sábado, 21 de novembro de 2009

Oscar divulga lista de documentários finalistas


Os organizadores do Oscar 2010 anunciaram nesta quinta-feira (19) a lista dos finalistas para as indicações ao Oscar de melhor documentário. Os 15 filmes selecionados vão disputar uma das cinco vagas entre os indicados da categoria.

A lista inclui "Food, Inc.", que analisa a indústria alimentícia, "The Cove", sobre a captura de golfinhos no Japão, e ''Valentino, the last emperor", que retrata o estilista italiano.

Alguns dos documentários mais comentados do ano ficaram de fora, como "Capitalism: a love story", de Michael Moore, "Tyson", sobre o famoso boxeador, "A todo volume", que reúne os guitarristas Jimmy Page e The Edge, e "A edição de setembro", que revela os bastidores da revista "Vogue".

O 82º Oscar será entregue pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas no dia 7 de março. Os indicados serão revelados dia 2 de fevereiro.

Confira abaixo a lista completa dos documentários finalistas.

As Praias de Agnes, de Agnès Varda
VJs de Mianmar – Notícias de um País Fechado, de Anders Østergaard
The Cove, de Louie Psihoyos
Every Little Step, de Jim Stern and Adam Del Deo
Facing Ali, de Pete McCormack
Food, Inc., de Robert Kenner
Garbage Dreams, de Mai Iskander
Living In Emergency: Stories Of Doctors Without Borders, de Mark Hopkins
The Most Dangerous Man In America: Daniel Ellsberg And The Pentagon Papers, de Judith Ehrlich e Rick Goldsmith
Mugabe And The White African, de Andrew Thompson and Lucy Bailey
Sergio, de Greg Barker
Soundtrack For A Revolution, de Bill Guttentag e Dan Sturman
Under Our Skin, de Andy Abrahams Wilson
Valentino The Last Emperor, de Matt Tyrnauer
Which Way Home, de Rebecca Cammisa

fonte: g1 cinema, cineclik

Werner Herzog será o presidente do júri em Berlim


A organização do 60º Festival de Berlim, que se realizará de 11 a 21 de fevereiro de 2010, anunciou nesta quinta, dia 18, que o presidente do júri da mostra competitiva será o cineasta alemão Werner Herzog, de 67 anos.

"Os filmes de Werner Herzog transmitem a força artística do cinema", disse o diretor do festival, Dieter Kosslick. "É com muito prazer que teremos este destacado diretor como presidente do júri no 60o. aniversário do festival."

Herzog tem uma longa história com o festival alemão, onde viu o seu primeiro longa-metragem como diretor, Signs of Life, de 1968, ser premiado com o Urso de Prata para melhor primeiro filme e com o Prêmio do Cinema Alemão Para Melhor Primeiro Filme.

Representante no Novo Cinema Alemão, Herzog influenciou muitos cineastas dentro e fora da Alemanha e estabeleceu-se como diretor de filmes de ficção, embora tenha uma forte veia de documentarista.

O cineasta produziu e dirigiu óperas e também montou uma escola de cinema. Em 2009, entrou para a lista da revista Time das cem personalidades mais influentes do mundo.

fonte: cineplayers

São Paulo recebe Semana Pirelli de Cinema Italiano


Começa, na próxima segunda-feira (23) e segue até o dia 27, a 5ª Semana Pirelli de Cinema Italiano, mostra que chega a São Paulo com importantes produções italianas e a exibição das principais obras de Giuseppe Tornatore, entre elas, Baaria, sua mais recente produção escolhida para representar a Itália na concorrência a uma vaga entre os finalistas a Melhor Filme Estrangeiro no Oscar. Tornatore virá ao evento debater sobre seu trabalho.

Novamente, é na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) que a mostra acontece e, além de Tornatore, virá ao Brasil o animador e diretor de filmes Bruno Bozzetto, que também é cartunista. Bozzetto fará uma oficina de animação durante o evento.

A FAAP fica na Rua Alagoas, 903, Higienópolis e as sessões dos primeiros dias começam às 11h.

fonte: terra cinema

Mais prêmios para filmes nacionais


Os filmes Os Inquilinos e Cabeça a Prêmio, exibidos no recente Festival do Rio e também na 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, foram premiados também no V FESTCINE Goiânia 2009, encerrado no último dia 16.

