segunda-feira, 19 de abril de 2010

Amanhã tem mostra de cinema


Começa amanhã, em Itabira, o CineIpoema – 1ª Mostra de Cinema de Ipoema.

A abertura da mostra, às 19:45, será no espaço Elke com o filme O Contador de Histórias. Além dele, longas como Orquestra dos Meninos, Alô, Alô Terezinha, Estrada Real da Cachaça, Zuzu Angel e O Menino da Porteira, entre outros, são títulos que fazem parte do evento.

A atriz Elke Maravilha, conhecida por sua irreverência é a grande homenageada da Mostra. Nascida na Rússia, aos seis anos de idade foi morar em Itabira do Mato Dentro, cidade do distrito de Ipoema, e atuou em diversos filmes como Quando o Carnaval Chegar e Xica da Silva, de Cacá Diegues.

O CineIpoema recebeu inscrições de várias partes do Brasi e conta com a participação de 10 estados: Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pernambuco, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Distrito Federal, Ceará, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

O evento tem programação inteiramente gratuita com exibição de filmes, debates, seminário, oficinas e shows musicais. Confira a programação aqui.

Cléber Camargos, coordenador da mostra, afirmou que todos os segmentos da sociedade se envolveram para garantir raelização do evento. “As pessoas abraçaram o projeto. É uma semente que vai crescendo com o apoio de todos”, disse ele.

fonte: adoro cinema

Começa a oitava edição do Festival do Cinema Pobre de Cuba


Um total de 160 obras de 30 países, entre eles Brasil e Estados Unidos, competirão no Festival Internacional do Cinema Pobre, que começa nesta segunda-feira na localidade cubana de Gibara (nordeste).

O evento também terá exposições de artes plásticas e concertos.

A oitava edição do festival criado em 2002 pelo cineasta cubano Humberto Solás (1941-2008) coincide com um momento de desenvolvimento da tecnologia digital, o que permite fazer filmes de baixo custo, explicando assim a alta cifra de participantes este ano na competição.

Dez longas de ficção, 21 curtas e 31 documentários aspiram os prêmios, em sua maioria subvenções de organismos internacionais e ONGs interessadas em ajudar realizadores independentes e com poucos recursos.

fonte: AFP, uol cinema

Festival É Tudo Verdade 2010 anuncia os vencedores


O festival internacional de documentários É Tudo Verdade 2010 divulgou neste sábado (17) os vencedores de sua 15ª edição.

"Foi mais um grande ano para a cultura do documentário no Brasil", afirma Amir Labaki, fundador e diretor do festival. "A premiação distingue cineastas renomados e uma nova geração. Melhor impossível".

O júri internacional foi formado por Bill Nichols, Marek Hovorka e Yoav Shamir. O júri brasileiro foi constituído por Andréa Pasquini, Carlos Eduardo Lourenço Jorge e Mariza Leão. Ao todo, o É Tudo Verdade 2010 apresentou 72 documentários, dos quais 32 participaram das mostras competitivas.

Confira os vencedores do É Tudo Verdade:

Competição Internacional

Longa ou Média metragem
Melhor Documentário - "La Danse, O Balé da Ópera de Paris", de Frederick Wiseman (EUA/França), e "O Homem Mais Perigoso da América: Daniel Ellsberg e os Documentos do Pentágono", de Rick Goldsmith e Judith Ehrlich (EUA).

Curta-metragem
Melhor Documentário - "A Escuridão do Dia", de Jay Rosenblatt (EUA).
Menção honrosa: "Notas sobre o Outro", de Sérgio Oksman (Espanha).
Competição Brasileira

Longa ou Média metragem
Melhor Documentário e Prêmio CPFL: "Terra Deu, Terra Come", de Rodrigo Siqueira.

Curta-metragem
Melhor Documentário - "Querida Mãe", de Patrícia Cornils.
Menção honrosa: "Karl Max Way", de Flávia Guerra e Mauricio Osaki.

