quinta-feira, 1 de abril de 2010

Maratona de cinema na Sexta Santa


Atenção pessoal que gosta de cinema. Aliás, o aviso é para quem tem disposição de encarar várias sessões seguidas e está na Cidade Maravilhosa. Isso mesmo!

Quem se amarra em ficar horas diante de uma telona curtindo um filme atrás do outro, entremeados por música de DJ e ainda sorver um café com bolo pela manhã, pode separar espaço na madrugada da próxima Sexta Feira Santa porque tem maratona de cinema no Odeon, a partir das 23h.

Gostou da notícia? Então anota aí o que vem pela frente:


PROGRAMAÇÃO – 02/04

23:00 – Abertura

23:20 – Dupla Implacável – Pré estreia do filme de ação de Pierre Morel (Busca Implacável), com John Travolta e Jonathan Rhys Meyers.

00:02 – Mary and Max – Pré estreia da premiada animação dirigida por Adam Elliot, com as vozes de Eric Bana, Toni Collette e Phillip Seymour Hoffman.

04:15 – Soul Kitchen – Pré estreia do premiado longa dirigido po Fatih Akin (Nova York, Eu Te Amo).

Agora, quer saber o melhor de tudo?

Para curtir esta verdadeira farra cinematográfica Você vai desembolsar R$ 20,00. Honesto, não? Programe-se. O Odeon fica na Praça Floriano, 7, na Cinelândia, no Rio de Janeiro.

Fonte: Adoro Cinema

Documentário brasileiro vence festival internacional


O documentário Dzi Croquettes, de Tatiana Issa e Raphael Alvarez, foi escolhido pelo voto popular como o vencedor do In-Edt Brasil 2010 – Festival Internacional de Documentário Musical na categoria Competição Nacional.

Finalizada no dia 28, domingo, a competição foi composta por seis títulos nacionais, todos inéditos no circuito comercial. Com a vitória, o filme entrará no circuito In-Edit de festivais, levando os diretores para Barcelona onde apresentarão oficialmente a produção.

Dzi Croquettes conta a trajetória do irreverente grupo de dança carioca que marcou o cenário artístico brasileiro nos anos 70 com muito deboche, ironia e a luta pela quebra de tabus sociais e sexuais. O documentário conta com depoimentos de gente como Liza Minnelli, Nelson Motta, Ney Matogrosso, Miéle, Jorge Fernando, entre outros.

fonte: adoro cinema

Saíram os indicados ao "Oscar do cinema brasileiro"




Lá como cá, premiação também há. O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro chega neste ano à sua nona edição, mais uma vez elegendo o que de melhor foi produzido no cinema nacional. São ao todo 27 categorias, com os vencedores recebendo o Troféu Grande Otelo.

O filme mais lembrado este ano foi Tempos de Paz, com 11 indicações. Curiosamente, não está entre os indicados a melhor filme. Logo em seguida vem o trio A Mulher Invisível, Se Eu Fosse Você 2 e À Deriva, cada um indicado em nove categorias.

A última etapa de votação ocorrerá a partir de hoje, sendo toda online e sob a supervisão da Academia Brasileira de Cinema. A edição deste ano dará ainda dois prêmios especiais: o Prêmio Eleonora de Martino a Anselmo Duarte, falecido no ano passado, e o Prêmio Especial de Preservação a Alice Gonzaga.

A cerimônia de entrega da premiação ocorrerá no dia 8 de junho, no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro.

A relação completa dos indicados ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro você pode conferir em sua área especial dentro da seção Festivais, no Adoro Cinema.

Fonte: Adoro Cinema

Em abril, Festival SESC Melhores Filmes 2010


O mais antigo festival de cinema da cidade de São Paulo, o Festival SESC Melhores Filmes 2010 chega com novidades em sua 36ª edição. Com 315 filmes concorrentes, sendo 85 títulos nacionais (incluindo 56 documentários e quatro coproduções), as melhores produções de 2009 foram votadas por críticos de todo o país e júri popular, e os vencedores serão exibidos entre 08 e 29 de abril. No total, o Festival exibirá 36 filmes, sendo 20 internacionais e 16 nacionais.

