quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Russ Meyer em destaque no Rio e em São Paulo


Você conhece o trabalho do cineasta Russ Meyer? Se a resposta é positiva, a notícia é para lá de boa. Se é negativa, a oportunidade é de ouro.

De quinta feira, até o dia 15 de agosto, o Centro Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo) resgata sua obra pouco conhecida no país, reunindo 18 longas na mostra O Melhor de Russ Meyer.

Fotógrafo do Exército americano durante a 2ª Guerra Mundial e autor de alguns dos primeiros ensaios da então embrionária revista Playboy, Meyer é visto por muitos como pornógrafo, obsceno e doentio. Um dos maiores cineastas pop americanos das décadas de 60 e 70, sua obra foi carregada de mulheres nuas, seios fartos, motoqueiras, garçonetes, strippers e, todas, liberadas sexualmente.

Para quem viu alguma similaridade com outros diretores, não é difícil dizer que ele inspirou gente como Quentin Tarantino e Pedro Almodóvar, entre outros. Para alguns, Meyer é considerado o “Fellini do sexo” ou o “Eisenstein do pornô”.

E sua influência ultrapassou as barreiras da sétima arte, invadindo quadrinhos e grupos de rock. Reconhecido pela criatividade na montagem, nos enquadramentos e no ritmo alucinante, seus títulos eram extravagantes como, por exemplo, a de uma de suas obras primas: Faster, Pussycat! Kill! Kill!

Bateu curiosidade? Então programe-se! Porque se na época dos lançamentos, os filmes eram exibidos nos subúrbios e circuitos “poeiras” do interior americano, esta é a sua chance de assistir uma retrospectiva num centro cultural. O Melhor de Russ Meyer acontece no CCBB do Rio e no de Sampa.

Abaixo, você confere a programação carioca. Para maiores detalhes, visite o site oficial do evento em http://www.bb.com.br/portalbb/home21,128,128,0,1,1,1.bb

PROGRAMAÇÃO RIO DE JANEIRO

Quinta-feira, 5 de agosto
17h – Mondo Topless (60 min)
19h – Vixen! (70 min)

Sexta-feira, 6 de agosto
17h – O Imoral Sr. Teas (63 min)
19h – Supervixens (99 min)

Sábado, 7 de agosto
15h – Motor Psycho (74 min)
17h – Mudhoney (92 min)
19h – Além do Vale das Ultra-Vixens ( 93 min)

Domingo, 8 de agosto
14h – Pandora Peaks (71 min)
16h – Up! (80 min)
18h – Faster, Pussycat! Kill! Kill! (83 min)

Terça-feira, 10 de agosto
17h – De Volta ao Vale das Bonecas (109 min)
19h – Eva e o Faz Tudo (65 min)

Quarta-feira, 11 de agosto
17h – Achado Não É Roubado (71 min)
19h – Cabana do Amor (70 min)

Quinta-feira, 12 de agosto
17h – Bom Dia … e Tchau, Tchau! (80 min)
19h – Cherry, Harry & Rachel (71 min)

Sexta-feira, 13 de agosto
17h – Garotas Nuas do Oeste Selvagem (65 min)
19h – Faster, Pussycat! Kill! Kill! (83 min)

Sábado, 14 de agosto
15h – Vixen ! (70 min)
17h – Supervixens (99 min)
19h – Além do Vale das Ultra-Vixens (93 min)

Domingo, 15 de agosto
14h – Lorna (78 min)
16h – Motor Psycho (74 min)
18h – Mondo Topless (60 min)

Fonte: Adoro Cinema

Estão abertas as inscrições para o Mobilefest


O Mobilefest 2010 – Festival Internacional de Criatividade Móvel está recebendo inscrições para o III Prêmio Mobilefest, com o tema “Como proteger o meio ambiente utilizando as tecnologias móveis”. O festival é o maior evento latinoamericano de soluções em mobilidade. Serão reconhecidos os melhores trabalhos que contribuam para proteger o meio ambiente nas categorias Vídeo, Escrita SMS e Fotografia. O evento ocorre em São Paulo, de 14 a 26 de setembro, no Museu da Imagem e do Som (MIS).

Interessados têm até dia 30 de agosto para se cadastrarem no site www.mobilefest.com.br, clicando no item III Prêmio Mobilefest.

fonte: revista de cinema online

Gramado começa com frio europeu e apostas em filmes políticos


Começa na sexta (6), com muito frio e até possibilidade de neve – que caiu na Serra Gaúcha nesta quarta-feita (4) -, a 38ª edição do Festival de Gramado. Na abertura, a atração, fora de competição, é o drama paulista “Bróder”, estreia na direção de Jefferson De, um mergulho na periferia paulistana do Capão Redondo que saiu do último Festival de Paulínia, em julho, com quatro troféus.

