segunda-feira, 14 de julho de 2008

Curta paulista vence 7ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis


O curta-metragem "O Mistério do Cachorrinho Perdido", do diretor paulista Flávio Colombini, foi eleito pelas crianças o melhor filme da 7ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que terminou no domingo (13).

Depois de uma maratona de 17 dias, com exibição de mais de cem filmes para um público de 25 mil crianças, o filme ficcional de 23 minutos e finalizado em 2006 foi consagrado o ganhador do evento e recebeu o prêmio de R$ 1.000.

"O Povo Atrás do Muro", animação mineira de Marconi Loures de Oliveira, e Doce Turminha e o Bom Samaritano, curta catarinense de Eduardo Drachinski, foram, respectivamente, o segundo e o terceiro mais votados.

Segundo a assessoria do evento, o júri oficial da mostra, formado por dez crianças entre 7 e 12 anos, reuniu-se no domingo para a decisão final. Como o número de filmes em competição foi expressivo --53 produções--, em cada sessão, dez crianças eram escolhidas para dar notas de 1 a 5. Os 11 filmes mais votados foram exibidos para o júri oficial.

A diretora da Mostra de Vídeos, que coordenou o júri infantil, Lícia Brancher, enfatizou a importância das crianças serem as protagonistas da decisão. "É o diferencial da Mostra, aqui quem escolhe são as crianças, elas são ouvidas e sua opinião sobre os filmes é sempre valorizada", aponta.

O júri oficial foi formado por Mainá Serena, 8, Joaquim Fernandez, 8, Amanda Canan Campos, 7, Vicente Campana Bif, 8, Lucas de Azevedo Pazin, 8, Eduardo de Oliveira da Costa, 8, Helena Santos Gassen, 7, Dora Naspolini, 10, Theodora W. von Zuben, 12, e Cecília Brancher de Oliveira, 12.

fonte: folha online

Filme brasileiro vence festival português


O filme "Muro", dirigido pelo brasileiro Tião, levou o Grande Prêmio do festival português 16º Curtas Vila do Conde. A premiação ocorreu no último sábado (12).

O curta-metragem é a segunda obra de Tião, pseudônimo do pernambucano Bruno Bezerra. "Muro" também foi premiado na Quinzena dos Realizadores, na última edição do Festival de Cannes.

Com 18 minutos, o filme foi rodado numa comunidade chamada Conceição de Cima, em Recife, e traz dezenas de atores não-profissionais. A trama gira em torno da rotina de um grupo de pessoas em um local remoto.

Ainda no evento, que aconteceu entre dia 5 e 13 de julho, a produção portuguesa "Corrente", de Rodrigo Areias, levou o prêmio de melhor filme segundo o público.

fonte: g1

Cine Fest Brasil chega a Roma com 10 produções nacionais


Durante o mês de julho (de 15 a 20 de julho), a cidade de Roma (Itália) abrigará a primeira edição do Cine Fest Brasil. Por cinco dias, a partir desta terça-feira, o público italiano poderá conferir algumas das produções brasileiras mais recentes, em um total de 10 filmes, todos inéditos no país. O evento, que já passou por Milão nos últimos dias e segue para outros países, pretende mostrar ao mundo que o Brasil (e sua cinematografia) não possui só favelas, pobreza e criminalidade.

"Alguns de nossos belíssimos filmes que venceram prêmios importantes, como 'Central do Brasil', 'Cidade de Deus' e 'Tropa de Elite', mostraram sempre a mesma realidade, aquela das favelas. Queremos que as pessoas entendam que o Brasil não é só isso", explica Karla Fernandez, co-produtora do evento.

Os filmes em programação são: "Sem Controle", de Cris D'Amato; "O Grão", de Petrus Cariry; "Vidas", de Pedro Flores da Cunha; "Nossa Vida não Cabe num Opala", de Reinaldo Pinheiro; "Bravo!", de Artur Fontes; "Cinco Frações de uma Quase História", de Armando Mendz, Cris Azzi, Cristiano Abud, Guilherme Fiuza, Lucas Contijo e Thales Bahia; "O Mundo em Duas Voltas", de David Schurmann; "Polaróides Urbanas", de Miguel Falabella; "A Via Láctea", de Lina Chamie; e "Corpo", de Rossana Foglia e Rubens Rewald.

"Apresentamos, em língua original e com legendas, 10 filmes de gêneros diversos, mesclando obras conceituais e outras mais comerciais, para fomentar a reflexão da cultura brasileira em um país que nos está próximo [a Itália], já que há tantos descendentes de italianos entre nós", continuou a co-produtora. As obras serão avaliadas por um júri popular e, no domingo, haverá uma celebração dos vencedores.

Além de divulgar o cinema brasileiro mais recente, o Cine Fest Brasil pretende ser um evento fixo no calendário mundial, como já acontece em algumas cidades, entre elas Buenos Aires, Madri, Miami, Nova York e Canudos.

"Do mesmo modo como fazemos em Nova York, no Central Park, onde levamos 6 mil pessoas a um cinema aberto, gostaríamos de abrir o festival, também na Itália e já a partir de 2009, com um show de um grande músico brasileiro", projeta Viviane Spinelli, do Grupo Inffinito, organizador do festival em todo o mundo.

As próximas etapas do Cine Fest Brasil são Vancouver (Canadá), Hamamatsu (Japão) e Barcelona (Espanha)

Mais informaçoes: Cine Fest Brasil Italia

fonte: Da Ansa

Filme brasileiro é selecionado por fundo alemão de cinema


A produção brasileira "Filmefobia", primeiro longa de ficção de Kiko Goifman, receberá 25 mil euros do World Cinema Fund da Alemanha para finalizar a sua edição.

