terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Confira a lista completa dos filmes que competem no 60º Festival de Berlim


Mostra de cinema começa na próxima quinta-feira (11). Urso de Ouro será entregue no dia 20 de fevereiro. Os seguintes filmes aspiram ao prêmio, que será entregue no dia 20 de fevereiro por um juri presidido pelo cineasta alemão Werner Herzog:

- "Tuan Yuan" ("Separados juntos", em tradução livre) de Wang Quan'an (China), filme de abertura

- "Rompecabezas" de Natalia Smirnoff (Argentina/França)

- "Bal" ("Mel") de Semih Kaplanoglu (Turquia/Alemanha)

- "Der Räuber" ("O ladrão") de Benjamin Heisenberg (Áustria/Alemanha)

- "Na Putu" ("Pelo caminho") de Jasmila Zbanic (Bósnia-Herzegovina/Áustria/Alemanha/Croácia)

- "Shekarchi" ("O caçador") de Rafi Pitts (Alemanha/Irã)

- "The ghost writer" de Roman Polanski (França/Alemanha/Grã-Bretanha)

- "Caterpillar" de Koji Wakamatsu (Japão)

- "En familie" ("Uma família") de Pernille Fischer Christensen (Dinamarca)

- "En ganske snill mann" ("Um homem um pouco terno") de Hans Petter Moland (Noruega)

- "Shahada" de Burhan Qurbani (Alemanha)

- "Eu când vreau sa fluier, fluier" ("Se quiser assoviar, assovio") de Florin Serban (Romênia-Suécia)

- "Greenberg" de Noah Baumbach (EUA)

- "Howl" ("O uivo") de Rob Epstein y Jeffrey Fiedmann (EUA)

- "Jud Suss - Film ohne Gewissen" de Oskar Roehler (Alemanha/Áustria)

- "Kak ya provel etim letom" ("Como acabei neste verão") de Alexei Popogrebsky (Rússia)

- "Mammuth" de Benoît Delépine e Gustave de Kervern (França)

- "San qiang pai an jing qi" ("Uma mulher, uma pistola e uma loja de massas") de Zhang Yimu (China)

- "Submarino" de Thomas Vinterberg (Dinamarca)

- "The killer inside me" ("O assassino interior") de Michael Winterbottom (EUA/Grã-Bretanha)


Fora de competição:

- "Otouto" de Yoji Yamada (Japão), filme de encerramento.

- "The kids are all right" de Lisa Cholodenko (EUA/Rússia)

- "Mi name is Khan" de Karan Johar (Índia)

- "Exit through the gift shop" de Banksy (Grã-Bretanha)

- "Please give" de Nicole Holofcener (EUA)

- "Shutter island" de Martin Scorsese (EUA)

fonte: g1 cinema

Berlinale - Lista completa da presença brasileira


Mostra paralela – Panorama

Besouro
Direção: João Daniel Tikhomiroff


Mostra paralela - Panorama – Special

Bróder
Direção: Jefferson De


Fucking Different São Paulo
coprodução Brasil / Alemanha
10 Curtas
Direção: Rodrigo Diaz Diaz, participante do Talent Campus em 2009


Mostra paralela – Panorama Dokumente

Lixo extraordinário
Direção: Lucy Walker, João Jardim, Karen Harley
O artista Vik Muniz não estará em Berlim. Tião, presidente da Associacão de Catadores de Lixo, estará presente, assim como a diretora Lucy Walker


Generation14Plus

Os Famosos e os Duendes da Morte
Direção: Esmir Filho


Forum

O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerrerio / Antonio das Mortes
Première mundial da cópia restaurada pela Cinemateca alemã
Direção: Glauber Rocha
Paloma Rocha estará presente nas duas projeções


Berlinale Shorts

Avós
Direção: Michael Wahrmann


Todos os filmes serão exibidos em original, com legendas em inglês.

fonte: adoro cinema

Academia define mais indicados ao Oscar


Quando a relação dos indicados ao Oscar foi divulgada, no último dia 2, nem todos os laureados estavam definidos. Apesar de todos os filmes terem sido anunciados, alguns de seus responsáveis estavam ainda sob análise. É exatamente isto que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas acaba de definir.