Os dois longas venceram as principais categorias, sendo o filme de Sergio Bianchi, o grande vencedor do festival, com três prêmios nas categorias Melhor Filme de Ficção, Melhor Direção e Melhor Roteiro (Beatriz Bracher). O filme de Marco Ricca, por sua vez, também conquistou três prêmios: Melhor Atriz (Alice Braga), Melhor Atriz Coadjuvante (Via Negromonte) e Melhor Ator Coadjuvante (Otávio Muller).

Os Inquilinos tem previsão de estreia para 15 de janeiro de 2010 e Cabeça a Prêmio ainda não tem data definida.

fonte: adoro cinema

Lima Duarte participa de festival de cinema em Viña del Mar


O ator Lima Duarte afirmou hoje na cidade chilena de Viña del Mar que o cinema latino-americano "vive um momento de grandes transformações" que está revelando o potencial que tem a sétima arte na região.

"É um momento importante, estamos em meio a grandes transformações na América Latina", disse aos jornalistas Lima Duarte, que lidera a delegação do Brasil no 21º Festival Internacional de Cinema de Viña del Mar, país que é convidado de honra.

Para o protagonista de "Roque Santeiro" é "uma imensa satisfação" participar do festival que tem a virtude de mostrar um panorama do cinema latino-americano atual e do processo de transformações em que está imerso.

Na quinta-feira, Duarte apresentou a pré-estreia de "Topografia de um desnudo", um filme baseado nos massacres de mendigos e meninos de rua perpetrados por esquadrões da morte formados por policiais nos anos 70, no Brasil, segundo a obra homônima do dramaturgo chileno Jorge Díaz.

Como convidado especial do certame, que se prolongará até o dia 21 de novembro e cuja festa inaugural ocorreu ontem à noite no Teatro Municipal de Viña del Mar, o Brasil estará representado com diversos filmes e artistas.

Junto a Lima Duarte, ganhador do Leão de Ouro em Veneza (2000) por sua atuação no filme português "Palavra e utopia", estão em Viña del Mar os diretores Teresa Aguiar e Luis Carlos Nascimento, assim como a atriz e produtora Ariane Porto.

Somam-se a eles os representantes do Festival de Gramado, do grupo G-90, e da indústria cinematográfica brasileira.

Esta edição do Festival inclui um total de 234 filmes de 14 países, dos quais 71 estarão competindo em sete categorias, após o prêmio "Grande Paoa", símbolo do certame.

Eduardo Viereck, diretor do Festival, destacou que neste ano será realizado um Encontro continental de Escolas de Cinema, reunindo mais de 30 instituições, "do México à Patagônia".

Participam filmes, entre a competição e as mostras paralelas, oriundos do Chile (83), Espanha (44), México (26), Bolívia, Equador, República Dominicana, Estados Unidos e Itália, além de Lituânia, Nova Zelândia, Finlândia, Bélgica, Suécia e Inglaterra que participam pela primeira do festival.

fonte: EFE, uol cinema

Cerimônia do Emmy de 2010 é antecipada


A data do Emmy mudou. Ao menos em 2010. Já é tradição que a maior cerimônia da televisão norte-americana aconteça sempre em setembro, na semana posterior ao início da Fall Season nos Estados Unidos.

As emissoras do país se revezam para organizar e transmitir o evento. Em 2010, é a vez da NBC, e o canal foi o responsável pelo anúncio da mudança de data, na última quarta-feira, dia 18. Anote na agenda: 29 de agosto, um domingo, como sempre. Os indicados continuam a ser anunciados em julho.

De acordo com um comunicado à imprensa, o motivo é nada menos do que audiência. A festa de 2006, por exemplo aconteceu em agosto, e foi a mais bem assistida nos quatro anos anteriores.

fonte: estrelando séries

Dois filmes brasileiros participam do Festival de Estocolmo


O Festival de Cinema de Estocolmo 2009 terá dois representantes do Brasil em sua programação, o documentário "Garapa", de José Padilha, e "No meu lugar", de Eduardo Valente. A mostra começou nesta quarta-feira (18) na capital da Suécia.

