sábado, 30 de janeiro de 2010

“Sem Fio”, filme estrelado por Nasi, fatura prêmio em Festival


Sem Fio“, o filme estrelado pelo cantor Nasi, ex-vocalista da banda IRA!, participou do Canada International Film Festival 2010 e faturou o prêmio de Excelência em Cinematografia. A premiação acontece em março, em Vancouver, no Canadá, quando será realizado o festival.

O longa retrata a vida de jovens que cresceram entre os anos 1990 e 2000, com histórias curtas e complexas. Nasi vive Castro, um viciado em cocaína que, além de ter prazer em bater em mulheres, mente compulsivamente. Casado com uma mulher dominada pelo tédio e insatisfação, ele trabalha ajudando pessoas que querem se matar.

Exibido na 33ª Mostra Internacional de Cinema e no Festival do Rio 2009, “Sem Fio” marca a estreia de Tiaraju Aronovich como diretor. O longa foi também a primeira vez de Nasi como ator.

Acesse o site oficial do filme http://semfioofilme.com.br/sem_fio_splash.html

fonte: cinema com rapadura

IGUACINE - 3º Festival de Cinema da Cidade de Nova Iguaçu


Inscrições abertas de 27 de janeiro à 27 de fevereiro de 2010. Mostras Competitivas e Paralelas em todos os formatos.

O Iguacine - 3° Festival de Cinema da Cidade de Nova Iguaçu, acontecerá de 24 a 28 de março de 2010. Realizado pela Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu, é o único festival audiovisual sediado na Baixada Fluminense, e por isso, de grande importância no cenário cultural do Rio de Janeiro.

Todas as suas atividades são gratuitas! Além de difundir a recente produção nacional, o Iguacine proporciona o encontro do público com os realizadores e profissionais da área. O Festival acredita na importância de gerar reflexões sobre como os realizadores criam estratégias de criação e produção de suas obras, e como o público interage com elas.

Faça sua inscrição pelo site: http://www.escolalivredecinemani.com.br/

fonte: almanaque virtual

Secretaria do Audiovisual abre inscrições de cinco editais


Sílvio da Rin, Secretário do Audiovisual, anunciou nesta quinta feira a abertura de cinco editais da SAv. As inscrições serão abertas amanhã, e seguirão até dia 15 de março. A principal mudança na dinâmica dos editas da SAv, é a divisão do edital de desenvolvimento em três partes: uma para roteiristas profissionais, outra para criação de roteiros na temática infantil e a última para roteiristas iniciantes.

O primeiro será de 50 mil reais para cada um dos 7 escolhidos; o segundo terá o mesmo valor, mas será distribuido entre 3 projetos vencedores. A novidade fica por conta da terceira parte: 12 projetos de roteiristas iniciantes receberão R$25 mil cada, além disso, os contemplados assistirão a seminários com especialistas e terão uma tutoria durante os 9 meses de desenvolvimento do projeto.

O Edital de Baixo Orçamento também sofreu alterações. Houve aumento de 5 para 7 projetos, e o valor passou de 1 milhão de reais para 1,2 milhões. A própria denominação B.O. aumentou para o Ministério da Cultura: antes eram filmes que poderiam ser feitos com no máximo 1,2 milhões de reais, hoje, devida a mudança no edital, os B.Os são filmes que poderão ter até R$1,5 milhões de orçamento.

Além destes, tem também o Edital para curta-metragens, 20 serão contemplados com 80 mil reais. Sílvio da Rin comentou que nesse edital não terá limitações com relação ao formato, portanto, se tiver algum projeto de animação será muito bem aceito, segundo o secretário.

fonte: revista de cinema online

Filmes brasileiros no Festival de Roterdã


O cinema brasileiro estará também presente no Festival de Roterdã, cuja abertura ocorrerá amanhã. Serão dois longametragens e um curta em exibição, em duas mostras do evento.

Avenida Brasília Formosa, documentário dirigido por Gabriel Mascaro, integrará a mostra Bright Future, dedicada a cineastas que tenham, no máximo, dois longametragens no currículo. Já A Falta que Me Faz, de Marília Rocha, e o curta Recife Frio, de Kleber Mendonça Filho, integrarão a mostra Spectrum, destinada a apresentar um panorama da produção mundial.

A brasileira Andréa Sligmann também marcará presença no evento, apresentando o longametragem Separations, que codirigiu com Mieke Bal.

fonte: adoro cinema, filme B

Festival de cinema brasileiro ocorrerá em Hollywood


O 2º Hollywood Brazilian Film Festival, festival dedicado ao cinema brasileiro em Los Angeles, acontecerá entre os dias 4 e 7 de fevereiro.

Durante o festival, serão apresentados longas e curtas-metragens nacionais com a intenção de ampliar a visibilidade do cinema brasileiro no cenário internacional.

Entre os filmes selecionados estão os recentes Hotel Atlântico, Embarque Imediato, Quanto Dura o Amor?, Cinema, Aspirinas e Urubus, o clássico O Pagador de Promessas, e os ainda inéditos Elvis & Madonna e Segurança Nacional.

O festival terá patrocínio da G.I. Films, produtora independente do Gemini Media. "Um dos principais objetivos da Gemini Media com o patrocínio do evento é ampliar a exposição de filmes nacionais no mercado mundial e assegurar uma maior exposição cultural do Brasil nos Estados Unidos. A G.I. Films pretende contribuir para a disseminação da diversidade cultural brasileira e para o reconhecimento internacional da qualidade dos nossos filmes”, declara o CEO da Gemini Media, Moacyr Lopes.