Num total de 110 inscritos, três filmes latino-americanos estão entre os cinco escolhidos pelo fundo para receber subsídios.

O argentino "Medianeras", de Gustavo Taretto, e o colombiano "The Stoplight Society", de Rubén Mendoza, serão beneficiados cada um com 50 mil euros.

A lista também conta com o libanês "Every Day Is a Holiday", de Dima El-Horr, e o turco "Pandora's Box", de Yesim Ustaoglu, que receberão, respectivamente, 50 e 25 mil euros.

Desde sua fundação, em outubro de 2004, o World Cinema Fund recebeu 820 projetos de 67 países de África, América Latina, Oriente Médio, Ásia e Cáucaso, promovendo 47 deles.

fonte: Da Ansa

Zé do Caixão domina premiação em Paulínia


Uma cerimônia para coroar o conjunto da obra de uma das maiores figuras brasileiras. Na noite de premiação do I Festival Paulínia de Cinema, não houve concorrentes: “Encarnação do Demônio”, de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, faturou sete prêmios, incluindo o de melhor filme (categoria que venceu por unanimidade).

Vestido de capa preta e chapéu, à Zé do Caixão, Mojica subiu ao palco acompanhado pela equipe, fez trocadilho com o produtor Paulo Sacramento e, aos 72 anos, dedicou o troféu Menina de Ouro aos sete filhos e netos. “E que venham mais”. O reconhecimento em Paulínia pode dar um gás maior ao filme, que estréia em 08 de agosto, com cerca de 70 cópias, distribuídas pela Fox.

Na cerimônia liderada por Miguel Falabella e Claudia Raia (que escorregou no roteiro algumas vezes), a pitada de emoção ficou por conta do ator-diretor Selton Mello. “Feliz Natal”, seu primeiro trabalho na direção de longas, deu a ele o prêmio na categoria. Subiu ao palco emocionado, com a mesma empolgação de quando apresentou o filme no festival. E, novamente, rasgou elogios à Darlene Glória, que interpreta a personagem Mércia. “Darlene, minha musa inspiradora!”

À parte da quase hegemonia de Mojica e a presença de “Feliz Natal”, sobrou espaço para uma premiação especial do júri ao cineasta Walter Lima Jr., que apresentou em Paulínia “Os Desafinados”, seu 13° longa. O filme, aliás, foi especial para os atores: Ângelo Paes Leme ficou com o prêmio de melhor ator coadjuvante. Sobre a escolha de melhor atriz, que elegeu Claudia Abreu, também de “Os Desafinados”, pairou uma dúvida: sua personagem poderia ser enquadrada como coadjuvante, mas ganhou o prêmio principal, ao passo que Darlene Glória, que em “Feliz Natal” é a atriz principal, ficou com o troféu de coadjuvante.

Pequenas Histórias”, de Helvécio Ratton, em cartaz no circuito comercial desde sexta-feira (11/07), também faturou seu quinhão na premiação. Roteiro, para o próprio Ratton, e ator, para Paulo José, que rouba a cena em um filme composto por quatro histórias diferentes. Completam a lista o figurino de “Onde Andará Dulce Veiga?” e “Alucinados”, escolhido pelo júri popular como melhor longa de ficção.

Entre os documentários, “Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Dei” foi o grande vencedor, tanto do júri como do público. O filme começou como um projeto do Casseta Cláudio Manoel e ganhou reforço, na direção, de Calvito Leal e Michael Langer. “Iluminados”, que apresenta o trabalho de alguns dos maiores fotógrafos do cinema nacional, e “Castelar e Nelson Dantas no País dos Generais”, que dialoga com o cinema mineiro da ditadura militar, receberam prêmios especiais.

Após passar pelo É Tudo VerdadeFestival Internacional de Documentários e ser premiado no Cine PE, “Dossiê Rê Bordosa” foi bem acolhido em Paulínia. Misturando ficção e documentário, busca os porquês de o cartunista Angeli ter assassinado uma de suas criações mais famosas, a Rê Bordosa. O curta, dirigido por César Cabral, levou o prêmio de melhor filme do júri e da crítica.

Outro já rodado em festivais, “Vida Maria” teve o roteiro premiado e um prêmio especial de júri. Mais um troféu para o diretor Márcio Ramos levar para casa: em cerca de dois anos, o curta acumula mais de 45 prêmios.

Café Com Leite”, que já havia sido premiado no Festival de Cinema Brasileiro em Miami, levou duas Meninas de Ouro: direção, para Daniel Ribeiro, e ator para o garoto Eduardo Melo, cujo personagem lida de maneira madura com a homossexualidade do irmão mais velho.

Com um júri formado por Leonardo Barros (Conspiração Filmes), Patrick Siaretta (TeleImage), Rodrigo Saturnino (Sony) e Bráulio Mantovani (roteirista de “Tropa de Elite”), o I Festival Paulínia de Cinema concedeu a três roteiros o prêmio de R$ 15 mil reais para desenvolvimento. São eles: “Corpo Presente”, de Marcelo Toledo, Paolo Gregori e Daniel Chaia (este, assistente de direção de Carlos Reichenbach em “Falsa Loura”); “Idéia Fixa”, de Rui Veridiano; “Colegas”, de Marcelo Galvão (“Bellini e a Esfinge”, “Quarta B”).

Em um País que conta com mais de dois mil festivais, Paulínia se destacou especialmente pela seleção dos filmes, trazendo dois inéditos (“Encarnação do Demônio” e “Feliz Natal”, ambos já com estréia marcada. Agora, é fazer o evento colar no público para ganhar sustentação nos próximos anos e não se tornar um diálogo apenas com quem está envolvido na cadeia de produção cinematográfica ou apenas um desfile de celebridades.

