sábado, 24 de outubro de 2009

Festival de Roma premia filme dinamarquês e Helen Mirren


"Brotherhood", primeiro filme do dinamarquês Nicolo Donato, ganhou nesta sexta-feira o Marco Aurélio de Ouro de melhor filme no 4º Festival internacional de cinema de Roma, que entregou prêmios de melhor ator a Sergio Castellito e melhor atriz a Helen Mirren.

O prêmio Marco Aurélio de prata de melhor atriz foi para a britânica Helen Mirren por seu papel em "The last station", de Michael Hoffman, no qual interpreta a mulher do escritor russo Tolstoi.

Entre os atores, o eleito foi o italiano Sergio Castellito, com "Alza la testa" de Alessandro Angelini, com o personagem Mero, um homem que sonha em transformar o filho em campeão de boxe.

O Grande Prêmio do Júri, presidido pelo realizador americano Milos Forman, foi entregue a "L'uomo che verrà" do italiano Giorgio Diritti.

A atriz americana Meryl Streep recebeu o Marco Aurélio de Ouro pelo conjunto de sua carreira.

Criado há quatro anos pelo ex-prefeito de Roma, o cinéfilo Walter Veltroni, o festival de Roma perdeu brilho este ano, com a participação de apenas 14 filmes, contra 20 em competição em 2008.

O orçamento também caiu de 15,5 milhões de euros para 12 milhões de euros em um ano.
O documentário "H.O.T. - Human Organ Traffic" (2009), que fala do tráfico internacional de órgãos e cita o Brasil, recebeu o Prêmio Enel Cuore de Melhor Filme Social na quarta edição do Festival Internacional de Cinema de Roma.

Dirigido por Roberto Orazi e produzido pela Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, o documentário de 60 minutos recebeu também a quantia de 30 mil euros.

Nesta edição, outras obras que receberam distinções foram "L'Uomo que verrá", de Giorgio Diritti, vencedora do Prêmio Melhor Juventude; "Brotherskab", de Nicolò Donado, com o Prêmio Borboleta de Ouro; "No one's child", de Stefan Arsenijevic, que levou o Prêmio de Melhor Projeto Europeu; entre outros.

fonte: uol cinema, terra cinema, ANSA, AFP

"Os Famosos e Os Duendes da Morte" ganha prêmio no Chile


Baseado no livro homônimo de Ismael Caneppele, o filme "Os Famosos e os Duendes da Morte" ganhou um prêmio no 16º Festival Internacional de Cinema de Valdívia, no Chile. Na sua estreia em longas-metragens, Esmir Filho, 27, que ficou famoso com o vídeo "Tapa na Pantera", levou o prêmio de melhor diretor estrangeiro.

A produção conta a história de um adolescente de uma pequena e esquecida cidade brasileira que se conecta ao mundo por meio da internet. Guiado pela música de Bob Dylan, ele mergulha em suas lembranças até que o surgimento de uma figura misteriosa desencadeia uma série de acontecimentos em sua vida até então previsível.

No próximo dia 30 deste mês, o filme será exibido da 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Em circuito comercial, a estreia está marcada só para 5 de março de 2010.
Esmir concorreu com diretores de França, Suécia, Canadá, Argentina, Colômbia, Romênia, Filipinas, Portugal e Itália. O filme já levou o Troféu Redentor de Melhor Filme e o Prêmio Fipresci da Crítica Internacional no Festival do Rio.

"Estou muito feliz com a receptividade que o filme vem conseguindo em festivais relevantes como este. O reconhecimento internacional ao filme comprova que fazer cinema no Brasil é uma coisa cada vez mais diversa e que nosso mercado está aberto às propostas inovadoras dos diretores de uma nova geração", declarou o jovem diretor.

fonte: folha online

Tilda Swinton abre Festival de Cinema de Viena


A atriz escocesa Tilda Swinton inaugurou nesta quinta-feira o Festival de Cinema de Viena (Viennale), que acontece até 4 de novembro na capital austríaca.

O evento, organizado há 47 anos, apresenta 300 filmes, documentários e curta-metragens em cinco cinemas vienenses, além de fazer uma homenagem especial a Swinton.

A Viennale também dará destaque ao Novo Cinema austríaco, além do diretor filipino Lino Brocka, do ator e diretor americano Tim Carey e da cineasta chinesa Guo Xiaolu.