O evento vai homenagear a atriz Susan Sarandon por sua carreira na sétima arte com uma cerimônia no sábado (21), no Teatro Skandia. O diretor Luc Besson também será premiado pelo festival.

A programação ainda terá o drama independente "Precious", de Lee Daniels, e o documentário "The cove", de Louie Psihoyos.

fonte: g1 cinema

Curta nacional em festival gringo


O curtametragista Luis Antonio Pereira (Amélio, O Homem de Verdade) emplaca, mais uma vez, o curta Mãe em festivais de Los Angeles e Nova York. A produção fará parte do 2º Zero Film Festival, que acontecerá na cidade californiana, entre os dias 2 e 6 de dezembro, e na big apple, entre os dias 9 e 13.

Já em terras brasileiras, Mãe foi exibido nesse final de semana no 1º Curta Carajás, no Pará, e ainda participará do 2º Curta Copa, no dia 22 de novembro, com exibição no Hotel Ouro Verde, em Copacabana.

fonte: adoro cinema

Confira os ganhadores do 4º CineFantasy


Chegou ao fim mais uma edição do Festival Curta Fantástico. A cerimônia de premiação do 4º Cinefantasy – Festival Curta Fantástico foi realizada nesta segunda, dia 16, em São Paulo. Quem teve a oportunidade de conferir de perto, aproveitou a chance de ver produções de vários países e estilos no principal evento do País dedicado aos curtas fantásticos (horror, ficção-científica e fantasia).

O 4ª Festival Curta Fantástico conta com os apoios da Prefeitura da cidade de São Paulo, Secretaria Municipal de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo, e foi patrocinado pelo Banco do Brasil e pelo ProAC da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Confira abaixo, a lista dos vencedores:

Melhor Curta pelo Júri Popular – Gato – Joel Caetano – São Paulo/Brasil
Melhor curta de horror – El Hombre de La Bolsa – Pedro Cristiani – Buenos Aires/Argentina
Melhor curta de Ficção Científica – Forecast – Erik Courtney – Califórnia/EUA
Melhor Curta de Fantasia – DVD – Ciro Altabás – Madrid/Espanha
Prêmio Estímulo Estudante – Romance.38 – Vinícius Casimiro e Vitor Brandt – São Paulo/Brasil
Prêmio Estímulo Amador – A Última Noite – Guilherme Rezende – Rio de Janeiro/Brasil
Melhor Direção – Porque Hay Cosas Que Nunca Se Olvidan – Lucas Figueroa – Madrid/Espanha
Melhor Criatura – El Hombre da La Bolsa – Pedro Cristiani – Buenos Aires/Argentina
Melhor Maquiagem – Fun on Earth – Jesse Gordon – Califórnia/EUA
Melhor Efeito – Silêncio e Sombras – Murilo Hauser – Paraná/Brasil
Melhor Trilha Sonora – Next Floor – Denis Villeneuve – Quebec/Canadá
Melhor Roteiro – Manual Prático Del Amigo Imaginário – Ciro Altabás – Madrid/Espanha
Menção Honrosa Horror – A Break The Monotony – Damien Slevin – Austrália
Menção Honrosa Roteiro – Romance.38 – Vinícius Casimiro e Vitor Brandt – São Paulo/Brasil
Desafio Mestre dos Gritos – Mamá – Andres Muschietti – Espanha

fonte: adoro cinema

Começa 2ª mostra de cinema brasileiro em Moscou


A 2ª Mostra de Cinema Brasileiro em Moscou começou ontem com a projeção de 15 filmes que incluem as obras de maior destaque de 2009 e clássicos da grande telona.

"O cinema é uma das artes mais admiradas pelos russos por causa da influência mundial do trabalho de cineastas imortalizados nesse país como Eisenstein, Tarkovsky e, mais recentemente, Sokurov", destacou Carlos Antonio da Rocha, embaixador brasileiro em Moscou, em comunicado.

Entre os filmes que estrearam neste ano e que serão exibidos até o dia 26 de novembro na capital russa estão Se Eu Fosse Você e Tempos de Paz de Daniel Filho, Mulher Invisível de Claudio Torres, Divã de Walter Lima Jr. e o documentário Moscou de Eduardo Coutinho, rodado no formato digital.

