quinta-feira, 16 de outubro de 2008

32ª Mostra de SP começa com o drama "Terra Vermelha"


Uma sessão especial para convidados do drama "Terra Vermelha", de Marco Bechis, abre nesta quinta (16) a 32ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no Auditório Ibirapuera. A Mostra abre sua programação normal na sexta (17) e vai até o dia 30.

Co-produção ítalo-brasileira que concorreu ao Leão de Ouro no último Festival de Veneza, o filme do chileno Bechis (diretor de "Garagem Olimpo") vai fundo na questão indígena e na propriedade da terra no Brasil. O roteiro, co-escrito por Bechis e pelo brasileiro Luiz Bolognesi ("Chega de Saudade"), coloca em primeiro plano a luta de um pequeno grupo de índios caiwoáa para retomar o território original de sua tribo e que, há décadas, foi ocupado e transformado em lucrativo agronegócio pela família de um rico fazendeiro (Leonardo Medeiros).

Filmado na região de Dourados (MS), "Terra Vermelha" ganha maior autenticidade ao escalar índios reais para interpretar seus próprios papéis, caso de Nádio (Ambrósio Vilhalva), que interpreta o cacique do filme e também na vida real exerce a mesma função.

Ao escalar índios para reviverem seus dramas reais na tela, "Terra Vermelha" utiliza o mesmo e eficiente recurso de outro filme brasileiro, o premiado "Serras da Desordem", de Andrea Tonacci, embora com outro estilo e intenções. Este detalhe, em todo caso, foi fundamental para a grande repercussão do filme de Bechis quando foi exibido na competição principal em Veneza, em setembro último. Na ocasião, alguns índios do elenco, como o próprio Vilhava, discutiram problemas dramáticos de seu povo, como o suicídio entre os jovens - tema que desencadeia o roteiro de "Terra Vermelha". O filme será exibido na programação da Mostra nesta sexta (17), às 16h no Cine Bombril 1; na terça (21), às 18h10, no Reserva Cultural 1; e na quarta (29), às 20h, no Cine Bombril 1.

"Terra Vermelha" é um dos 454 filmes que fazem parte da, como sempre, volumosa programação da Mostra, que este ano se divide entre 242 filmes em película 35 mm e outros 212 digitais - comprovando o avanço da nova tecnologia.

Setenta e seis países estão representados neste diversificado bloco cinematográfico, entre eles, o quase desconhecido Casaquistão, que será dignamente representado pelo inédito "Tulpan", de Sergey Dvortsevoy, que venceu o prêmio principal do Un Certain Regard, principal seção paralela do Festival de Cannes, em 2008. Trata-se de uma saborosa comédia dramática, sobre o esforço de um rapaz para casar-se com a única, bela e difícil moça de sua região rural.

Do grupo dos filmes inéditos trazidos pela Mostra, faz parte igualmente o longuíssimo "Che", a visão de mais de quatro horas de Steven Soderbergh para o revolucionário argentino, interpretado por Benicio del Toro, que venceu o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes 2008. Del Toro é, aliás, um dos convidados VIP esperados neste ano. Além dele, anuncia-se a presença de Wim Wenders, que será homenageado com o troféu Humanidade e exibirá também seu mais recente - e discutido - trabalho, "Palermo Shooting", que concorreu à Palma em Cannes.

Outra personalidade aguardada é o cineasta norte-americano Hugh Hudson ("Carruagens de Fogo"), um dos jurados, e que trará na bagagem uma nova versão de um filme maldito em sua carreira, "Revolução Revisitada". Trata-se de uma releitura de seu filme de 1987, "Revolution", que recebeu inclusive uma nova narração de seu ator principal, Al Pacino.

Do júri deste ano, fazem parte ainda a cineasta iraniana Samira Makhmalbaf (que traz seu novo filme, "Cavalo de Duas Patas") e o francês Nicolas Klotz (diretor de "A Questão Humana", prêmio da crítica na Mostra 2007).

Homenageado com a retrospectiva integral de seus cinco filmes, inclusive o mais recente, "Leonera", o diretor argentino Pablo Trapero vem a São Paulo para ministrar uma oficina de direção na FAAP, na segunda (20), para a qual as inscrições estão encerradas.

Veja a lista completa dos filmes MOSTRA SP 2008: Evento exibe mais de 400 filmes

Acesse o site oficial 32ª Mostra Internacional de Cinema



Começa Festival de Cinema de Londres


O Festival de Cinema de Londres começa nesta quarta-feira com a estréia mundial de "Frost/Nixon", filme baseado numa peça sobre a dramática série de entrevistas de televisão feita com Richard Nixon, em 1977.

