terça-feira, 24 de março de 2009

Ensaio Sobre a Cegueira vence o Prêmio FIESP/ SESI-SP


Foram revelados na noite desta segunda-feira (23/3) os ganhadores do V Prêmio FIESP/SESI-SP do Cinema Paulista. Os finalistas à premiação foram escolhidos pelo próprio público, que os elegeu após mostra que reuniu 16 longas-metragens paulistas e nove curtas produzidos em 2008.

O V Prêmio FIESP/SESI-SP distribuiu prêmios em dinheiro que totalizam R$ 45 mil e os vencedores foram avaliados por um júri oficial, que indicou seus favoritos em 12 categorias:
Melhor Filme, Diretor, Roteiro, Atriz, Ator, Fotografia, Ator Coadjuvante, Atriz Coadjuvante, Montagem, Trilha Sonora, Direção de Arte e Curta-Metragem.

Erica Bernardini, representante da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria; Rodrigo Matias, representante da Sabesp; Sueli Yamauti, gerente de programação do Centro Cultural Banco do Brasil, são os membros do júri oficial que escolheu os seguintes ganhadores na quinta edição do Prêmio FIESP/SESI-SP:

Melhor Filme- Ensaio Sobre a Cegueira
Melhor Direção- Fernando Meirelles (Ensaio Sobre a Cegueira)
Melhor Roteiro- Luiz Bolognesi (Chega de Saudade)
Melhor Atriz- Rosanne Mulholland (Falsa Loura)
Melhor Ator- José Mojica Marins (Encarnação do Demônio)
Melhor Atriz Coadjuvante- Clarisse Abujamra (Chega de Saudade
)Melhor Ator Coadjuvante- Milhem Cortaz (Nossa Vida Não Cabe Num Opala)
Melhor Fotografia- César Charlone (Ensaio Sobre a Cegueira)
Melhor Montagem- Daniel Rezende (Ensaio Sobre a Cegueira)
Melhor Direção de Arte- Cassio Amarante (Encarnação do Demônio)
Melhor Trilha Sonora- BiD (Chega de Saudade)
Melhor Curta-Metragem- Dossiê Re Bordosa

fonte: yahoo cinema

'É Tudo Verdade' começa no Rio e SP com filmes totalmente opostos

Começa nesta terça-feira, em São Paulo e no Rio de Janeiro, a 14ª edição do É Tudo Verdade, festival internacional de documentários na América Latina. As mostras competitivas vão ganhar espaço nesta quarta-feira, nas duas capitais, até o dia 5 de abril. Depois disso, o festival segue em Brasília, entre 13 e 26 de abril.

Os filmes Cartas ao Presidente, de Petr Lom, e Domingos, de Maria Ribeiro, abrem o festival em São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente. Cartas ao Presidente desdobra o governo iraniano por meio de fortes depoimentos, focando, principalmente, nas novas eleições presidenciais, que dá por quase certa a vitória de Mahmoud Ahmadinejad, atualmente no poder.

Mais voltado ao público carioca, Domingos é o retrato do artista brasileiro Domingos de Oliveira, cabeça por trás do seriado Confissões de Adolescente. O contraponto entre Rio de Janeiro e São Paulo é visível. Um filme provoca e o outro parece "soprar a mordida" que o festival dá nos espectadores brasileiros.

Ao todo, sete médias e longa-metragens disputam o prêmio CPFL/É Tudo Verdade, no valor de R$ 100 mil. São eles: Garapa, esperado filme de José Padilha, Cidadão Boilesen (Chaim Litewski); Cildo (Gustavo Rosa de Moura); Corumbiara (Vincent Carelli); A Chave da Casa (Paschoal Samora e Stela Grisotti); Moscou (Eduardo Coutinho) e Sobreviventes (Miriam Chnaiderman e Reinaldo Pinheiro).

fonte: terra cinema

Cinema Russo ganha destaque pelo HSBC Belas Artes

O Cineclube do HSBC Belas Artes coloca em destaque em sua programação, de 27 de março a 30 de abril, alguns ícones do moderno cinema russo. Ainda que Sergei Eisenstein seja eternamente moderno, a seleção evitou a obviedade. Apesar do cuidado, seria impossível não incluir ao menos uma obra de Andrej Tarkovski, um dos grandes nomes não apenas do cinema russo, mas da cinematografia mundial.

