quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Reserva Cultural realiza Festival de Cinema Chileno


Entre os dias 28 de agosto e 3 de setembro acontece no Reserva Cultural, em São Paulo, o II Festival de Cinema Chileno, que traz ao Brasil produções recentes do país.

A programação contará com filmes de ficção como Alicia en el País, de Esteban Larrain; 199 Recetas para ser feliz, de Andrés Waissbluth; La Buena Vida, de Andrés Wood; as comédias Malta con Huevo, de Cristóbal Valderrama Blanco, El Rey de los Huevones, de Boris Quercia, a comédia romântica El Regalo, de Cristián Galaz e Andrea Ugalde, filme ganhador de vários prêmios no Festival de Cinema de Viña Del Mar em 2008, entre eles, do público e dos jurados jovens e também o prêmio de melhor filme chileno no Festival Internacional de Valdívia entre outros e o drama Tony Manero, de Pablo Larrain.

Confira a programação:

Sexta-feira (28/8)
- 21h30 - 199 recetas para ser feliz

Sábado (29/8)
- 21h30 - La Buena Vida

Domingo (30/8)
- 21h30 - Alicia en el país

Segunda-feira (31/8)
- 21h30 - Tony Manero

Terça-feira (1º/8)
- 21h30 - El regalo

Quarta-feira (2/9)
- 21h30 - Malta com huevo

Quinta-feira (3/9)
- 21h30 - El rey de los huevones

Serviço: Festival de Cinema Chileno
Reserva Cultural Avenida Paulista, 900
28 de agosto a 3 de setembro
R$15,00 inteira e R$7,50 meia

fonte: terra cinema

Festival Tribeca do Catar quer criar centro regional de cinema


O Festival de Filmes Tribeca de Doha, primeiro evento cinematográfico do Catar, informou nesta segunda-feira (24) que quer criar um centro para cineastas regionais no país árabe, por meio de iniciativas de educação e envolvimento comunitário.

O Festival Tribeca, de Nova York, foi criado pelo ator Robert De Niro após os ataques de 11 de setembro, e o Catar é o primeiro local a hospedar o evento fora de seu país natal.

O festival, que começa em 29 de outubro, apresentará cerca de 30 filmes, dos quais oitenta por cento são do Oriente Médio, disse à Reuters pelo telefone Amanda Palmer, diretora-executiva do festival.

"Nós queremos criar um centro onde cineastas possam ficar", ela disse acrescentando: "Nós também sabemos que há níveis muito diferentes na capacidade de filmagem no momento."

Ainda que haja uma enorme quantidade de talentos locais no Catar e na região que estão interessados em fazer filmes, é necessário educá-los, disse Palmer.

"Há também os que já são cineastas, então nós precisamos fornecer a eles um alto nível de comprometimento e educação, oficinas, desenvolvimento da escrita de roteiro, rede de produtor-investidor e distribuição", acrescentou.

Os Emirados Árabes Unidos tornaram-se um lugar para cineastas iniciantes na região para mostrar suas criações, com Hollywood, Bollywood e as estrelas do cinema árabe chegando em seus festivais de filmes anuais em Dubai e Abu Dhabi.

Dubai também criou uma zona livre para instituição de filmes e empresas de produção para estabelecer um escritório.

O Catar até agora somente hospedou o Festival de Documentários da Al Jazeera, mas o país pretende se transformar em uma capital cultural da região.
No ano passado, o Catar abriu um dos maiores museus de arte islâmica na região, mostrando ilustrações datadas dos séculos 7 ao 19.

Palmer disse que o Festival de Tribeca de Doha será diferente de seus festivais regionais.
"Nós não queremos ser outro festival de filmes de competição. Abu Dhabi e Dubai estão baseados no modelo de um fetsival internacional de filmes como Cannes, Veneza e Berlim", ela disse.
O festival verá grande comprometimento da população local, pois pretende ser "propenso à comunidade", acrescentou Palmer.

O festival de Nova York foi criado como uma maneira de rejuvenescer a baixa Manhattan após os atentados de 11 de setembro de 2001, e se tornou uma mostra de filmes internacionais.


fonte: g1 cinema (Por Jason Benham)
Foto: Reuters

Festival de Filmes de Veneza fará tributo a Kurosawa


O próximo Festival de Filmes de Veneza promoverá um tributo ao diretor japonês Akira Kurosawa (“A Sombra de um Samurai”) que completaria 100 anos no ano que vem. Kurosawa, que se tornou conhecido no ocidente após vencer o Leão de Ouro de Veneza em 1951 com o filme “Rashomon”, traduzido para o português como “Às Portas do Inferno”, será lembrado em um painel moderado pelo critico de cinema Peter Cowie no Lido’s Palazzo del Cinema no dia 6 de setembro.

Os painelistas irão discutir e dissecar vários aspectos da obra de Kurosawa, incluindo a que ponto ele foi influenciado pelo cinema ocidental e vice-versa, como no caso de "Os Sete Samurais". Irão participar das discussões o assistente de longa data de Kurosawa, Teruyo Nogami, o especialista em cultura américo-japonesa Donald Richie, o estudioso sobre Kurosawa e critico de filmes da Time Magazine Richard Corliss, o editor de filmes francês Michel Ciment e o crítico italiano e especialista em Kurosawa, Aldo Tassone. Cowie, autor das biografias de Ingmar Bergman e Francis Ford Coppola, e ex-diretor internacional de editorial da Variety, possui um tomo intitulado de “Akira Kurosawa: Mestre do Cinema” que será publicado em 2010 pela editora Rizzoli.

O sexagésimo sexto Festival de Filmes de Veneza ocorre entre os dias 2 e 12 de setembro.

fonte: cinema com rapadura

Perro Loco – Festival de Cinema Universitário Latino-Americano começou

Após duas edições extremamente bem sucedias, o Perro Loco chega a sua terceira edição e segue na viagem em busca da descoberta pela História e pelos caminhos tortuosos da América Latina. Organizado pelos estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG), o Festival continua apostando na aliança entre cinema e outras diversas manifestações culturais que mantém vivo o movimento de transformação social pelo qual pretende levar uma visão diferente da cultura latino-americana a comunidade.

Em 2009, o Perro Loco terá como eixo central o tema “Alegorias” e um dos grandes desafios foi articular essa proposta temática ao espaços Mostra Competitiva Universitária, Mostra Paralela, Oficinas, Mini-cursos, e atividades culturais. Dessa forma, acreditamos termos conseguido um resultado ainda mais positivo e a expectativa para os cinco dias de Festival é enorme.

Como já é tradição, o Perro Loco convoca todos os amantes de cinema que querem gritar o amor pela América Latina, e que precisam, de alguma forma, mostrar o quanto nosso continente é grandioso. A tela do cinema é a janela do mundo e também queremos ver a América Latina em cartaz. Participe conosco dessa sessão mágica!

Tudo sobre o Festival e a programação completa podem ser encontrados no site oficial www.perroloco.com.br

fonte: revista de cinema online