Em 07 de abril, será realizada a noite de premiação com apresentação do jornalista da TV Cultura, Cunha Jr. Os melhores filmes foram eleitos por mais de 12 mil votos do público e mais de 70 críticos de todo o território nacional em seis categorias nacionais e quatro internacionais. Os vencedores irão receber o prêmio idealizado pelo artista Emanuel Araújo.

Um dos grandes destaques do 36º Festival SESC Melhores Filmes 2010 será a inclusão do recurso da Audiodescrição em todos os filmes exibidos, uma tecnologia que permite aos deficientes visuais compreender a narrativa através da ‘tradução’ de imagens em palavras pela descrição das mesmas em conjunto com as falas originais.

Além disso, os deficientes auditivos também poderão acompanhar todas as exibições do Festival através do sistema de legendagem Open Caption que descreve o áudio do filme.

Outra novidade na edição 2010 do evento será a inauguração da nova tela de projeção Perlux 1,8 / Harkness, com área de exibição de 15,12m por 6,43m, representando um ganho de 1.8 e atendendo aos padrões internacionais para projeções digitais padrão dci.

Paralelamente aos filmes que serão exibidos durante o Festival, acontece a exposição 35mm em Relevo, uma exposição tátil em que imagens de clássicos do cinema brasileiro são convertidas em placas com relevos que destacam os volumes produzidos pelos contrastes de luz e sombra das fotografias em preto e branco.

As obras são colocadas em suportes com inclinação de 15º para que o público possa tocá-las confortavelmente, percebendo a relação das formas. A exposição é aberta ao público em geral, possibilitando que estes sintam a experiência de "enxergar" com as mãos.

Os filmes retratados são:

O Beijo da Mulher Aranha e Pixote, a Lei do Mais Fraco de Hector Babenco,
Terra Estrangeira de Walter Salles,
Dona Flor e Seus Dois Maridos de Bruno Barreto,
Eles Não Usam Black-Tie de Leon Hirszman,
A Dama Do Cine Xangai de Guilherme de Almeida Prado,
Alma Corsária de Carlos Reichenbach,
O Pagador de Promessas de Anselmo Duarte,
Vidas Secas de Nelson Pereira dos Santos,
Os Cafajestes de Ruy Guerra,
Macunaíma de Joaquim Pedro de Andrade,
As Amorosas de Walter Hugo Khouri,
Barro Humano de Adhemar Gonzaga,
São Paulo S/A de Luis Sérgio Person e
Toda Nudez Será Castigada de Arnaldo Jabor.

O CineSESC está localizado na Rua Augusta, 2075 - Cerqueira César, São Paulo / SP.

fonte: cineplayers

Curso "Film & Television Business" abre inscrições em São Paulo


Uma parceria entre a Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro e a Academia Internacional de Cinema (AAIC) irá oferecer, a partir de 19 de abril, o curso “Film & Television Business” na cidade de São Paulo. Entre os profissionais que irão lecionar estão o produtor Fabiano Gullane, o jornalista e diretor Gabriel Priolli, a assessora de imprensa Anna Luíza Müller e o roteirista Alberto Flaksman.

Dividido em módulos, o curso faz um panorama das etapas do processo executivo de uma produção audiovisual, desde a história do cinema e da TV brasileira às técnicas de negociação de uma produção. Também são abordados temas como a economia do audiovisual, leis de incentivo, captação de recursos, co-produções internacionais, “business plan”, direitos autorais, trabalhistas e digitais, seguros, marketing, distribuição, festivais, vendas internacionais, novas mídias, o panorama do mercado e a experiência de “pitching”.

As aulas acontecem de 19 de abril a 6 de dezembro, sempre às segundas e terças-feiras, das 19h15 às 22h30. Para mais informações, acesse o site oficial da AAIC.

fonte: uol cinema

Festival de Cinema de Paulínia recebe inscrições até 21 de maio


Estão abertas as inscrições para o 3º Festival Paulínia de Cinema, que acontece na cidade do interior paulista de 15 a 22 de julho. O regulamento completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no site oficial do evento até o dia 21 de maio. Serão distribuídos cerca de R$ 600 mil em prêmios.