Prêmio Canal Brasil e ABD-SP
"Mãos de Outubro", de Vitor Souza Lima.

fonte: folha online

VI Curta Canoa tem inscrições abertas


VI Festival Latino Americano de Curta Metragem de Canoa Quebrada tem suas inscrições abertas até 30 de maio de 2010. O festival será realizado de 18 a 25 de setembro, na praça principal da praia de Canoa Quebrada, no Ceará.

Para a Mostra Competitiva, podem concorrer filmes brasileiros com duração máxima de 20 minutos e finalizados a partir de maio de 2008. Além desta mostra, no festival também ocorrem a Mostra Latino-Americana e a exibição de longas nacionais, sem caráter competitivo.

A programação está sendo formatada com oficinas e seminários onde o foco especial será a defesa ao Meio Ambiente. Não é necessário, porém, que os filmes inscritos tratem deste tema. Nesta edição, o festival vai estender sua programação para a cidade de Aracati/Ceará.

O acesso ao regulamento está disponível no site.

fonte: cinema com rapadura

Estão abertas as inscrições para o Festival Internacional de Curtas de São Paulo


Estão abertas as inscrições para o 21º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum, que será realizado de 19 a 27 de agosto de 2010. A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis no site oficial do evento.

Os inscritos para os programas brasileiros poderão participar das seguintes seções: Mostra Brasil, Panorama Paulista, Cinema em Curso e Formação do Olhar KinoOikos.

Podem inscrever-se curtas finalizados em 2009 /2010 e nos seguintes formatos de exibição: vídeo (com duração entre 3 e 20 minutos) e ou 35mm (com duração de até 35 minutos). As inscrições vão até 10 de junho.

As Mostras Internacional e Latina, com inscrições abertas desde 30 de janeiro, já receberam mais de 700 filmes, dos cinco continentes, dos mais variados formatos e gêneros.

O Festival de Curtas de São Paulo apresenta o melhor da produção de filmes de curta-metragem como em sua 20ª edição, na qual exibiu o filme vencedor do Oscar 2010, o francês Logorama. Em sua última edição, apresentou mais de 400 filmes de 56 países, distribuídos entre suas diversas mostras. Além das exibições, o público poderá acompanhar os debates, as atividades estudantis, conhecer e conviver com convidados, representantes de importantes eventos como Clermont-ferrand, Berlim, Cannes, Locarnos, entre outros.

fonte: cineclik

Divulgada a lista de filmes que estarão no Festival de Cannes de 2010


Na manhã desta quinta-feira (15/4), foram anunciados, em Paris, os filmes que participarão do 63º Festival de Cannes. São 16 longas-metragens que concorrem à Palma de Ouro, um dos prêmios de maior importância no mundo do cinema. Os filmes que integram a mostra Um Certo Olhar, Sessão da Meia-Noite e Sessão Especial também foram anunciados, além das produções exibidas e fora de competição.

Woody Allen terá seu filme You Will Meet a Tall Dark Strange exibido. O longa conta com Naomi Watts, Antonio Banderas, Anthony Hopkins, Josh Brolin e Freida Pinto no elenco. Wall Street - O Dinheiro Nunca Dorme, com Carey Mulligan, Shia LaBeouf, Charlie Sheen, Michael Douglas, dirigido por Oliver Stone, também ganha espaço no festival, além de Tamara Drewe, de Stephen Frears.

O Estranho Caso de Angélica, novo filme do cineasta português Manoel de Oliveira, sobre uma história de amor metafísico, terá sua estreia mundial na seleção oficial Um Certo Olhar. O filme é uma coprodução de Portugal, França, Espanha e Brasil.

O longa brasileiro 5 x Favela - Agora Por Nós Mesmos, com Paulo José e Hugo Carvana, será exibido fora de competição.

Dos filmes que concorrem à Palma de Ouro estão Biutiful, do mexicano Alejandro González Iñárritu, Another Year, de Mike Leigh, Copie Conforme, de Abbas Kiarostami, e outras 13 produções.

Mathieu Amalric, um dos rostos mais conhecidos entre os atores franceses, realiza seu terceiro longa como diretor, Tournée. Takeshi Kitano (Glória ao Cineasta), indicado à Palma de Ouro em 1999, volta à competição com Outrage. Lee Chang-dong, ex-ministro da Coréia do Sul, compete com Poetry.

