quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Maior prêmio do cinema independente dos EUA anuncia seus concorrentes


A 23ª edição do Spirit Awards, maior prêmio de cinema alternativo dos EUA, organizado pela instituição Film Independent, anunciou seus candidatos para a cerimônia de 2009. Com seis indicações cada, O Casamento de Rachel e Rio Congelado que já levou Sundance, são os mais citados em uma listagem fraca em variedade.

Confira abaixo as categorias. Os vencedores são escolhidos pelos membros da instituição e os vencedores serão anunciados em 21 de fevereiro.

Melhor filme
Ballast
Rio Congelado
O Casamento de Rachel
Wendy and Lucy
The Wrestler

Melhor filme de diretor estreante
Afterschool
Medicine for Melancholy
Sangre De Mi Sangre
Sleep Dealer
Sinédoque, Nova Iorque

Melhor diretor
Ramin Bahrani - Chop Shop
Jonathan Demme - O Casamento de Rachel
Lance Hammer - Ballast
Courtney Hunt - Rio Congelado
Tom McCarthy - The Visitor

Melhor ator protagonista
Javier Bardem - Vicky Cristina Barcelona
Richard Jenkins - The Visitor
Sean Penn - Milk
Jeremy Renner - The Hurt Locker
Mickey Rourke - The Wrestler

Melhor atriz protagonista
Summer Bishil - Towelhead
Anne Hathaway - O Casamento de Rachel
Melissa Leo - Rio Congelado
Tarra Riggs - Ballast
Michelle Williams - Wendy and Lucy

Melhor ator coadjuvante
James Franco - Milk
Anthony Mackie - The Hurt Locker
Charlie McDermott - Rio Congelado
JimMyron Ross - Ballast
Haaz Sleiman - The Visitor

Melhor atriz coadjuvante
Penélope Cruz - Vicky Cristina Barcelona
Rosemarie DeWitt - O Casamento de Rachel
Rosie Perez - The Take
Misty Upham - Rio Congelado
Debra Winger - O Casamento de Rachel

Melhor roteiro
Woody Allen - Vicky Cristina Barcelona
Anna Boden & Ryan Fleck - Sugar
Charlie Kaufman - Sinédoque, Nova Iorque
Howard A. Rodman - Pecados Inocentes
Christopher Zalla - Sangre De Mi Sangre

Melhor fotografia
Maryse Alberti - The Wrestler
Lol Crawley - Ballast
James Laxton - Medicine for Melancholy
Harris Savides - Milk
Michael Simmonds - Chop Shop

Melhor documentário
The Betrayal
Encounters at the End of the World
Man on Wire
The Order of Myths
Up the Yangtze

Melhor filme estrangeiro
The Class (France)
Gomorra (Italy)
Hunger (U.K./Ireland)
O Segredo do Grão (France)
Luz Silenciosa (Mexico/France/Netherlands/Germany)

Acesse o site oficial Film Independent's Spirit Awards | Home

fonte: omelete

Vídeo vencedor do Concurso Cultural Petrobras / Omelete


Chegou a hora de saber quem foi o grande vencedor do Concurso Cultural Petrobras / Omelete. Antes, porém, vale fazer um flashback e explicar como tudo funcionou: Para participar, os Omelenautas tinham primeiro que baixar alguns vídeos enviados pela Petrobras, que mostravam áreas de atuação da empresa, como patrocínio cultural, biodiesel, responsabilidade social, responsabilidade ambiental e do poço ao posto. Com esses trechos em mãos, pedimos para que as pessos montassem um trailer com o tema "Se a Petrobras fosse um filme, como ele seria?". Era permitido editar da forma que quisesse, incluindo narração, trilha sonora e até mesmo outros vídeos. As regras finais pediam que os trailers criados tivessem no máximo 1 minuto e que ao menos metade do tempo fosse com as imagens dos projetos da Petrobras. Depois de tudo isso pronto, era só publicar e se cadastrar na área de Promoções do Omelete.

Simples? Nem tanto! Mesmo sabendo que os computadores de hoje têm ferramentas básicas de edição de vídeo, o que pedimos é algo trabalhoso e que demanda uma boa dedicação e - o que era o ponto principal para o júri - criatividade. Precisamos confessar que tivemos um pouco de medo de que ninguém ia mandar ou que não ia ter coisas legais. Que nada!!! Vocês Omelenautas são ótimos! O resultado surpreendeu a todos no número de inscrições - mais de 250 vídeos criados! - e, principalmente, pela alta qualidade.