A questão era em torno de Guerra ao Terror e Um Sonho Possível, concorrentes ao Oscar de melhor filme sem que houvesse a definição de quais eram seus produtores indicados. Tudo devido a uma regra da premiação, que determina que no máximo três produtores por filme podem ser indicados. Desta forma, quando os indicados ao Oscar foram anunciados ambos estavam com o aviso de “créditos a serem definidos” nesta categoria.

Para Guerra ao Terror, a Academia decidiu abrir uma exceção e indicar quatro produtores: a também diretora Kathryn Bigelow, Mark Boal, Nicolas Chartier e Greg Shapiro. Já Um Sonho Possível teve Gil Netter, Andrew A. Kosove e Broderick Johnson como indicados.

As cédulas de votação do Oscar serão enviadas amanhã a todos os eleitores e devem ser devolvidas até 2 de março. O anúncio dos vencedores será feito na cerimônia da premiação, em 7 de março.

fonte: adoro cinema

Festival Cine Favela de Curta-metragem abre inscrições


Estão abertas as inscrições para o V Festival Cine Favela de Curtametragem, que acontece em Heliópolis, São Paulo.

Em 2010, o evento acontecerá entre os dias 2 de abril e 8 de maio, mas as inscrições irão terminar em 20 de fevereiro. Portanto, se você tem interesse em participar, não deixe de fazer sua inscrição e enviar sua cópia em DVD (em qualquer formato) para a Rua da Alegria Popular, nº 34 A, São Paulo/SP. O CEP é 04235-020.

Mas tem um detalhe importante: só serão aceitos filmes realizados por ONGs, Associações, Coletivos e Periferias, e com o máximo de 17 minutos de duração.

Na programação estão previstas, além da Mostra Competitiva, a Mostra Itinerante (exibição ao ar livre), Cine Recreio (grade infantil em 12 escolas públicas), debates e Oficina de Cinema para 30 jovens.

O Festival Cine Favela de Curtametragem já atraiu mais de 8.500 espectadores, exibiu mais de 95 filmes e distribuiu mais de R$ 16.000,00 em prêmios. Todas as atividades serão gratuitas. A novidade deste ano é Mostra de Filmes Periféricos que será exibida em 30 unidades do Sesc.

Heliópolis é uma das maiores comunidades carentes do mundo com mais de 130 mil habitantes, em sua maioria jovens, distribuídos em mais de 1.000.000 m2. O Festival Cine Favela de Curtametragem é um projeto de inclusão social que acontece desde 2004 e já beneficiou mais de uma centenas de jovens.

A lista de filmes selecionados será divulgada na primeira semana de março. O Melhor Filme será escolhido pelo público e receberá um prêmio em dinheiro ainda não divulgado pela organização.

fonte: adoro cinema

Circuito Inffinito abre inscrição de festivais

O Circuito Inffinito de Festivais, que abrange 10 festivais pelo mundo abriu as inscrições. O formulário preenchido online, no site da Inffinito, e as inscrições são únicas, pode-se inscrever para os dez festivais ao mesmo tempo. O primeiro prazo será dia 20 março para quem se interessar pelos festivais de Nova York e Vancouver.

Em 2010, o roteiro inclui 10 cidades de sete países diferentes, começando por Canudos, na Bahia, em março, seguindo para Nova York (junho), Vancouver (julho), Miami (agosto), Londres (setembro), Buenos Aires e Montevidéu (outubro), Roma (novembro), Madri (dezembro), finalizando em Barcelona (dezembro).

fonte: revista de cinema online

"Celda 211" desbanca filme de Amenábar em premiação na Espanha


O quarto filme de Monzón, "Celda 211" conquistou os prêmios de melhor filme, melhor direção, melhor ator (Luis Tosar), melhor montagem e melhor trilha sonora.