Já na mostra paralela Um Certo Olhar, um dos grandes destaques é a volta de Jean-Luc Godard em Film Socialisme. A seleção também traz o veterano mais ativo do cinema, Manoel de Oliveira, com O Estranho Caso de Angélica. Nas sessões especiais, o destaque vai para Patrício Guzmán, documentarista de A Batalha do Chile, que apresenta Nostalgia de la Luz, e o ator mexicano Diego Luna, que dirige Abel.

O júri da 63ª edição de Cannes é presidido por Tim Burton e conta com os diretores Victor Erice e Shekhar Kapur, os atores Benicio Del Toro, Kate Beckinsale e Giovanna Mezzogiorno, o diretor do Museu Nacional do Cinema Italiano Alberto Barbera e o escritor, roteirista e diretor Emmanuel Carrere. O brasileiro Cacá Diegues é um dos jurados da competição de curtas e do prêmio da Cinefondation.

O Festival de Cannes acontece entre os dias 12 e 23 de maio deste ano e Robin Hood, protagonizado por Russell Crowe e dirigido por Ridley Scott, é o filme que abrirá o evento.

Filmes que competem à Palma de Ouro

Tournée, de Mathieu Amalric
Des Hommes et des Dieux, de Xavier Beauvois
Hors la Loi, de Rachid Bouchareb
Biutiful, de Alejandro González Iñarritu
Un Homme que Crie, de Mahamat-Saleh Haroun
Housemaid, de Sangsoo Im
Copie Conforme, de Abbas Kiarostami
Outrage, de Takeshi Kitano
Poetry, de Chang-dong Lee
Another Year, de Mike Leigh
Fair Game, de Doug Liman
You. My Joy, de Sergei Loznitsa
La Nostra Vita, de Daniele Luchetti
Utomlyonnye Solntsem 2, de Nikita Mikhalov
La Princesse de Montpensier, de Bertrand Tavernier
Loong Boonmee Raleuk Chaat, Apichatpong Weerasethakul

Mostra Um Certo Olhar

Blue Valentine, de Derek Cianfrance
O Estranho Caso de Angélica, de Manoel de Oliveira
Les Amours Imaginaires, de Xavier Dolan
Los Labios, de Ivan Fund e Santiago Loza
Simon Werner a Disparu, de Fabrice Gobert
Film Socialisme, de Jean-Luc Godard
Unter die Stadt, de Christoph Hochhäusler
Rebecca H. (Return to the Dogs), de Lodge Kerrigan
Pál Adrienn, de Ágnes Kocsis
Udaan, de Vikramaditya Motwane
Marti, Dupa Craciun, de Radu Muntean
Chatroom, de Hideo Nakata
Aurora, de Cristi Puiu
Ha ha ha, de Sangsoo Hong
Life Above All, de Oliver Schmitz
Octubre, de Daniel Vega
R U There, de David Verbeek
Rizhao Chongqing, de Xiaoshuai Wang

Fora de Competição

You Will Meet a Tall Dark Stranger, de Woody Allen
Tamara Drewe, de Stephen Frears
Wall Street - O Dinheiro Nunca Dorme, de Oliver Stone

Sessões da meia-noite

Kaboom, de Gregg Araki
L'autre Monde, de Gilles Marchand

Sessões Especiais

Inside Job, de Charles Ferguson
Over Your Cities Grass Will Grow, de Sophie Fiennes
Nostalgia de la Luz, de Patricio Guzman
Draquila - L'Italia che Trema, de Sabina Guzzanti
Chantrapas, de Otar Iosseliani
Abel, de Diego Luna

fonte: cineclik

Inscrições para Mostras Competitivas do Comunicurtas abertas


As inscrições para as Mostras Competitivas do Comunicurtas, o Festival Audiovisual de Campina Grande – PB, começaram no dia 25 de março e se estendem até o dia 05 de junho de 2010. O regulamento da competição e a ficha de inscrição se encontram no site www.comunicurtas.com.br. Dentre as Mostras estão:

Mostra Competitiva Tropeiros da Borborema: serão aceitos vídeos produzidos por realizadores naturalizados paraibanos, filmes rodados na Paraíba de até 20 minutos. Mostra Competitiva Brasil: Para trabalhos de até 20 minutos produzidos em qualquer estado do país. Mostra Competitiva Estalo: Para trabalhos de até um minuto de duração produzidos por realizadores naturalizados paraibanos. Mostra Competitiva A idéia é... : Está aberta a todos os profissionais, estudantes e agências publicitárias da Paraíba. Mostra Competitiva Tropeiros do Telejornalismo: serão aceitas tele-reportagens com até cinco minutos de duração, abordando qualquer conteúdo.