Por isso, para definir os ganhadores, participaram do júri, além dos editores do Omelete e o pessoal da Petrobras, diretores e curadores de alguns dos maiores festivais de cinema do Brasil: Alfredo Bertini (Diretor do Cine PE), Ailton Franco Jr (Criador e co-diretor do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro: Curta-Cinema), Liege Nardi (Coordenadora Executiva do Festival de Cinema de Gramado), Raquel Hallak (Coordenadora Geral das Mostras de Cinema de Tiradentes, de BH e de Ouro Preto), Vilma Lustosa (Diretora do Festival do Rio), Renata de Almeida e Leon Cakoff, diretores da Mostra Internacional de Cinema de SP.

E é com muito orgulho que anunciamos agora o nome do grande ganhador:

Diego Freitas!!! Parabéns, Diego! Você ganhou uma câmera filmadora handycam digital de alta definição. Vejam abaixo o vídeo que ele fez:

Além do Diego, outras nove pessoas vão ganhar kits com DVDs patrocinados pela Petrobras (4 filmes restaurados de Glauber Rocha: Barravento, A Idade da Terra, O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro e Terra em Transe; e Saneamento Básico, o Filme). São eles (em ordem alfabética):

  • Anderson Batista Nascimento, Rio de Janeiro - RJ
  • Daniel Drummond, São Luís - MA
  • Elivan Romão Ribeiro, Goiânia - GO
  • Fabrício Eduardo Rabachini, Itápolis - SP
  • Felipe Augusto de Santo, Pitangueiras - SP
  • Luís Gustavo Oliveira Coutinho, São Paulo - SP
  • Maria Eugênia Lima de Araujo, Curitiba - PR
  • Otávio Nagano, São Paulo - SP
  • Paulo César Morellato Bueno, Mairiporã - SP

Mais uma vez o Omelete agradece a todos os participantes e à Petrobras pela oportunidade de fazer uma ação tão bacana como esta.

fonte: omelete

Festival de Sundance divulga filmes na competição


O Festival de Sundance, principal evento americano do cinema independente, anunciou nesta quarta-feira (3) a lista de mais de 60 filmes que disputarão os prêmios de sua 25ª edição, em janeiro.

A mostra, promovida pelo Instituto Sundance, de Robert Redford, dá destaque a filmes de baixo orçamento ou "de arte", feitos fora dos grandes estúdios de Hollywood. Essa vitrine costuma dar grande impulso à carreira de atores, diretores e roteiristas envolvidos em projetos como "Pequena Miss Sunshine", um hit recente de Sundance.

Geoffrey Gilmore, diretor do festival, disse que os 188 longas escolhidos para 2009 misturam estilos, gêneros, origens geográficas e culturas diferentes.

Na abertura será exibido "Mary and Max" - foto, animação com massinhas que mostra como um idoso norte-americano e uma menina da Austrália estabelecem uma sólida amizade através de cartas. Philip Seymour Hoffman e Toni Collette emprestam suas vozes aos personagens. "É um filme emblemático do cruzamento de gêneros e da interconexão global," disse ele.

Entre os 16 filmes que disputam na categoria drama/EUA estão "Push", do escritor e diretor Lee Daniels, baseado num romance sobre uma garota do Harlem em busca da autodescoberta.

"Humpday", do cineasta Lynn Shelton, é descrito no material promocional como "uma comédia farsesca sobre uma ligação hétero masculina que vai um pouco longe demais".

Gilmore disse que os dramas sombrios, típicos dos festivais independentes, dividirão espaço com romances e comédias condizentes com a recente tendência de ampliar a gama narrativa dos filmes.

"Vocês poderiam achar que neste ano teríamos muitos trabalhos refletindo os tempos negros em que estamos, mas não estariam corretos", afirmou. "Em vez disso, há filmes independentes que são engajados - engajados e divertidos."

Haverá uma seção de não-ficção, com 16 documentários norte-americanos, como "Dirt the movie", de Bill Benenson e Gene Rosow, sobre como os humanos combatem a sujeira, e "Over the hills and far away", de Michel Scott, registrando a jornada de uma família pela Mongólia, em busca de um xamã para curar seu filho autista.

Na seção internacional, 16 dramas e 16 documentários estrangeiros disputam os prêmios.

No total, Sundance 2009 exibirá 118 longas de 21 países em dez dias, a partir de 15 de janeiro. Os filmes das categorias não-competitivas serão divulgados na quinta-feira (4).