Já na noite inicial, passa também o primeiro concorrente nacional, a ficção “Enquanto a Noite não Chega”, adaptação do romance de Josué Guimarães, dirigida pelo gaúcho Beto Souza (“Dias e noites”), dando a arrancada para o festival que, pela primeira vez, estende-se por nove dias. O filme de encerramento, na sexta (13-8), é “Ex-isto”, de Cao Guimarães, uma visão bem pessoal sobre o romance “Catatau”, do poeta curitibano Paulo Leminski, com participação do ator baiano João Miguel (“Estômago”). A cerimônia de premiação será na noite de sábado (14-8).

Os demais longas brasileiros competindo pelos Kikitos são: “180º.”, de Eduardo Vaisman (RJ); o documentário “Diário de uma Busca”, de Flávia Castro (RJ); o drama “Não se Pode Viver sem Amor”, de Jorge Durán (RJ, que competiu no Cine-PE 2010); o documentário histórico “O Contestado – restos mortais”, de Sylvio Back (concorrente que saiu sem prêmios do Festival É Tudo Verdade 2010); “O Último Romance de Balzac”, de Geraldo Sarno (RJ) e “Ponto.org”, de Patricia Moran (SP). Chegou a ser anunciado que um oitavo título entraria na competição brasileira mas, até o momento, não foi divulgado. Mais de setenta longas inscreveram-se na seleção nacional. Veja os filmes e a programação no site oficial do Festival. http://www.festivaldegramado.net/2010/index.php

Marca distintiva do tradicional festival gaúcho, a seção competitiva latina conta com representantes de filmografias praticamente inexistentes no circuito cinematográfico nacional, caso da Venezuela (representada por “Historia de un dia”, de Rosana Matecki), Uruguai (“Ojos bien abiertos – um viaje por Sudamerica de Hoy”, de Gonzalo Arijón) e Nicarágua (“La Yuma”, de Florence Jaugey). Completam a seleção latina “El Vuelcro del Cangrejo”, de Oscar Ruiz Navia (Colômbia/França); “La Vieja de Atrás”, de Pablo Jose Meza (Argentina/Brasil); “Perpetuum Móbile”, de Nicolás Pereda (México/Canadá); e “Mi Vida con Carlos”, de German Berger (Chile/Espanha/Alemanha) – este um documentário exibido no Festival de Roterdã que recupera a figura de um militante político morto pela ditadura chilena nos anos 1970, Carlos Berger, num filme assinado por seu filho.

Este é o mesmo perfil, aliás, do documentário brasileiro “Diário de uma Busca”, em que a filha do ex-militante político gaúcho Celso Afonso Gay de Castro (1943-1984), Flávia de Castro, procura as pistas para desvendar pontos obscuros da vida e da morte de seu pai.

Os homenageados desta edição são o ator Paulo César Pereio (que recebe o troféu Oscarito), a cineasta Ana Carolina (troféu Eduardo Abelin) e o diretor da Cinemateca Uruguaia, Manuel Martinez Carril (Kikito de Cristal).

Cerca de 300 curta-metragens inscreveram-se para disputar os prêmios da mostra nacional e da mostra gaúcha, sendo selecionados 16 na primeira e 12 na segunda. Alguns destaques são os paulistas “Eu não Quero Voltar Sozinho”, de Daniel Ribeiro (vencedor de quatro prêmios em Paulínia), “Haruo Ohara”, de Rodrigo Grota (autor dos premiados “Satori Uso” e “Booker Pittman”) e o baiano “Carreto”, de Cláudio Marques e Marília Hughes.

fonte: uol cinema

Inscrições prorrogadas para o 8º Curta Santos


O pessoal que tem um curta nas mãos e ainda não se empolgou para participar do 8º Curta Santos, a hora tá chegando.

As inscrições para o maior festival de curtas do litoral paulista foram prorrogadas até dia 5 de agosto, próxima quinta feira.

As mostras competitivas do evento, que acontece entre os dias 14 a 18 de setembro, serão divididas em quatro categorias:

MOSTRA OLHAR CAIÇARA UNIVERSITÁRIA – para trabalhos acadêmicos e de conclusão de curso produzidos pelos alunos de faculdades da região. Serão selecionados 10 filmes que concorrerão nas categorias melhor curta, melhor direção e melhor montagem.

