sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Festival do Rio: confira premiados


"Se Nada Mais Der Certo" e "Apenas o Fim" - foto - foram os grandes vencedores do Festival do Rio 2008. Os filmes de José Eduardo Belmonte e do estreante Matheus Souza foram as ficções vencedoras segundo o júri oficial do Festival do Rio e a votação popular, respectivamente. A produção brasiliense levou ainda o Troféu Redentor de melhor atriz para Caroline Abras, enquanto "Apenas o Fim", do diretor carioca de apenas 19 anos, recebeu uma menção honrosa do júri oficial. A cerimônia de entrega dos prêmios se realizou no cine Odeon, na Cinelândia, centro do Rio, cinema que também foi palco da maior parte das sessões.

O melhor documentário foi "Estrada Real da Cachaça", de Pedro Urano. Na votação popular ganhou "Loki - Arnaldo Batista", de Paulo Henrique Fontenelle. O Troféu Redentor de melhor diretor em ficção ficou com Matheus Nachetergaele, por "A Festa da Menina Morta", estréia do ator na direção de longas. O filme venceu ainda a categoria de melhor ator pela atuação de Daniel de Oliveira.

Concorreram aos prêmios da dezoito longas, sendo oito ficções e dez documentários, além de quinze curtas-metragens. O júri deste ano é composto pela atriz Camila Pitanga, o diretor e roteirista Jorge Duran, pela produtora argentina Lita Stantie, além do ator e diretor alemão Wieland Spenk, responsável pela programação Panorama do Festival de Berlim desde 1992.

A Lista de Premiados:

VOTO POPULAR

Melhor Longa Ficção
"Apenas o Fim", de Matheus Souza

Melhor Longa documentário
"Loki - Arnaldo Baptista", de Paulo Henrique Fontenelle

Melhor Curta
"Urubus Têm Asas", de André Rangel e Marcos Negrão

JÚRI OFICIAL

Presidido por Wieland Speck e composto Camila Pitanga, Jorge Duran e Lita Stantic.

Melhor longa-metragem de ficção
"Se Nada Mais Der Certo", de José Eduardo Belmonte

Melhor longa-metragem documentário
"Estrada Real da Cachaça", de Pedro Urano

Melhor direção ficção
Matheus Nachtergaele ("A Festa da Menina Morta")

Melhor direção documentário
Helena Solberg ("Palavra (En)cantada")

Melhor ator
Daniel de Oliveira ("A Festa da Menina Morta")

Melhor atriz
Caroline Abras ("Se Nada Mais Der Certo")

Melhor curta de ficção
"Blackout", de Daniel Rezende

Melhor curta documentário
"69 - Praça da Luz", de Carolina Markowicz, Joana Galvão

Prêmio especial do júri
"Jards Macalé - Um morcego na Porta Principal", de Marco Abujamra, co-direção de João Pimentel

Menção honrosa
"Apenas o Fim", de Matheus Souza

PRÊMIO FIPRESCI (FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DA IMPRENSA DE CINEMA)

Júri presidido por Diego Brodersen (Argentina) e composto por Lídice Varas (Chile), Fernando Palumbo (Uruguai), Ivonete Pinto (Brasil - Porto Alegre), Pedro Butcher (Brasil - Rio de Janeiro): A Mulher sem cabeça, de Lucrecia Martel (Argentina, 2008)

"A Mulher Sem Cabeça" (Mujer sin Cabeza), de Lucrecia Martel

MOSTRA GERAÇÃO

Melhor filme segundo votação popular

"Somos Todos Diferentes" (Taare Zameen Par), de Aamin Khan

Veja o trailer de Se Nada Mais Der Certo



Veja o trailer de Apenas o Fim



fonte: uol cinema

Filme português é eleito melhor longa em festival chileno


O filme português "Aquele Querido Mês de Agosto", segundo longa-metragem de Miguel Gomes, foi escolhido pelos jurados e pela crítica como melhor longa do 15º Festival Internacional de Cinema de Valdivia, no sul do Chile.

A obra, pré-selecionada por Portugal para concorrer ao Oscar de 2009, conta a história de um triângulo amoroso que liga um pai, seu filho e uma sobrinha -- integrantes de um grupo musical que faz sua turnê no mês agosto -- com um estilo que oscila entre documentário e ficção.

Já os espectadores escolheram a mexicana "Parque Vía" como o melhor filme do Festival e seu diretor, Enrique Rivero, conquistou o prêmio de melhor diretor pelo jurado. O também mexicano "Cochochi" recebeu uma menção honrosa do júri.

Na categoria de documentários, a vencedora foi a co-produção Suíça/Rússia "The Mother", dirigida por Antoine Cattin e Pavel Kostomarov. A obra conta a história de uma mulher que adota um décimo filho e deve lidar com um marido violento e seu primogênito na prisão.

O chileno "El Regalo", de Cristián Galaz e Andrea Ugalde, recebeu o prêmio do público pela melhor produção nacional. O espanhol Javier Fernández, com "Señales de Indiferencia", ganhou na categoria de melhor curta-metragem.

