais mundo afora. Um dos pontos altos do evento será o lançamento simultâneo do filme Orquestra dos Meninos, de Paulo Thiago, que estréia no Brasil dia 7 de novembro.

Os selecionados foram A Via Láctea, Meu Nome Não é Johnny, Nossa Vida Não Cabe Num Opala e Olho de Boi, obras indicadas pelo Ministério da Cultura para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar 2009. E ainda Subsolo, Engano, 10 centavos, Pindorama - A Verdadeira História dos 7 Anões, Os Filmes que Não Fiz, Nada Consta, os documentários 1958 - O Ano que o Mundo Descobriu o Brasil e Loucos de Futebol e a animação O Pescador de Sonhos em co-produção com Portugal.

Outra novidade é a mostra paralela "Upto3", que vai apresentar 15 filmes de até três minutos, roteirizados sob o tema "Relacionamento" e construídos para entretenimento, games, celulares, mídias in door e internet. Está prevista também a exibição de Não Por Acaso e Querô.

Para mais informações, visite o SITE OFICIAL.

fonte: adoro cinema

Wagner Moura leva o título de Artista do Ano


A revista Bravo realizou na última segunda-feira, 27 de outubro, em São Paulo, um evento que homenageia grandes artistas brasileiros de artes plásticas, cinema, dança, teatro, música popular e erudita e literatura.

O 4° Prêmio Bravo de Cultura reconheceu o ator Wagner Moura como o Artista do Ano de 2008, pelas atuações na novela 'Paraíso Tropical', como Olavo, e no filme 'Tropa de Elite', como Capitão Nascimento. Ele estava acompanhado da mulher, a fotógrafa Sandra Delgado, e os dois não esconderam a alegria durante toda a cerimônia. O prêmio foi entregue pelas mãos do amigo e ator Lázaro Ramos.

O filme 'Tropa de Elite', de José Padilha, ganhou o prêmio como Melhor Filme Nacional. Caetano Veloso também está entre os vencedores. Levou o título de Melhor Show, com 'Obra em Progresso'.

Acesse o site oficial Bravo! - 4º Prêmio Bravo! Prime de Cultura

fonte: yahoo cinema

1º Congresso Cearense de Audiovisual


A Associação Cearense de Cinema e Vídeo (ACCV) realizará de 4 a 7 de novembro o 1º Congresso Cearense de Audiovisual. O tema do congresso é Desenvolvimento e Mercado, com o objetivo de analisar a sustentabilidade e o mercado do setor audiovisual. O evento ocorrerá no Auditório da Biblioteca da Universidade de Fortaleza (Unifor).

O Congresso reunirá desde estudantes a realizadores de audiovisual na discussão da produção local. A idéia é que todas as propostas levantadas façam parte do Plano Diretor do Audiovisual Cearense, que norteará um conjunto de ações que proporcionarão o desenvolvimento e o fortalecimento da produção no Ceará.

Para se inscrever, acesse o site da ACCV e baixe a ficha de inscrição. Assim que preenchida, ela deve ser enviada por anexo para o e-mail: contato@accv.org.br.

Confira abaixo a programação do Congresso:

- 4 de novembro de 2008 (Terça-feira)
14:00h/17:00h - Painel 1: Propriedade Intelectual e o Audiovisual
17:30h/18:30h - Ciclo de Debates: Cinemas, Sertão Mar
19:30h - Cerimônia Oficial de Abertura
Exibição de Filme Cearense
Coquetel

- 5 de novembro de 2008 (Quarta-feira)
14:00h/17:00h - Painel 2: Produção Independente e Televisão
17:30h/18:30h - Ciclo de Debates: Cinemas, a Era dos Extremos
18:30h/19:00h - Exibição de Filme Cearense
19:00h/22:00h - Painel 3: Memória e Audiovisual

- 06 de novembro de 2008 (Quinta-feira)
14:00h/17:00h - Painel 4: Processo de Formação e Inclusão no Mercado de Trabalho
17:30h/18:30h - Ciclo de Debates: Cinema, Corpo e Ator
18:30h/19:00h - Exibição de Filme Cearense
19:00h/22:00h - Painel 5: Distribuição e Exibição de Obras Audiovisuais

- 7 de novembro de 2008 (Sexta-feira)
14:00h/17:00h - Painel 6: Políticas Públicas de Fomento ao Audiovisual
17:30h/18:30h - Ciclo de Debates: Cinema, Cinema
18:30h/19:00h - Exibição de Filme Cearense
20:00h - Cerimônia de Encerramento
Exibição de Filme Cearense
Coquetel

fonte: cinema com rapadura