MOSTRA OLHAR CAIÇARA INDEPENDENTE – trabalhos produzidos no litoral paulista, sem apoio de grandes produtoras. Dez selecionados concorrerão aos prêmios de melhor documentário, melhor ficção, ator, atriz, direção, roteiro, montagem, som e fotografia.

MOSTRA DE VIDEOCLIPE CAIÇARA – 10 vídeo clipes produzidos na região que concorrerão nas categorias melhor videoclipe, melhor direção e melhor performance.

MOSTRA DE VIDEOCLIPE BRASILIS – 10 vídeo clipes produzidos em todo o país que concorrerão nas categorias melhor videoclipe, melhor direção e melhor performance.

Para maiores informações, acesse o site oficial do 8º Curta Santos em http://www.curtasantos.com.br/Site/Home.aspx

Fonte: Adoro Cinema

Anima Mundi 2010: Divulgados os vencedores em SP


Em São Paulo, a 18ª edição do Anima Mundi 2010 terminou premiando a animação Mary & Max: Uma Amizade Diferente, na categoria de melhor longa-metragem, por júri popular. Assim como aconteceu no Rio de Janeiro, o diretor e roteirista australiano Adam Elliot levou a melhor e se disse honrado pelo reconhecimento e completou ao revelar que sempre teve vontade de participar do festival.

Mary & Max: Uma Amizade Diferente é um filme de animação stop motion da produtora Melanie Coombs, que apresenta o talento de Toni Collette, Phillip Seymour Hoffman, Barry Humphries e Eric Bana na dublagem original.

A história mostra a amizade à distância de duas pessoas bem diferentes: Mary Dinkle (Collette), uma garota solitária que mora nos subúrbios de Melbourne, Austrália, e Max Horovitz (Hoffman), um judeu obeso de 44 anos que sofre de um tipo de autismo e vive na caótica Nova York.

Além do desenho de Adam Elliot, confira abaixo quais foram os outros vencedores do Anima Mundi 2010, na capital paulista:


Júri Popular de SP

Melhor Longa: Mary e Max: Uma Amizade Diferente, de Adam Elliot (Austrália)
Melhor Filme de Estudante: Der Praezie Peter, de Martin Schmidt (Alemanha)
Melhor Curta-Metragem Infantil: O Grúfalo, de Jakob Schuh (Reino Unido)
Melhor Curta-Metragem Brasileiro: Imagine Uma Menina Com Cabelos de Brasil, de Alexandre Bersot (Brasil)
Melhor Curta-Metragem: Der Kleine Und das Biest, de Johannes Weiland (Alemanha)

Júri Profissional

Melhor Animação: Videogioco a Loop Experiment, de Donato Sansone (Itália)
Melhor Roteiro: Der Kleine Und Das Biest, de Johannes Weiland e Uwe Heidschötter (Alemanha)
Melhor Trilha Sonora: The Lost Thing, de Andrew Ruhemann e Shaun Tan (Austrália)
Melhor Direção de Arte: Madagascar, de Carnet de Voyage (França)
Melhor Filme de Encomenda: Xixi no Banho, de Fernando Sanches (Brasil)

fonte: cineclik

Com filme brasileiro na competição, Festival de Locarno começa


A 63ª edição do Festival Internacional de Cinema de Locarno, na Suíça, começará nesta quarta-feira, com o filme brasileiro "Luz nas Trevas - A Volta do Bandido da Luz Vermelha" - foto - na lista da competição pelo Leopardo de Ouro.

Dirigido por Helena Ignez e Icaro Martins, a produção brasileira será a única representante latino-americana deste ano no festival, que começará com a projeção gratuita e ao ar livre de "La Nostra Vita", de Daniele Luchetti.

Até o dia 14 de agosto, 18 produções competirão pelo Leopardo de Ouro, prêmio máximo de um dos festivos de cinema mais antigos do mundo, junto ao de Cannes e ao de Veneza.

Representando a Espanha, "La Vida Sublime", de Daniel Villamediana, e "¿Te vas?", de Cristina Molino competirão no festival, que este ano terá 100 filmes a menos que na edição anterior, com um total de 290 produções.

A atriz francesa Chiara Mastroianni receberá um prêmio de excelência por sua carreira e o festival dedicará uma retrospectiva ao diretor alemão Ernst Lubitsch.

Fundado em 1946, o Festival Internacional de Cinema de Locarno começou com o objetivo de descobrir novos talentos e tendências, que o levou a consagrar-se atualmente como um dos principais eventos do cinema internacional.

fonte: EFE, g1