A Viennale atraiu 92.100 espectadores em 2008.

fonte: uol cinema, AFP

Academia Européia divulga filmes de animação em competição




A Academia Européia de Cinema divulgou os três longas de animação indicados para o European Film Awards.
O primeiro é Mia et le Migou, vencedor do Anima Mundi brasileiro. O longa conta a história de Mia, que mora em uma vila pobre na América do Sul. Seu pai, Pedro, teve de deixá-la para trabalhar na construção de um luxuoso hotel no meio da floresta Amazônica. Mas forças ocultas da natureza reagem contra o projeto, e Pedro fica preso em um túnel subterrâneo.

O segundo é o dinamarquês Niko - Lentäjän Poika, que celebra o Natal. O terceiro candidato é The Secreto of Kells, que se passa na Irlanda do Século 9.

Os vencedores serão anunciados na cerimônia do European Film Awards em 12 de dezembro.

fonte: cineclik

Lisboa promove mostra de cinema brasileiro em novembro


Doze filmes contemporâneos não exibidos no circuito comercial preenchem o programa da 4ª Mostra de Cinema Brasileiro, que acontece de 5 a 8 de novembro no Cinema São Jorge, em Lisboa.

O cineasta Domingos de Oliveira, que dirigiu a série "Confissões de Adolescente", e o ator Matheus Nachtergaele são os homenageados na iniciativa.

Organizado pela Fundação Luso-Brasileira, a mostra apresenta o cinema contemporâneo brasileiro aos portugueses e à comunidade imigrante brasileira em Portugal.

O evento começa dia 5, com a exibição, reservada a convidados, de "Juventude", um drama dirigido e protagonizado por Domingos de Oliveira em 2008.

No dia 6, reservado ao cinema contemporâneo brasileiro, serão exibidos "Romance", "Santiago", "Chega de Saudade" e "Meu nome não é Johnny", enquanto no dia 7 - dedicado à filmografia de Domingos de Oliveira - serão projetados "Feminices", "Separações", "Juventude" e "Carreiras".

No último dia da mostra, dedicado ao ator Matheus Nachtergaele, serão exibidos os filmes "O Auto da Compadecida", "Tapete Vermelho", "A Festa da Menina Morta" - que marca a estreia do ator na direção - e "A concepção".

fonte: uol cinema, Lusa

Festival 5 Minutos anuncia selecionados para competição

O 13º Festival Nacional 5 Minutos, que ocorre em Salvador, entre os dias 17 e 20 de novembro, divulgou sua lista final de selecionados para a Mostra Competitiva desse ano. São 50 produções em curto formato, de diversas partes do país e de diversos gêneros - ficções, documentários, animações, vídeos experimentais.

Os quatro melhores filmes escolhidos pelo júri oficial, mais o filme mais votado pelo júri popular, receberão ao todo um prêmio no valor de R$ 30 mil. Paralelamente ocorrerá também a Mostra 5 Minutinhos, voltada para as crianças. Serão diversos filmes infantis brasileiros exibidos em sessões matinês especiais. Outra novidade dessa edição será a exibição de filmes em cidades do interior da Bahia, como Alagoinhas, Juazeiro e Jequié, democratizando o acesso ao evento.

Outras informações sobre o Festival Nacional 5 Minutos e a lista completa de selecionados podem ser conferidas aqui: http://festivalnacional5minutos.blogspot.com/

fonte: revista de cinema online

Thriller Anticristo ganha prêmio na Suécia



Anticristo, thriller de Lars Von Trier que chegou aos cinemas em 28 de agosto deste ano, foi premiado na Suécia. Segundo a Variety, o longa ganhou o Kudo, no Nordic Council Film Prize, prêmio que garante ao vencedor um cheque no valor de 350 mil coroas suecas, cerca de R$ 135 mil.

Apesar de ter levantado debates sobre suas cenas pesadas de sexo e violência, o longa foi premiado no Festival de Cannes deste ano.

Os outros filmes que concorriam ao prêmio eram Sauna, de AJ Annila; Light Year, de Mikael Kristersson; North, de Rune Denstad Langlo e The Amazing Truth About Queen Raquela, de Olaf de Fleur Johannesson.

fonte: cinema em cena