domingo, 27 de setembro de 2009

Confira os vencedroes da 57ª edição do Festival de San Sebastián


O ator espanhol Pablo Pineda se transformou na primeira pessoa com síndrome de Down a ganhar a Concha de Prata no Festival de Cinema de San Sebastián, no qual o filme chinês "City of Life and Death" -- poster, de Lu Chuan, obteve a Concha de Ouro. A espanhola Lola Dueñas foi escolhida como melhor atriz por "Yo, También", no qual contracena com Pineda.

"City of Life and Death", narra as terríveis execuções e violações ocorridas durante a tomada da cidade chinesa de Nanjing pelo Exército japonês em 1937, era considerado desde o início como um dos favoritos para receber o principal prêmio do festival.

Por volta de 300.000 pessoas morreram nesse período que o diretor chinês quis mostrar com crueza, sem poupar o espectador de cenas de execuções, estupros, decapitações e um grande número de abusos, passando alternadamente pelo lado chinês e pelo lado japonês ao longo de mais de duas horas de filme rodado em preto e branco.

Veja os vencedroes da 57ª edição do Festival de San Sebastián:

Concha de Ouro de melhor filme: City of Life and Death, de Lu Chuan
Concha de Prata de melhor diretor: Javier Rebollo, Yo, También
Concha de Prata de melhor ator: Pablo Pineda, Yo, También
Concha de Prata de melhor atriz: Lola Dueñas, Yo, También
Prêmio Especial do Júri: Le Refuge, de François Ozon
Prêmio de melhor fotografia: City of Life and Death
Prêmio de melhor roteiro: Blessed, Ana Kokkinos
Menção Especial no prêmio "Outro Olhar", da "Televisão Espanhola" (TVE): City of Life and Death
Prêmio Fipresci, da crítica: Los Condenados, de Isaki Lacuesta
Melhor filme escolhido pelo público: Precious, de Lee Daniels
Melhor filme europeu escolhido pelo público: Desert Flower, de Sherry Horman
Prêmio Horizontes: Gigante, de Adrián Biniez
Menção Especial Prêmio Horizontes: Francia, do argentino Israel Adrián Caetano

EFE/AFP/Reuters/UOl Cinema/Terra Cinema

Robert De Niro será homenageado pelo BAFTA/LA


De acordo com a Variety, o ator Robert De Niro (As Duas Faces da Lei) receberá uma homenagem no BAFTA/LA (British Academy of Film and Television Arts/Los Angeles), com o prêmio “Stanley Kubrick Britannia Award”. O evento acontecerá no dia 5 de novembro.

“De Niro é um verdadeiro ícone do cinema e a sua capacidade de ‘desaparecer’ em cada personagem que representa faz dele um dos mais aclamados atores no mundo”, comentou Peter Morris, presidente do BAFTA/LA, à publicação.

Sean Penn (Milk - A Voz da Igualdade), Denzel Washington (O Gângster), Tom Cruise (Operação Valquíria), Tom Hanks (Anjos e Demônios), Anthony Hopkins (Um Sonho Dentro de um Sonho), Helen Mirren (Coração de Tinta), Elizabeth Taylor e Michael Caine (Batman - O Cavaleiro das Trevas) estão entre os nomes que já levaram este troféu para casa.

De Niro chegará aos cinemas norte-americano, em 4 de dezembro, com o longa Everything’s Fine, dirigido por Kirk Jones (Nanny PcPhee - A Babá Encantada).

fonte: cineclik

O Fantástico Sr. Raposo abrirá o AFI Festival


O Fantástico Sr. Raposo, primeira animação dirigida por Wes Anderson (Viagem a Darjeeling), foi escolhido para abrir o American Film Institute (AFI) Festival em evento de gala no dia 30 de outubro, em Los Angeles.

Esta será a première do longa nos EUA, que estreia por lá em 13 de novembro. Bob Gazzale, presidente do AFI, afirmou: “Wes Anderson é originalmente americano. É uma honra para o AFI jogar a luz apropriada em talentos extraordiários, exibindo em primeira mão seus mais novos trabalhos para a nação e o mundo.”

O Fantástico Sr. Raposo será exibido na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, realizada entre 23 de outubro a 5 de novembro. Em outubro, a animação abriu o Festival de Londres.

fonte: cineclik/ yahoo cinema