Confira a relação completa dos vencedores do I Festival Paulínia de Cinema:


PREMIAÇÃO DO JÚRI OFICIAL


Melhor Filme (R$ 60 mil):

Encarnação do Demônio, de José Mojica Marins

Prêmio Especial do Júri (R$ 30 mil):

Walter Lima Júnior, diretor de “Os Desafinados

Melhor Diretor (R$ 30 mil):

Selton Melo, por “Feliz Natal

Melhor Ator (R$ 25 mil):

Paulo José, por “Pequenas Histórias

Melhor Atriz (R$ 25 mil):

Claudia Abreu, por “Os Desafinados

Melhor Ator Coadjuvante (R$ 15 mil):

Ângelo Paes Leme, por “Os Desafinados

Melhor Atriz Coadjuvante (R$ 15 mil):

Darlene Glória e Graziella Moretto, por “Feliz Natal” (por unanimidade)

Melhor Roteiro (R$ 15 mil):

Helvécio Ratton, por “Pequenas Histórias

Melhor Fotografia (R$ 15 mil):

José Roberto Eliezer, por “Encarnação do Demônio” (por unanimidade)

Melhor Montagem (R$ 15 mil):

Paulo Sacramento, por “Encarnação do Demônio” (por unanimidade)

Melhor Edição de Som (R$ 15 mil):

Ricardo Reis, por “Encarnação do Demônio

Melhor Direção de Arte (R$ 15 mil):

Cássio Amarante, por “Encarnação do Demônio

Melhor Trilha Sonora (R$ 15 mil):

André Abujamra e Marcio Nigro, por “Encarnação do Demônio

Melhor Figurino (R$ 15 mil):

Fábio Namatame, por “Onde Andará Dulce Veiga?

Melhor Documentário (R$ 30 mil):

Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Dei, de Cláudio Manoel, Calvito Leal e Michael Langer

Prêmios Especiais – Documentários (R$ 20 mil):

Iluminados, de Cristina Leal

Castelar e Nelson Dantas no País dos Generais, de Carlos Alberto Prates Correia

Menção Especial:

Fabrício Reis por sua atuação em “Feliz Natal”, de Selton Mello


PRÊMIO DA CRÍTICA



Melhor Longa-Metragem: Encarnação do Demônio, de José Mojica Marins

Melhor Curta-Metragem: Dossiê Rê Bordosa, de César Cabral


CURTAS NACIONAIS


(Júri Oficial)

Melhor Filme (R$ 20 mil):

Dossiê Rê Bordosa, de César Cabral.

Premio Especial do Júri:

Vida Maria, de Marcio Ramos.

Melhor Diretor (R$ 15 mil):

Daniel Ribeiro, por “Café com Leite”.

Melhor Ator (R$ 8 mil):

Eduardo Melo, por “Café com Leite”.

Melhor Atriz (R$ 8 mil):

Ana Carolina Lima e Renata Torralba Horta, por “Espalhadas pelo Ar”.

Melhor Roteiro (R$ 8 mil):

Márcio Ramos, por “Vida Maria”.

Melhor Fotografia (R$ 8 mil):

Rômulo Errico, por “OD – Overdose Digital.

Melhor Montagem (R$ 8 mil):

André de Campos Mello, por “OD -Overdose Digital”.

Menção Honrosa:

Elke, de Julia Rezende.


Curtas Regionais


(Júri Oficial)

Melhor Filme de Curta Metragem Regional (R$ 20 mil):

A Vaca, de Marcelo Reginaldo de Menezes.

Melhor Diretor (R$ 15 mil):

Marcelo Reginaldo de Menezes por “A Vaca”.

Melhor Ator (R$ 8 mil):

Dirceu Carvalho e Jose Ricardo Nogueira, ambos pelo filme “Luchador”.

Melhor Roteiro (R$ 8 mil):

Marcelo Reginaldo de Menezes por “A Vaca

Melhor Fotografia (R$ 8 mil):

Marcelo Mazzariol por “Luchador

Melhor Montagem (R$ 8 mil):

Marcelo Mazzariol e Juliano Luccas por “Luchador


PRÊMIOS DO JÚRI POPULAR


Melhor Filme de Ficção (R$ 30 mil):

Alucinados, de Roberto Santucci.

Melhor Documentário (R$ 20 mil):

Simonal, Ninguém Sabe o Duro que Dei, de Cláudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal.

Melhor Curta Nacional (R$ 15 mil):

Dossiê Rê Bordosa, de César Cabral e Vida Maria, de Marcio Ramos.

Melhor Curta Regional (R$ 15 mil):

A Vaca, de Marcelo Reginaldo de Menezes.


MELHORES ROTEIROS SELECIONADOS PELO JÚRI ROTEIRO


Júri: Leonardo de Barros, Patrick Siaretta, Rodrigo Saturinino e Bráulio Mantovani.

Prêmio de R$ 15 mil para cada um:

1. Colegas, de Marcelo Galvão.

2. Idéia Fixa, de Rui Veridiano.

3. Corpo Presente, de Marcelo Toledo, Daniel Chaia e Paolo Gregori.

fonte: revista de cinema

Anima Mundi começou nesta sexta-feira no Rio


O Anima Mundi, maior festival de animação da América Latina, chega à sua 16ª edição, que começou nesta sexta-feira (11). Até o dia 20 de julho, 441 filmes de 42 países serão exibidos em seis centros culturais e cinemas do Rio (Centro Cultural Banco do Brasil, Casa França-Brasil, Centro Cultural dos Correios, Estação Botafogo, Odeon BR e Oi Futuro). Em seguida, o festival desembarca em São Paulo, entre 23 e 27 de julho.