A lista completa está disponível no site do festival.

fonte: g1

Premiados do Gotham Independent Film Awards


A atriz Penélope Cruz recebeu um prêmio honorário em reconhecimento a sua sua contribuição para o cinema no Gotham Independent Film Awards, realizado em Nova York nesta terça-feira.

Penélope disse no tapete vermelho do evento que estava muito ansiosa. Segundo ela, a premiação é uma "coisa linda".

A atriz recebeu o troféu das mãos de Ben Kingsley, em quem deu um carinhoso beijo no palco do evento.

Outras celebridades, incluindo Rachel Weisz, Ben Kingsley, Evan Rachel Wood, Amy Adams, Sean Penn, Ethan Hawke e Dennis Hopper, também estiveram presentes.

Rachel Weisz não estava indicada a nenhum prêmio. Ela foi ao evento acompanhar o marido, o diretor Darren Aronofsky, que concorreu com o filme The Wrestler.

Veja a lista completa dos vencedores:

Melhor Filme
Rio Congelado

Melhor Documentário
Trouble the Water

Diretor Revelação
Lance Hammer, por Ballast

Ator/Atriz Revelação
Melissa Leo, por Rio Congelado

Melhor Elenco
Sinédoque e Vicky Cristina Barcelona

Melhor Filme que não está em um Cinema perto de Você
Sita Sings the Blues

Acesse o site oficial The Gotham Independent Film Awards

fonte: terra cinema

Festival de animação erótica em São Paulo


O título da mostra que o HSBC Belas Artes, em São Paulo, inicia nesta quarta-feira (3/12) tem tudo a ver, mesmo que seja de forma involuntária: Festival de Animação Erótica (Fiae), e que chega à sua terceira edição.

Porque erotismo presume animação, no sentido de inflamar o estado de espírito. Por mais que o título se refira ao estilo cinematográfico, sem atores, apenas com linhas desenhadas em computador ou manualmente, vem a calhar que seja também uma declaração de princípios em se tratando de uma mostra que interessa sobretudo aos adultos.

São ao todo 149 curtas-metragens de 32 países, entre eles o Brasil. Oportunidade para ver obras cultuadas que raramente teriam outra condição de chegar ao público entusiasmado das animações.

O festival é competitivo, e premiará os melhores curtas nas seguintes categorias: melhor animação brasileira, melhor animação internacional, animação mais quente e melhor animação online. As duas primeiras serão escolhidas pelo juri popular, a terceira, pelo canal de TV adulto Sexyhot e a última pelo Porta Curtas.

O festival segue até domingo (7/12). O HSBC Belas Artes fica na Rua da Consolação, 2.423.

Confira a programação completa:

Dia 3/12 (quarta-feira)
13h30 - Competição de curtas 5
15h30 - Competição de curtas 4
17h30 - Competição de curtas 3
19h30 - Competição de curtas 2
21h30 - Competição de curtas 1

Dia 4/12 (quinta feira)
13h30 - Competição de curtas 9
15h30 - Competição de curtas 8
17h30 - Competição de curtas 7
19h30 - Competição de curtas 6
21h30 - Competição de curtas 5

Dia 5/12 (sexta-feira)
13h30 - Competição de curtas 6
15h30 - Competição de curtas 7
17h30 - Especial Sexo Seguro
19h30 - Competição de curtas 8
21h30 - Competição de curtas 9

Dia 6/12 (sábado)
13h30 - Competição de curtas 4
15h30 - Competição de curtas 3
17h30 - Competição de curtas 2
19h30 - Competição de curtas 1
21h30 - Especial Sexo Seguro/ Especial City Hunters

Dia 7/12 (domingo)
13h30 - Retrospectiva 1 (sessão com os melhores de 2008 e premiados de 2006 e 2007)
15h30 - Retrospectiva 2 (sessão com os melhores de 2008 e premiados de 2006 e 2007)
17h30 - Retrospectiva 2
19h30 - Retrospectiva 1
21h30 - Especial de encerramento (premiação)

E as sessões:

Competição de curtas 1 (Nos Seus Olhos/ Recado de Sexo/ Cânone para 3 Mulheres/ Senhora G/ Melado/ Quatro/ Dorminhoco/ Trabalho do Corpo/ O Tico-Tico/ Enchido com água/ Sopro de Joe/A Flor).

