sábado, 17 de outubro de 2009

Lula, O Filho do Brasil abrirá Festival de Brasília


Lula, O Filho do Brasil abrirá as atividades do 42º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que será realizado entre os dias 17 e 24 de novembro deste ano. Esta será a primeira exibição pública do longa-metragem, dois meses antes de sua estreia, marcada para 1º de janeiro de 2010. Em 23 de novembro, o filme seria exibido num evento ao ar livre no Rio de Janeiro, mas a sessão foi cancelada por motivos de segurança, a fim de evitar a pirataria.
Lula, O Filho do Brasil mostrará da infância de Luiz Inácio Lula da Silva (interpretado pelo estreante Rui Ricardo Dias) até a morte de sua mãe, Eurícide Ferreira de Mello (conhecida como Dona Lindu e interpretada por Glória Pires), enquanto ele estava preso após ser acusado de liderar greves ilegais no ABC, São Paulo.

Ainda fazem parte do elenco Milhem Cortaz (Encarnação do Demônio), que interpretará o pai de Lula, e Cléo Pires (Meu Nome Não é Johnny) viverá Maria de Lurdes, primeira esposa do presidente. A cinebiografia é roteirizada por Denise Paraná, antiga assessora de Lula e escritora da biografia Lula, Filho do Brasil. O longa tem orçamento estimado em R$ 12 milhões.

As expectativas para a estreia da cinebiografia, dirigida por Fábio Barreto (Nossa Senhora de Caravaggio), são grandes: serão 600 cópias, o maior lançamento de um filme nacional após a retomada.

Veja o mais recente trailer de Lula, O Filho do Brasil.

fonte: cineclik

Fortaleza recebe a primeira Semana da Animação


A Associação Cearense de Cinema de Animação (ACCA) realizará em Fortaleza, de 22 a 28 de outubro na Vila das Artes, equipamento vinculado à Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza, a primeira edição da Semana da Animação, com uma programação voltada para exibições de filmes e debates com profissionais da área. O evento abrange também o Dia Internacional da Animação (DIA), em 28 de outubro, que pelo sexto ano consecutivo realiza mostras gratuitas de curtas-metragens nacionais e internacionais pelo mundo. Confira a programação clicando aqui.

Aproveitando a crescente produção audiovisual cearense, a Semana da Animação vem para agregar valores e estimular o olhar crítico da população, difundindo e valorizando os filmes de animação locais e nacionais, além de mostrar a produção animada internacional. A programação começa no dia 22 de outubro, a partir das 19 horas, com o coquetel de abertura e a exibição de filmes em Super 8 que estão entre os primeiros realizados em animação no Ceará, da década de 70.

A Semana da Animação tem iniciativa da ACCA, entidade que está sendo criada por realizadores locais que objetiva entre outros pontos organizar os animadores do Ceará e promover atividades para valorização do cinema de animação. A coordenação é do realizador e animador Diego Akel e o Núcleo de Cinema de Animação Casa Amarela Eusélio Oliveira (NUCA) cuida da produção, tendo à frente seu coordenador Telmo Carvalho.

O evento é gratuito e sem fins lucrativos, resultado da parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza por meio da Vila das Artes, com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o NUCA, além do Akel Estúdio, Destra Design e Caramelo Comunicação. O apoio é da Saraiva MegaStore Iguatemi, Gibiteca de Fortaleza, mOnstrengOs e Blog DiTudU.

fonte: cinema com rapadura

Festival de Lisboa seleciona filmes de Bressane e Joaquim Pedro sobre Maria Bethânia


A 7ª edição do Festival Internacional de Lisboa, evento dedicado aos documentários, começa nesta quinta-feira (15) na capital portuguesa. As exibições ocorrem até o dia 25.

Entre os destaques estão a exibição de três filmes nacionais, sendo dois dedicados à intérprete Maria Bethânia. O primeiro é Bethânia bem de Perto, de Julio Bressane e Eduardo Escorel, lançado em 1966, logo quando a cantora chegou ao Rio de Janeiro para substituir Nara Leão no show Opinião.

O segundo é mais recente, Pedrinha de Aruanda, de Andrucha Waddington. Lançado em 2007, o filme teve breve passagem pelos cinemas.

O terceiro longa nacional selecionado pelo Festival Internacional de Lisboa é Garrincha, Alegria do Povo (1962), de Joaquim Pedro de Andrade, lançado em DVD recentemente.

A edição deste ano também vai homenagear Jonas Mekas, cineasta de 86 anos. Serão exibidos alguns de seus filmes, entre eles Salvador Dali, Happenings e An American Film Director at Work: Martin Scorcese.

fonte: cineclik

Festival de Cinema escolar premia alunos em Fortaleza


O Colégio Master realiza, na noite desta segunda-feira, 19, a partir das 19h, a sua festa dedicada ao brilho da Sétima Arte. O Centro de Convenções da Universidade de Fortaleza (Unifor) será palco do Festival Master de Cinema, uma noite de gala, onde serão premiadas as melhores produções audiovisuais desenvolvidas pelos alunos de Ensino Médio da instituição, nas categorias filme, documentário, propaganda e videoclipe, além de aspectos técnicos como interpretação, montagem e efeitos especiais.