Este ano, a maratona terá forte representação nacional, com 74 filmes de animadores brasileiros, incluindo os novos trabalhos de Alê Abreu, (de “Garoto cósmico”), Allan Sieber (de “Deus é pai”) e Carlos Eduardo Nogueira (de “Yansan”).

Entre os brasileiros, há também o inédito “Belowars”, que está no seleto grupo dos longas-metragens em competição. O novo trabalho de Paulo Munhoz, criador de “Brichos”, é baseado no livro infanto-juvenil “Guerra dentro da gente”, de Paulo Leminski.

Além de Munhoz, outros três longas disputam o principal prêmio do Anima Mundi: o dinamarquês “Princess”, de Angers Morgenthaler, aplaudido na Quinzena dos Criadores do último Festival de Cannes, a superprodução épica “Delgo”, dos americanos Marc F. Adler e Jason Maurer, dublada por Val Kilmer, e “Idiots and angels”, do veterano Bill Plympton, também dos EUA.

Plympton, que já é figurinha assídua do festival, concorre com uma comédia de humor negro sobre um anjo relutante e traz mais dois curtas, “Hot dog” e "Bonaroo Music Festival Trailer”.

Na linha de frente dos curtas gringos há ainda “The Pearce sisters”, produzido pela Aardman e vencedor do Festival de Annecy em 2007, “Como montar um home theater”, da Disney, que marca a volta do Pateta à telona, a premiada animação em 3D francesa “Blind spot” e a ousada “La svedese”, do italiano Nicolas Liguori, que faz um retrato delirante do romance da atriz Ingrid Bergman com o diretor Roberto Rossellini.

Ainda pouco conhecida no Brasil, a animação argentina ganha lugar de honra na 16ª edição do festival com a exibição de 12 filmes, um bom painel de sua mais nova geração.

Entre os longas-metragens está “Martín Fierro”, que mistura 2D com pintura a óleo para levar o poema gauchesco de José Hérnandez à tela. Entre os curtas, merecem destaque o anime latino “Fear”, de Agustín Graham, o infantil em stop-motion “2 metros”, de Javier Mrad, e o visual grafite de “Los pecadores”, de Pablo Polleri.

Não à toa, um dos principais convidados internacionais do evento este ano é o argentino Juan Pablo Zaramella, criador do elogiado “Viaje a Marte”, vencedor de mais de 45 prêmios no mundo todo. Zaramella vai conversar com o público no sábado (19), no CCBB, e terá sessões especiais dedicadas à sua obra.

Mas os convidados do Anima Mundi não param por aí. O público poderá conhecer de perto o animador James McCoy, uma das cabeças por trás da Blizzard Entertainment, uma das maiores empresas de computação gráfica para vídeo-games do mundo.

Além disso, o produtor Arnold Kunert vem ao evento apresentar o trabalho em stop-motion do veterano Ray Harryhausen, criador dos esqueletos de “Jasão e os argonautas”.

As sessões Papo Animado ainda terão presença do alemão Andréas Hykade, cineasta de “Ring of ice”, de 2000, e professor da Harvard University, e do brasileiro radicado no Canadá Daniel Schorr, diretor de “Jonas et Lisa”, de 1995, e “Snow cat”, de 1998, em parceria com a conceituada National Film Board.

Confira abaixo destaques da programação e informações de serviço do Anima Mundi 2008. A programação completa está no site do festival.




fonte: g1

Petrobras cria crédito destinado à cultura digital


A Petrobrás abrirá no próximo dia 15 de outubro as inscrições para a edição 2008/2009 do Programa Petrobrás Cultural (PPC), depois de intervalo de um ano, quando passou por um período de ajustes.

A expectativa é que sejam destinados cerca de R$ 80 milhões, repetindo o desempenho recorde da edição de 2006/ 2007. O PPC financia projetos culturais e artísticos em áreas como cinema, música, artes plásticas e restauração do patrimônio histórico nacional.

Nesta edição, a novidade será a criação de uma nova linha de financiamento destinada exclusivamente à cultura digital. Serão contemplados projetos de apoio ao aprimoramento de websites culturais e também projetos para festivais e eventos relacionados à arte eletrônica e à cultura digital.

"É uma forma de estimular a distribuição em formato digital. Hoje, produzir arte e cultura ficou mais fácil. A dificuldade está na distribuição, na difusão", diz Eliane Costa, gerente de patrocínios da Petrobrás.

Segundo Costa, só serão apoiados websites que estejam ativos há pelo menos um ano e que estejam focados exclusivamente na difusão cultural e artística. Quanto aos festivais e eventos, será obrigatório que eles tenham tido ao menos uma edição sem o apoio da estatal.

Desde 2003, a Petrobrás já apoiou 989 projetos por meio de concurso público. Na edição de 2006/2007, a estatal recebeu mais de 7.000 inscrições - e apenas 263 foram selecionadas. Depois da "parada técnica" de um ano para os ajustes, a decisão foi desmembrar a seleção em duas etapas.

Na primeira, que será aberta em outubro, serão recebidas as propostas nas áreas de audiovisual, cultura digital, música, artes cênicas e literatura. Em abril, serão abertas as inscrições para projetos nas áreas de "preservação e memória" e "formação".

Outra novidade será a criação de mais uma etapa de julgamento: os projetos selecionados na primeira fase terão de passar pelo crivo do Ministério da Cultura para adequação e aprovação nos parâmetros da Lei Rouanet -que permite isenção fiscal das empresas para financiamento de atividades e projetos artísticos e culturais.