Competição de curtas 2 (Nico e Tina/ Zumbis/ Dor/ Os Pecadores/ Luba/ Trânsito/ O Idoso/ Twirling Earl/ Fissão/ Brilho/ Dama Pirulito/ Jornada ao Umbigo do Mundo/ Cachorrinhos/ Metamorfose/ Pessoas de Plástico).

Competição de curtas 3 (Dossiê Rê Bordosa/ Lapso/ Puteiro do Mcbony/ Praia de Nu é Rola/ Farpa/ O Guia de Instruções para Namoro/ Tempo de Carla/ Despido/ O Náufrago e a Sereia/ Amor Disfarçado/ 1º Encontro).

Competição de curtas 4 (Espargos/ Os Turistas/ Medusa: Primeiro Encontro/ 7.200 Desenhos do Bill T. Jones/ A Descoberta de Luke/ Fogo/ Sob a Pele/ Tenha Pegando/ Muto/ Não Aconteceu Nada Hoje/ Sexo no Telhado/ Geraldo).

Competição de curtas 5 (Amor de Melância/ Jumbokat/ Cândido/ Encontro de George/ Richard/ Tango Finlândia/ Sexo e o Soquete/ Transformadores 2/ Melodia Amarga/ Vida de Astério, Conhecido como Minotauro/ Fios ... Boa Luz é Essencial/ Para Todo Sempre/ Illuminada/ Declaração do Artista/ Amor do Cupido/ A Festa/ La Chanson de Satie/ Amor e Casamento).

Competição de curtas 6 (Boby, o Zumbi/ Namorados Sombrios/ Aposto que Você Fica Mais Bonita na Pista de Dança/ Cello/ Água de Rosa/ Perfuração/ Design Funcional/ Sobre Meias e Amor/ Não Transe com Amor/ Elevadores/ Juquinha Levado/ As Três/ Fernet Branca/ Morrer de Amor/ Forbidden Fruit/ Saturday Night Live - " The Ambiguously Gay Duo" - #11/ Tratamento Extremo/ Lua Cheia nas Gueixas Gatinhas).

Competição de curtas 7 (Aquiles/ Ela/ O Pescador de Sonhos/Perfume da Cidade/ Febre/ Ará/ A Dama da Lapa/ Tulipas/ Pornocharada Nacional/ Detrás do Bingo/ Petit Mort/ A Noiva do Gigante/ Prazeres Sem Graça/ Os Vizinhos/ Bate Papo de Sexo: Episódios 8, 9, 10, 11).

Competição de curtas 8 (A Aventura de Kouini/ Apolinário - Meu Saco é Vermelho!/ O Olhar de Amor/Sobre a Água/ Sonho de Madame Shang/ Perfumes Comuns/ Eros/ Candy Boy/ Saída/ Garota Insensata/ Fabuloso/ Delícias de Amor/ Monitopia/ Próteses/ Ilha).

Competição de curtas 9 (Kamasutra/ Ela Está Lá!/ Ela Está Lá! Dança do Bolo/ Ela Está Lá! Doki e Nabi/ Sarah - A Pequena Caçadora de Borboletas/ Interior Profundo/ Desejado/ Uma Carta a Collen/ Ponzo/ O Beijo/ Plastesex/ Pepino Rosa).

Especial Sexo Seguro (Baby Baby - AIDS/ Sugar Baby Love - AIDS/ Mídia e Diversidade 'HIV/ AIDS'/ Corra Rolla Corra/ Dia da Lutta contra a AIDS - E o que você vai fazer?/ Sentimento/ Gummitwist/ Me Campaign/ Você não está sobre as nuvens (Luta Contra a AIDS)/ Projeto Unicef/ O Sonho de Ploft/ Chuveiro/ Preservativo desempregado/ Sexo na Adolescência/ Sexo Seguro - O Manual)/ Historias Nuestras (3 Episódios) )

Especial City Hunters (Mahatma Dandy - Episódio1/ Motim - Episódio 2/ Quem é a sua mamãe? - Episódio 3/ Braço Direito - Episódio 4/ Jogos Simultâneos - Episódio 5).


Acesse site oficial.

fonte: cineclik

Mostra traz retrospectiva do trabalho de José Dumont


O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) paulistano inaugura nesta quarta-feira (3/12) a mostra José Dumont, O homem que virou suco, que apresenta a trajetória de um dos atores mais importantes do cinema brasileiro nos últimos trinta anos.