Também serão projetados outros longas-metragens que alcançaram bastante sucesso como Meu nome não é Johnny de Mauro Lima e Os desafinados de Walter Lima Jr.

Além disso, ressaltaram documentários como o Ônibus 174 de José Padilha, e Entreatos e Nelson Freire, ambos de João Moreira Sales.

Devido à boa recepção aos filmes brasileiros na primeira edição, os organizadores decidiram celebrar com outra mostra igual a partir de 25 de novembro na cidade russa de São Petersburgo.

O objetivo do festival, que conta com o patrocínio do departamento cultural do Ministério de Exteriores, é divulgar a cultura brasileira em uma das principais economias emergentes do mundo.

Os filmes serão projetados em português com legendas em russo.

fonte: EFE, terra cinema

Cinema suíço em mostra especial


Começa na próxima segunda feira, 23, e vai até 3 de dezembro, o Panorama SESC do Cinema Suíço 2009, exibindo 12 produções atuais do cinema suíço.

O CineSESC e o Consulado Geral da Suíça em São Paulo, em parceria com o 44º Festival Solothurn de Cinema, realizam o evento com filmes contemporâneos do país, de temas variados, que refletem a diversidade da sua cultura e idioma. Com curadoria de Célia Gambini e Simone Yunes, a mostra apresentará ao público brasileiro filmes selecionados do 44º Festival Solothurn de Cinema (2009) provenientes de várias regiões da Suíça.

Dos 12 títulos selecionados, todos longas e com legenda eletrônica, quatro são documentários, entre eles Bill – A Visão do Mestre escolhido para ser o filme de abertura. Dirigido por Erich Schmid, o documentário mostra a vida e obra do artista suíço Max Bill, premiado na 1ª Bienal de Artes de São Paulo, e que exerceu forte influência sobre uma geração de artistas brasileiros. O diretor virá ao Brasil especialmente para a apresentação do longa, acompanhado de Angela Thomas, presidente da Fundação Max Bill, na Suíça.

A maioria das produções é totalmente inédita no Brasil, sendo três ficções exibidas no Festival do Rio 2009: Mamãe foi ao Cabeleireiro, Tandoori Love e Um Outro Homem.

PROGRAMAÇÃO

SEGUNDA – 23 – Abertura
21h – Bill, A Visão do Mestre – Erich Schmid (Doc-2008/93 min)

TERÇA – 24
15h – A Prisão e o Padre – Amin Menzi e Ivo Kummer (Doc-2009)
17h – Sem Sinais de Fumaça – Fanny Bräuning (Doc-2008/90 min)
19h – Mamãe foi ao Cabeleireiro – Léa Pool (2008/97 min)
21h – apresentação do diretor antes da sessão – Bill, A Visão do Mestre – Erich Schmid (Doc-2008/93 min)

QUARTA – 25
15h – A Prisão e o Padre – Amin Menzi e Ivo Kummer (Doc-2009)
17h – Senhorita Milagre – Sabine Boss (2008/90 min)
19h – Tandoori Love – Oliver Paulus (2008/92 min)
21h – As Ladras – Carla Lia Monti (2008/90 min)

QUINTA – 26
15h – Feliz Ano Novo – Cristoph Schaub (2008/94 min)
17h – Instinto Animal – Yves Scagliola (Doc-2008)
19h – Marcello, Marcello – Denis Rabaglia (2008/97 min)
21h – Sem Sinais de Fumaça – Fanny Bräuning (Doc-2008/90 min)

SEXTA – 27
15h – Vida à Venda – Dominique de Rivaz (2008/89 min)
17h – Marcello, Marcello – Denis Rabaglia (2008/97 min)
19h – Senhorita Milagre – Sabine Boss (2008/90 min)
21h – Um Outro Homem - Lionel Baier (2008/90 min)

SÁBADO – 28
15h – Tandoori Love – Oliver Paulus (2008/92 min)
17h – Mamãe foi ao Cabeleireiro – Léa Pool (2008/97 min)
19h – Bill, A Visão do Mestre – Erich Schmid (Doc-2008/93 min)
21h – As Ladras – Carla Lia Monti (2008/90 min)