Nas edição anteriores, não havia necessidade de apresentar, previamente, a aprovação na Lei Rouanet -uma reivindicação do próprio MinC. A Petrobras chegou a anunciar que adotaria a sugestão do ministério, mas voltou atrás.

"Os produtores culturais gritaram, porque há o problema de prazo para obter a aprovação na lei. Daí chegamos a uma solução negociada. Os projetos que passarem para a segunda etapa terão um prazo de 90 dias para obter a aprovação. O MinC vai criar uma força-tarefa que nos auxiliará nisso, analisando os projetos vencedores", afirmou Costa.

fonte: folha online

Programa ANCINE de Incentivo à Qualidade do Cinema Brasileiro


A Agência Nacional do Cinema comunica que estão abertas, até o dia 23 de agosto de 2008, as inscrições para do Programa ANCINE de Incentivo à Qualidade do Cinema Brasileiro. O valor total do prêmio é de R$ 700 mil, que serão divididos de maneira igualitária entre as empresas produtoras das sete obras que obtiverem as maiores pontuações dentre os festivais e seus congêneres, relacionados no Anexo III deste Edital, nas categorias de melhor filme e melhor direção.

Serão consideradas apenas as obras cinematográficas lançadas comercialmente no circuito brasileiro de salas de exibição no ano de 2006. Vale lembrar também que O apoio financeiro do Programa ANCINE de Incentivo à Qualidade deverá ser destinado obrigatoriamente à execução de projetos de desenvolvimento de obra cinematográfica, nos gêneros ficção, documental ou animação.

A inscrição deve ser apresentada em envelope lacrado, entregue por portador ou por serviço de encomenda expressa contendo no seu exterior os seguintes dizeres:

AGÊNCIA NACIONAL DO CINEMA - ANCINE
PROGRAMA ANCINE DE INCENTIVO À QUALIDADE DO CINEMA BRASILEIRO – INSCRIÇÃO
Superintendência de Fomento – SFO
Av. Graça Aranha, 35, 4º andar.
CEP: 20.030-002
Rio de Janeiro – RJ.

Mais informações no site da Ancine.

Veja a íntegra do Edital

fonte: ancine

Walter Salles leva Linha de passe à Grécia


Linha de passe (foto) será uma das atrações da 49ª edição do Festival Internacional de Tessalônica, na Grécia, que está programado para acontecer entre os dias 14 e 23 de novembro.

Walter Salles vai apresentar seu filme junto com o compositor argentino Gustavo Santaolalla, que vai oferecer um masterclass e receber um prêmio especial. Salles e Santaolalla também vão apresentar ao público grego o documentário Cafe de los maestros, de Miguel Kohan, uma co-produção com a produtora argentina Lita Stantic.

Os grandes homenageados dessa edição do festival serão os irmãos Dardenne, que serão brindados com o lançamento de uma monografia sobre seu trabalho, um prêmio honorário e uma retrospectiva completa de sua obra – incluindo os primeiros e raros filmes da dupla.

O inglês Terence Davies e o senegalês Ousmane Sembene (que faleceu ano passado) também serão homenageados com retrospectivas em Tessalônica.

fonte: filme B

Alice Braga é jurada do prêmio Luigi De Laurentis em Veneza


A atriz brasileira Alice Braga, conhecida por seus papéis em filmes como "Cidade de Deus" (2002) e, mais recentemente, "Eu Sou a Lenda" (2007) -- onde contracena com Will Smith -- fará parte da Juria Internacional no prêmio Luigi De Laurentis, que será entregue na 65º Mostra Internacional de Arte Cinematográfica, organizada pela Bienal de Veneza.

Junto com a atriz brasileira, farão parte da juria o diretor tunisiano Abdellatif Kechiche, o diretor e produtor norte-americano Gregory Jacobs; o crítico, produtor e diretor Donald Ranvaud; e a roteirista Heidrun Schleef.

A Juria Internacional do Prêmio Luigi De Laurentis vai premiar com o Leão do Futuro o melhor filme dentre aqueles, em todas as categorias do festival, que representam a estréia em longas-metragens de seus diretores.

Nos últimos anos, os filmes que venceram esse prêmio foram "Le grand voyage" (2004), de Ismael Ferroukhi, "13 - Tzameti" (2005), de Gela Babluani, "Khadak" (2006) de Peter Brosens e Jessica Woodworth e "La zona" de Rodrigo Plà (2007).

fonte: Da Ansa / uol cinema

Concurso organizado pelo RioMarket muda regulamento


As inscrições de projetos para o I Concurso Latino Americano de Projetos de Longa-metragem, organizado pelo RioMarket, do Festival do Rio, em parceria com a LATC, foram prorrogadas até dia 11 de julho.

A organização do evento anunciou também uma mudança no regulamento, que agora permite a inscrição de projetos adaptados de livros, peças teatrais ou outros materiais escritos por terceiros, desde que com a devida autorização de direitos para adaptação.

As inscrições podem ser realizadas através do site www. riomarket.com.br/concursoprojetos2008.

fonte: filme B

SAv premia projetos de documentário


A Secretaria do Audiovisual convoca produtores a apresentarem, até 22 de agosto, projetos de documentário para concorrer às cinco vagas brasileiras do Fórum de Produção Documental8º DocBsAs, que se realiza entre 20 e 24 de outubro, em Buenos Aires.

Os projetos concorrerão ao Prêmio Mercosul, no valor de € 2 mil, que será conferido pela SAv ao melhor projeto de documentário experimental entre os participantes do evento (serão 17 ao todo).