Na programação, os filmes mais elogiados pela crítica, e por isso imperdíveis, são O Homem que Virou Suco, Brincando nos Campos do Senhor, Cidade Baixa e Memórias do Cárcere. No primeiro ele é o protagonista, assim como nos também imperdíveis Narradores de Javé , Kenoma e O Baiano Fantasma, obra que guarda semelhanças muito fortes com o superior O Homem que Virou Suco.

Mas José Dumont ficou marcado também por papéis como ator coadjuvante em diversos trabalhos interessantes. É comum dizerem que Dumont engrandece filmes menores, graças a seu talento único e sua presença na tela, sempre fácil de causar empatia no público.

Vale destacar, ainda, Tudo Bem, o melhor filme de Arnaldo Jabor (Eu Sei que Vou te Amar), em que ele faz um pedreiro porreta e impetuoso, arrancando risos gostosos, e às vezes nervosos, da platéia.

Veja a programação completa:

Dia 3/12 (quarta-feira)
15h - Morte e Vida Severina
17h - Tigipió - Uma Questão de Amor e Honra
19h - A Hora da Estrela

Dia 4/12 (quinta-feira)
15h - Onde Anda Você
17h- Avaeté - A Semente da Vingança
19h- Abril Despedaçado

Dia 5/12 (sexta-feira)
15h - Coronel Delmiro Gouveia
17h - Tudo Bem
19h - Árido Movie

Dia 6/12 (sábado)
15h - Narradores de Javé
17h - Debate com o ator José Dumont e dos cineastas João Batista de Andrade e Eliane Caffé
19h - O Homem que Virou Suco

Dia 7/12 (domingo)
15h - Gaijin - Os Caminhos da Liberdade
17h - 2 Filhos de Francisco
19h - Kenoma

Dia 9/12 (terça-feira)
15h - Brincando nos Campos do Senhor

Dia 10/12 (quarta-feira)
15h - Até a Última Gota
17h - Gaijin - Os Caminhos da Liberdade
19h - Cidade Baixa

Dia 11/12 (quinta-feira)
15h - Kenoma
17h - Memórias do Cárcere

Dia 12/12 (sexta-feira)
15h - Coronel Delmiro Gouveia
17h - Tudo Bem
19h - Árido Movie

Dia 13/12 (sábado)
15h - Cidade Baixa
17h - Narradores de Javé
19h - A Hora da Estrela

Dia 14/12 (domingo)
15h - Onde Anda Você
17h - O Baiano Fantasma
19h - O Homem que Virou Suco


fonte: cineclik

MinC lança edital para teledramaturgias seriadas


No próximo dia 9 de dezembro, o Ministério da Cultura, junto à SAC – Sociedade Amigos da Cinemateca e EBC – Empresa Brasil de Comunicação, lança na Cinemateca Brasileira um novo edital para a produção de teledramaturgias seriadas voltadas às classes C, D e E. Na coletiva de lançamento do projeto FICTV/MAIS CULTURA, estarão presentes o ministro da Cultura, Juca Ferreira, além do ministro da Comunicação Social, Franklin Martins.

O edital público será voltado para projetos de minissérioes com 13 episódios de 26 minutos de duração cada, que proponham uma visão original sobre as juventudes brasileiras das classes C,D e E, e serão exibidas nas emissoras do sistema público de televisão. As inscrições abrem no dia 10 de dezembro, e vão até 15 de março de 2009. O processo de seleção, que será coordenado por uma comissão formada por especialistas em teledramaturgia e produção audiovisual indicados pelo MinC, será dividido em duas etapas.

A primeira, de desenvolvimento, selecionará até oito projetos, que serão contemplados com R$ 250 mil cada um, para continuar o projeto e produzir um episódio piloto, que também serão exibidos nas emissoras públicas. Na segunda etapa, serão escolhidos até três projetos técnicos, considerando o desempenho dos pilotos exibidos e o resultado final do desenvolvimento. Cada premiado nesta etapa recebera R$ 2,6 milhões para a produção da minissérie.

No evento estarão presentes ainda a secretária de Articulação Institucional e coordenadora executiva do Programa Mais Cultura, Silvana Meireles, a presidente da EBC/TV Brasil, Tereza Cruvinel, o presidente da ABEPEC, Antônio Achilis, a presidente da Sociedade Amigos da Cinemateca, Professora Dora Mourão, o presidente da ABPI/TV, Fernando Dias, entre outros. Para mais informações sobre o edital.

Acesse Ministério da Cultura - MinC

fonte: revista de cinema online