Trata-se de A Infância de Ivan (de 27 de março a 02 de abril), filme que venceu o Leão de Ouro no Festival de Veneza, em 1962.Todos os demais títulos são da década de 80, quando houve um momento de muita vivacidade da produção russa, presente nos mais importantes festivais do mundo e, não raro, conquistando prêmios e a admiração da crítica. A fase em questão trará A Pequena Vera (de 03 a 09 de abril), de Vasili Pichul; Cidade Zero (de 10 a 16 de abril), de Karen Chakhmazarov; e O Trovador Kerib (de 17 a 23 de abril), de Serguei Paradjanov.

Cada filme será apresentado por uma semana, diariamente, em sessão única. Lembrando que os horários podem variar de filme para filme, entre 19h e 19h30.

fonte: cineplayers

Vencedores do Asian Film Awards


O Japão dominou a noite de premiação do Asian Film Awards. Tokyo Sonata, do diretor/roteirista Kiyoshi Kurosawa, levou o prêmio de melhor filme asiático, além de melhor roteiro.

O prêmio de melhor ator foi para Masahiro Motoki, pelo vencedor do Oscar de filme estrangeiro Departures. Além dele, o prêmio de melhor diretor foi para outro japonês, Hirokazu Koreeda, por Still Walking. Koreeda recebeu o prêmio das mãos de Oliver Stone e Joan Chen, atriz de O Último Imperador.

A China levou o prêmio de melhor atriz para Zhou Xun, que interpretou uma taxista a procura de seu namorado em The Equation of Love and Death. Wei Te-sheng, ator que virou sensação depois do sucesso de Cape nº7, um filme taiwanês, ganhou o Edward Yang New Talent Award, prêmio que recebeu o nome do falecido diretor. Wei ficou agradeceu ao prêmio bastante emocionado. Ele já havia trabalhado com Edward Yang e o considerava como um pai. O prêmio de melhor ator foi entregue pelo William Hurt e o produtor Arthur Cohn.

fonte: cineplayers

Ridley Scott é homenageado pelo British Film Institute

O cineasta Ridley Scott (Uma Mente Brilhante; O Gladiador) vai ser homenageado pelo British Film Institute pelo conjunto de sua carreira, segundo informações da revista de negócios Variety.

Scott é o 62º envolvido na indústria cinematográfica a receber o prêmio, que já foi entregue a personalidades como Clint Eastwood e David Lean. Scott começou sua carreira com o designer de sets em 1960, mas estreou na direção em 1977 com The Duellists.

fonte: revista de cinema

Chega de Saudade recebe prêmio na França e na Colômbia


O filme “Chega de Saudade”, de Laís Bodanzky, ganhou ontem o Prêmio Especial do Júri Oficial no 31º Festival Films des Femmes (Filmes de Mulheres) em Creteil, na França.

Na seção competitiva havia filmes de dez países: Argentina, França, China, Macedônia, Nova Zelândia, Espanha, Rússia, Holanda, Canadá e Brasil. O júri que concedeu o prêmio ao “Chega de saudade” era formado por sete jurados franceses, presidido pela editora-chefe da revista de “Première”, uma das mais importantes publicações de cinema na França.

Na semana passada, “Chega de Saudade” ganhou também o prêmio de melhor elenco feminino no 49º Festival de Cartagena, na Colômbia. “Chega de Saudade” estreou nos cinemas brasileiros em março de 2008 e teve bilheteria total de 175 mil espectadores.

O filme já está disponível para locação em DVD e conta, numa única noite, várias histórias vividas pelos freqüentadores de um salão de baile. Com muita música e dança, os acontecimentos fazem o espectador se sentir dentro da vida pulsante do baile.


fonte: revista de cinema

Mostra “Brasileiros e Esquecidos” reexibe longas de 2008

Acontece a partir desta segunda-feira (23) até o dia 31 de março em Campinas, a mostra “Retrospectiva FIC 2008 – Brasileiros e esquecidos”, exibindo sete filmes nacionais de qualidade que ficaram pouco tempo em cartaz no ano passado e que foram selecionados pelo crítico de cinema do jornal Folha de S. Paulo, Inácio Araújo.

A programação inclui exibições às 19h e às 21h, e uma mesa-redonda no dia 24 de março, às 19h, com Francisco Foot Hardman - crítico literário e professor titular do Departamento de Teoria e História Literária da Unicamp, o cineasta Carlos Reichenbach e o curador Inácio Araújo. A programação acontece no CPL Cultural, em Campinas.