Podem participar da seleção produções brasileiras inéditas no circuito comercial, com duração mínima de 70 minutos para longas-metragens e 15 minutos para curtas, além de não terem recebido prêmios de “melhor filme” em nenhum outro festival.

A programação do evento inclui a exibição de longas e curtas em 35mm ou digital, mostras paralelas, debates, seminários e exposições.

Para maiores informações, acesse o site oficial.

fonte: uol cinema

Confira lista dos longas no festival É Tudo Verdade 2010


O festival internacional de documentários É Tudo Verdade anunciou nesta terça-feira (30) sua programação completa de longas, curtas e mostras especiais. A mostra, que acontece de 8 a 18 de abril nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, simultaneamente, reflete em sua 15ª edição uma cada vez mais prolífica produção nacional de documentários. Este ano, são 18 filmes brasileiros inéditos. Na soma final, serão exibidos 71 documentários de 27 países, mais duas mostras que prestam tributo ao francês Alain Cavalier e o brasileiro Benedito J. Duarte.

Além dos dois filmes de abertura que já haviam sido divulgados e que representam um recorte político/cultural do País com Uma Noite em 67, de Renato Terra e Ricardo Calil (filme que abre a mostra em São Paulo) e uma perspectiva crítica sobre a intervenção de cientistas e intelectuais europeus e americanos em comunidades indígenas de Segredos da Tribo, de José Padilha, a organização do evento anunciou todos os títulos que entram em competição e os filmes que participam como programação especial.

Entre esses últimos, destaque para Capitalismo: Uma História de Amor, do sempre controverso Michael Moore (Fahrenheit 11 de Setembro) e Difamação, de Yoav Shamir, cineasta do premiado Checkpoint que agora pequisa o sentido e a permanência do conceito de antissemitismo.

Amir Labaki, fundador e diretor do festival, antecipou que, após o fim dessa 15ª mostra, haverá dois anúncios da produção: o primeiro é sobre o projeto da marca do festival seguir exibindo filmes pontuais ao longo do ano e a outra se refere a um projeto de itinerância que deve levar alguns títulos para outras capitais brasileiras.

Confira abaixo a lista completa dos longas nacionais e internacionais:

Competição brasileira de longas e médias:

Arquitetos do Poder, de Vicente Ferraz e Alessandra Aldé (RJ): A evolução das técnicas de propaganda políticas em campanhas eleitorais que vão de Getúlio Vargas e Luiz Inácio Lula da Silva.

O Contestado - Restos Mortais, de Sylvio Back (RJ): Filme resgata a Guerra do Constestado (1912-1916), deflagrada no Paraná e em Santa Catarina por questões de disputas fundiárias.

Eu, o Vinil e o Resto do Mundo, de Lila Rodrigues e Karina Ades (SP): A partir de um campeonato de DJs, cineastas tentam dar um recorte à vida de jovens na periferia de São Paulo.

Fora de Campo, de Adirley Queirós (DF): Uma radiografia dos campeonatos de futebol brasileiros que ficam à margem das séries A e B.
Os Representantes, de Felipe Lacerda (RJ): Tomando um vereador do interior do Amazonas como guia, o filme faz um estudo sobre os métodos de permanência no poder entre políticos nacionais.

Programa Casé - O que a Gente Não Inventa, Não Existe, de Estevão Ciavatta (RJ): Filme conta história de Adhemar Casé, um vendedor de rádio que fez história ao projetar nacionalmente nomes como Noel Rosa, Carmem Miranda e Orlando Silva.

Terra Deu, Terra Come, de Rodrigo Siqueira (MG): Um senhor de 82 anos é mestre de cerimônia de um outro senhor, morto aos 120 anos. Elementos de ficção são usados para criar linhas indistintas entre cinema e vida.

Competição Internacional de Longas

48, de Susana de Sousa Dias (Portugal): o filme acabou de ganhar o Cinéma du Réel, festival de documentários na França, e resgata arquivos da PIDE, a polícia secreta portuguesa que atuou durante a ditadura salazarista.

Adeus, de Ditteke Mensink (Holanda): A vida de Lady Grace, a primeira mulher a cruzar o mundo por via aérea.