Para maiores informações, consultar o site do festival.

fonte: cineplayers

Anne Hathaway anunciará indicados ao Oscar


A atriz Anne Hathaway será a encarregada de anunciar, na próxima terça-feira, junto a Tom Sherak, presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, os candidatos à 82ª edição do Oscar, anunciou hoje a entidade.
Hathaway e Sherak farão o anúncio dos indicados em dez de 24 categorias a partir das 5h30 (11h30 de Brasília), no teatro Samuel Goldwyn, em Beverly Hills.

Os concorrentes aos outros prêmios serão revelados aos jornalistas presentes de uma só vez, e também na internet, no site da Academia.

No ano passado, Hathaway recebeu sua primeira indicação ao Oscar, na categoria de melhor atriz, por seu papel no drama "O Casamento de Rachel".

A intérprete, de 27 anos, ficou mundialmente famosa graças ao filme "O Diabo Veste Prada" (2006), no qual contracenava com Meryl Streep.

A 82ª edição do Oscar, o maior prêmio do cinema mundial, acontecerá em 7 de março, no Teatro Kodak, em Hollywood, com transmissão para mais de 200 países.

Pela primeira vez em mais de 60 anos, dez produções, e não cinco, disputarão o prêmio de melhor filme.

fonte: EFE, terra cinema

Guiseppe Tornatore será presidente do júri do Festival de Roma


O presidente do Festival de Roma, Gian Luigi Rondi, revelou nesta segunda-feira (25/01) que o cineasta italiano Guiseppe Tornatore presidirá o júri do Festival deste ano.

Tornatore é vencedor de um Oscar de Melhor Filme Estrangeiro por Cinema Paradiso (1989). O cineasta esteve no Brasil para a 5a Semana Pirelli de Cinema Italiano, na ocasião foi exibido seu filme mais recente, Baarìa - A Porta do Vento e houve uma entrevista coletiva, na qual falou sobre seu processo criativo e visão de cinema.

No comunicado, Rondi declarou que a escolha do Festival de Roma por Guiseppe Tornatore se deu pela sua contribuição ao cinema nos mais de 20 anos de carreira.

Baarìa - A Porta do Vento tem estreia prevista para 5 de março.

fonte: cineclik

Tim Burton será o presidente do júri do Festival de Cannes


O Festival de Cannes deste ano já tem um presidente de júri. Tim Burton foi o escolhido para a edição 63, seguindo uma linhagem eclética que nos últimos anos teve Isabelle Huppert, Sean Penn, Stephen Frears, Wong Kar-wai e Quentin Tarantino.

Burton já participou do júri antes, em 1997, e do júri de curtas, em 2006. Ele participou da competição em 1995, quando lançava Ed Wood. "Depois de passar o começo da minha vida assistindo a sessões triplas e maratonas de 48 horas de filmes de horror, estou finalmente pronto para isto", disse Burton no anúncio oficial.

O festival acontece de 12 a 23 de maio. A seleção oficial será anunciada na metade de abril.

fonte: omelete

60º Festival de Berlim anuncia corpo do júri da mostra competitiva


O Festival de Berlim anunciou nesta terça (26), a composição completa do júri de longas metragens da 60ª edição.

Presidido pelo diretor alemão Werner Herzog, o corpo de jurados da mostra competitiva terá a diretora e roteirista italiana Francesca Comencini, a escritora africana Nuruddin Farah, a atriz e cantora alemã Cornelia Froboess, o produtor espanhol José Maria Morales, a atriz chinesa Yu Nan e a atriz americana Renée Zellweger.

A organização do festival alemão divulgou quase toda a seleção oficial, incluindo 25 dos 26 filmes que fazem parte da mostra competitiva. O concorrente que falta será anunciado no dia 1º de fevereiro.

O 60º Festival de Berlim começa em 11 de fevereiro, com sessão inaugural do filme chinês ''Apart Together'' (''Tuan Yan''). O encerramento será no dia 21.

fonte: uol cinema

Festival de cinema de Toulouse homenageará diretor brasileiro


A 22ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse, no sul da França, homenageará o diretor brasileiro de curtas-metragens Kleber Mendonça Filho, autor de obras como "A menina do algodão" (2002) - foto, e "Eletrodoméstica" (2005).

A mostra, intitulada "Encontros de Cinema da América Latina", que será realizada entre os dias 19 e 28 de março, destacará o emergente cinema LGTB (lésbico, gay, transexual e bissexual) latino-americano, informaram nesta terça (26) os organizadores.

O festival dedicará também uma seção ao bicentenário da independência da Argentina, Chile, Colômbia e México. Além disso, ressaltará a "geração atual de cineastas mexicanos", e no centenário da revolução desse país.

Os organizadores, que ainda não desvelaram a lista de filmes em concurso, manterão também a seção tradicional do "Grande Prêmio Coup de Coeur", na qual concorrerão sete longas-metragens inéditos na França, e o Prêmio do Público da revista cultural "Intramuros".

Além disso, continuará a competição oficial "Découverte" da Crítica Francesa, na qual serão projetados primeiros ou segundos longas-metragens de cada diretor em disputa. Serão concedidos o prêmio "Rail d'Oc", outorgado pelos "ferroviários cinéfilos", e o Prêmio da Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica à melhor obra-prima.

O Festival contará também com categorias oficiais dedicadas aos documentários filmes e aos curtas-metragens, e com outras seções paralelas fora de concurso.

fonte: g1 cinema