Os realizadores podem não ser famosos, mas já surpreendem pela criatividade e profissionalismo. Alunos do Ensino Médio (9º, 1º e 2º anos) montaram equipes de produção e verdadeiros sets de filmagem, responsabilizando-se por roteiro, direção, interpretação, edição e até efeitos especiais nos vídeos (apenas nestes dois últimos era permitida a intervenção de profissionais - os demais deveriam ser executado pelos estudantes).

As categorias disputadas incluem melhor filme, documentário, videoclipe e propaganda. O objetivo do evento é o estímulo ao uso do audiovisual como metodologia escolar. O ponto alto da noite será a homenagem que a escola fará ao cineasta cearense Halder Gomes, que filma atualmente longa-metragem internacional de ficção-científica no município de Quixadá.

fonte: cinema com rapadura

Festival de Cinema de Porto Alegre tem início neste sábado


Começa neste sábado (17), na capital gaúcha, a sexta edição do CineEsquemaNovo - Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN 2009). O evento, que foca na produção audiovisual independente brasileira, vai exibir 112 filmes, divididos em sete mostras, até o dia 24 de outubro.

Loveless”, do paulista Cláudio Gonçalves, abre a mostra competitiva de longas-metragens às 19h30, na sala P.F. Gastal da Usina do Gasômetro, e marca a estreia em longa do diretor de curtas e videoclipes. A trama conta uma história de morte e vingança de dois homens apaixonados pela mesma mulher.

Na competição, o público também poderá assistir ao premiado documentário “A casa de Sandro”, de Gustavo Beck, sobre o artista plástico Sandro Donatello Teixeira, que vive em isolamento; “Praia do futuro”, projeto que envolveu 18 jovens diretores brasileiros sobre a badalada praia localizada na capital cearense; e “Ressaca”, do carioca Bruno Vianna. Por meio de uma interface para edição no sistema touch screen, o longa será montado pelo diretor em tempo real, diante da platéia, durante a exibição.

A programação também vai contar, entre outras, com a Mostra Cine em Construccíon, com produções latino-americanas apoiadas pelo projeto de mesmo nome, realizado anualmente no Festival de Toulouse, na França; e a Mostra Cinema Marginal Brasileiro, com filmes nacionais clássicos e outros nunca lançados comercialmente, como “Bang bang” (1971), da diretora Andrea Tonacci, e “Sem essa, aranha” (1970), de Rogério Sganzerla.

O encerramento do CineEsquemaNovo 2009 terá a pré-estréia internacional do longa-metragem norte-americano “Stingray Sam” -- foto, de Cory McAbee, exibido este ano no Festival de Sundance, nos Estados Unidos.

Com entrada gratuita, o festival terá exibições na Sala P.F. Gastal da Usina do Gasômetro, no Cine Santander Cultural e no Cine Bancários. Além das projeções, o evento terá debates com cineastas participantes. Veja a programação completa no site www.cineesquemanovo.org.

foto: g1 cinema

Cinema nacional para deficientes visuais e auditivos ganha mostra


Fim de semana com sessão de cinema infantil especial no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, que volta a apresentar a mostra Cinema Nacional Legendado & Audiodescrito, com exibição de filmes com legenda oculta e audiodescrição, permitindo o acesso dos deficientes visuais e auditivos às narrativas cinematográficas. Neste sábado (17) e domingo (18) o filme apresentado é Castelo Rá-Tim-Bum.

O trabalho de Cao Hamburger, exibido em 2000, revê no cinema os personagens que fizeram sucesso na série de TV homônima.

Nos próximos fins de semana serão exibidos, no mesmo sistema de legendas ocultas e autodescrição, Estômago (2007), A mulher do meu amigo (2008) e Meu nome não é Johnny (2008).

A mostra é uma iniciativa da fonoaudióloga Helena Dale, em parceria com a ARPEF (Associação de Reabilitação e Pesquisa Fonoaudiológica) e com o Centro de Produção de Legendas (CPL).

Os filmes são sempre exibidos às 11h e o CCBB de São Paulo fica na Rua Álvares Penteado, 112, Centro.

fonte: terra cinema

Mostra CineBH começa e traz 77 filmes à capital mineira

Começa nesta quinta-feira (15/10) a Mostra CineBH, evento que acontece até 20 de outubro na capital mineira. Ao todo serão exibidos 77 filmes – destes, 24 longas-metragens.

O evento será aberto por Ensaio Sobre a Cegueira, último filme de Fernando Meirelles. O encerramento fica por conta do novo trabalho de Domingos de Oliveira, Todo Mundo Tem Problemas Sexuais. A produtora O2 será a homenageada deste ano por meio de Andréa Barata.

Um dos destaques da programação é Os Famosos e os Duendes da Morte, agraciado com o Troféu Redentor de Melhor Filme no Festival do Rio. O evento também vai abrigar o experimentalismo de Cao Guimarães (O Andarilho, que fará um espetáculo multisensorial envolvendo cinema e artes plásticas.