O Comunicurtas incentiva produções cinematográficas regionais e nacionais, bem como as produções televisivas e de agências de publicidade e propaganda do Estado da Paraíba. Todas as produções participantes das Mostras Competitivas concorrem ao Prêmio Machado Bittencourt.

O Festival, em sua quinta edição, homenageia o diretor de fotografia paraibano, João Carlos Beltrão, grande referência para a nova geração de cineastas paraibanos. João receberá o prêmio Machado Bittencourt em reconhecimento a sua obra e pela contribuição que tem dado ao audiovisual no Estado.

Este ano, o Comunicurtas será realizado no período de 23 a 27 de agosto. O Festival é uma realização UEPB – DECOM – CCSA e conta com o apoio do Moinho de Cinema da PB e do SESC – Centro.

fonte: cineplayers

'Sequestro' abre festival nos Estados Unidos


O filme Sequestro, de Wolney Atalla, sobre a Divisão Antissequestro de São Paulo, foi selecionado para abrir o Festival de Beverly Hills, nos EUA, dia 14 de abril, e escolhido entre outros 70 longas-metragens para competir na XIV edição do Cine PE – Festival do Audiovisual de Recife, que acontece entre 24 de abril e 2 de maio, com exibição marcada para o dia 28 de abril.

A equipe de filmagem de Sequestro conseguiu o feito inédito de presenciar investigações, táticas e ações até então sigilosas da divisão. Foram quatro anos de acompanhamento, durante os quais quase 400 pessoas foram sequestradas no estado de São Paulo e mais de 1.500 em todo o Brasil. O filme mostra situações reais como uma negociação entre família e sequestradores, um resgate de uma criança de seis anos e um sequestro comandado de dentro da cadeia.

fonte: cineplayers

Prêmio Adicional de Renda tem as inscrições abertas

O Prêmio Adicional de Renda (PAR) está com inscrições abertas até o dia 10 de maio. O mecanismo de fomento à indústria audiovisual que se baseia no desempenho de empresas brasileiras nos setores de produção, distribuição e exibição,distribuirá R$ 9,3 milhões entre os três setores do audiovisual nesse edital.

Foram feitas algumas modificações em relação ao edital de 2009, como a simplificação do processo de inscrição, com o objetivo de diminuir a burocracia nos procedimentos junto à administração pública. Foi inserida no novo edital a possibilidade de utilização do PAR para pagamento da recuperação mínima dos recursos investidos pelo FSA na produção e distribuição de obras cinematográficas. Mais informação no site: http://tiny.cc/par2010

fonte: revista de cinema online

Mostra de Cinema Infantil abre inscrições para pitching


Estão abertas até o dia 5 de maio as inscrições para o 3º pitching da 9ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Serão selecionadas seis propostas de longa-metragem com temática infantojuvenil.

Podem ser inscritos projetos de ficção ou animação em fase de desenvolvimento ou pré-produção, produções nacionais ou coproduções com países do norte da Europa (Noruega, Dinamarca, Finlândia, Suécia, Islândia, Polônia, Alemanha, Holanda e Países Bálticos).

No momento da inscrição, o projeto já deverá ter captado pelo menos 15% do valor do orçamento aprovado pela Agência Nacional de Cinema (Ancine). A defesa e as entrevistas ocorrem no dia 27 de junho. O projeto vencedor participará do fórum de financiamento e coproduções no BUFF (Festival de Cinema para Crianças e Jovens de Malmö), na Suécia, em março de 2011.