Assista ao trailer original de "Frost/Nixon"



Dezenas de longas serão exibidos na capital britânica entre 15 e 30 de outubro, incluindo a estréia mundial do mais recente filme de James Bond, "007 Quantum of Solace", previsto para se tornar um dos maiores sucessos de bilheteria do ano.

A política ganha lugar de destaque no festival, começando com "Frost/Nixon" e continuando com "W.", de Oliver Stone, cinebiografia do presidente George W. Bush, com a animação de guerra "Waltz With Bashir", do cineasta israelense Ari Folman, e com "Hunger", do diretor britânico Steve McQueen, em seguida.

A maioria dos filmes deste ano no festival de Londres já foi exibida antes em outros festivais internacionais ou teve lançamento restrito nos cinemas, mas o festival espera atrair para seu tapete vermelho alguns dos maiores nomes do cinema atual.

Em "Frost/Nixon", o cineasta premiado com o Oscar Ron Howard dirige Michael Sheen no papel do jornalista David Frost e Frank Langella como o ex-presidente Nixon. Os dois atores já fizeram os mesmos papéis na aclamada peça que deu origem ao filme.

"Frost/Nixon" recria as entrevistas de 1977, feitas três anos após a renúncia de Nixon em função do escândalo de Watergate.

De acordo com a mídia, mais de 45 milhões de americanos assistiram às entrevistas, nas quais Nixon reconheceu que tinha traído a confiança de seu povo.

A peça coloca os protagonistas como adversários, mas também argumenta que eles tinham muito em comum: Frost procurava reavivar sua carreira, que estava em baixa, e Nixon tentava resgatar alguma espécie de legado após sua queda dramática.

O maior evento do festival deverá ser a estréia do filme de James Bond, em 29 de outubro, levando o ator britânico Daniel Craig à Leicester Square, em Londres, para sua segunda aparição no papel de 007.

Acesse o site oficial The Times BFI 52nd London Film Festival

fonte: Reuters

Cinusp tem mostra gratuita de "docudrama"


Está em exibição no Cinusp Paulo Emílio, na região oeste da capital paulista, a mostra Docudrama - gênero que mistura documentário com reencenação fictícia. A programação é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados na administração do Cinusp uma hora antes do início da sessão (a partir das 18h). Serão distribuídas 90 senhas.

O ciclo, que continua até o dia 31 deste mês, reúne produções como "Boa Noite e Boa Sorte". O filme de George Clooney reconta o embate político da década de 50 entre o senador McCarthy e o apresentador de televisão R. Morrow. O caráter documental e dramático do longa se dá não só pela reconstituição dos acontecimentos, mas também pela inserção de trechos de programas de televisão da época, em meio à narrativa.

O recurso se repete em "Na Natureza Selvagem", de Sean Penn, que reconta a história da viagem de Chris McCandless, garoto que abandonou sua vida estável para buscar a essência da humanidade fora de casa. Para tanto, o filme se apóia em passagens escritas pelo garoto em um caderno que ele levava consigo; passagens que, inclusive, entrecortam o filme em narrações em off.

"O Caso dos Irmãos Naves", de Luís Sérgio Person, também está em exibição. O filme traz a verdadeira história dos irmãos que, durante o Estado Novo de Getúlio Vargas, foram obrigados a confessar e pagar por um crime que não cometeram.

Outro título em cartaz é a engajada obra do diretor Gillo Pontecorvo, "A Batalha de Argel", que encena o processo de independência argelino. A ação concentra-se entre 1954 e 1957, mostrando como agiam os dois lados do conflito: enquanto o exército francês recorria à política de eliminação e à tortura, a FLN (Frente de Libertação Nacional) desenvolvia técnicas não convencionais de combate baseadas na guerrilha e no terrorismo.

Outras informações podem ser obtidas no site www.usp.br/cinusp. A classificação etária varia de acordo com o filme.

fonte: guia da folha online

Pré-estréias e retrospectiva marcam Festival de Cinema em Turim


Dez pré-estréias, entre as quais a seqüência da animação "Madagascar" (2005), e uma retrospectiva dedicada ao diretor inglês Michael Winterbottom são alguns dos destaques da 9ª edição de "Sottodiciotto Film Festival", vitrine do cinema dedicado aos jovens.

Entre as principais pré-estréias do festival, que ocorre entre os próximos dias 4 e 13 de dezembro em Turim, além da animação "Madagascar 2", serão projetados "Genova", de Winterbottom e "Baby Love", de Vincent Garenq e "All Human Rights for All", que narra a história de um homossexual que pretende se tornar pai.