"O Segredo dos Seus Olhos", do argentino Juan José Campanella, ganhou em quatro categorias na premiação do CEC: melhor atriz (Soledad Villami), melhor ator coadjuvante (Guillermo Francella), melhor roteiro adaptado e melhor fotografia.

"Ágora", de Alejandro Amenábar ("Mar Adentro"), concorria a cinco prêmios, entre eles o de melhor filme e o de melhor diretor, mas não levou nenhum. Outro que voltou para casa de mãos vazias foi "Abraços Partidos", de Pedro Almodóvar, que perdeu o prêmio de melhor roteiro para David Planell, por "La Vergüenza".

No próximo dia 14, os prêmios Goya, considerados como o Oscar do cinema espanhol, serão entregues em Madri. "Celda 211" é tido como um dos favoritos a ser o grande vencedor da noite.

fonte: yahoo cinema

Sindicato de cinema francês premia "A Fita Branca" e "O Profeta"


"O Profeta", do francês Jacques Audiard, e "A Fita Branca", do austríaco Michael Haneke, foram escolhidos hoje como melhor filme francês e melhor filme estrangeiro de 2009, respectivamente, pelo Sindicato Francês da Crítica de Cinema.

Os dois trabalhos já foram agraciados na última edição do Festival de Cinema de Cannes (França), onde "A Fita Branca" recebeu a Palma de Ouro, e "O Profeta", o Grande Prêmio do Júri.

Ambos os filmes também estão entre os indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

A crítica francesa divulgou hoje em comunicado que também premiou "Adieu Gary", de Nassim Amaouche, como melhor estreia francesa, e "Mei Ling", de François Leroy e Stephanie Lansaque, como melhor curta-metragem francês.

Os prêmios do Sindicato da Crítica são considerados como um indicador das tendências que podem prevalecer na entregar dos prêmios César, o Oscar do cinema francês, que serão anunciados no próximo dia 27.

fonte: EFE, uol cinema

Festival Verão do Morro traz cinema e arte para o Morro da Urca, no Rio


O pós-carnaval no Rio de Janeiro vai ser recheado de cinema e arte no que depender do Festival Verão no Morro. Entre os dias 19 de fevereiro e 20 de março, sempre nos fins de semana, o Morro da Urca – um dos principais cartões postais da cidade – receberá shows de artistas e DJs consagrados além do festival Cinema no Morro que trará pré-estreias exclusivas e ao ar livre das principais produções cinematográficas nacionais.

O festival, que está no terceiro ano, é organizado pela Inffinito Produções, juntamente com a Girassol Comunicações e da Morro da Urca Entretenimento. Para os organizadores, o Verão do Morro, além de continuar abrindo um dos pontos mais charmosos do Rio de Janeiro para shows dos principais nomes da música brasileira contemporânea, vem se consolidando também como um espaço de democratização do novo cinema nacional. “No Brasil, que tem menos salas de projeção que Manhattan, o circuito de pré-estreias era restrito aos festivais de cinema, só frequentado por críticos e nomes ligados ao mercado de filmes”, explica Adriana Dutra da Inffinito, produtora que hoje é uma das mais importantes divulgadoras do cinema brasileiro no exterior.

O Cinema no Morro esse ano traz duas novidades em relação à primeira edição de 2009: além das pré-estreias de longas e documentários nacionais inéditos, haverá uma Mostra de Micrometragens e oficinas de cinema em parceria com Ongs.

A Mostra de Micrometragens é composta de produções de até 3 minutos e traz os mais recentes e criativos trabalhos no formato. Ao longo do evento, 100 produções serão exibidas divididas em 20 por semana. Os filmes serão exibidos em monitores de 14 polegadas espalhados pelo local do evento e o público terá a chance de votar nos seus favoritos.

