terça-feira, 18 de novembro de 2008

Confira a lista dos vencedores do IV Curta Canoa


A cerimônia de encerramento do IV Curta Canoa aconteceu neste sábado, 15, no Pólo de Lazer na praia de Canoa Quebrada, em Aracati (CE). A Mostra estava dividida em duas categorias. A primeira reunia os curtas feitos em vídeos e a segunda as produções em película.

Os cineastas Manfredo Caldas e Luiz Carlos Lacerda, e o publicitário/diretor Valdo Silva foram os jurados que escolheram os vencedores da Mostra Competitiva de Filmes. Já o Coordenador do Projeto Curta Petrobras em Fortaleza, Franzé Santos, o fotógrafo e cineasta Tibico Brasil e o roteirista, documentarista e diretor de cinema, Amílcar Claro, foram os jurados da Mostra Competitiva de Vídeos e da Mostra Jaguaribana.

Entre os filmes, o prêmio principal foi para "Dossiê Rê Bordosa", de César Cabral. Já entre os vídeos, "Solitário Anônimo", de Deborah Diniz, foi o grande campeão. Os dois curtas foram selecionados automaticamente para concorrer ao Festival de Audiovisual de Atibaia, em São Paulo, em janeiro de 2009. O Melhor Filme foi premiado também com a quantia de R$ 6 mil reais em serviços de iluminações, patrocinado pelo Estúdio Quanta.

Confira abaixo a lista completa dos vencedores:

Mostra Competitiva de Filmes

Melhor Filme: "Dossiê Rê Bordosa", de César Cabral (SP)
Melhor Direção: Jaime Lerner por "Subsolo" (RS)
Melhor Roteiro: "Subsolo", de Jaime Lerner (RS)
Melhor Montagem: "Subsolo", de Jaime Lerner (RS)
Melhor Fotografia: "Profetas da Chuva e da Esperança”, de Márcia Paraíso (SC)
Melhor Trilha Sonora Original: "Profetas da Chuva e da Esperança", de Márcia Paraíso (SC)
Melhor Direção de Arte: "Os Filmes Que Não Fiz", de Gilberto Scarpa (G).
Melhor Ator: Thiago Pinheiro em "Relicário", de Rafael Gomes (SP)
Melhor Atriz: Mallu Morais em "Enciclopédia do Inusitado e do Irracional", de Cibele Amaral (DF)
Prêmio Especial do Júri: "Ele", dos alunos da Rede Municipal de Vitória, devido sua qualidade artística e relevância do projeto social.

Mostra Competitiva de Vídeos

Melhor Vídeo: "Solitário Anônimo", de Deborah Diniz (DF)
Melhor Direção: Wladimir Seixa por "Hiato" (RJ)
Melhor Roteiro: "Depois do Ovo, A Guerra", de Komoi Panará (PE)
Melhor Fotografia: "Canoa de Um Pau Roxo", de Alberto Grazianni e Gabriela Piccolo, (ES)

Mostra Jaguaribana

"Natal de Sabina", de Gilvânia Quacquarela (CE)

Mostra do Minuto

"A Fortaleza de Nirez", de Thiala Amaral (CE)

Confira o site oficial da Dossiê Rê Bordosa

fonte: cinema com rapadura

FGV abre inscrições para seminário


A Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro abriu inscrições para o seminário Film Business, que será ministrado pelo produtor Leonardo Monteiro de Barros entre os dias 1º e 4 de dezembro, com carga horária de 16 horas.

O Seminário busca fornecer aos participantes uma imersão no negócio do cinema: sua economia, a repartição das receitas, as fontes de financiamento, as fases da produção, o marketing, e a distribuição nacional e internacional de filmes. O evento é focado nas práticas do mercado nacional e internacional do Cinema e destina-se tanto a profissionais com pouca experiência no setor bem como àqueles com ampla experiência de produção, artística ou que necessitam conhecer o aspecto de negócios da atividade: produtores, diretores, roteiristas, profissionais de distribuidoras, de cinema, jornalismo, marketing, Direito, administração, Executivos dos setores de Mídia e Entretenimento, funcionários de instituições públicas e privadas que operam no setor cultural.

Mais informações no site da fundação ou pelo telefone (21) 2559-5995, 2559-5799.

fonte: filme B