Os projetos – que precisam estar em etapa de desenvolvimento ou escritura de roteiro e contar com potencial interesse internacional – participarão de oficinas e de sessões de pitch com a participação de convidados internacionais.

Mais informações no site do MinC.

fonte: filme B

Festival do Paraná abre inscrições


Estão abertas as inscrições para o 3º Festival do Paraná de Cinema Brasileiro e Latino, que se realiza de 5 a 11 de outubro de 2008.

O evento concede o prêmio Araucária de Ouro nas categorias de melhor filme (no valor de R$ 80 mil) e diretor (R$ 110 mil), entre outros.

Entre as mostras paralelas desta edição há uma homenagem a Leon Hirszman, além de oficinas de roteiro, produção e fotografia.

As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do festival: www.festivaldecinema.pr.gov.br.

fonte: filme B

Festival italiano traz Rodrigo Santoro e Pasolini inédito


O ator Rodrigo Santoro será uma das celebridades internacionais presentes na sexta edição do Ischia Global Film & Music Fest. O festival, organizado por Pascal Vicedomini, acontece de 13 a 20 de julho na Itália.

Além de Santoro, já relativamente conhecido no exterior após várias participações em filmes fora do circuito brasileiro, o festival receberá também Gael Garcia Bernal, Jason Lewis, Joely Richardson, Elsa Zylberstein e da bela atriz Rosario Dawson, de origem porto-riquenha.

Mas a grande atração do evento deste ano é mesmo a versão inédita de "La Rabbia" (A Raiva) filme dirigido em 1963 pelo célebre jornalista e poeta Pier Paolo Pasolini. O filme foi o quarto de sua carreira cinematográfica, interrompida após a estréia de "Saló" (1975), quando Pasolini -- homossexual assumido e crítico fervoroso do país -- foi assassinado de maneira brutal na praia de Ostia, por motivos ainda não esclarecidos.

Pasolini morreria nas margens esquecidas da capital italiana, zona que tanto explorou e que marcou toda sua produção, desde o primeiro romance "Raggazzi di Vita" (1955), uma espécie de "Capitães da Areia" (Jorge Amado), mas com toda a peculiaridade do escritor italiano e da situação de Roma nos anos 50.

Outros convidados ilustres já confirmados são Claire Danes, Matt Dillon, Amos Gitai, Paul Haggis, Val Kilmer, Terrence Howard, Vanessa Redgrave, Fisher Stevens, Treat Williams, Steven Zaillian e Michele Placido.

fonte: uol cinema / Da Ansa

Vencedores de SATURN AWARDS


A fantasia da Disney, Encantada, ganhou três prêmios durante o Saturn Awards 2008, organizado pela Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror.

O longa foi agraciado nas categorias melhor filme de fantasia, atriz, pela atuação de Amy Adams, e trilha sonora, para o veterano compositor Alan Menken.

O diretor Zack Snyder teve seu trabalho em 300 premiado durante a noite. O longa também foi escolhido como melhor filme de ação, aventura e thriller.

Para conferir os vencedores das categorias de televisão, clique aqui e acesse o site oficial do evento. Abaixo, está a relação completa dos premiados em cinema:

Melhor Ficção-Científica
Cloverfield - Monstro

Melhor Terror
Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet

Melhor Fantasia
Encantada

Melhor Ação, Aventura, Thriller
300

Melhor Ator
Will Smith, Eu Sou a Lenda

Melhor Ator Coadjuvante
Javier Bardem, Onde os Fracos Não Têm Vez

Melhor Atriz
Amy Adams, Encantada

Melhor Atriz Coadjuvante
Marcia Gay Harden, O Nevoeiro

Melhor Performance por um Jovem Ator
Freddie Highmore, O Som do Coração

Melhor Diretor Zack Snyder, 300

Melhor Roteirista
Brad Bird, Ratatouille

Melhor Figurino
Colleen Atwood, Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet

Melhor Trilha Sonora Alan Menken, Encantada

Melhor Maquiagem
Ve Neill, Martin Samuel, Piratas do Caribe: No Fim do Mundo

Melhores Efeitos Especiais
Scott Farrar, Scott Benza, Russell Earl e John Frazier, Transformer
s

Melhor Animação
Ratatouille

Melhor Filme Internacional
Senhores do Crime

fonte: cinema em cena

31º Festival Guarnicê de cinema divulga resultados


Foram entregues na noite deste sábado (21/6) os troféus aos vencedores do 31º Festival Guarnicê de Cinema, realizado na cidade de São Luís, no Maranhão.

Na categoria 35 mm, o curta baiano Dez Centavos (foto), de César Fernando de Oliveira, conquistou os troféus Guarnicê de Melhor Filme Nacional tanto pelo Júri Técnico quanto pelo Júri Popular. O filme ainda ganhou os prêmios de Melhor Ficção e Melhor Ator, para Jorge Júnior.

Na categoria vídeo, o Júri Popular elegeu o curta carioca Suzi Brasil - A Rainha da Penha Circular, de Renata Than, enquanto o Júri Técnico premiou o vídeo paraibano Amanda e Monick, de André da Costa Pinto.