Outra novidade desta edição do Festival são as oficinas de produção de micrometragens para celular. Ministradas pela Cinema Nosso, Ong de Katia Lung e Fernando Meirelles, as aulas acontecerão em diversas outras Ongs espalhadas pelo RJ. Além da própria Cinema Nosso participam a Redes da Maré, a CUFA (Central Única das Favelas), a Nós do Morro e a Afroreggae.

Os workshops terão duração de uma semana e atenderão cada um 25 jovens de 18 a 25 anos. Os jovens serão divididos em grupos e serão incentivados a produzir histórias com temas pré-definidos usando seus celulares. Os vídeos produzidos nos workshops também serão exibidos na mostra de micrometragens.

E para ir se agendando, o serviço e a programação completa do Festival:

De 19 de fevereiro a 20 de março
Local: Morro da Urca (Avenida Pasteur 520, Urca)
Informações: (21) 2461-0090
Classificação etária: 18 anos
Capacidade: 2.000 lugares
Estacionamento gratuito no local até o limite de vagas
Site oficial: www.veraodomorro.com.br


Horários:

21h00 (abertura do evento para o público e Festival de Micrometragens).
22h00 (início da sessão de cinema no Espaço Baía de Guanabara).
00h00 (início do show no Anfiteatro).
2h (início do DJ na pista Discos).

Ingressos: R$ 88,00 (inteira) e R$ 44,00 (meia).

Formas de pagamento: dinheiro, cartão de crédito ou débito. Para compras acima de R$150, realizadas de domingo à quarta feira, parcelamento em 3 vezes no cartão MasterCard. Desconto de 20% para assinantes do jornal O Globo nos pontos de vendas oficiais. Descontos não cumulativos e válidos somente para entrada inteira.


Postos de venda:

o Bilheteria do Bondinho
Av. Pasteur, 520 - Urca
o Barra Shopping – Fnac
Avenida das Américas, 4.666 / Lj. B 101/114.
o Copacabana – Modern Sound
Rua Barata Ribeiro, 502 / Lj. D.
o Leblon – Obggi 2007
Rua Carlos Góes, 234 / Lj. I
o Shopping Leblon – Loja Vivo
Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 / Lj. 106N
o Lagoa – Posto BR Piraquê
Avenida Borges de Medeiros, s/nº.
o Jacarepaguá – Alfa Brasil Turismo
Rua Cândido Benício, 1.381 / Sl. 201.
o Jacarepaguá – Posto BR Loja Burgão
Estrada dos Bandeirantes, 3300
o Campo Grande – Posto Ipiranga Três Pontos
Estrada do Cachamorra (em frente ao Heliogás).
o Ipanema – Loja Vivo
Rua Visconde de Pirajá, 443
o Shopping Iguatemi – Sub Zero
Rua Barão de São Francisco, 236 / Lj. 2307 / Vila Isabel
o Niterói - Icaraí – Posto Shell São Bento
Rua Roberto Silveira, 283.

• Vendas On line
o www.ingresso.com
o www.ingressorapido.com.br

• Televendas
o Ingresso Rápido 4003-1212
o Ingresso.com 4003-2330


Programação Completa:

19 de fevereiro (sexta-feira)

21h30: Abertura
22h: Espaço Baía de Guanabara/ Cinema no Morro – Cabeça a Prêmio (ficção), de Marco Ricca
0h: Espaço Baía de Guanabara/ Mostra de Micrometragens
1h: Anfiteatro/Show – Marcelo D2
2h30: Discos – DJ Negralha

20 de fevereiro (sábado)

21h30: Abertura
22h: Espaço Baía de Guanabara/ Cinema no Morro – Natimorto (ficção), de Paulo Machline
0h: Espaço Baía de Guanabara/ Mostra de Micrometragens
1h: Anfiteatro/Show – Baile do Simonal (com Moinho, Sandra de Sá e outros)
2h30: Discos – DJ Don Pepe