O festival irá contar também com diversas projeções especiais, como "In Fair Palestine: A Story of Romeo and Juliet" a transposição da história de Romeu e Julieta para um contexto medioriental realizada por 10 garotos palestinos. Um deles, habitante de Ramallah, está tendo dificuldades para obter o visto para ir a Turim para o Festival.

Diretamente dos Estados Unidos chegará também o filme restaurado do mítico Robin Hood datado de 1923, uma obra-prima do cinema mudo.

Organizado pela Associazione Italiana Amici Cinema d'Essai (Aiace) e a Prefeitura de Turim, o festival, que este ano carrega o slogan "Turim Telas Jovens", foi enriquecido com programas especiais, entre os quais uma série de debates sobre a detenção juvenil. Dentro da seção está o filme "Tutta Colpa di Giuda", de Davide Ferrario, rodado em grande parte na prisão de Vallete em Turim.

O festival irá contar também com uma série de debates, como o com o filósofo e psicanalista Miguel Benasayag sobe as problemáticas adolescentes, além de uma mesa redonda promovida pela Ordem dos Jornalistas de Piemonte com o tema "Os menores contados pela imprensa".

Acesse o site oficial Sottodiciotto Filmfestival - Home

fonte: Da Ansa

Amazonas Film Festival - Aventura, Natureza e Meio Ambiente


Pelo quinto ano consecutivo, a cidade de Manaus recebe o Amazonas Film Festival - Aventura, Natureza e Meio Ambiente, realizado pelo Governo do Estado do Amazonas. O evento acontece entre os dias 7 e 13 de novembro, com produção do grupo francês de comunicação e audiovisual Le Public Système Cinéma. O festival promoverá o encontro de profissionais da indústria cinematográfica nacional e internacional, apresentando para eles a floresta amazônica e o seu potencial para a locação de filmes de aventura. Além disso, terá também como objetivo despertar a consciência ambiental entre os amantes da 7ª arte e chamar a atenção para a necessidade de preservação do patrimônio natural da região.

O 5º Amazonas Film Festival terá uma programação repleta de filmes de aventura, natureza e meio ambiente, exibindo produções cinematográficas de vários estilos realizadas em diferentes países. Será apresentada também uma nova mostra competitiva (a de curtas-metragens digitais amazonenses), totalizando cinco categorias na disputa pelos prêmios. São elas: Mostra Internacional de Filmes de Ficção; Mostra Internacional de Documentários; Mostra de Curtas-Metragens Brasileiros em 35mm; Mostra de Curtas-Metragens Brasileiros Digitais e Mostra de Curtas-Metragens Digitais do Amazonas.

Em 2007 foram 66 inscrições para as categorias e, agora, em 2008, o número ultrapassou a casa dos 100 inscritos. Foram 37 curtas nacionais de 35 mm, 44 curtas digitais brasileiros e 26 curtas digitais produzidos no Amazonas. Foram selecionados para as competições os seguintes títulos:


MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS 35MM - BRASIL

01. Câmara Viajante, de Joe Pimentel (CE)
02. Criminosos, de Sérgio Andrade (AM)
03. Dossiê Rê Bordosa, de Cesar Cabral (SP)
04. Dreznica, de Anna Azevedo (RJ)
05. Engano, de Cavi Borges (RJ)
06. Eu Sou Assim - Wilson Batista, de Luiz Guimarães de Castro (rj)
07. Pajerama, de Leonardo Cadaval (SP)
08. Trópico das Cabras, de Fernando Coimbra (SP)

Para saber mais detalhes clique em 5ª Amazonas Film Festival.

fonte: adoro cinema

Festival de Brasilia divulga selecionados


Foram divulgados os filmes selecionados para 41ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que será realizado no período de 18 a 25 de novembro de 2008.

Seis longas-metragens e 12 curtas farão parte da Mostra Competitiva em 35mm. Os filmes serão exibidos entre os dias 20 e 24 de novembro, no Cine Brasília, com reprise no dia seguinte, no Centro Cultural Banco do Brasil e Embracine Casa Park.

A competição de 16mm terá 34 títulos, sendo exibidos também entre os dias 20 e 24 de novembro, na Sala Martins Pena do Teatro Nacional Claudio Santoro.