Mais informações: http://www.mostradecinemainfantil.com.br/

fonte: revista de cinema online

Evento premia os melhores do cinema nacional


A Academia Brasileira de Cinema divulgou os finalistas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Ao todo são 25 categorias, que vão desde "Melhor Longa-Metragem de Ficção" a prêmios técnicos de "Melhor Figurino", "Melhor Efeito Visual" e "Melhor Som".

Entre os finalistas, grandes bilheterias do cinema nacional, como Se Eu Fosse Você 2, e produções feitas para um público mais segmentado, como Lóki - Arnaldo Batista, Cidadão Boilesen, É Proibido Fumar e Simonal - Ninguém Sabe o Duro que Dei.

A premiação acontece no dia oito de junho, no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro. Além da entrega de prêmio, o evento fará ainda uma homenagem ao ator Anselmo Duarte, cujo trabalho mais conhecido é O Pagador de Promessas.

fonte: movie

Festival de Cinema Tribeca 2010 tem seu júri revelado


De acordo com a revista Variety, os organizadores do festival Tribeca 2010 revelaram alguns dos participantes do júri. Aaron Eckhart, America Ferrera, Gary Ross, Alicia Keys e Whoopi Goldberg estão entre os 35 jurados escolhidos para participar do evento, que acontecerá de 21 de abril até o dia 2 de maio.

A mostra competitiva World Narrative será presidida pelos atores Eckhart (O Amor Acontece) e Cheryl Hines (A Verdade Nua e Crua), o roteirista John Ridley (Arcana) e o diretor Gary Ross (O Corajoso Ratinho Despereaux), entre outros. Já Goldberg (Ghost - Do Outro Lado da Vida), Jessica Alba (O Guru do Amor) e Aidan Quinn (Garota Mimada) vão escolher o vencedor da World Documentary.

Selma Blair (Mais do Que Você Imagina), Andrew McCarthy (The Good Guy) e Zach Braff (O Ex- Namorado da Minha Mulher) são alguns dos nomes na lista de jurados da mostra New York Narrative. Ferrera (Como Treinar o Seu Dragão), Dan Klores (produtor de Crazy Love) e Scott Neustadter (roteirista de A Pantera Cor-de-Rosa 2) foram os escolhidos para participar do júri da New York Documentary.

A Short Narrative contará com Brooke Shields(O Último Trem), Peter Facinelli (A Saga Crepúsculo: Lua Nova), Jack Dorsey, o co-fundador da rede social Twitter, Tim Armstrong, presidente da AOL, entre outros para selecionar o ganhador.

O Brasil será representado no festival pelo longa-metragem Elvis e Madona, dirigido pelo estreante Marcelo Laffitte, e mostra o amor entre uma lésbica e um travesti.

Criado por Robert De Niro, Jane Rosenthal e Craig Hatkoff, em 2001, o festival terá em sua abertura a exibição de Shrek Para Sempre, quarto filme da franquia do ogro verde e seus amigos, produzido pela DreamWorks.

fonte: cineclik

Entrega do Framboesa de Ouro será transmitida pela TV em 2011


O Framboesa de Ouro, premiação que antecede o Oscar e premia os piores filmes e atores de Hollywood, será transmitida pela TV no ano que vem, informa o site Access Hollywood.

A 31ª edição do prêmio acontecerá em 26 de fevereiro de 2011, uma noite antes do Oscar. Até agora, não há informações sobre a emissora que transmitirá a cerimônia e data em que irá ao ar.

"Neste ano, especialmente com Sandra Bullock [que recebeu o prêmio de pior atriz um dia antes de ganhar o Oscar], fiquei pensando que aquilo é algo que o mundo precisa ver", disse o produtor Eric Ortner ao site.

A presença de Bullock na cerimônia deste ano gerou vários comentários sobre a premiação e rendeu um vídeo com quase 1 milhão de acessos no YouTube.

"Ele gera mais assunto que qualquer outro prêmio que acontece perto do Oscar", disse o produtor.

De acordo com informações do site, equipe responsável pelo prêmio já planeja detalhes da próxima cerimônia. "Agora não teremos mais dificuldades para convencer os concorrentes a aparecer", brincou Ortner.

fonte: folha online