Veja os premiados:

35 mm:
Menção Honrosa: Ronyel Sales, pela canção tema do filme Juca Pé de Bode
Melhor Argumento: Camilo Cavalcante (O Presidente dos Estados Unidos)
Melhor Roteiro: Eduardo Felipe, Fernando Jorge e Leandro Amorim (Até o Sol Raia)
Melhor Fotografia: Eusélio Gadelha (lme Câmara Viajante)
Melhor Montagem: Rosária e Erica Valle (Ele)
Melhor Trilha Sonora Original: Ruggero Ruscchioni (Pajerama)
Melhor Trilha Sonora Adaptada: Ele
Melhor Direção de Arte: Victor Hugo Borges (Icarus)
Melhor Ator: Jorge Junior (Dez Centavos)
Melhor Atriz: Adriana Fereira Coelho Lodi (Entre Cores e Navalhas)
Melhor Direção: César Fernando de Oliveira (Dez Centavos)
Melhor Filme Maranhense (Júri Popular): Ódio, de Breno Ferreira
Melhor Filme Maranhense (Júri Técnico): O Incompreendido, de Francisco Colombo
Melhor Documentário: Câmara Viajante, de Joe Pimente
Melhor Ficção: Dez Centavos, de Cezar Fernando de Oliveira
Melhor Animação: Ele, dos Alunos da Rede Municipal Ensino de Vitória
Melhor Filme Nacional (Júri Popular): Dez Centavos, de Cezar Fernando de Oliveira
Melhor Filme Nacional (Júri Técnico): Dez Centavos, de Cezar Fernando de Oliveira

Vídeo:
Melhor Argumento: Amaro Filho (Ligações)
Melhor Roteiro: Willian Salvador (Lúmen)
Melhor Fotografia: Breno César (Banzo Analítico)
Melhor Edição: Christian Caselli (Suzi Brasil - A Deusa da Penha Circular)
Melhor Trilha Sonora Original: Charles Torres (Rua das Tulipas)
Melhor Trilha Sonora Adaptada: Júlio Conde (Desenhando Cultura)
Melhor Direção de Arte: Willian Salvador (Lúmen)
Melhor Ator: Juliano Barros (Bem Intocável)
Melhor Atriz: Amanda Acosta (Pelo Ouvido)
Melhor Direção: Renata Than (Suzi Brasil - A Deusa da Penha Circular)
Melhor Vídeo Maranhense (Júri Popular): Pelo Ouvido, de Joaquim Haickel
Melhor Vídeo Maranhense (Júri Técnico): Canoa de Um Pau Roxo, de Gabriella Morchel Piccolo e Alberto Graciano
Melhor Documentário: Loucos de Futebol, de Halder Gomes
Melhor Ficção: O Filme do Filme Roubado do Roubo da Loja de Filmes, de Marcelo Yuka, Paulo Silva e Júlio Pecly
Melhor Animação: Lúmen, de Willian Salvador
Melhor Vídeo Nacional (Júri Popular): Suzi Brasil - A rainha da Penha Circular, de Renata Than
Melhor Vídeo Nacional (Júri Técnico): Amanda e Monick, de André da Costa Pinto


fonte: cineclik

Premiados do 10º Festival de Cinema Ambiental


A entrega dos prêmios do 10º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) foi neste sábado (14), na Cidade de Goiás. Além dos moradores da cidade, cineastas e convidados internacionais, também acompanharam o evento o Governador de Goiás Alcides Rodrigues, a presidenta da Agência Goiana de Cultura (Agepel) Linda Monteiro e o prefeito da cidade Abner Curado, de cineastas, convidados internacionais e a comunidade que acompanhou todo o festival.

Abaixo, a lista dos premiados:

Prêmio Especial do Júri - Veludo Vermelho, de Klaus Reisinger

Melhor Obra do festival - Jaglavak, o príncipe dos insetos, de Jerôme Raynaud (França)

Melhor Longa metragem - Delta, O Jogo Sujo Do Petróleo de Yorgos Avgeropoulos, (Grécia) e Sumidouro, de Cris Azzi (Brasil)

Melhor Média metragem - Batida na Floresta, de Adrian Cowell

Melhor Curta-metragem - Zona de Diluição Inicial, de Antoine Boutet (França)

Melhor Série Ambiental de TV - Lições Tardias Para Avisos Antecipados, de Jakob Gottschau (Dinamarca)

Melhor Produção Goiana - Subpapéis, de Luiz Eduardo JorgeBenzeduras, de Adriana Rodrigues (Brasil)

Melhor filme na visão do público - Lições Tardias Para Avisos Antecipados, de Jakob Gottschau (Dinamarca)

Melhor filme segundo os jornalistas que fazem a cobertura do Fica - Batida na Floresta, de Adrian Cowell (Inglaterra)
(França) (Inglaterra) - foto (Brasil) e

fonte: cineclik

FAM 2008 - Os vencedores da XII edição


O vídeo catarinense Saiu na TV, de Bernardo Garcia, foi um dos grandes vencedores entre as mostras competitivas do 12º FAM - Florianópolis Audiovisual Mercosul ao arrematar 7 troféus na cerimônia de premiação de 2008, realizada nesta sexta-feira, 13 de junho. Eleito o melhor vídeo do Festival pelo voto popular, faturou também as categorias de melhor direção e melhor atriz do júri oficial. Foi também o maior contemplado do Prêmio Sindicine, oferecido pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica do Estado de São Paulo, que identificaram na produção a melhor direção, montagem e direção de arte entre os títulos catarinenses. E para coroar a noite, ainda foi um dos três trabalhos do Estado a levar o Prêmio Influência e Infocus Filmes, junto com O Último Kuarup Branco, de Bhig Villas Boas, e Torre de Babel de Dirceu Getúlio e Felipe Seffrin.