DOMINGO – 29
15h – Senhorita Milagre – Sabine Boss (2008/90 min)
17h – Feliz Ano Novo – Cristoph Schaub (2008/94 min)
19h – Um Outro Homem - Lionel Baier (2008/90 min)
21h – Marcello, Marcello – Denis Rabaglia (2008/97 min)

SEGUNDA – 30
15h – Vida à Venda – Dominique de Rivaz (2008/89 min)
17h – Instinto Animal – Yves Scagliola (Doc-2008)
19h – Bill, A Visão do Mestre – Erich Schmid (Doc-2008/93 min)
21h – Feliz Ano Novo – Cristoph Schaub (2008/94 min)

TERÇA – 01/12
15h – Um Outro Homem - Lionel Baier (2008/90 min)
17h – As Ladras – Carla Lia Monti (2008/90 min)
19h – A Prisão e o Padre – Amin Menzi e Ivo Kummer (Doc-2009)
21h – Mamãe foi ao Cabeleireiro – Léa Pool (2008/97 min)

QUARTA – 2
15h – Sem Sinais de Fumaça – Fanny Bräuning (Doc-2008/90 min)
17h – Tandoori Love – Oliver Paulus (2008/92 min)
19h – Vida à Venda – Dominique de Rivaz (2008/89 min)

QUINTA – 3
15h – Instinto Animal – Yves Scagliola (Doc-2008)

O CineSESC fica na rua Augusta, 2075, no Cerqueira César. Os ingressos custarão R$ 4 (inteira), R$ 2 (meia-entrada) e R$ 1 para usuários do SESC. Ao todo, são 329 lugares.

fonte: adoro cinema

Cinco animações concorrerão ao Globo de Ouro


Além de ter um apresentador desde 1995 (o comediante Ricky Gervais), a próxima edição do Globo de Ouro trará mais uma novidade. Em 2010, o número de produções concorrentes em Melhor Animação será cinco, diferentemente dos anos anteriores, quando somente três produções disputavam nesta categoria.

Os indicados ao Globo de Ouro serão anunciados por Philip Berk - presidente da Philip Berk, Presidente da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, que anualmente escolhe os vencedores da premiação – em 15 de dezembro. Os próprios membros da associação votaram pela expansão de números de indicados nessa categoria. De acordo com a regra, os inscritos devem ter mais de 70 minutos de duração e menos de 25% desse tempo pode ser em live action (com atores reais). Se menos de 12 animações forem qualificadas a concorrer a uma das cinco vagas nessa categoria, somente três animações serão indicadas.

A 67ª edição do Globo de Ouro, apresentada por Ricky Gervais, ocorre em Los Angeles, com transmissão ao vivo para o mundo todo, em 17 de janeiro de 2010.

fonte: cineclik

Ciclo destaca cinema paulista recente


O ciclo Cinema Paulista: Um Recorte Contemporâneo exibe desde terça-feira (17/11) a dia 29 de novembro um recorte do cinema paulista contemporâneo. No segundo módulo do ciclo, apresentado no Centro Cultural São Paulo, são destacados filmes produzidos entre os anos de 1995 a 2008.

Todas as produções serão exibidas no suporte 35mm e a entrada é gratuita, mediante retirada antecipada de senha. O Centro Cultural São Paulo fica na R. Vergueiro, 1000, em São Paulo.

Confira a programação:

Dia 17/11 (terça-feira)
16h - No Rio das Amazonas (1995), de Ricardo Dias
18h - Quanto Vale ou é por Quilo? (2005), de Sérgio Bianchi
20h15 - Kenoma (1998), de Eliane Caffé

Dia 18/11 (quarta-feira)
16h - Bodas de Papel (2006), de André Sturm
18h15 - Hans Staden (1999), de Luiz Alberto Pereira
20h15 - Boleiros - Era uma Vez o Futebol... (1998), de Ugo Giorgetti

Dia 19/11 (quinta-feira)
16h - Boleiros 2 - Vencedores e Vencidos (2006), de Ugo Giorgetti
18h - Olhos de Vampa (1996), de Walter Rogério
20h - Querido Estranho (2002), de Daniel Filho