Budrus, de Julia Bacha (Estados Unidos): O filme centra suas atenções em um protesto não-violento que aconteceu em 2003 na fronteira entre a Cisjordânia e Israel.

Inimigos do Povo, de Rob Lemkin e Thet Sambath (Reino Unido, Cambodia): Longa segue o jornalista Thet Sambath, cujos pais foram mortos durante o regime do Khmer Vermelho, no Cambodia.

La Danse, o Balé da Ópera de Paris, de Frederick Wiseman (França, Estados Unidos): Os bastidores do balé da Ópera de Paris.

O Deserto da Arte Proibida, de Amanda Pope, Tchavdar Georgiev (Uzbequistão, Rússia, Estados Unidos): A história por trás da montagem de um museu em pleno deserto do Uzbequistão, com peças que eram proibidas pela KGB.

O Homem Mais Perigoso da América: Daniel Ellsberg e os Documentos do Pentágono, de Rick Goldsmith e Judith Ehrlich. Um dos filmes que concorreu ao Oscar de melhor documentário este ano conta a história de um ex-funcionário do Pentágono que, em 1971, vazou para o The New York Times, documentos sobre farsas montadas para que a Guerra do Vietnã acontecesse.

O Jogador, de John Appel (Holanda): O diretor examina o mundo dos jogos e das apostas por trás deles.

Os Pais da Praça de Maio - 10 Caminhos Possíveis, de Joaquín Daglio (Argentina): As mães da Praça de Maio são uma referência internacional quando se fala no período de ditadura militar na Argentina. Esse filme vai atrás dos pais que até hoje lamentam o desaparecimento de seus filhos.

Químio, de Pawel Lozinski (Polônia): O filme traz o cotidiano de pacientes que são tratados com quimioterapia.

Roubados, de Dan Fallshaw e Violeta Ayala (Austrália): Quando tentam realizar um filme sobre famílias dispersas pela guerra, as duas cineastas deste filme são colocadas repentinamente no centro de um turbilhão.

Viver com o Homicídio, de John Kastner (Canadá): O filme tem como protagonista um jovem que foi preso depois de ter assassinado sua irmã, de 18 anos.

fonte: terra cinema

Bruce Lee ganha exposição em festival de cinema de Hong Kong


Linda Cadwell, viúva de Bruce Lee, Shannon Lee, filha do lutador, e Wren Keasler, neta, participam de inauguração de uma exposição com pôsteres e objetos pessoais do astro de filmes de artes marciais. A abertura foi realizada nesta terça (30) durante o Festival Internacionald e Cinema de Hong Kong. Se estivesse vivo, Lee completaria 70 anos em novembro.

Astro de filmes de artes marciais completaria 70 anos em novembro. Viúva, filha e neta participaram da inauguração da mostra na terça.

fonte: g1 cinema

Festival Internacional de Filmes Curtíssimos tem inscrições até dia 4


O Festival Internacional de Filmes Curtíssimos tem suas inscrições abertas até o começo da semana que vem, até dia 4 de abril. A 3ª edição nacional de filmes curtíssimos acontece nos dias 07, 08 e 09 de maio de 2010, em Brasília, no Rio de Janeiro e em outras cidades.

Serão selecionados até 50 filmes com duração máxima de três minutos (fora títulos e créditos). A curadoria é internacional realizada em Paris, e a nacional em Brasília. Para se inscrever clique aqui : http://www.filmescurtissimos.com.br/index.php?option=com_rsform&Itemid=149

fonte: revista de cinema online

Estado de São Paulo lança editais de finalização


O Governo do Estado de São Paulo lançou três editais de seu Programa de Ação Cultural (ProAC), dois deles são dedicados ao teatro e um ao cinema – este último vai premiar com R$ 350 mil cada um dos cinco projetos de finalização de longa-metragem selecionados.

As inscrições vão até 17 de maio. O ProAC deve destinar um total de R$ 20 milhões para 22 editais ao longo do ano. Todas as informações podem ser conferidas no portal da Secretaria de Cultura do Estado: www.cultura.sp.gov.br.

fonte: revista de cinema online