sábado, 22 de novembro de 2008

Filme russo ganha prêmio principal em Estoril


O filme russo Wild Field, de Mikheil Kalatozishvili, ganhou nesta sexta-feira o principal prêmio do Festival de Cinema de Estoril, que homenageou nesta edição os cineastas Bernardo Bertolucci, Tim Burton, Luis Buñuel e o ator Paul Newman.

O segundo prêmio do festival foi para o sueco Involuntary, de Ruben Ostlund, e para o romeno Hooked, de Adrian Sitaru, e o terceiro foi para outra produção russa, Shultes, de Bakur Bakuradze.

Wild Field, que conquistou os 20 mil euros (US$ 25,1 mil), foi uma das produções que mais impactou o público e o júri do Festival de Estoril, e já foi apontado pela crítica como um dos filmes que podiam causar sensação.

A obra de Mikheil Kalatozishvili oferece uma sólida trama na qual um jovem médico que vive na árida e desolada estepe russa verá sua vida alterada por um inesperado acontecimento.

O diretor artístico do festival, o produtor Paulo Branco, foi o encarregado de divulgar os vencedores e qualificou a mostra como "um sucesso" , cuja reedição espera que se repita no ano que vem.

fonte: EFE

São Paulo e Fortaleza recebem o 7º Festival Varilux de Cinema Francês


Fortaleza recebe este ano a 7ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês com a exibição dos principais filmes e realizadores da França. A mostra acontece no Multiplex UCI Ribeiro, no Shopping Iguatemi em Fortaleza, de 21 a 27 de novembro. Em São Paulo também estará exibindo paralelamente os sete filmes no HSBC Belas Artes na Consolação.

Entre os filmes a serem exibidos estão "15 Anos e Meio", de François Desagnat e Thomas Sorriaux. A película é uma comédia que conta a história do esforço desajeitado de um pai em acompanhar as idéias avançadas de sua filha adolescente; "Beijo na Boca, Não!", comédia romântica dirigida por Alain Resnais, também diretor do filme "Medos Privados em Lugares Públicos", que se mantém há mais de um ano em cartaz em São Paulo; e "Atrizes", dirigido pela premiada atriz Valeria Bruni-Tedeschi que em sua segunda experiência atrás das câmeras faz uma curiosa incursão ao fascinante universo das atrizes.

Completam a lista "La Belle Personne", a mais recente realização do diretor Christophe Honoré, e estrelado por Louis Garrel; "Dois em Um", uma comédia protagonizada por Daniel Auteuil e Alain Chabat, sob direção de Bruno Layvaine e Nicolas Charlet; e "Felix e Lola", que tem a direção de Patrice Leconte e traz Charlotter Gainsbourg ("A Noiva Perfeita") vivendo a misteriosa e sedutora Lola do título. Também será reprisado "Elogio ao Amor", que conta a história de um diretor de cinema que encontra a garota perfeita para seu novo filme e aos poucos lembra que a conhecia e que ela precisa de trabalho para sustentar os avós.

Para conferir a programação completa do Festival, clique aqui.

fonte: cinema com rapadura