terça-feira, 10 de agosto de 2010

1º Festival Internacional de Animação de Horror acontece em setembro


Gosta de Vampiro, mula sem cabeça, zumbi e outros seres sobrenaturais? Então, se liga nesta novidade! Começa em setembro o Animaldiçoados, o primeiro Festival Internacional de Animação de Horror do Brasil, que trará 69 filmes de animação, brasileiros e estrangeiros, de longa, de média, de curta e de micro-metragem.

O sangue de Takena Nagao está derramado no programa especial dedicado à filmografia do animador japonês. A suspeita de terrorismo biológico do filme Resident Evil: Degeneração e as seis visões aterrorizantes de Dante´s Inferno: Uma Animação Épica - foto - são os longas do Programas Especiais Susto, que tem entrada franca mediante convite.

O longa sombrio norte-americano From Inside e a história do assassino em série do longa francês Le Tueur de Montmartre fazem parte do Programa Pavor. O média-metragem Kanibal Seijin, sobre alienígenas canibais que tomaram conta do planeta Terra é o filme do Programa Espanto.

A competição oficial de curtas acontece no Grito. O Programa Grito 5, em especial, traz curtas do primeiro pesadelo que faz muita criança cair da cama. As animações renascidas do inferno estão na retrospectiva de curtas - Programa Mortos-vivos. Além da exibição dos programas de filmes, votação e premiação, haverá Palestra de Cinema de Animação com inscrições gratuitas.

O Festival acontece no Rio de Janeiro, no CCFJ - Centro Cultural Justiça Federal (08 a 12 de Setembro) e em São Paulo, no Reserva Cultural (17 a 23 de Setembro).

fonte: cineclik

Com sessões gratuitas e outras atividades, Festival de Curtas forma público e realizadores


No cinema, a posição mais almejada é a de diretor. Para chegar lá, há um longo caminho a ser traçado, a menos que se trate de um ator aventureiro ou de caso de nepotismo. Essa estrada rumo ao privilégio de gritar “Ação!” normalmente passa pela produção de curtas-metragens.

Todo ano, a maior vitrine dessa forma de expressão audiovisual acontece no Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, que chega a sua 21ª edição no dia 19 de setembro próximo. Serão quase vinte dias com produções de diversas origens exibidas em sessões gratuitas.

Cineastas brasileiros que já conquistaram algum renome estão entre os selecionados para a mostra. Alê Camargo foi elogiado por "Garoto Cósmico" e traz o curta "Os Anjos do Meio da Praça". Esmir Filho agradou no Festival do Rio 2009 com "Os Famosos e os Duendes da Morte". Em São Paulo, exibe o curta "Saliva". Daniel Ribeiro foi premiado em Cannes com “Café com Leite” e retoma a temática gay em “Eu não Quero Voltar Sozinho” - uma das boas surpresas do Festival de Paulínia.

Os aspirantes a grandes cineastas de Camarões, Romênia, Austrália, China, Chile e muitos outros realizadores nacionais terão a possibilidade de ter seus trabalhos apresentados para uma plateia tão diversificada quanto a programação do Festival.

Entre as sessões especiais está a Mostra Unidos na Paixão, que traz curtas que têm como tema a Copa do Mundo ou o amor pelas chuteiras. Essa programação diferenciadas será sediada no Museu do Futebol, novo espaço de exibição do Festival.

A formação de público e de novos realizadores é fomentada nas atividades paralelas. Debates, oficinas e outras atividades fazem parte da agenda do evento. E, como ninguém é de ferro, o Festival de Curtas também será tema de algumas festas espalhadas pela cidade.

fonte: uol cinema

Abertas as inscrições para o Programa Vídeo Fórum 2010


Estão abertas até o dia 13 de agosto as inscrições para o Programa Vídeo Fórum 2010.

Integrante da Mostra Geração, ítem da programação do Festival do Rio voltado para o público infanto-juvenil, o Vídeo Fórum dá a oportunidade de crianças e adolescentes mostrarem seus talentos também por trás das câmeras.

São aceitas produções em qualquer formato, com no máximo 13 minutos de duração (incluindo créditos). A idade máxima para inscrever um filme é de 18 anos, não podendo ser universitário.

Junto da ficha de inscrição e do DVD para avaliação, será necessária uma declaração da escola ou do projeto onde os membros da equipe ou um representante do filme faz parte. O regulamento está disponível no site oficial do Festival do Rio.

O Festival do Rio acontece entre os dias 23 de setembro e 8 de outubro.

Fonte: Adoro Cinema

Ricardo Darín será homenageado em mostra de cinema no Brasil


O ator argentino Ricardo Darín será alvo de diversas homenagens durante a 5ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que ocorrerá em 20 cidades do Brasil entre novembro e dezembro, informaram hoje fontes oficiais. A mostra é organizada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência brasileira com o objetivo de conscientizar à população sobre o assunto.

Neste ano, decidiu-se homenagear Darín, pela sua participação em vários filmes que abordam essa temática, informou a Agência Brasil. "Darín é reticente a homenagens, mas desta vez aceitou pelo tema da mostra", indicou a fonte sobre o ator argentino, um dos principais de seu país e protagonista, entre outros filmes, de "O Segredo de seus Olhos", de Juan José Campanella, que neste ano ganhou Oscar de melhor filme estrangeiro.

O ciclo cinematográfico ocorre desde 2006 e inclui filmes rodados na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. A mostra, que será realizada entre 8 de novembro e 15 de dezembro, pretende ser um "espaço de reflexão, no qual os direitos humanos se encontram com a arte e a expressão cinematográfica".

fonte: EFE, uol cinema