Acesse o site oficial 15º Festival Internacional de Cine Valdivia 2008 - Interview Kelemen

fonte: Da Ansa

Cinema e música se misturam no Cultura em Todas as Línguas


O Senac trás para São Paulo o Cultura em Todas as Línguas, evento que mistura cinema e música. Esta edição contará com a apresentação das bandas Gran Gang e The Tradicional Jazz Band, além de palestra com o músico Cidão Lima.

O filme Matador - foto, do cineasta Pedro Amoldóvar (Volver), será exibido logo após a apresentação do espetáculo Um Año de Amor, do grupo musical Gran Gang, que conta com algumas músicas tema dos filmes de Almodóvar.

Cidão Lima irá falar sobre a história do jazz durante a palestra que antecede a exibição do filme O Estado das Coisas, de Wim Wenders (Buena Vista Social Club). Lima também fará um pocket show com sua banda, The Traditional Jazz Band.

Confira a programação do evento.

Dia 9 de outubro (quinta-feira)
19h - Espetáculo Um Año de Amor
19h30 - Matador (1986), de Pedro Almodóvar

Dia 10 de outubro (sexta-feira)
18h15 - Palesta de Cidão Lima e pocket show da banda The Tradicional Jazz Band
19h - O Estado das Coisas (1981), de Wim Wenders.

Cultura em Todas as Línguas
Senac Consolação
Rua Doutor Vila Nova, 228 - São Paulo
Data: 6 a 11 de outubro
Classificação: Livre
Entrada franca.


fonte: cineclik

Começa o Festival Internacional de Cinema de Paraty


Começou nesta quinta-feira (9/10), o Festival Internacional de Cinema de Paraty, que promete movimentar a bela cidade histórica no litoral fluminense até domingo (12/10), com uma programação recheada de sucessos de bilheteria, além de algumas novidades para o público brasileiro.

O evento é patrocinado pela NovaDutra, concessionária da Empresa do Grupo CCR que controla as rodovias da região, e realizado pela produtora Villas Boas.

O festival abriga também o Cine Tela Brasil, uma tenda itinerante que percorre cidades ao redor das rodovias da NovaDutra levando cinemas a populações carentes de eventos culturais. Foi inspirada no Cine Mambembe, prática semelhante realizada por Lais Bodanzky e Luis Bolognesi na década de 90.

Dentro da tenda, o espectador poderá ver filmes como Chega de Saudade, Nome Próprio, Meu Nome Não é Johnny, Encarnação do Demônio e Tropa de Elite, além dos documentários Santiago, O Aborto dos Outros, 1958 - O Ano em que o Mundo Descobriu o Brasil e Jogo de Cena.

Entre as atrações internacionais, o destaque vai para o inédito O Silêncio de Lorna, filme de Luc e Jean-Pierre Dardenne (A Criança) que também será exibido na Mostra Internacional de São Paulo, e a produção da Indonésia, também inédita, The Photograph. O festival ainda vai abrigar sucessos de bilheteria como Batman - O Cavaleiro das Trevas, Homem Aranha 3, e êxitos comerciais como Juno e Sex and the City.

Difícil é dar tempo para dar uma passada pelas belas praias que existem na região - Trindade, Picinguaba - ou fazer uma das inúmeras trilhas que se oferecem a todo turista. A programação de cinema é intensa, e o cinéfilo vai precisar de muita resistência se quiser acompanhá-la.

Confira a programação completa:

Dia 09/10 (quinta-feira)
Cine Tela Brasil
14h - Turma da Mônica
16h - Juno
18h - Curta Kinoforum
20h - 1958 - O Ano em que o Mundo Descobriu o Brasil
22h - Tropa de Elite
Curta Depois das Nove
0h - Matrimônio Tóxico

Dia 10/10 (sexta-feira)
Cine Tela Brasil
14h - Bichos
16h - Sex and the City - O Filme
20h - Santiago
21h30 - The Photograph
22h - Nome Próprio
Cotidiano
0h - Encarnação do Demônio.

Cine Teatro Paraty
18h - Os Desafinados.

Dia 11/10 (sábado)
Cine Tela Brasil
14h - Garoto Cósmico .
16h - Batman - O Cavaleiro das Trevas.
18h - Animadores; Os Filmes Que Não Fiz ; Os Sapatos de Aristeu ;Dossiê Rê Bordosa.
20h - O Aborto dos Outros
22h - Meu nome não é Johnny
Coda
0h - Tokyo Gore Police

Cine Teatro Paraty
21h30 - O Silêncio de Lorna

Dia 12/10 (domingo)
Cine Tela Brasil
14h - O Grilo Feliz
16h - Homem-Aranha 3
20h - Jogo de Cena
22h - Chega de Saudade
Maridos, Amantes e Pisantes

Acesse o site oficial
FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE PARATY

fonte: cineclik