Confira a programação da Mostra CineBH:

Dia 15/10 (quinta-feira)
CINE SANTA TEREZA
20h30 – Homenagem à O2 Filmes/ Ensaio Sobre a Cegueira

Dia 16/10 (sexta-feira)
CINE SANTA TEREZA
10h - Lançamento da Rede Latinoamericana de Educação, Cultura e Cinema/ Mutum
17h - Cidade de Deus
19h30 - Nova York, Eu Te Amo
22h - Os Famosos E Os Duendes Da Morte

CINE-TENDA
18h30 – Curtas – Série 1: Medo do escuro, de Cauê Brandão/ O vampiro do meio dia, de Anita Rocha da Silveira/ O elétrico jardim da escuridão, de Mariana Campos / Duas fitas, de Lucas Camargo de Barros e Felipe Miguel/ Não me deixe em casa, de Daniel Aragão
20h - Dia dos Pais

CINE-PRAÇA
21h - O Banheiro do Papa

Dia 17/10 (sábado)
CINE SANTA TEREZA
11h – O Guerreiro Didi E A Ninja Lili
14h30 – Curtas - Série Mostrinha: Fance, de Flávio Chiarini Pereira/ Jardim das Cores, de Guilherme Reis/ A garrafa do diabo, de Fernando Coimbra/ O menino quadradinho, de Diego Lopes/ A festa que caiu do céu, de Karen Akerman
16h - O Rei e o Passado
17h30 - Orfeu Negro
19h30 - O Mar Por Testemunha
22h - Plastic City

CINE-TENDA
18h30 - Curtas - Série 2: Filme de sábado, de Gabriel Martins/ Afluentis, de Rodrigo Savastano e Ram Pace/ Kinetoscópio Mané Cocó, de Firmino Holanda/ Quando o vento sopra, de Petrus Cariry/ A maçã de Botero, de Mariana Dias Weis e Moira Toledo
20h - Curtas - Série 3: Darluz, de Leandro Goddinho/ O desgosto dá mais lenha pra pensar, de Felipe Altenfelder Silva/ Diante da lei, de Alyson Lacerda/ Quarto de espera, de Bruno Carboni e Davi Pretto/ Homem provisório, de Gibi Cardoso
23h30 - A Gruta

CINE-PRAÇA
21h - Ginga

Dia 18/10 (domingo)
CINE SANTA TEREZA
11h - Turma da Mônica em uma Aventura no Tempo
16h - Palavra (En)Cantada
19h - Independência
21h30 - Dzi Croquettes

CINE-TENDA
18h - Curtas - Série 4: O teu sorriso, de Pedro Freire/ Phiro, de Gregório Graziosi/ Reza, dos alunos da rede pública municipal de Divino de São Lourenço/ Tempo de Cinzas, de Arnaldo Belotto/ Silêncio e sombras, de Murilo Hauser/ A arquitetura do corpo, de Marcos Pimentel
19h30 - Amor Como Destino/ Por que você Veio Morar Aqui?

CINE-PRAÇA
21h - Mamonas Para Sempre, O Doc

Dia 19/10 (segunda-feira)
CINE SANTA TEREZA
9h30 e 13h30 - Entre os Muros da Escola
16h - Houve Uma Vez Dois Verões
19h - O Menino Peixe
22h - Cine-Concerto O Grivo E Cao Guimarães

CINE-TENDA
8h e 10h - O Grilo Feliz E Os Insetos Gigantes
18h30 - Curtas - Série 5: Perto de Casa, de Sérgio Borges/ Fronteira, de Arthur Tuoto/ A casa de Cel. Messias, de Rodrigo Maia/ Minha tia, meu primo, de Douglas Soares/ Jarro de Peixes, de Salomão Santana/ Alto astral, de Hugo Pierot e Gláucia Barbosa/ Biografia da mudança, de Alexandre Carvalho/ Minha avó comemora aniversário com suas amigas de hidroginástica, de Leonardo Amaral
20h - Memórias Finais Da República De Fardas/ Ninguém Segura O Brasil

CINE-PRAÇA
21h - Só Dez Por Cento É Mentira

Dia 20/10 (terça-feira)
CINE SANTA TEREZA
8h e 10h - O Grilo Feliz e os Insetos Falantes
13h30 - Entre os Muros da Escola
15h30 - O Rei e o Pássaro
20h - Comemoração dos 111 anos do bairro Santa Tereza
21h30 - Todo Mundo Tem Problemas Sexuais

CINE-TENDA
7h30 - Entre os Muros da Escola
9h30 - O Rei e o Pássaro
13h30 e 15h - O Grilo Feliz e os Insetos Falantes
18h - A Dança do Pensamento
19h - De Volta Ao Quarto 666/ Transversais

CINE-PRAÇA
20h30 - Curtas - Série 6: O anão que virou gigante, de Marão/ Amanda & Monick, de André da Costa Pinto/ A tal guerreira, de Marcelo Caetano/ C.J.K, de Elisa Gazzinelli e Ana Paula Gazzinellli/ O filme mais violento do mundo, de Gilberto Scarpa

fonte: cineclik