Dia 20/11 (sexta-feira)
16h - Cidade dos Homens – O Filme (2007), de Paulo Morelli
18h15 - FilmeFobia (2008), de Kiko Goifman
20h - Cabra Cega (2003), de Toni Venturi

Dia 21/11 (sábado)
16h - Hans Staden (1999), de Luiz Alberto Pereira
18h - Boleiros 2 - Vencedores e Vencidos (2006), de Ugo Giorgetti
20h - Quanto Vale ou é por Quilo? (2005), de Sérgio Bianchi

Dia 22/11 (domingo)
16h - Querido Estranho (2002), de Daniel Filho
18h - Olhos de Vampa (1996), de Walter Rogério
20h - Bodas de Papel (2006), de André Sturm

Dia 24/11 (terça-feira)
16h - Kenoma (1998), de Eliane Caffé
18h15 - No Rio das Amazonas (1995), de Ricardo Dias
20h - Cidade dos Homens – O Filme (2007), de Paulo Morelli

Dia 25/11 (quarta-feira)
16h - Boleiros - Era uma Vez o Futebol... (1998), de Ugo Giorgetti
18h - Bodas de Papel (2006), de André Sturm
20h15 - FilmeFobia (2008), de Kiko Goifman

Dia 26/11 (quinta-feira)
16h - Cabra Cega (2003), de Toni Venturi
18h15 - Querido Estranho (2002), de Daniel Filho
20h15 - Olhos de Vampa (1996), de Walter Rogério

Dia 27/11 (sexta-feira)
16h - No Rio das Amazonas (1995), de Ricardo Dias
18h - Kenoma (1998), de Eliane Caffé
20h15 - FilmeFobia (2008), de Kiko Goifman

Dia 28/11 (sábado)
16h - Quanto Vale ou é por Quilo? (2005), de Sérgio Bianchi
18h15 - Cabra Cega (2003), de Toni Venturi
20h20 - Hans Staden (1999), de Luiz Alberto Pereira

Dia 29/11 (domingo)
16h - Cidade dos Homens – O Filme (2007), de Paulo Morelli
18h15 - Boleiros - Era uma Vez o Futebol... (1998), de Ugo Giorgetti
20h15 - Boleiros 2 - Vencedores e Vencidos (2006), de Ugo Giorgetti

fonte: cineclik

América Latina quer aumentar público de festivais de cinema com a internet


A América Latina pode ampliar significativamente a distribuição gratuita de filmes apresentados em seus festivais de cinema com um sistema testado este mês em São Paulo, indicou o produtor argentino Eduardo Costantini.

Mais de 17 mil pessoas em mais de 160 cidades do Brasil puderam desfrutar em novembro do festival de cinema de São Paulo, assistindo gratuitamente aos filmes por meio do site TheAuteurs, criado há dois anos.

"Fizemos um acordo pelo qual o site TheAuteurs e o Festival de São Paulo abriram a possibilidade de ver as produções online de forma gratuita enquanto o festival acontecia", explicou Costantini, em entrevista à AFP.

A "sala de cinema streaming", aberta a todo o território do Brasil, apresentou 30 produções, que o público pôde assistir a quilômetros de distância das salas de exibição paulistas, sem sair de casa.

Depois do sucesso da iniciativa, Costantini disse que está disposto a ampliar o projeto para outros festivais da região.

"Gostaríamos de fazer a mesma coisa com outros festivais, como o de Guadalajara ou o Festival Argentino de Cinema Independente (BAFICI)", comentou o produtor. "Queremos despertar o interesse de México, Colômbia e Argentina".

Criada em 2007 por Costantini e pelo empresário turco Efe Cakarel, o TheAuteurs se transformou também em uma rede social de pessoas interessadas em cinema de qualidade.

Além de ter acesso aos filmes, os usuários trocam comentários, expõem suas preferências e publicam dados. "Eles não entram e veem filmes apenas, se registram e deixam comentários, conversam uns com os outros", destacou Costantini.

Segundo o produtor, a divulgação dos filmes online traz não apenas desafios técnicos, mas também legais. "Leva cinco ou seis meses de organização para conseguir os direitos dos filmes, além de mandar as cópias para o Vale do Silício para serem digitalizados e colocados na internet", disse.

fonte: AFP, g1 cinema