PRÊMIO JÚRI OFICIAL

TROFÉU PANVISION

CURTA METRAGEM 35mm

Melhor Filme : Satori Uso, de Rodrigo Grota – PR

Melhor Roteiro: Santiago Dellape, do curta metragem Bem Vigiado de Santiago Dellape - DF

Melhor Direção: Esmir Filho, do curta metragem Saliva – SP

Melhor Fotografia: Carlos Ebert e ABC, do curta metragem Satori Uso de Rodrigo Grota – PR

Melhor Montagem: Caroline Leone, do curta metragem Saliva, de Esmir Filho – SP

Melhor Trilha Sonora Original: Ruggero Ruschioni, do curta metragem Pajerama, de Leonardo Cadaval - SP

Melhor Direção de Arte: Isabelle Vanost, do curta metragem A Cauda do Dinossauro, de Francisco Garcia - SP

Melhor Documentário: O Menino e o Bumba, de Patrícia Cornils - SP

Melhor Animação: Pajerama, de Leonardo Cadaval - SP

Melhor Ator: Jorge Junior, do curta metragem Dez Centavos, de César Fernando de Oliveira – BA

Melhor Atriz: Denise Weinberg, do curta metragem De Resto de Daniel Chaia – SP

Menção Honrosa: Ele, dos Alunos da Rede Municipal de Ensino de Vitória – ES


VÍDEO
Melhor Vídeo: Al doblar la esquina, de Santiago King - Argentina

Melhor Roteiro: Santiago King e Patrício King, do vídeo Al doblar la esquina, de Santiago King - Argentina

Melhor Direção: Bernardo Garcia, do vídeo Saiu na TV - SC

Melhor Fotografia: Juan Cristóbal Cobo, do video Hoy es un día distinto, de Pablo González – Colombia

Melhor Edição: Santiago King, do video Al doblar la esquina de Santiago King – Argentina

Melhor Trilha Sonora Original: Aléxis Perepelicia, do vídeo SHHH!! de Federico Actis – Argentina

Melhor Direção de Arte: Lucas Comparetto, do vídeo SHHH!!, de Federico Actis – Argentina

Melhor Vídeo Ficção: O Cineasta, a Menina e o HomemSanduíche de Daniella Saba – SP

Melhor Vídeo Documentário: Solitário Anônimo, de Débora Diniz – DF

Melhor Vídeo Animação: A Passageira do Trem das Onze, de Rogério Nunes - SP

Melhor Vídeo Experimental: Imparcial, de Thelmo Corrêa – RS

Melhor Ator: Julián Sanzeri, do video Al doblar la esquina de Santiago King - Argentina

Melhor Atriz: Raquel Bonotto, do vídeo Saiu na TV, de Bernardo Garcia – SC

Menção Honrosa: Amanda e Monick, de André da Costa Pinto – PB
Pela abordagem do tema

PRÊMIO SINDCINE
Certificado
Melhor Direção vídeo catarinense: Bernardo Garcia, do vídeo Saiu na TV

Melhor Roteiro vídeo catarinense: Maurício Antônangelo, do vídeo Ouroboro, de Maurício Antônangelo

Melhor Montagem vídeo catarinense: Bernardo Garcia e Thais Reis, do vídeo Saiu na TV, de Bernardo Garcia

Melhor Direção de Fotografia vídeo catarinense: Bernardo Garcia, do vídeo Ouroboro, de Maurício Antônangelo

Melhor Som vídeo catarinense: Marcos Elias, do vídeo História, de Marcelo Sabiá

Melhor Direção de Arte vídeo catarinense: Patrícia Monegatto Lopes, do vídeo Saiu na TV, de Bernardo Garcia

INFANTO JUVENIL
Melhor Filme: Jardim das Cores, de Guilherme Reis – MG

PRÊMIO JÚRI POPULAR
Melhor Curta Metragem 35mm: Desilusão, de Bob Barbosa e Marco Stroisch – SC

Melhor Vídeo: Saiu na TV, de Bernardo Garcia – SC

PRÊMIO JÚRI ESPECIAL
TROFÉU VIVO AUDIOVISUAL
Curta 35mm: Café com Leite, de Daniel Ribeiro – SP

PRÊMIO DE ESTÍMULO AO AUDIOVISUAL CATARINENSE, PRÊMIO KODAK, QUANTA, FUNCINE E CINEMATEC: Vim dizer que estou indo, de Yannet Briggiler

PREMIO DE AQUISIÇÃO CANAL BRASIL DE INCENTIVO AO CURTA METRAGEM: A Cauda do Dinossauro, de Francisco Garcia

PRÊMIO INFlUÊNCIA FILMES E INFOCUS FILMES:
3 Melhores Vídeos Catarinenses:
Saiu na TV, de Bernardo Garcia
O Último Kuarup Branco de Bhig Villas Boas
Torre de Babel, de Dirceu Getúlio e Felipe Seffrin.

fonte: site oficial FAM 2008

Gostaria de deixar registrado a falta de bom senso que existe entre alguns organizadores de eventos aqui em Florianópolis, no ano passado na mesma semana do XI FAM ocorreu uma mostra de teatro na cidade, ocasionando numa divisão de público que com certeza gostaria de ter tido a oportunidade de prestigiar os dois eventos. Neste ano não foi diferente, na mesma semana do XII FAM ocorreu no Sesc Prainha a mostra de vídeos "O Melhor do Anima Mundi
Brasil."
A pergunta é, os organizadores dos eventos ou os responsáveis pela secretaria de cultura não percebem estas "coincidências"? A cidade não tem muitos eventos, as pessoas que trabalham com cultura reclamam da falta de apoio e até de público e mesmo assim não percebem que estes ocorridos só atrapalham o crescimento dos eventos. O FAM costuma já ter as datas do próximo evento agendadas, em 2009 ocorrerá de 5 a 12 de junho, quem será seu concorrente neste ano?