terça-feira, 15 de julho de 2008

Conheça os vencedores do 3º Festival Latino-Americano de São Paulo


Ocorreu na noite deste domingo (13/7), no Memorial da América Latina, em São Paulo, a cerimônia de entrega dos prêmios do 3º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo. O festival apresentou 121 filmes de 16 países e homenageou o cineasta argentino Fernando Solanas.

Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho (Peões), foi o vencedor na categoria Prêmio do Público. O documentário recebeu o troféu Fundação Memorial da América Latina e o valor de US$ 10 mil. Com atrizes como Marília Pêra e Fernanda Torres interpretando livremente, Coutinho quis contar as histórias de 23 mulheres selecionadas e filmadas no Teatro Glauce Rocha, no Rio de Janeiro.

Já o Prêmio da Crítica ficou com o argentino Estrelas, de Federico Leon e Marcos Martinez. O também argentino Habitación, de Juan Carlos Zapata, venceu a primeira competição de Escolas de Cinema do festival. O filme representava a Universidad Del Cine da Argentina. Zapata recebeu uma bolsa-residência em São Paulo.

O cineasta Fernando Solanas, um dos grandes nomes do cinema argentino, foi homenageado durante o festival com a Mostra Fernando Solanas, com a exibição de filmes como Argentina Latente (2007).

Durante a cerimônia, também foi divulgada a lista com os dez filmes favoritos do público, estimado em 16 mil pessoas. A Casa de Alice, de Chico Teixeira (Carrego Comigo), venceu e o mexicano A Viagem de Nonna, de Sebastian Silva, ficou em segundo na preferência popular.

Veja a lista dos filmes favoritos do público:

A Casa de Alice, de Chico Teixeira
A Viagem de Nonna, de Sebastian Silva
Cartola – Música para os Olhos, de Hilton Lacerda e Lírio Ferreira
Falsa Loira, de Carlos Reichenbach
Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho
Mutum, de Sandra Kogut
Partes Usadas, de Aaron Fernandez
Serras da Desordem, de Andrea Tonacci
Sonhos Distantes, de Alejandro Legaspi
Tambogrande, de Ernesto Cabellos e Stephanie Boyd

fonte: yahoo cinema

Festival de Gramado anuncia filmes estrangeiros


A Comissão organizadora do 36º Festival de Cinema de Gramado anunciou na segunda-feira quais serão os filmes estrangeiros que estarão na mostra competitiva nesta edição.

Cinco filmes foram selecionados. O colombiano Perro Come Perro, de Carlos More, conta a história de dois bandidos que violam o código do submundo e passam a ser caçados por seus ex-companheiros; o chileno Muñeca, de Sebastian Arrau, sobre um homossexual que decide ser pai; Por Sus Proprios Ojos, da argentina Liliana Paolinelli, mostra uma estudante de cinema que decide fazer um documentário sobre as mulheres de presos.

Completam a lista o mexicano Cochochi, de Israel Cardenas e Laura Guzman, que mostra a aventura de dois irmãos indígenas na serra, realizando um pedido do avô; e o documentário Mindelo - Atrás do Horizonte, de Alexis Tsafas, sobre o cotidiano de uma cidade portuária.

O Brasil concorre ao Kikito (prêmio máximo do Festival) com A Festa da Menina Morta, de Matheus Natchtergaele; Juventude, de Domingos Oliveira; Netto e o Domador de Cavalos, Tabajara Ruas; Nome Próprio, Murilo Salles; Pachamama, Eryk Rocha; e Vingança, Paulo Pons.

Os longas serão apresentados ao longo do festival, que será realizado entre os dias 10 e 16 de agosto.

fonte: terra cinema

Festival em Toronto abre inscrições


A 2ª edição do Festival de Cinema Brasileiro em Toronto, que acontece de 6 a 9 de novembro de 2008, está com inscrições abertas.

Os filmes selecionados concorrem ao troféu Golden Maple em cinco categorias: filme, diretor, ator, atriz e prêmio do público.

O edital com todas as informações e a ficha de inscrição estão publicados no site oficial do evento:

indexfestival

fonte: filme B