Confira a lista dos filmes em competição:

Longas 35mm

À Margem do Lixo, de Evaldo Mocarzel (SP)
FilmeFobia, de Kiko Goifman (SP)
Nós Guarani, de André Luís da Cunha (DF)
O Milagre de Santa Luzia, de Sergio Roizenblit (SP)
Siri-Ará, de Rosemberg Cariry (CE)
Tudo Isso me Parece um Sonho, de Geraldo Sarno (RJ)


Curtas 35mm

A arquitetura do Corpo, de Marcos Pimentel (MG)
A Minha Maneira de Estar Sozinho, de Gustavo Galvão (DF)
A Mulher Biônica, de Armando Praça (CE)
Ana Beatriz, de Clarissa Cardoso (DF)
Brasília, de J. Procópio (DF)
Cães, de Adler Paz e Moacyr Gramacho (BA)
Cidade Vazia, de Cássio Pereira dos Santos (DF)
Minami em Close-up, de Thiago Mendonça (SP)
Na Madrugada, de Duda Gorter (RJ)
Nº 27, de Marcelo Lordello (PE)
Que Cavação É Essa?, de Estevão Garcia e Luís Rocha Melo (RJ)
Superbarroco, de Renata Pinheiro (PE)


Filmes em 16mm

2+2=5, de Gui Campos (DF)
32 Mastigadas: 16N e 165, de Maria Vitória Canesin (DF)
A Menina Espantalho, de Cássio Pereira dos Santos (DF)
Alice, de Edqard Boggiss e Miguel Przewodowski (RJ)
Canosa One, de Fellipe Gamarano Barbosa (RJ)
Cidade do Tesouro, de Célio Franceschet (SP)
Cotidiano, de Renato Jevoux (RJ)
Depois das Nove, de Allan Ribeiro (RJ)
Depois de Tudo, de Rafael Saar (RJ)
Disfarça e Chora, de Robson Graia (DF)
Homicida É, de Gustavo Serrate (DF)
Incarcânu A Tiortina, de Tau Tourinho e Gabriel Lopes Pontes (BA)
Landau 66, de Fernando Sanches (SP)
Mãe, de Luiz Antônio Pereira (RJ)
Marcelo Bousada, quem?, de Denilson Félix (DF)
Maridos, Amantes e Pisantes, de Angelo Defanti (RJ)
Medo do Escuro, de Cauê Brandão (DF)
Memórias Finais da República de Fardas, de Gabriel F. Marinho (DF)
Minha Tia, Meu Primo, de Douglas Soares (RJ)
Na trilha das Guerreiras, de William Alves (DF)
Nada Consta 2: Malditos Robôs, de Santiago Dellape e Davi Matos (DF)
Nello’s, de André Ristum (SP)
Nem marcha Nem chouta, de Helvécio Marins Jr. (MG)
O Beijo da Meia Noite, de Jefferson Matoso (DF)
O Caipira e o Chupa-Cabras, de Joelson Miranda Santos (GO)
O que há de ficar, de Felipe Continentino (RJ)
O Rapto da Lua, de Fábio Escovedo e Vinicius Pereira (RJ)
O Velho Guerreiro não Morrerá - O Cangaceiro de Lima Barreto 50 Anos Depois, de Paulo Duarte (SP)
Ouroboro, de Maurício Antonângelo (SC)
Poesia do Barro, de Adriana Gomes (DF)
Raul de Xangô, de Érico Cazarré, Henrique Siqueira, Marieta Cazarré (DF)
Tira-gosto de Poeta, de Danielle Araújo (DF)
V.I.D.A., de Geison Ferreira e Vinícius Zinn (SP)
Varenick com Vatapá, de Marcelo Szykman (SP)

fonte: cineclik

Festival Internacional de Cinema de Paraty


Foi encerrada no último domingo, dia 12, a primeira edição do "Festival Internacional de Cinema de Paraty", idealizado pela produtora Suzana Villas Boas. Segundo os organizadores, o evento exibiu gratuitamente sua programação para um público superior a 10 mil pessoas durante os cinco dias de festa no Cine Teatro Paraty. A sala é a única de projeção cinematográfica do município e estava fechada há 40 anos. O local, que começa a ser restaurado, foi transformado em uma sala provisória de cinema, com tapete vermelho, poltronas, sistema de projeção de alta tecnologia, ar condicionado e cenografia, destacando as estruturas seculares do prédio.

Entre os filmes exibidos no antigo cinema, estiveram duas pré-estréias nacionais: "Romance", dirigido por Guel Arraes, selecionado para a noite de abertura do festival, e "Titãs - A Vida até Parece uma Festa", que foi apresentado no palco do teatro pelo seu diretor Oscar Rodrigues Alves. Outros filmes inéditos puderam ser vistos na "Sessão Maldita", que apresentou produções de terror, no Cine Tela Brasil, uma grande tenda instalada na Praça da Matriz de Paraty. O destaque dessa mostra foi "Chemical Weeding", de Julian Doyle, que estreou na última edição de Cannes e tem roteiro e trilha sonora assinados por Bruce Dickinson, vocalista da banda inglesa de heavy metal Iron Maiden.

Acesse o site oficial FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE PARATY

fonte: adoro cinema