Retrospectiva FIC 2008 – Brasileiros e esquecidos
CPFL CulturaRua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera – Campinas – SP.
Entrada gratuita e por ordem de chegada.
Mais informações no site www.cpflcultura.com.br ou pelo telefone (19) 3756-8000.

Programação

23/3
19h – Terra Vermelha, Marco Becchis, drama, 108min, 2008
21h – Deserto Feliz, Paulo Caldas, drama, 88 min, 2007

24/3
19h - Mesa-redonda com Francisco Foot Hardman e Carlos Reichenbach, com coordenação do curador Inácio Araújo.
Em seguida, exibição de Serras da Desordem, de Andrea Tonacci, drama, 135min, 2008.

25/3
19h - Encarnação do demônio, José Mojica Marins, terror, 90min, 2008
21h - Serras da Desordem, Andrea Tonacci, drama, 135min, 2008

26/3
19h – Cleópatra, Júlio Bressane, drama, 100min, 2008
21h – Encarnação do demônio, José Mojica Marins, terror, 90min, 2008

27/3
19h - Falsa Loura, Carlos Reichenbach, drama, 103min, 2008
21h - Cleópatra, Júlio Bressane, drama, 100min, 2008

29/3
19h – Corpo, Rossana Foglia e Rubens Rewald, suspense, 86min, 2006
21h – Falsa Loura, Carlos Reichenbach, drama, 103min, 2008

30/3
19h – Corpo, Rossana Foglia e Rubens Rewald, suspense, 86min, 2006
21h – Falsa Loura, Carlos Reichenbach, drama, 103min, 2008

31/3
19h - Deserto Feliz, Paulo Caldas, drama, 88 min, 2007
21h - Terra Vermelha, Marco Becchis, drama, 108min, 2008

fonte: revista de cinema

Edital tem iscrição até 13 de julho, premiação será de R$ 9,3 milhões

A ANCINE comunica o lançamento do edital com as regras para a concessão do Prêmio Adicional de Renda 2009 (PAR 2009), que contempla empresas brasileiras produtoras, distribuidoras e exibidoras de filmes nacionais. O valor total do prêmio este ano é de R$9,3 milhões, superando os R$8,2 milhões destinados ano passado. A inscrição no processo de seleção deve ser feita até o dia 13 de julho de 2009. A premiação acontece de acordo com o desempenho comercial dos filmes brasileiros no mercado de salas de exibição do país.

Para a participação de empresas produtoras e distribuidoras, serão consideradas as obras cinematográficas de longa-metragem brasileira de produção independente cujo lançamento comercial no mercado de salas de exibição tenha ocorrido entre 1º de dezembro de 2007 e 30 de novembro de 2008. Já para as empresas exibidoras serão considerados os filmes nacionais lançados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2008. Os exibidores também devem ter cumprido a Cota de Tela determinada para o ano de 2008. A íntegra do edital e outras informações sobre o PAR 2009 podem ser encontradas na internet, no endereço www.ancine.gov.br.

Conforme norma da ANCINE, os recursos obtidos com a premiação devem ser obrigatoriamente aplicados no desenvolvimento de novos projetos, de acordo com o segmento de atuação da empresa contemplada. Empresas produtoras, por exemplo, podem investir em desenvolvimento de projetos, complementação de recursos para filmagem, ou finalização; empresas distribuidoras podem investir em desenvolvimento de projetos, aquisição de direitos de distribuição com a utilização dos recursos na produção da obra, ou em comercialização de obras já produzidas; já empresas exibidoras podem investir o valor da premiação em automação de bilheteria, infra-estrutura das salas, complementação de renda para abertura de novas salas ou aquisição de equipamentos digitais, além de projetos de formação de público para o cinema brasileiro.

Em 2008, em sua 4ª edição, o PAR concedeu apoio financeiro para 66 empresas distintas – sendo 24 produtoras, 11 distribuidoras e 32 empresas exibidoras. O primeiro lugar da premiação para as produtoras ficou para a empresa Zazen Produções Audiovisuais Ltda. com o filme “Tropa de Elite”. Dentre as distribuidoras, o destaque ficou para a Cannes Produções S/A pela distribuição dos filmes “A Via Láctea”, “Ó paí, ó” e “O Mundo em Duas Voltas”. No caso das exibidoras, 06 salas isoladas e 11 complexos de 02 salas conquistaram o prêmio máximo, previsto no PAR 2008, de R$68.635,00.

fonte: revista de cinema