26 de fevereiro (sexta-feira)

21h30: Abertura
22h: Espaço Baía de Guanabara/ Cinema no Morro – Onde a Coruja Dorme (documentário), de Marcia Derraik e Simplício Neto
0h: Espaço Baía de Guanabara/ Mostra de Micrometragens
1h: Anfiteatro /Show – Diogo Nogueira
2h30: Discos – Banda Bife

27 de fevereiro (sábado)

21h30: Abertura
22h: Espaço Baía de Guanabara/ Cinema no Morro – Abaixando a Máquina (documentário), de Guillermo Planel
0h: Espaço Baía de Guanabara/ Mostra de Micrometragens
1h: Anfiteatro/Show – Maria Gadú
2h30: Discos – DJ Luluta

05 de março (sexta-feira)

21h30: Abertura
22h: Espaço Baía de Guanabara/ Cinema no Morro – Rita Cadillac - Lady do Povo (documentário), de Toni Venturi
0h: Espaço Baía de Guanabara/ Mostra de Micrometragens
1h: Anfiteatro/Show – Maria Rita
2h30: Discos – DJ MAM

06 de março (sábado)

21h30: Abertura
22h: Espaço Baía de Guanabara/ Cinema no Morro – Rio Breaks (documentário), de Justin Mitchell
0h: Espaço Baía de Guanabara/ Mostra de Micrometragens
1h: Anfiteatro/Show – Fernanda Abreu + DJ Sany Pitbull
2h30: Discos – DJ Pachu

12 de março (sexta-feira)

21h30: Abertura
22h: Espaço Baía de Guanabara/ Cinema do Morro – A Falta Que Nos Move (ficção), de Christiane Jatahy
0h: Espaço Baía de Guanabara/ Mostra de Micrometragens
1h: Anfiteatro /Show – Ana Carolina
2h30: Discos – BotecoEletro

13 de março (sábado)

21h30: Abertura
22h: Espaço Baía de Guanabara/ Cinema do Morro – Corpos Celestes (ficção), de Marcos Jorge e Fernando Severo
0h: Espaço Baía de Guanabara/ Mostra de Micrometragens
1h: Anfiteatro /Show – Noite Preta, com Preta Gil e convidados
2h30: Discos – Chá D´Alice

19 de março (sexta-feira)

21h30: Abertura
22h: Espaço Baía de Guanabara/ Cinema no Morro – As Melhores Coisas do Mundo (ficção), de Laís Bodanzky
0h: Espaço Baía de Guanabara/ Mostra de Micrometragens
1h: Anfiteatro /Show – Blitz + convidados
2h30: Discos – DJ DudaM

20 de março (sábado)

21h30: Abertura
22h: Espaço Baía de Guanabara/ Cinema no Morro – Caça-palavra (curta), de Pedro Flores, e longa a definir.
0h: Espaço Baía de Guanabara/ Mostra de Micrometragens
1h: Anfiteatro/ Show – Os Paralamas do Sucesso + Afroreggae
2h30: Discos – DJ Papagaio

fonte: Movie

Festival organizado por Diego Luna e Gael García Bernal chega a 5ª edição


O festival de documentários Ambulante, impulsionado pelos atores Gael García Bernal e Diego Luna, começa na quarta-feira (10) sua 5ª edição, que o levará por 13 cidades do México, dentro e fora das salas de cinema.

Ao apresentar o evento hoje em entrevista coletiva, Luna defendeu por "promover um cinema que faça refletir, que nos obrigue a questionar" e comemorou o aumento de espectadores do festival ao longo de seus quatro anos de vida.

Na primeira edição, o Ambulante recebeu 12 mil pessoas. Na mais recente, o público foi de 46 mil espectadores.

O festival levará 67 documentários, sendo nove mexicanos, por 12 estados do México. Haverá sessões tanto em cinemas como em museus, universidades e praças públicas.

fonte: g1 cinema